segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

LIMPEZA GERAL - Polícia mostra serviço e prende vários assaltantes em Coroatá

Raposão, Adriano Silva e Carequinha [Imagem/Divulgação]
Acaba-se de apurar o balanço das operações de final de semana das Polícia Civil e Militar, em Coroatá. Os resultados apontam que, de fato, há uma forte atuação das forças de segurança no Município nos últimos 60 dias. Nas últimas 120 horas, três assaltantes foram presos em flagrante, além de dois menores infratores acusados também de vários assaltos no Centro da cidade.

Conforme a delegada de plantão Maria Dominici, titular da DEPOL de Coroatá, hoje, 23, as equipes de policiais conseguiram prender Elielson de Aguiar Silva, vulgo "Carequinha", por ter furtado uma escola na Rua Gonçalves Dias.

Na sexta-feira, 20, foram encaminhados 02 menores infratores ao Centro de Juventude Cannaã, no Vinhais, em São Luís. Os menores estavam cometendo vários assaltos. Eles utilizavam uma motocicleta.

No dia 19, última quinta-feira, foi preso o indiciado de nome João Daniel dos Santos, vulgo "Raposão", acusado de cometer vários furtos. Também foi conduzido à DEPOL Adriano Silva Alves pela prática de assalto a uma farmácia na Rua Nova.

A partir desta terça-feira, 24, a delegada M. Dominici entra de folga. Pela DEPOL, responderá o delegado regional Zilmar Santana.

Nossos pêsames...

Imagem/Arquivo da família [Fabiano Farias]
Faleceu hoje a servidora pública aposentada, da Fundação SESP, Maria Amália Serra de Farias, 70 anos, esposa do empresário José Alves de Farias e mãe do ex-secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, na Administração de Teresa Murad, Fabiano Farias. O corpo da matriarca, que em vida foi grande exemplo para as famílias coroataenses, está sendo velado em sua residência na Travessa Urbano Santos, Centro de Coroatá. É grande a repercussão deste fatídico acontecimento. Nosso pêsames...

PRIMEIRO ROUND - Prefeitura de Coroatá sob a mira do Ministério Público Estadual

Se o Ministério Público não fizer vista grossa e atuar com o devido rigor, o prefeito de Coroatá Luís Amovelar Filho (PT) terá mesmo muito trabalho pela frente. Em entrevista a Antonielson Sousa, editor-chefe do Coroatá Online, o promotor de Justiça Samarone Batalha informou que o MPE está de olhos bem abertos sobre o Poder Executivo local, quanto à moralidade administrativa no setor Público. Na mira da Promotoria estão as seguintes pautas: Concurso Público, Seletivo Simplificado, nepotismo, portal da transparência, resíduos sólidos e retiradas de nomes de pessoas vivas das vias, bairros e prédios públicos.

Outro setor fisgado é o Poder Legislativo. Foi sugerido a realização de um concurso público para a Câmara Municipal. Com a palavra o presidente do Legislativo, vereador Josean Veras (PSC). Por enquanto, o Município faz um silêncio ensurdecedor. Nem Edital de um Seletivo já anunciado foi divulgado. Mais sobre o assunto, leia AQUI

sábado, 21 de janeiro de 2017

EXPLODIU!!! - Polícia desmonta esquema de venda de combustível ilegal na Região

Imagens/Divulgação
ESPECIAL/Para o Blog do Carlos Filho
Por Leandro de Sá

Uma operação do Serviço de Inteligência do 17°BPM desarticulou um esquema de venda ilegal de combustível na BR 316. A ação, culminou com a prisão de duas pessoas, foi desencadeada com base em levantamento de informações.

O local conhecido como Hotel de Tábua, localizado na BR 316, próximo à Fábrica de Cimento, era utilizado como ponto de abastecimento clandestino de combustível e por não ser um posto de gasolina, não apresenta condições e, nem mesmo, licença prévia exigida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), portanto além de ilegal, é muito perigoso.

Os policiais militares flagraram no local uma carreta, responsável pelo abastecimento, e foram detidos pelo crime contra a ordem econômica o proprietário do estabelecimento, Luiz Gonzaga Abraão Sousa de 54 anos, sendo o principal suspeito da venda clandestina do combustível e o motorista da carreta, Manoel Júlio De Sousa Neto de 39 anos.

Foram apreendidos no total, mais de mil litros de combustível, óleo diesel.
Possívelmente, os suspeitos deverão responder pelo crime de distribuir e revender derivados do petróleo. Com informações da Ascom 17° BPM

GRANDE ATO - Agora Luís Filho acertou em cheio em Coroatá

Imagens/Divulgação
Por CARLOS FILHO/COROATÁ - Finalmente um grande ato do prefeito Luís Amovelar Filho (PT). Sem nenhum alarde administrativo e divulgação nos blogs alinhados, eis que se fisga, do aparente anonimato, a nomeação do biólogo coroataense Hallison Wanderley Soares como coordenador da Vigilância Sanitária de Coroatá (VISA). Trata-se de uma rara decisão da nova Administração que optou pela função técnica no cargo de suma importância para a saúde da população. Não se tem registro oficial desta nomeação que contrastou PROFUNDAMENTE com as indicações políticas INCIPIENTES. Hallison Wanderley protagonizou uma revolução na área sanitária em Coelho Neto. É prata da casa que muitos gestores não têm coragem de valorizar.

Até então o Governo Municipal havia escolhido para a composição do primeiro e médio escalão nomes, em sua maioria, sem a devida qualificação. Bastava que, em campanha eleitoral, tivesse vestido a camisa do time Amovelista. Agora mesmo nem o critério de respeitar e dar oportunidades aos coroataenses está sendo prioridade. Nas redes sociais o que se vê são reclames indignados da inserção de pessoal de fora e de alguns Jácares [os simpatizantes do campo oposicionista ligado ao ex-secretário de Saúde Ricardo Murad].

MOSTRANDO TRABALHO

O novo coordenador da VISA de Coroatá Hallison Wanderley, que tem currículo invejável, já participou nesta semana de uma reunião produtiva na Regional de Codó, envolvendo os municípios de Codó, Pedreira, Peritoró, São Mateus, Alto Alegre do Maranhão, Lago da Pedra, Coroatá, Timbiras e Independência. Hallison disse ao Blog do João Osório que o objetivo foi discutir assuntos relevantes para o fortalecimento da execução das atividades de inspeção sanitária na microrregião. Na pauta, os desafios e prioridades da Vigilância Sanitária nos municípios e, consequentemente, no Estado do Maranhão.

A reunião contou com a participação do superintendente estadual de Vigilância Sanitária (SUVISA) Edmílson Diniz [na foto, em primeiro plano, à direita com Hallison Wanderley] e do representante do Núcleo Educação Comunicação (NEC) Karla Guimarães. Também presentes: Iristeu Silva, diretor das Regionais de Saúde, e Ribamar Oliveira, diretor da Regional de Saúde de Codó [na foto, à direita de Hallison Wanderley, respectivamente].

A HOSPITALIDADE COROATAENSE - Kanto de Marias tem comida boa e show musical neste final de semana

Arte/Divulgação
Nos últimos meses, observa-se entusiasmadamente o fortalecimento do perfil empreendedor do povo coroataense, como a onda que cerca a culinária típica maranhense tem se revelado um fenômeno. Um, dos exemplos mais emblemáticos, é o restaurante Kanto de Marias que põe um tempero especial ao negócio, o aspecto cultural através da expressiva produção musical dos artistas da terra. Este nicho contribui com a dinâmica da economia local. A cada dia se vê a consagração de um conjunto de espaços aprazíveis que marcam com fidelidade o quanto Coroatá chega a ser um lugar aconchegante, além de hospitaleiro.

E vale mesmo visitar o Kanto de Marias neste final de semana. Além da comida de gosto estonteante, o melhor da Seresta/MPB já está garantido com a apresentação do cantor Lobão. Já foi dito aqui no Blog, segundo a empresária Josemara Ribeiro, que o Kanto de Marias tem muito mais a oferecer; todo o requinte do campo, algo prazeroso para acolher as famílias coroataenses em ambiente agradável.

Serviço
--------------------------------------------
EXPEDIENTE: De quarta a domingo
ENDEREÇO: Avenida da Palmeira Torta. Acesso à esquerda, no sentido Tresidela-Palmeira Torta (na altura do Sítio Bar).

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

PRESSÃO TOTAL - Professores de Coroatá querem logo Edital de Seletivo da Prefeitura

A crise econômica, que reflete duramente no mercado de trabalho local [dada à sua característica limitadíssima], é de assombrar mesmo e, óbvio, chega a ser imperiosa qualquer inquietação do Sindicato dos Professores do Ensino Municipal de Coroatá (SINPROEM) frente ao anunciado processo seletivo simplificado para contratação temporária de 1.500 funcionários. Apesar do peso político partidário quase sempre levar a melhor na composição desses quadros de servidores públicos, os sindicalistas agiram com prontidão. Solicitaram ao prefeito Amovelar Filho (PT) o Edital do certame aprovado pela Câmara Municipal.

A categoria de professores quer saber o quanto antes quando será publicado o Edital do Seletivo, contendo os critérios para participação, como período de inscrição, exigências para inscrição, áreas de habilitação necessárias, tempo de experiência, etc. O Município deve apontar a quantidade de vagas para cada área específica, salário, tempo do contrato, entre outras informações.

Lideranças manifestaram-se dizendo que todos querem participar, que ninguém irá ficar intimidado nem com o componente político que, para muitos, provavelmente, será imposto na análise de currículo e entrevista.

O prefeito parece estar acuado. Nenhuma nota oficial. Nada até mesmo sobre notícia da sanção premial do prefeito em relação ao Projeto de Lei 02/2017. Nada sobre a formação e devida reputação de Comissão Executiva, muito menos sobre Edital. O silêncio chega a ser um sinal que depõe contra a transparência e lisura do processo. Será que as chances dos "Jacarés" [adeptos do campo oposicionista] metem tanto medo assim? Os vereadores Jr. Buhatem (PMDB) e Reginaldo Jansen (PSC) ameaçam buscar a Justiça.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

PUBLICIDADE - Telas à venda, do artista coroataense Hernandez Araújo

Três telas fantásticas da arte exuberante do artista coroataense Hernandez Araújo. Oportunidade única. Adquira já o seu. Preço de ocasião. Apenas R$ 170,00. Contato pelo WhastApp (99) 9 9144-1269 Acervo pessoal

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

COROATÁ - Graças a atuação de policiais Virada do Ano seguiu com tranquilidade

Foto/Blog do Carlos Filho
No último final de semana, graças ao empenho, conta e risco de bravos policiais, uma grande operação integrada entre a Polícia Civil, Militar e o pessoal da Justiça, com participação da UPR - Unidade Prisional de Ressocialização - garantiu a segurança dos coroataense na passagem do ano, coibindo a prática de crimes.

- Foi um sucesso! Atingiu o objetivo pretendido. A presença dá polícia evitou a prática de delitos, pois não houve nenhum registro de crime - relatou a delegada titular da Depol de Coroatá Maria Dominici que esteve de plantão.

No dia 31, foi autuado em flagrante Rayone Flavio dos Santos Gomes, conhecido como Gordinho do Pau de Estopa. Foi autuado por porte de arma de fogo. Ele estava com um revolver de calibre 32. Segundo investigação, estava pronto para praticar assaltos. Estava na condicional.

De fato, o trabalho da Polícia foi notado, com alta visibilidade. Foi colocado em operação pelo menos cinco viaturas. Contudo, o sistema continua refém da falta de um contigente em número adequado e de estrutura logística e bélica necessária.
Gordinho, porte de arma (Foto/Blog do Carlos Filho)

Setor de alimentos ganha novo espaço em Coroatá

A empresária Josemara Ximenes anunciou que o Canto das Marias terá o tempero da culinária maranhense com todo o requinte necessário para acolher as famílias coroataenses em ambiente agradável. A administração divulga que, religiosamente, às quintas sertanejas haverá música de boa qualidade. Apenas MPB e o melhor do rock nacional.

O Canto das Marias, que funcionará de terça a domingo, também disponibilizará o espaço para locação de eventos. Inauguração no próximo dia 08. O restaurante fica na Avenida da Palmeira Torta. O acesso fica à esquerda, no sentido Tresidela-Palmeira Torta (na altura do Sítio Bar). Haverá uma placa de identificação bem no ponto de acesso.

domingo, 1 de janeiro de 2017

DERROCADA - Amovelar sente o golpe. Câmara de Coroatá fica com Oposição

Vereadores oposicionistas após vitória (Foto/Carlis Filho)
Grupo de Ricardo Murad ganha com Josean Veras (PSC) eleição histórica na Câmara de Coroatá. Flávio Dino e seguidores amargam derrota em Peritoró e São Mateus

Por CARLOS FILHO/COROATÁ - Nesta manhã, dia primeiro de janeiro de 2017, mesmo sob certa tensão, o jovem vereador Josean Veras (PSC), em seu segundo mandato, vence de forma histórica a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Coroatá. Em meio à concorrência de um grande público, que lotou as dependências da Casa Legislativa, o Bloco de Oposição cravou 08 votos contra 07 dos edis situacionistas, que apoiam o prefeito eleito Luís Amovelar Filho (PT). Os vereadores Zé Branco (PSDC)  Wlisses Muniz (PMDB), César Trovão (PV). Marcos Conceição (PSDC), Camilo Garret (PSDC), Reginaldo Jansen (PSC), Jr. Buhatem (PMDB) e Josean Veras foram ovacionados.

O trabalho legislativo ocorreu em três atos. No primeiro, o ex-presidente César Trovão deu posse a todos os parlamentares. Em seguida, foi deflagrada a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018. A união forte prevaleceu. Foram desprezadas às tentações diabólicas dos Amovelar. A pressão foi imposta sem cerimônias – Mas, isso é outra história a ser tratada posteriormente aqui no Blog!!!

Às 11 horas, os oposicionistas ergueram os braços e a voz, bradando o grito de um Legislativo livre, verdadeiramente independente das garras do poder do vil metal. A Mesa Diretora ficou assim: Josean Veras (presidente), Wlisses Muniz (1º vice-presidente), Marcos da Conceição (2º vice-presidente), Cesar Trovão (1º secretário) e Camilo Garret (2º secretário).

No final, Amovelar Filho e o vice-prefeito Domingos Alberto (PSB) foram empossados.

Para brindar com o povo, a bancada oposicionista fez uma pequena carreata pelas principais vias e avenidas da Cidade. Deram o recado à nova Administração de que o Município só poderá ser governado por um gestor comprometido incondicionalmente com sociedade, que promova apenas ações benéficas ao povo.

Na Região, o governador Flávio Dino (PCdoB) amarga derrotas em Peritoró com o prefeito reeleito Padre Josias (PTN) e em São Mateus com o prefeito reeleito Miltinho Aragão (PSB).