terça-feira, 2 de maio de 2017

Santa Inês sedia encontro que fortalecer atuação dos conselheiros tutelares no Maranhão

Foto: Assecom/ Sousa Neto
Organizado pela União de Conselheiros (as) e Ex-Conselheiros (as) do Estado do Maranhão, que conta com a participação de 400 membros e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direito (SGD) dos 217 municípios maranhenses, o município de Santa Inês sediou, neste final de semana, o I Encontro Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão. Além do papel dos conselheiros e capacitação, as discussões giraram em torno das condições estruturais dos órgãos, que são precárias, políticas de assistência e proteção a crianças e adolescentes, violência e a interlocução com o Ministério Público, Poder Executivo e Judiciário e demais instituições.

Como representante da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, o deputado Sousa Neto (PROS) participou do evento, em companhia da prefeita Vianey Bringel, do presidente do Conselho local, Werbeth, vereadores e lideranças. Sousa cobrou atenção do Governo, denunciando que as sedes dos conselhos são impróprias, com equipamentos ruins e falta de recursos.

O deputado citou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 076/2017, de autoria do deputado Júnior Verde (PRB), aprovada recentemente na Assembleia, que trata da instalação de um Conselho a cada 100 mil habitantes. - É mais uma ação de legitimação e reconhecimento do trabalho dessa categoria, a qual teve total aprovação do parlamento estadual, frisou. Com informações de agência