sábado, 18 de março de 2017

CONCURSO PÚBLICO - O quê Coroatá não tem, mas Vitória do Mearim tem?

Uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa e obrigação de fazer, ajuizada agora em fevereiro, prevê a realização de concurso público para o município de Vitória do Mearim, no prazo de 180 dias. O Ministério Público quer a substituição de todos os cargos contratados sem concurso, com exceção dos previstos em lei. Licitação para a efetivação do certame deve ser encaminhado ao MPMA no prazo de 60 dias.

Enfim, o quê teria motivado o promotor de justiça Gustavo de Oliveira Bueno? Óbvio, que existe a força da Lei!!! [Lei nº 8.429/92 - Lei de Improbidade AdministrativaE por que essa mesma Lei não vigora em Coroatá? O quê o pequeno município de Vitória tem que Coroatá não tem? A diferença estaria no nome dos municípios? Será que o povo de lá seria tão vitorioso? A população de 31.234 habitantes [IBGE, de 2010] seria tão mais inteligente a ponto de não ser por inteira desclassificada nos testes? Será que esse seria o argumento dos gestores públicos de cá? - Ou seja, com o concurso, o coroataense ficaria de fora da máquina pública, perderia seu emprego, sua oportunidade?

Vitória fica apenas a 180 Km de São Luís, quase a mesma distância de Coroatá para a Capital, nada mais! Aquela terra apenas está encravada na região Norte do Maranhão, na Microrregião da Baixada Maranhense, à margem esquerda do rio Mearim.

Na cultura Coroatá não fica atrás. Apesar do município vitoriense ter revelado grandes personalidades para o Estado e para o Brasil como Trajano Galvão, o primeiro poeta negreiro do país, anterior a Castro Alves; como Bartolomeu do Santos, o notável “Coxinho”, cantador de toadas de bumba-meu-boi, dentre outros.

Vitória possui um território de apenas 717 km2. É cortado pela BR 222, em entroncamento com a MA 014 e pela estrada de ferro Carajás. Possui três agências bancárias, o mesmo que existe em Coroatá [Bradesco, Banco da Amazônia e Banco do Brasil]. O comércio ainda é insipiente e possui indústrias de transformação de porte pequeno como padarias, serrarias e movelarias, serralherias, usinas de beneficiamento de arroz, olarias; ou seja, tudo que Coroatá também tem.

SAIBA AQUI COMO O MPMA AGIU TÃO BEM:
CONCURSO É COISA SÉRIA - Ex-prefeita na mira do Ministério Público