quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Presidente do TSE palestrará sobre os desafios das eleições 2016 na sexta, 2 de setembro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, palestrará sobre os desafios das eleições 2016 na próxima sexta-feira, 2 de setembro, às 11h, no plenário Ernani Santos do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, oportunidade em que participa, junto com os desembargadores Lourival Serejo (presidente) e Raimundo Barros (corregedor), de lançamento do aplicativo Pardal no estado.

Por meio do aplicativo, os cidadãos podem fazer denúncias à Justiça Eleitoral de irregularidades praticadas por candidatos e partidos durante a campanha, que serão apuradas pelo Ministério Público Eleitoral e pelos juízes eleitorais com poder de polícia de cada cidade.
O aplicativo Pardal, que pode ser baixado nas lojas on-line para dispositivos móveis, foi desenvolvido pelo TRE do Espírito Santo com a colaboração do TRE da Paraíba que, desde a semana passada, foi adotado em todo território nacional. Fonte: TRE/MA

domingo, 28 de agosto de 2016

Cadê o dinheiro, Ôh Amovelar

Nestas eleições, a falta de recursos, pelo menos neste primeiro momento de campanhas dos candidatos, não só em Coroatá, reflete a incomum e incipiente propaganda política, principalmente nas ruas, o espaço sempre muito concorrido, palco maior de “promessas” e compromissos públicos raramente efetivados. Mas, sabe-se que, diante da opinião pública, no imaginário do eleitor coroataense, há uma resposta lógica agora consumada. – A MÁ GESTÃO QUASE SEMPRE NO PODER EXECUTIVO SAGRA LASTIMAVELMENTE OS COFRES PÚBLICOS E, NO FINAL, ALGUÉM DEVE PAGAR A CONTA.

Por CARLOS FILHO/COROATÁ - Da parte que sempre envolve os maiores embates, o povo já tem uma robusta explicação. Pelo ao menos para a aparente escassez de dinheiro. Aquilo que não tem suprido os planos de uma liderança falida oposicionista em Coroatá, o ex-prefeito Luís Mendes Ferreira, o Luís da Amovelar (PT).

Longe de empunhar a bandeira da honestidade e de ser exemplo digno para quem quer que seja, acusações incontestes do Ministério Público Federal (MPF) e de sentenças irrecorríveis da Justiça Federal e do próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE), que somam cifras a quase 10 milhões de reais, o fez, de fato, abandonar a audaciosa manobra de tentar criar o seu pequeno feudo. Sucumbiram sua própria candidatura, a de parentes íntimos em terras coroataenses e no município vizinho de Peritoró. O eleitor tem conhecimento disso e existem críticas contra os fantasmagóricos argumentos do Amovelar sobre os prejuízos da desastrosa inserção de Joana Mendes em Peritoró.

É de domínio público que a dura realidade, da famigerada corrupção, que também assola politicamente grande fatia dos integrantes do campo oposicionista, DO TAL G10 (seguidores de Flávio Dino), há muito já construíra a marca do sujeito corrupto, os Fichas Sujas. O perfil de Amovelar o desqualificou; todo aquele sonho de ser ovacionado de novo pelo povo veio à abaixo. Agora está claro! É o que se observa hoje no cenário local. O petista tem uma conta pesada sobre os ombros e perdeu a credibilidade junto ao povo e é isso o que se vê nas ruas.

A coisa está de mal a pior. E, pra completar, até o governador Flávio Dino, também preso a acusações de ilícitos, divulga que não teria dinheiro algum para campanha de ninguém. Enfim, ninguém também é bobo para não imaginar que a corrida da salvação deve se esbarrar sobre as garras da agiotagem. E, novamente, o povo irá, com certeza, pagar a conta!!!

Do outro lado, tem-se o grupo do líder peemedebista Ricardo Murad que, desta vez, não tem o costumeiro apoio político de forças governamentais do Estado. O grupo, também sem esboçar volume de campanha, enfrenta dificuldades naturais, advindas da crise econômica. Os Murad contam, contudo, com uma gestão de contas aprovadas até então. Há compromisso firme e de destaque com os fornecedores e funcionalismo público, com pagamentos em dia, comportamento jamais visto na Administração do Amovelar.

SAIBA MAIS SOBRE O CORRUPTO AMOVELAR:

Ex-prefeito de Coroatá é condenado a devolver mais de R$ 1 milhão

Oposição, em Coroatá, sacramenta a sua marca de gestão mais corrupta da história

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Transparência total

Com a devida ordem do exercício do Poder Executivo e como manda a Legislação à rigor, a Administração Municipal, em Coroatá, divulgou convite de Audiência Pública (AP) para apresentação do Orçamento Participativo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei de Orçamento Anual 2017 (LOA). A AP ocorrerá no próximo dia 30, às 16:00h, na Câmara de Vereadores.

A medida, que embora siga a praxe administrativa, é ato raro de se ver na maioria dos municípios maranhenses, que não prestam contas com a população.

Em Coroatá, a Prefeitura tem costumeiramente convocado inúmeras audiências com o povo, demonstrando transparência de seus atos. Na última AP, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão fez a Demonstração do Cumprimento de Metas Fiscais, relativo ao primeiro quadrimestre do exercício de 2016. A audiência aconteceu em maio e foram demostradas todas as aplicações dos recursos do Município.

Só faltava isso - explosão de hospital

Imagens-Reprodução: Facebook/R. Murad
Pela milésima vez, o peemedebista Ricardo Murad volta a denunciar o caos no Setor Saúde, do (des)Governo de Flávio Dino. Agora como se não bastasse, a usina de oxigênio do hospital do município de Presidente Dutra explodiu. Murad deu extensão ao fato na sua conta no Facebook. Ratificou que o hospital inteiro ficou sem oxigênio. O peemedebista sugeriu leitura de duas mensagens e fotos que recebeu.

MENSAGENS
- : Boa noite amigo!
Fotos da unidade socorrao.
Presidente dutra.
Secretaria não paga ninguem.
Usina de Oxigênio pegou fogo.
E vem mais pela frente.
Que falta faz uma boa gestão ,como a passada!
Tem um porem.empresa responsavel pelo bakup reserva não está entregando por falta de pagamento
Caos na saúde..
Vai morrer muita gente Amigo
😞😞😞😰😰😰😰😰

- Notícia lamentável Confirmei a fonte e, infelizmente, é fato.
Há desespero nesta madrugada de quinta-feira (25) na cidade de Presidente Dutra/MA. A usina de oxigênio da UTI do Socorrão explodiu e o hospital está em chamas agora a noite.. Há desespero para socorrer os pacientes, equipes do SAMU das cidades mais próximas foram chamadas para o socorro, ajudar na remoção dos pacientes. De Grajaú saiu uma equipe com ambulâncias por volta das 00h00min, há ambulâncias de todas a cidades no local...Os pacientes estão sendo removidos para Codó, Caxias, Barra do Corda, Coroatá, São João dos Patos e demais cidades...Ainda não há informações de vitimas fatais, os últimos detalhes deram conta que o prédio do socorrão inteiro está pegando fogo. A explosão da usina de oxigênio afeta todos nós porque abastece os hospitais da região inclusive os de Grajaú.
Os pacientes que precisaram ser removidos, foram os que estavam na UTI, apenas. Das demais alas permaneceram lá.
E as chamas, também foi apenas na ala da UTI. As demais dependências do hospital não foram atingidas...

Sempre o mesmo boca-rota...

Imagem/Reprodução Facebook-R. Murad
Por RICARDO MURAD - Flávio se vangloria de um hospital macrorrregional em Santa Inês que nós construímos para atender a alta complexidade de toda a Região do Vale do Pindaré, rebaixando-o à categoria de hospitais municipais. Esse da foto, ao lado da publicação do twitter dele, é do hospital que nós construímos em jenipapo dos vieiras.

De quem dorme e acorda só planejando como perseguir e maltratar os outros, não se poderia esperar outra coisa. E vocês sabem qual o sistema de água que ele diz ter inaugurado em Santa Inês? Um poço artesiano. Parece piada, mas não é. Ele não tem noção do que diz e está a cada dia destruindo o maior programa de saúde pública da história recente do nosso País.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Peemedebista repercute denúncia do Jornal Nacional contra a Saúde do Maranhão

Imagens/Reprodução-Jornal Nacional (ontem, 23)
Por ANDREA MURAD - Pacientes de Chapadinha, nessa peregrinação para São Luís para fazer Hemodiálise, não deveriam estar passando por isso que o Jornal Nacional mostrou na noite de ontem (assista). Chapadinha já deveria ter seu centro de hemodiálise funcionando se a gestão de Flávio Dino fosse mais eficiente. Porque recursos foram deixados, o projeto já estava em execução, mas, infelizmente, o governador não consegue dar prosseguimento às obras asseguradas pelos recursos do BNDES. Foram disponibilizados R$ 13,4 Milhões para a construção de centros regionais em 7 grandes cidades do Maranhão (Coroatá, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São José de Ribamar e São Luís). Em muitos desses municípios, as obras foram iniciadas e logo que o governador assumiu paralisadas. Antes de deixar a pasta, o ex-secretário Ricardo Murad deixou os 33 módulos de hemodiálise no Hospital Dr. Carlos Macieira e ainda aparelhos avançados para hemodiálise contínua, de curta duração, para pacientes na UTI, que não suportariam um procedimento tradicional.

                        Vídeo reproduzido por Coroatá Online

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Coroatá avança no atendimento a pacientes do Centro de Especialidades em Reabilitação

Foto: Ronny Sales/Secom PMC
O Centro de Especialidades em Reabilitação (CER), inaugurado em março de 2015 pelo poder Executivo Municipal, ampliou ainda mais o rol de seus serviços prestados à população de Coroatá. A direção do órgão colocou à disposição da comunidade mais um recurso importante na recuperação dos pacientes – a HIDROBIKE, bicicleta aquática.

O equipamento trabalha articulação e força muscular dos membros inferiores, atendendo as necessidades neurológicas, ortopédicas e reumáticas. A HIDROBIKE, de raríssima aplicação no Estado, que coloca Coroatá na dianteira entre os municípios maranhenses, foi apresentada na piscina do CER na manhã desta terça-feira, 23.

O CER, situado na Rua do Sol, Centro, funciona em rede com o Sistema de Saúde do Município, dando suporte aos pacientes dos postos de saúde ou do Centro de Especialidades Médicas (CEM). Assim, conforme a Administração, todos munícipes podem ser beneficiados com o atendimento da HIDROBIKE.

A ESTRUTURA INVEJÁVEL DO CER

Com expediente de segunda a sexta-feira, o CER possui vários fisioterapeutas, psicóloga, terapia ocupacional, fonoaudióloga, enfermeira e técnicas em enfermagem. Desde janeiro último, o CER conta com a cobertura da área de piscina.

A nova estrutura deu maior conforto aos frequentadores do CEC - Clube do Estudante Coroataense. O CEC, desde junho de 2015, funciona com gestão integrada das secretarias de Esporte e Lazer, Juventude, Cultura e Educação. É aberto aos sábados e domingos, das 9h00 às 16h00, para todos os estudantes do Município, da rede municipal, estadual ou particular de ensino.

O CER foi uma iniciativa do peemedebista Ricardo Murad quando secretário de Estado da Saúde, na gestão do Governo de Roseana Sarney. Murad trouxe a Coroatá várias obras estruturantes como o Hospital Macrorregional, a UPA, a Academia Pública. Com informações da Secom PMC e cobertura fotográfica de Ronny Sales
Foto: Ronny Sales/Secom PMC
Foto: Ronny Sales/Secom PMC

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

ESCOLA INDIGNA

Foto/Divulgação
Alunos assistem aulas em corredores de escolas em Coroatá. O drama vivido pelos alunos da escola estadual Luís Montenegro Tavares localizada no município de Coroatá é digno de pena. Sem assistência, os alunos vivem em estado de caos dentro da instituição. A situação humilhante tem obrigado os alunos do ensino médio a levarem copos de casa para poder beber água no local. Sem ar condicionado dentro das salas, o calor torrencial tem sido inimigo número um dos alunos. Os mesmos estão assistindo aulas nos corredores da escola, o que gera uma perspectiva zero de aprendizado.

É inaceitável que esse tipo de situação ainda ocorra dentro do nosso estado. A educação sempre sendo tratada de forma errada. O quadro mostrado pela foto acima contraria todo o discurso do governador Flávio Dino de quem recuperou colégios e que os alunos hoje ocupam escolas dignas. Do blog do Luis Cardoso

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Município mantém prioridade de levar iluminação pública para todos em Coroatá

Fotos/Divulgação DIP
A Prefeitura, através do Departamento de Iluminação Pública (DIP), mantém forte trabalho de manutenção preventiva da rede elétrica de responsabilidade do Município. Nesta semana, um mutirão foi feito na Rua da Piçarreira e Rua Iomar Trovão, no bairro da Tresidela, e adjacências. O DIP instalou 26 kits de iluminação, proporcionando mais segurança às comunidades. Na Zona Rural, a manutenção também chegou aos povoados Conceição e Pau de Estopa. Ontem, 16, foram trocadas lâmpadas, relés e reatores.

Jardel Louzeiro, diretor do DIP, assinalou que uma das ações mais importantes do Executivo atual sem dúvidas é o que o órgão tem feito, principalmente a disponibilização da iluminação em lugares nunca assistidos. – Nós levamos um serviço primoroso, de qualidade incomparável, como jamais foi feito em Coroatá - frisou o diretor. Fonte: Secom PMC
Trabalho do DIP em Conceição e Pau de Estopa [da esquerda para direita]

Péssima administração compromete o ensino no Maranhão

Foto: Agência Assembleia
Caos na rede de ensino da Região Tocantina pode gerar manifestações nos próximos dias. À deputada Andrea Murad (PMDB) foi o que relataram pais de alunos de escolas estaduais da Regional. A peemedebista repercutiu o assunto na sessão plenária desta terça-feira (16). Infraestrutura precária, falta de merenda escolar, atraso de salários de vigilantes e falta de professores já comprometeram o ano letivo.

- Eu acho que os deputados da Região Tocantina aliados ao Governo, que tem acesso ao governador, à Secretaria de Educação, deveriam lutar por essa causa [...] Tem escola [...] que até hoje não teve uma aula sequer, no município de Bom Jesus das Selvas [...] E aí a gente tem que achar isso natural, pelo descaso de um governo que não olha para as pessoas - disse Andrea Murad.

A denúncia, segundo a peemedebista, atinge todas as escolas da Regional de Açailândia com problemas de falta de professores. Andre denunciou que na unidade Darcy Ribeiro, Anexo I, da Escola Darcy Ribeiro, sede, tem 3 professores para 8 salas. Há o revezamento de professores e, com isso, várias turmas ficam sem aulas. Os mesmos problemas ocorrem no Centro de Ensino Henrique de La Rocque, Anexo II, que fica em São Pedro da Água Branca.

Os pais dos alunos adiantaram para a parlamentar que estão se mobilizando para uma grande manifestação ainda esta semana com o intuito de bloquear as BRs 010 e 222. Querem chamar a atenção do Governo para o problema. Anunciaram também que professores deverão entrar em greve pelo não cumprimento da lei do Piso Nacional. Denúncia foi formalizada junto ao Ministério Público, mas as providências ainda não foram tomadas.

- O promotor Gleudson Malheiros cobrou do Estado, mas nem isso o Governo Flávio Dino respeita. [...] Ele é juiz, é uma das pessoas que mais deveria respeitar a lei, não é? Ele não respeita lei, ele passa por cima do que quer que seja, porque até hoje persiste o problema. [...] Tivemos três paralisações só este mês e a proposta agora é greve geral e quem sofre com isso são as crianças que ficam sem estudar. Ou seja, na saúde, esse descaso, o povo sofrendo com falta de saúde e agora na educação, pais e filhos sofrendo por falta de ensino - denunciou a deputada. Com informações da Asscom/Dep. A. Murad

Assista ao discurso da deputada:

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Polícia do MA prende cabo PM por distribuição de drogas em Coroatá, Pedreiras e Peritoró

Foto/Divulgação
A Polícia do Maranhão, por intermédio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), conseguiu prender o cabo PM Jennylson, lotado no Pelotão de Peritoró, acusado pelo envolvimento na distribuição de drogas nos municípios de Coroatá, Pedreiras e Peritoró. A partir de várias denúncias, investigações foram abertas e uma operação para a prisão do PM foi coordenada pelos delegados Carlos Alessandro, Valdenor Viegas, Danilo Veras e Luciano Bastos.

O referido policial e mais dois comparsas foram presos quando transportavam mais de 300 kg de maconha em uma carreta. A prisão ocorreu hoje, 16, por volta das 4h30, próximo à Rodoviária do município de Peritoró. A droga apreendida seria distribuída na capital maranhense, conforme o próprio PM admitiu.

TCE/MA encaminha lista de gestores com contas desaprovadas ao TRE

Em cumprimento às determinações da Lei Federal nº 9.504/97, que estabelece normas para as eleições, e da Lei Complementar nº 64/90, que estabelece casos de inelegibilidade, já com as alterações da Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010), o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão encaminhou à Justiça Eleitoral a lista de todos os gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pela Corte ou desaprovadas nos últimos oito anos, por decisão transitada em julgado (irrecorrível).

O período para a elaboração da lista levou em conta os oito anos imediatamente anteriores à realização da eleição de 2016, que terá o primeiro turno realizado no próximo dia 2 de outubro.

Relação de Responsáveis por Contas com Parecer Prévio pela Desaprovação e Julgadas Irregulares pelo TCE-MA

A lista entregue à Justiça Eleitoral contém 3239 processos e 1319 gestores, incluindo-se prefeitos, presidentes de câmaras, secretários municipais e estaduais e demais ordenadores de despesas.

VEJA LISTAS DE ORDENADORES DE DESPESAS COM CONTAS IRREGULARES DE COROATÁ


Embora não caiba ao Tribunal de Contas, e sim à Justiça Eleitoral, decidir acerca da inelegibilidade de gestores públicos, a lista elaborada pelo TCE/MA servirá como subsídio para as impugnações de candidaturas dos responsáveis que tiveram suas contas julgadas irregulares.

A lista completa de gestores, bem como a íntegra de todos os processos nela indicados, encontram-se disponíveis para consulta de qualquer cidadão diretamente no site do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (www.tce.ma.gov.br), no link “Contas irregulares enviadas ao TRE-MA”, à direita na página principal.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Show de Marília Mendonça nesta quarta-feira, em Coroatá, tem preço reduzido

Imagem/Divulgação
Promoção dos ingressos pela metade do preço terminou. A partir de hoje (segunda-feira) o valor dos ingressos terá o preço novamente alterado. Mais ainda pensando em propiciar a oportunidade para você comprar seu ingresso a um preço diferenciado, o valor será de apenas $50,00. Preço único. Garanta logo o seu ingresso, pois esse preço será válido somente até quarta-feira meio dia. O Show é uma realização da TV Cidade (Record/Coroatá) e ainda haverá a participação da banda Canários do Reino.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Para felicidade do povo

Foto: Fábbio Frazão/Secom PMC
Prefeitura de Coroatá avança para Zona Rural com melhoramentos de estradas vicinais. Novas obras para Conceição e Pau de Estopa

A assertiva de gestão resolutiva colocada pela mídia local toma corpo. Para a satisfação dos coroataenses, a Prefeitura avançou ainda mais na questão urbanismo. Consolidando-se de vez como Administração Municipal proficiente será acionada hoje à tarde uma segunda frente de trabalho. Um batalhão de máquinas e homens virou-se para a Zona Rural. No povoado Conceição, além de serviços urbanísticos diversos, serão feitos mais dois KM de obras de melhoramento de estradas vicinais. Sem contar com os trabalhos na Sede do Município já iniciados.

Mesmo sem qualquer recurso do governo do Estado, com a pavimentação em piçarra também está prevista a recuperação de meio fio e pintura dos mesmos. Em Conceição, serão executados ainda vários outros serviços, como a pintura de prédios, limpeza pública, capina e poda de árvores. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura foi acionada para iniciar todos os trabalhos a partir das 13 horas, com previsão de término para o próximo domingo, em expediente intensivo.

Depois de Conceição, a força-tarefa será deslocada para o povoado Pau de Estopa. E mais: O Município já planejou uma terceira área a ser beneficiada em breve, muito provavelmente neste mês. Está na agenda os bairros Novo Areal e Teresa Murad; mas, para esses, ainda resta conclusão de processo licitatório. Com informações da Secom/PMC
Foto: Fábbio Frazão/Secom PMC
Foto: Fábbio Frazão/Secom PMC

Dino na mira de Andrea Murad

Cada dia que passa fica muito mais notoriamente estabelecido o ponto mais forte da Oposição no Maranhão. Ele está concentrado diretamente nas figuras da deputada Andrea Murad (PMDB) e do líder peemedebista Ricardo Murad, o ex-secretário de Estado da Saúde. Agora, as maiores lideranças políticas da Região dos Cocais, firmam inclusive o terreno da disputa, o município de Coroatá. Ontem, 8, na Assembleia Legislativa, Andrea deu o tom. Ela também cobrou as denúncias contra Flávio Dino, de envolvimento na Lava Jato.

- Coroatá estava brilhantemente a capital da Oposição do Maranhão - disse a deputada em discurso, referindo-se à grande convenção do PMDB e aliados em Coroatá. Para a deputada, a força dos coroataenses e das fortes lideranças da região mostraram ao Governo Dino que não precisa dele para realizar um bom trabalho como Teresa Murad e Ricardo Murad vem realizando no município. Com informações da Asscom/Dep. A.Murad


VEJA COMO A DEPUTADA SE MANIFESTOU:

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Ricardo Murad sofre mal súbito e foi atendido nesta madrugada na UPA de Coroatá

A Assessoria de Imprensa do esposo da prefeita Teresa Murad (PMDB), Ricardo Murad, acaba de divulgar nota oficial sobre o estado de saúde do peemedebista. Murad, por indicação do seu médico, foi à UPA fazer um eletrocardiograma para esclarecer uma palpitação que sentiu essa madrugada. Por segurança, concluiu os exames em São Luís ainda nesta manhã. Nos exames nada foi constatado. O ex-secretário de Estado da Saúde já está trabalhando normalmente.

EXEMPLO DE GESTÃO - Administração Municipal inicia recuperação de vias públicas na Zona Urbana de Coroatá

Foto: Divulgação/SINFRA
Mesmo sob forte influência da crise econômica e com cortes de convênios estaduais devido a política partidária retaliativa imposta pelo governador Flávio Dino, a Administração Municipal mantém audaciosas frentes de trabalho em Coroatá. Na área urbanística, hoje pela manhã, a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, foram iniciados os serviços de melhoramento e pavimentação da Avenida Magalhães de Almeida. A Prefeitura já conseguiu aplicar no Município a terraplanagem de 41 Km em estradas vicinais e o asfaltamento de 26 Km de vias e avenidas.

O canteiro de obra atual envolve 700 metros da Magalhães de Almeida, no trecho que vai do Mercado Público ao Posto do Alencar, sentido bairro do Marajá. Trata-se de um trabalho paliativo de terraplanagem com recursos próprios do Município. A pavimentação asfáltica vem com recursos do Orçamento Federal através de emenda do ministro do Meio Ambiente Sarney Filho. O processo de liberação do repasse está em processo final administrativo.

De acordo com informações do Setor de Engenharia da SINFRA, o trecho trabalhado estava em situação ruim. A recuperação em um segundo momento será feito também no prolongamento da Avenida, do Posto Alencar até a Ponte do Igarape Grande. Esse espaço ainda possui asfalto.

A previsão de término desta primeira etapa, conforme o encarregado Bismarck Guimarães, está prevista para esta segunda-feira mesmo ou, no mais tardar, até amanhã, por volta das 11 horas. Com informações da Secom/PMC
FotoS: Divulgação/SINFRA

domingo, 7 de agosto de 2016

Flávio Dino no "CAIXA 2" da Odebrecht

O blogueiro Lauro Jardim, de oglobo.globo.com, mencionou hoje, em seu Blog, que o governador do Maranhão Flávio Dino foi citado em delação premiada de empresários da Odebrecht como recebedor de caixa dois. Na denúncia, Dino teria abocanhado um montante de dinheiro igual a R$ 200 mil para a sua campanha eleitoral de 2010. Segundo o Blog, Dino negou tudo. Outro citado foi o senador tucano Antonio Anastasia. Assim como Dino, Anastasia nega o seu envolvimento. - Onde há fumaça... É esperar pra ver!!!

sábado, 6 de agosto de 2016

COROATÁ - Chapa majoritária Teresa/Neuza festeja Convenção como ponto determinante da vitória

Foto: Ronny Sales
A exemplo do que ocorreu em várias cidades, ontem, 05, foi dia de festa para os partidos políticos, dia de convenções. Em Coroatá, o brilho da Convenção e o propósito da chapa peemedebista da prefeita Teresa Murad e do próprio PMDB arrancaram ânimo dos filiados. Viu-se, da Academia Pública de Saúde, ser consolidada a crença de que o Município, hoje, emblematicamente virou ponto moral, de honra, na corrida eleitoral em todo o Maranhão. Coroatá, conforme bandeira corrente entre os discursos, se tornou o berço da Oposição no Estado, a capital política do Maranhão, pela presença marcante de figuras políticas experientes e audaciosas, como o são a liderança maior da Região dos Cocais, o ex-deputado Ricardo Murad (PMDB), a deputada estadual Andrea Murad (PMDB), de mandato notoriamente positivo e surpreendente que desestabiliza o Governo de Flávio Dino, e, principalmente, segundo a opinião pública, por uma gestão administrativa resolutiva e de alta reputação de Teresa. No posicionamento dos convencionais, ficou colocado também como trunfo a determinante atuação do deputado federal Hildo Rocha, do senador Edison Lobão Filho (PMDB) e do atual ministro do Meio Ambiente Sarney Filho (PV). Todos priorizaram Coroatá em meio a inúmeras convenções realizadas nos 217 municípios maranhenses.

Hildo Rocha bateu forte no governador Flávio Dino, acusando o seu Governo de ser lameado por focos de corrupção irreparáveis. Frisou a falta de sensibilidade administrativa e humana, citando como exemplo a desassistência sobre as vítimas de Pirapemas, que estão morrendo por ter sido queimadas durante investida de bandidos. Rocha lembrou que na gestão de Rosena/Ricardo Murad houve fato semelhante, mas as vítimas foram conduzidas de aeronaves para tratamento especializado em São Paulo.

A vice-prefeita Neuza Muniz (PMDB), também vice da chapa DE NOVO COM A FORÇA DO POVO, advertiu que em apenas 4 anos a Administração conseguiu resgatar o Município do caos. Conclamou o povo a manter o comando de Teresa, dizendo que assim será feito muito mais por Coroatá.

Andrea Murad valorizou as obras do Executivo Municipal. Enfatizou o apoio político de Hildo, Sarney Filho e Lobão Filho. Este último, por sua vez, lamentou a falta de um governo trabalhador e taxou Dino de ser homem perseguidor. Sarney Filho também criticou a postura do Governo Estadual. Provou que o Estado é incipiente na qualificação administrativa e na gestão econômica-financeira. Fez referência a serviços mal feitos em uma escola de Timon, cujo teto desabou sobre estudantes.

Ricardo, no seu tempo, ratificou os discursos dos correligionários, edificou o trabalho da prefeita. Um filme enumerando várias obras de Teresa Murad foi exibido. Ricardo pediu oração pela saúde do advogado João Guilherme, funcionário da Prefeitura e filho do vereador Jocimar Pereira (PMDB) e apresentou os 67 pré-candidatos ao cargo de vereador. Finalizando, o ex-secretário de Estado da Saúde marcou terreno. Lançou um desafio à Oposição - primeiramente, que ela seja exemplo para sociedade. - Quem quer ficar no lugar da prefeita tem que apresentar um plano de governo melhor - disparou.

Em meio a um público de quase sete mil pessoas, a prefeita Teresa Murad agradeceu o apoio de todos presentes. Seguida por 13 partidos aliados (PMDB, PV, PT DO B, PSDC, PR, PRP, PRTB, PSC, PTN, PTB e PROS), mostrou otimismo para as eleições do dia 02 de outubro. Teresa destacou alguns feitos como primorosos, como o pagamento da folha em dia, mesmo diante da crise, a reconstrução da sede da Prefeitura e da Praça José Sarney, além do melhoramento de 41 Km de estradas vicinais e asfaltamento de 26 Km de vias e avenidas. Entre outras realizações, a construção do SAMU, implantação do CER, CEM, Academia Pública de Saúde, Central de Videomonitoramento, nova Guarda Municipal, DMT, a Escola de Tempo Integral, merenda de alta qualidade, fardamento grátis. Abaixo cobertura fotográfica de Ronny Sales











sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Sem escrúpulo, Mídia ligada ao governador Flávio Dino detona representantes do DEM e PP em Coroatá

Incrível como na política tem muita gente "suja", a pior expressão da natureza humana, gente sem o menor pudor, sem escrúpulo algum, que não enxerga no outro o bem, muito menos a política da boa convivência empresta. Na política imunda é assim: quando o "amigo" ou correligionário não está a servir ao projeto pessoal do outro, imediatamente o "lixo" humano descarta o próximo. É isso que está certo? É essa a "mudança"?
Foi desse jeito mesmo que a mídia alinhada à Oposição, em Coroatá, fez contra ex-aliados do DEM e do PP.

Bem ao contrário da decência, os blogueiros comunistas atrelados ao Coroatá de Verdade, logo que viram a chapa peemedebista de Teresa Murad e Neuza Muniz demonstrar força com as novas adesões do DEM e do PP, imaginaram o mal e metralharam sem dó e piedade as lideranças Marcelo Boldrini, do DEM, e o professor Vander (PP), presidentes das agremiações no Município. Antes, eles eram gente boa, hoje, por sua opção política, são desprezíveis (veja imagem ao lado de publicação dos apedrejadores).

Em outra direção, o grupo governista acolheu e valorizou o cidadão Boldrini e o cidadão Vander. Foi um ato que, para alguns oposicionistas, soou como desespero, apelo

Mas, a população coroataense tem sido testemunha (pelo ao menos) de o quanto a Oposição e seus lideres, no fundo, no fundo, são desunidos e gananciosos; caminham por trilhas sem direção alguma, que não irá dar em lugar algum. Longe do espírito democrático, a disputa interna do período pré-eleitoral levou a desgastes insuperáveis das instâncias partidárias e do perfil de cada oposicionista. A luta foi "suja". O G10 (seguidores de Flávio Dino), que virou G8, G7, G6, G5, G nada, caiu quando o governador optou pelo filho do ex-prefeito ficha suja Luís da Amovelar. Como foi triste a derrota dos "comunistas" do G8, nem o Ciba, o Sebastião Araújo, superintendente de Articulação Política dos Cocais, teve moral para reverter o quadro em favor de suas intensões, de defesa do agora enfraquecido professor Odair José.

Fica para a sociedade mais uma vez a imagem da Oposição "junta" e "misturada!"

Em estado clínico grave, porém estável, advogado João Guilherme segue internado no Macro

Arquivo pessoal/J. Guilherme à esquerda
do pai, vereador Jocimar Pereira
O quadro clínico do advogado João Guilherme, segundo informações de especialistas, é grave porém estável. No início desta manhã, não havia diagnóstico preciso que apontasse sobre o descarte da necessidade de uma segunda neurocirurgia. A junta médica aguarda evolução do paciente que sofreu acidente no início da noite de ontem, 04. Guilherme, filho do vereador Jocimar Pereira (PMDB), é servidor da Prefeitura de Coroatá, lotado na Assessoria Jurídica.

Guilherme, que conduzia sua motocicleta nas imediações do prédio do Centro de Videomonitoramento, sofreu forte pancada na cabeça após colisão frontal com outro motociclista. Este não teve nenhum problema, ficou bem. Guilherme, por sua vez, também não tem um arranhão. Tudo se resumiu ao choque na cabeça, pois o capacete havia sacado no instante do acidente.

Da UPA, o advogado foi imediatamente transferido para o Macrorregional de Coroatá e, por volta das 23 horas, no Centro Cirúrgico, se submeteu a uma neurocirurgia. Depois de zero hora a intervenção cirúrgica foi encerrada com sucesso, sem intercorrências.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

DMT em Coroatá mostra trabalho e restitui patrimônio de cidadãos coroataenses

Fotos/Arquivo DMT
A excelência operacional do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) mantem-se sob todos os aspectos, segundo notória afirmativa reproduzida junto à opinião pública. Com este perfil o diretor do órgão Marciley Ronys manifestou-se nesta semana. Divulgou os resultados mais recentes de operações especiais no Município, desenvolvidas com o apoio da Polícia Militar (PMMA). Nada mais, nada menos, do que duas motocicletas foram recuperadas em prazo curtíssimo de investigação.

Ontem, um lavrador da comunidade Nogueira,que foi assaltado no povoado Km 14 na semana passada, teve a sua moto localizada. Fora recuperada após operação policial no povoado Capa Bode. O receptador, identificado e conduzido à Delegacia de Polícia (DP), alegou que havia comprado a moto. Buscando sua inocência, ele disse que é pedreiro e que estava trabalhando em São Paulo.

Outra motocicleta recuperada pelo o DMT e PMMA é do município de Nina Rodrigues e está à disposição da Polícia Civil para o devido inquérito. Uma vistoria básica flagrou chassi raspado. O cidadão acusado garantiu que não sabia que o veículo era produto ilícito.

- É assim que vamos trabalhar sempre. A partir da próxima semana, as rondas serão intensificadas para zerar a circulação de veículos roubados em Coroatá. Queremos também reduzir a estatística de assaltos - frisou Marciley Ronys.

ESTRUTURA - A Administração Municipal entregou, no último dia 18, nova sede da Guarda Municipal (GM) e Departamento Municipal de Trânsito (DMT), envolvendo estrutura de ponta para a prestação dos serviços à população. O DMT tem localização estratégica para a maior cobertura e atuação. O órgão conta com estrutura adequada e funcionará no entorno da Praça Monsenhor Estrela (Travessa Jorge Amorim), próximo à Ponte da Tresidela.

Em Coroatá, comunidade da Flor do Dia realiza o 14º Festival da Mandioca

Imagem/Divulgação
Nos próximos dias 13 a 14, a Associação de Moradores abre o 14° Festival da Mandioca da Flor do Dia. Trata-se de uma atividade que virou tradição no Município, gerando dinâmica econômica para a comunidade já vocacionada com a comercialização dos produtos derivados da mandioca. Farinha, tapioca, doces típicos e tucupi são algumas das iguarias largamente apreciadas.

A Administração Municipal reconhece a importância do evento. O Festival tem sido, segundo seus organizadores, ação incentivadora do homem do campo. Nesta edição, o público será agraciado com os Show da Fabrícia e Taty Mel, além das participações das banda Fruta Nativa, Forró Suado, Garotos do Forró, Forró Mará e Sintonia do Forró. Fonte: Secom/PMC

CONFIRA O RECADO DE FABRÍCIA:

EMPREGO - Hospital Tomás Martins, em Santa Inês, abre processo seletivo complementar

O Hospital Regional de Santa Inês - Tomás Martins, em Santa Inês (MA), está com processo seletivo complementar aberto para 164 vagas para diferentes cargos, entre eles: motorista, técnico de enfermagem, técnico de enfermagem de UTI, técnico de enfermagem com experiência em centro cirúrgico, enfermeiro especialista em UTI, enfermeiro especialista em centro cirúrgico, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o link: http://sistemas.saude.ma.gov.br/acqua/ e preencher o cadastro online no site da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. As inscrições ficarão abertas até o próximo sábado (6/8) e só serão feitas pelo cadastro eletrônico. Fonte: SES

Cozinha Brasil certifica mulheres coroataenses com cursos que melhoram renda familiar

Fotos/Secom PMC
Desde a segunda-feira, dia 01, e pela segunda vez, encontra-se em Coroatá a Carreta do programa Cozinha Brasil. Dezenas de coroataenses recebem cursos gratuitos de curta e média duração sobre a culinária nacional. Aprendem práticas de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo, que respeita as diferenças regionais e das estações, com o melhor aproveitamento dos alimentos, reduzindo o desperdício. O serviço solidário é dirigido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), com apoio da FIEMA, SENAI e IEL.

Desta vez, a orientação está voltada para a alimentação aos diabéticos e hipertensos. Como informou a secretária interina de Assistência Social Thiara Nascimento, no conteúdo, a clientela recebe conhecimentos sobre receitas específicas que contribuem para o controle das referidas doenças.

Além de receitas fáceis, os alunos também aprendem a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação. Têm ensinamentos sobre a valorização do consumo de alimentos em quantidade adequada. O programa pauta ainda a melhoria da renda familiar.

A parceria do SESI com a Prefeitura de Coroatá beneficia servidores municipais das Secretarias de Saúde, Educação e demandas do CRAS. A certificação será nesta quinta-feira, 04, à noite, no auditório do Complexo Educacional. Fonte: Secom/PMC
Fotos/Secom PMC

GOVERNO DO DESASTRE - Obra feita por Flávio Dino desaba e fere alunos em Timon

Teto de escola desaba no Parque Alvorada. O desabamento chamou à atenção de alunos e professores
Do BLOG DO RIBINHA - O governador Flávio Dino tem um motivo a mais para visitar o município de Timon [nesta quinta-feira, 04], onde vem participar de solenidade de inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Cidade Nova, às 17hs, segundo sua agenda oficial. Agora pouco [Ontem à noite], o pátio da Escola Arthur da Costa e Silva, que é administrada pelo Governo Estadual, localizada na Rua 10, no bairro Parque Alvorada, desabou ferindo cinco alunos.

Segundo depoimento de uma aluna que estava no pátio da escola na hora desabamento, estavam com ela mais quatro pessoas quando o teto do pátio veio abaixo. A escola, segundo informações, passou por reforma há menos de um ano. O corpo de Bombeiros de Timon esteve no local e isolou a área.

Segundo depoimento da aluna, que conseguiu escapar, dois alunos saíram muito machucados e havia muito sangue no local...