sábado, 3 de dezembro de 2016

DINO DESUMANO - Lodo, fungo, goteiras, canos expostos e muito mais em hospital no Maranhão

Foto: Nestor Bezerra/Assecom Dep. A. Murad
Por ANDREA MURAD - Hoje estive visitando alguns municípios acompanhando a comitiva federal em vistoria às obras financiadas pelo BNDES. Mas uma em especial me chamou muita atenção e antes que minha assessoria faça as postagens dessas visitas de hoje quero compartilhar com vocês o que vi no hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz administrado pelo governo do estado.

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Comissão federal registra in loco incompetência de Flávio Dino

Antes de ser deputada, membro da comissão de saúde da Assembleia, eu sou mulher e sou mãe. Me senti agredida por todas as mulheres que precisam ter seus filhos naquele lugar, por não terem condições de ter em outro. Por isso, antes mesmo que eu fosse obter informações da tão esperada reforma que possui recursos garantidos do BNDES, quis saber se existia explicações para aquele lugar está do jeito que está. Se existe justificativa para aquilo, para a falta de manutenção da unidade que há dois anos não recebe a atenção do governo, que sequer se dão ao trabalho de manter limpa.

Lodo, fungo, goteiras, canos expostos, onde tem os armários, acreditem, é a recepção do hospital. A sala de esterilização funciona como depósito de macas quebradas. A todo instante fui abordada por pacientes reclamando da estrutura. Realmente aquilo partia meu coração porque isso é submeter as pessoas a algo desumano. As mulheres, que já ficam tão sensíveis nesse momento, vão ter seus filhos em meio a sujeira, sem a menor higiene, podendo ela ou o filho adquirir uma bactéria para nunca mais. Lamentei muito pelas dezenas de mulheres que vi ali terem que vivenciar aquilo, lamentei pelas crianças que mereciam cuidado de quem é para cuidar das pessoas.

E o que dizer da falta de um ambiente limpo, bem estruturado, que dê ânimo, disposição e prazer da equipe médica hospitalar poder executar suas funções com excelência. Por isso que digo que esse governador não tem noção do que o povo passa, do que o povo pena no seu governo. Ninguém merece um ambiente tão degradante, insalubre.

Mas a saúde do povo pra ele não importa, basta ver quantos hospitais semi prontos, com recursos assegurados, muitos com equipamentos já comprados na gestão anterior e ele sequer inaugurou. Basta ver o que ele fez com as upas, com os hospitais, basta ver a peça orçamentária do ano que vem para constatar a importância que ele dá para a saúde do povo.

Eu jamais irei achar algo assim natural. Para mim ele é desumano e cruel. Mais do que nunca o povo precisa protestar contra esse caos da gestão Flávio Dino que só vem fazendo mal aos maranhenses, neste caso específico à população de Imperatriz.
---------------------------
Foto: Nestor Bezerra
Assecom Dep. A. Murad
ANDREA MURAD - É deputada estadual do PMDB