segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Coroatá fica em 1º lugar no ranking do IDEB na sua região

Imagens/Divulgação
Ultrapassando a meta projetada, o município de Coroatá lidera, em sua região, no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Pontua 4.4, reflexo de ações intensas na Rede Municipal de Ensino, sob o comando da prefeita Teresa Murad. Desde 2012, a gestora vem investindo forte na área. Reestruturou as escolas, valorizou professores e acabou, inclusive, com as salas multisseriadas.

- [...] Encontramos muitas salas com alunos de idades e níveis educacionais diferentes ocupando o mesmo espaço. [...] Reestruturamos as escolas e demos condições para os professores trabalharem. Visando melhorar nossos índices no IDEB, iniciamos um diagnóstico do nosso alunado e foi extremamente preocupante a situação. Identificamos cerca de mil alunos com dificuldades na leitura, escrita e matemática. Então, criamos o Centro de Educação Integral, o CEI. Um local onde, no contraturno, essas crianças passaram a ter um reforço escolar com todas as condições e atenção necessárias - explicou a prefeita Teresa Murad.

Segundo a prefeita, aos professores foram oferecidos Workshops de língua portuguesa; formação com os professores de matemática; investimento no pacto com a formação para 186 professores alfabetizadores. E mais, palestras motivacionais visando refletir na sala de aula todas as formações proporcionadas e despertando no professor o compromisso com a qualidade da educação. Foi dito que assim foi evitado a evasão escolar e a reprovação.

Teresa Murad disse ainda que o IDEB do município de Coroatá, referente ao ano de 2015, cresceu devido ao plano de metas da educação implementado durante a sua gestão. Além do aluno e do professor, a Administração também focou a família para o resultado satisfatório. Psicopedagogas da rede, por exemplo, realizaram palestras para as famílias explicando a importância do acompanhamento escolar. Fonte: ASCOM/Ricardo Murad