terça-feira, 2 de agosto de 2016

MPF disponibiliza aplicativo para denúncias contra crimes eleitorais

Para estimular a fiscalização popular nas eleições e facilitar a participação dos cidadãos no combate a ilícitos e crimes eleitorais, o Ministério Público Federal (MPF) disponibilizou para download o “SAC MPF”, uma extensão virtual das Salas de Atendimento ao Cidadão. Trata-se de um aplicativo gratuito que possibilita o envio de denúncias em tempo real, com anexos e imagens, áudios e vídeos (de até 12 MB) relacionados à representação. O cidadão pode até mesmo indicar o local do fato ilícito pelo serviço de geolocalização. É possível solicitações de informações e acompanhamento virtual de processos.

Disponível para smartphones com sistemas iOS e Android, o aplicativo concentrará as representações feitas pelo celular nas Eleições 2016. A determinação é da Procuradoria-Geral Eleitoral, que publicou portaria para regulamentar o recebimento de denúncias nas eleições municipais deste ano.

Além da utilização do aplicativo, nestas eleições os cidadãos também poderão denunciar ao Ministério Público presencialmente, na Procuradoria da República. Já para denúncias virtuais, clique AQUI. O SAC MPF pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e na Google Play Store. (Com informações de Alexandro Barvboza/MPF).