quinta-feira, 2 de junho de 2016

Detran/MA alerta que habilitação para motos ‘cinquentinhas’ já é obrigatória

Imagem: carros.uol.com.br
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA) alerta que nesta quarta-feira (01) começou a exigência pela habilitação para conduzir as motos conhecidas como “cinquentinhas”. O motorista que guiar motocicletas de 50 cilindradas, agora, vai ter que apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A, ou a chamada ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). O prazo final para regularização era para o dia 29 de fevereiro e foi estendido até o dia 31 de maio.

Para tirar a ACC, o candidato cumprirá um tempo mais rápido nos centros de formação com 20 horas/aula de curso teórico e 10 horas/aula de curso prático, enquanto que a (CNH) na categoria A (motos), a carga-horária é bem maior. Os condutores de motos 50cc também estão sendo cobrados pelo licenciamento. Até pouco tempo muitas dessas motos não tinham nem placas, mas, o Departamento Nacional de Transito (Denatran) determinou que os Detrans passassem a emplacar os ciclomotores.
Conheça o Centro de Estética, Fisioterapia e Nutrição AQUI
As taxas administrativas cobradas pelo Detran-MA ao candidato que pretende obter a ACC são as mesmas da CNH na categoria A. Quem descumprir a exigência cometerá infração gravíssima, a multa é de R$ 574,62 (o valor é multiplicado por 3) e apreensão do veículo.

O Detran-MA está preparado para o aumento na demanda por CNHs. Desde setembro de 2015, a quantidade de vagas para exames de tráfego oferecidas pelo Detran-MA foi dobrada, de aproximadamente 15.000 exames/mês para 23.000 exames/mês. Fonte: Detran/MA/Camila Aranha