sexta-feira, 31 de julho de 2015

Governo prepara Estádio Frei Epifânio para competições nacionais

Foto/Divulgação
O Governo do Estado está finalizando os reparos no estádio Frei Epifânio D’Abadia, em Imperatriz, para deixá-lo em condições de receber jogos de competições nacionais. As adaptações obedecem aos critérios exigidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), já que o time da cidade de Imperatriz participa este ano da Série D do Campeonato Brasileiro e no próximo ano da Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

Os serviços foram iniciados em meados de julho e estão sendo feitos reparos na pintura, instalação pluvial, sinalização de segurança, banheiros, instalações elétricas e hidráulicas, além de melhorias na acessibilidade. Também foi instalado um placar eletrônico. Os reparos na parte elétrica e hidráulica já estão concluídos. A previsão é que até setembro toda a obra já esteja pronta.

O jornalista José Luis Costa, que é cadeirante, elogiou as melhorias na acessibilidade. No jogo do próximo sábado, Imperatriz contra o River, vai haver transmissão ao vivo da partida para todo o país. Com informações da Asscom/Gov. Estadual

Administração de Teresa Murad dedica atenção especial ao transporte escolar

   Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
Por determinação da prefeita Teresa Murad (PMDB), titulares das Secretarias de Infraestrutura e Educação reuniram motoristas, supervisores, monitores e proprietários de veículos da Zona Urbana e Rural para discutir estratégias de segurança em defesa dos alunos prestes a iniciar o segundo semestre de 2015.

- Temos que ter cuidado, principalmente, os motoristas pois estamos transportando vidas. É necessário se usar sempre a velocidade mínima, garantindo assim a segurança dos alunos - disse o secretário de Infraestrutura Feliciano Marques. A coordenação do transporte escolar, na Rede Municipal de Ensino, esteve aberta a reclamações e sugestões durante o primeiro semestre e agora quer aprimorar o serviço.

- Além de oferecermos um bom ensino, temos que oferecer um transporte digno para nossos alunos e é o que estamos fazendo. Essa é a diferença do governo da prefeita Teresa Murad, deixar que o povo tenha voz e opinião - frisou o secretário de Educação Josias da Silva. Com informações da Asscom PMC

Agricultores cadastrados no PNAE discutem a qualidade dos alimentos

   Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
Agricultores cadastrados no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), em reunião organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, tiveram hoje a oportunidade, em Coroatá, de acesso a informações e técnicas do manejo saudável e estoque dos alimentos adquiridos pela Prefeitura para a merenda escolar. O Município, visando garantir a segurança alimentar, vai disponibilizar estrutura de técnicos agrícolas e nutricionistas para o acompanhamento no plantio e no escoamento dos produtos. Participaram da reunião os secretários Feliciano Marques, de Infraestrutura, e Maria do Rosário, de Agricultura, além de técnicos agrícolas e dos nutricionistas Ozelino Leal e Daniele Brandão. Com informações da Asscom PMC

Coroatá terá neste final de semana o primeiro Festival de Futsal

   Imagem/Divulgação
Através da Secretaria de Esportes do Município, o evento vai contar com a participação do Centro de Treinamento Falcão 12 de São Luís, entidade com função social que pertence ao ex-goleiro da Seleção Maranhense de Futsal Pedro Maranhão. O CT Falcão 12, além de formar novos craques, tem propósito inclusivo dedicado à criança, com atenção ao desempenho escolar dos alunos.

Os jogos acontecerão no Ginásio Municipal com início sempre as 8hs da manhã. Serão amistosos entre estudantes das redes municipal, estadual e particular. O CT Falcão participa com equipes masculinas, nas categorias sub 11, sub 12, sub 13 e sub 15. A Secretaria de Esportes tem se destacado pelo trabalho realizado nos últimos meses e está, segundo Diego Antunes, conseguindo cumprir mais uma meta de governo da prefeita Teresa Murad, acreditando na capacidade do coroataense. Com informações da Asscom PMC

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Bom Dia Brasil diz que fechamento de hospital no MA é “impasse político”

   Reprodução/TV Mirante
Unidade hospitalar foi fechada após Flávio Dino cancelar a verba que era repassada pelo governo anterior para o município

POR YURI ALMEIDA - Projetado para atender sete cidades do Maranhão, o hospital do município de Bernardo do Mearim está fechado há quase seis meses por falta de verba, após o governador Flávio Dino (PCdoB) reduzir o valor de manutenção da unidade que, até dezembro de 2014, era de 100 mil reais. Desde então, os pacientes passaram a ser obrigados a ter de viajar mais de 100 km para receber atendimento médico, e nem sempre conseguem.

O descaso - que já havia sido denunciado pelo prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, durante reunião com deputados federais, em Brasília - foi destaque na edição desta quinta-feira (30) do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, que apontou a falta de ação do governo comunista como "impasse político" (assista no vídeo ao lado).

Com um investimento de 3.5 milhões de reais, o hospital foi inaugurado em abril de 2013 e possui 20 leitos, centros cirúrgicos, sala de parto e berçários, setor de raio-x e lavanderia, consultórios, enfermaria além de área de internação e clínica médica, com serviço de Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, o hospital disponibilizava especialidades médicas para a realização de cirurgia de catarata e tratamento de glaucoma, vacinação para crianças e adultos e, também, tratamento preventivo de doenças como tuberculose, leishmaniose e hanseníase.

Sem condições de manter o hospital após o corte da verba pelo governo estadual, a Prefeitura de Bernardo do Mearim resolveu fechá-lo, levando toda a estrutura e equipamentos da unidade ao estado de abandonado.

Dentre as principais alegações de Flávio Dino para o cancelamento do repasse estão a suposta falta de recursos nos cofres do estado para atender esta demanda e o não reconhecimento financeiro, por parte do Ministério da Saúde, à hospitais de 20 leito. O curioso, porém, é que, apesar de Dino insistir em dizer que o abandono do hospital de Bernardo do Mearim é uma herança maldita do governo anterior, na época em que a Saúde estadual era comanda pelo adversário do comunista, o ex-secretário Ricardo Murad, a unidade também não tinha recurso do governo federal, mas ainda assim a saúde dos maranhenses era prioridade, e a verba estadual era garantida para manter o hospital.

Outra alegação de Dino seria a suposta falta de prestação de contas. Somente após a resolução desse impasse, diz o governo, o hospital voltará a receber recursos estaduais, mas apenas até o teto de 70 mil reais.

Por conta do fechamento da unidade, além do descaso do governador para com a população da região, fica ainda comprovado que o comunista não deu qualquer valor a uma ação movida pelo Ministério Público do Maranhão na Justiça, requerendo a retomada, no prazo máximo de 72 horas, do repasse original, de 100 mil.

TRE julgará hoje processos de prestações de contas

Hoje, 30, às 15h, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realiza sessão extraordinária para julgar processos restantes que tratam de prestações de contas de candidatos, comitês financeiros e partidos políticos relativas às eleições 2014. A pauta pode ser consultada na guia “serviços judiciais”, disponível no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br.

Em dezembro de 2014, o TRE-MA iniciou o julgamento das prestações de contas dos candidatos eleitos para que eles pudessem ser diplomados, conforme prevê o artigo 57 da Resolução 23.406 do Tribunal Superior Eleitoral. Naquele mês, foram julgados 80 processos do tipo.

As contas julgadas não prestadas, mas posteriormente apresentadas, não serão objeto de novo julgamento, sendo considerada a sua apresentação apenas para fins de divulgação e de regularização no Cadastro Eleitoral ao término da legislatura. As contas apresentadas serão submetidas a exame técnico tão somente para verificação de eventual existência de recursos de fontes vedadas, de origem não identificada e da ausência de comprovação ou irregularidade na aplicação de recursos oriundos do Fundo Partidário, com posterior encaminhamento ao Ministério Público.

O partido político, por si ou por intermédio de comitê financeiro, que tiver as suas contas desaprovadas por descumprimento às normas referentes à arrecadação e aos gastos de recursos fixadas na Lei nº 9.504 ou na Resolução 23.406, perderá o direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário do ano seguinte ao trânsito em julgado da decisão, sem prejuízo de os candidatos beneficiados responderem por abuso do poder econômico ou por outras sanções cabíveis.

A decisão que julgar as contas eleitorais como não prestadas acarretará:
- Ao candidato, o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral até o final da legislatura, persistindo os efeitos da restrição após esse período até a efetiva apresentação das contas;
- Ao partido político, a perda do direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário;
- Desaprovadas as contas, a Justiça Eleitoral remeterá cópia de todo o processo ao Ministério Público Eleitoral para os devidos fins previstos na legislação pertinente. Fonte: TRE-MA

Mais de 41 mil pessoas se inscreveram para concurso público do TRE-MA

Na tarde desta quarta-feira, 29 de julho, o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul, que está realizando concurso público para provimento de cargos no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, divulgou a lista das pessoas que tiveram suas inscrições deferidas e indeferidas, além do índice de concorrência por vaga.

De acordo com o documento, inscreveram-se 41.713, sendo que 121 tiveram seus pedidos indeferidos, totalizando 41.592. O cargo com maior concorrência é de técnico judiciário – área administrativa, que recebeu 29.900 inscrições (71,68% por vaga). Já o de menor é o de analista judiciário – área medicina, que recebeu 170 inscrições (0,41%).

As provas do concurso 2015 do TRE-MA ocorrem no dia 30 de agosto, pela manhã (nível médio) e tarde (superior), com 4h e 5h de duração, respectivamente, conforme previsto no edital. Os locais de prova devem ser divulgados no dia 26 de agosto no endereço eletrônico www.tre-ma.ieses.org.

De acordo com o edital, o vencimento do analista judiciário pode chegar a R$ 9.692,84 quando somados gratificação de atividade, vantagem pecuniária individual e auxílio-alimentação para uma jornada de 40 horas semanal.

O analista judiciário (médico), para a qual há 1 vaga regular e 1 de cadastro de reserva, o vencimento pode chegar a R$9.293,34 para uma jornada de 20 horas semanal. Já para técnico judiciário o vencimento pode chegar a R$ 6.224,79 para 40 horas por semana. Fonte: TRE-MA

Militante cobra posição de Fábio Câmara sobre o PMDB para 2016…

   Ruy Pires cobrou posicionamento de Câmara
Em carta Aberta na internet, advogado Ruy Pires diz esperar que vereador, como vice-presidente da legenda, rompa "com a prática de vetos a nomes imposta pelo atual presidente"

by Marco Aurélio D'Eça - O advogado e militante do PMDB, Ruy Pires, fez hoje uma Carta Aberta ao vereador Fábio Câmara, para que o parlamentar torne pública sua posição em relação ao futuro do PMDB nas eleições de 2016. Para Pires agora como vice-presidente da legenda, Câmara "precisará trazer de volta a democracia interna".

- Falo isto por que sei que durante todo o seu mandato fostes vetado pelo deputado Roberto Costa, sem sequer ter direito a uma nota de solidariedade quando sofrestes injúria racial; falo isto, por sua conduta na Câmara encher os ludovicenses de orgulho; falo isto, por que acompanhei sua história dentro do partido; falo isto por que apoiei o vereador na medida do possível em sua eleição e falo isto por que acredito na sua preocupação com a cidade e certamente não permitirá que vendam o partido - provocou o advogado.

O advogado não cita claramente, mas sua grande preocupação diz respeito à possibilidade de o PMDB acabar se aliando ao prefeito Edivaldo Júnior (PTC). Ruy Pires chegou ao PMDB pelas mãos do deputado estadual Roberto Costa, mas rompeu com este em 2012, aliando-se ao ex-secretário Ricardo Murad.

- Nesse momento importante que se discute a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda, acredito que o vereador irá romper com a prática de vetos a nomes do partido imposta pelo atual presidente e convocará toda a militância a fazer parte de uma grande discussão política em torno do assunto - disse ele, referindo a Fábio Câmara e ao próprio Murad.

Também ex-aliado de Costa, Fábio Câmara rompeu com o deputado e foi eleito vereador pelo grupo de Ricardo Murad, de quem se afastou nas eleições de 2014. Hoje, Câmara está mais próximo de Roberto Costa, de quem é vice-presidente do diretório municipal. E deve receber a missão de conduzir o partido em relação às eleições de 2016. O vereador ainda não se manifestou sobre a carta aberta de Ruy Pires...

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Procon divulga valores de pacotes turísticos pelo Maranhão

As viagens são aguardadas com tanta expectativa, que a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), por meio de pesquisa, listou preços de pacotes de turismo para alguns dos principais destinos turísticos do Estado. Foram divulgados pelo órgão os valores de passeios a Alcântara, Barreirinhas e Carolina.

Para Alcântara, cidade colonial e histórica, o valor mais baixo encontrado, por pessoa, é R$ 90,00. O valor é exclusivo para grupos que tenham, no mínimo, quatro turistas. O pacote faz a viagem no estilo ‘bate e volta’, em que o viajante não pernoita na cidade, retornando no mesmo dia. No valor está incluso transfer, passeio de catamarã para ir e voltar, guia turístico e transfer para a volta ao hotel.

Para Barreirinhas, cidade que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o menor preço, no estilo bate e volta, é R$120,00. Pelo valor, o turista viaja de van até a cidade, faz o passeio pelas lagoas em caminhonete 4x4 e retorna no fim da tarde para São Luís.

Já para Carolina, no sul do Maranhão, a distância impede o esquema de viagem curta. Os pacotes geralmente incluem estadia na cidade. Incluindo três diárias, em quarto triplo ou quádruplo, além de taxas ambientais para a entrada nos santuários e cachoeiras acompanhado de guia credenciado, o preço mais baixo encontrado para o passeio é R$1.143,00.

De acordo com o diretor-geral do Procon Maranhão, Duarte Júnior, no contrato (ou ficha roteiro de viagem) deve constar tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade. As cláusulas que possam colocar o consumidor em desvantagem exigem maior atenção, sobretudo quanto à possibilidade de alterações nos hotéis, passeios, taxas extras e transportes. É importante guardar uma via datada e assinada, além de todos os prospectos, anúncios e folhetos publicitários, que integram o contrato. Confira no link: A pesquisa completa 

Anteriormente, o Procon concluiu pesquisa de preço nos hotéis das principais cidades turísticas do Maranhão. Fonte: Procon-MA

Andréa defende candidatura de Ricardo Murad por São Luís

Reprodução/Asscom Dep. Andréa Murad
A deputada garantiu que o povo, na Capital, não aguenta mais a atual gestão administrativa. Percebe que Ricardo Murad faria muito melhor por São Luís com sua experiência e condição independente de apadrinhamento. Para Andréa, Murad é muito diferente daquilo que Flávio Dino tenta fazer, dando indiretamente apoio a vários candidatos de seu campo político para manter o seu Governo.

- uma prova clara de que não pensa na cidade, mas sim em eleger alguém que ele possa controlar e também comandar a prefeitura de São Luis. Este já demonstrou desde 2012 que o seu ideal não é o povo, não é São Luís e muito menos o Maranhão, mas sim seu projeto de poder. O que é lamentável e se revelou uma decepção para o povo - frisou a peemedebista.

São Luís merece, segundo a oposicionista, um prefeito eficiente, que arregace as mangas, seja destemido, corajoso, sem medo de enfrentar desafios e que realmente trabalhe por São Luís. Andréa assegurou que Murad não dependeria de governo para trabalhar. Não ficaria 3 anos sem fazer nada e indo, no final, a asfaltar ruas às vésperas de eleição. Com Murad, na opinião de Andréa, haveria educação mais eficiente às crianças, com estrutura e estímulo aos educadores. Haveria saúde de qualidade, com mais consultas especializadas, exames. Teria mais atenção aos bairros e uma vida digna para as pessoas.

Andréa disse mais: - Ah meus amigos, se tudo der certo, nossa São Luís vai ser outra cidade a partir de 2017. Eu só tenho orgulho de estar ao lado desse grande político porque foi por vê-lo sonhar e acreditar que pode fazer muito para melhorar a vida das pessoas e se dedicar tanto, que eu desejei entrar na política. Vou começar a trabalhar desde já para ajudá-lo a vencer essas eleições. São Luís precisa de quem sabe fazer projetos acontecerem! Por que Ricardo? Porque Ricardo faz! Que venham as eleições de 2016!

Teresa Murad mantém firme a atenção básica de saúde

   Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
A prefeita Teresa Murad mantém firme o seu plano estratégico de atendimento à saúde da população. Na área da atenção básica, ações municipais concentradas na Zona Rural atendem agora em regime de mutirão. Nos últimos dias, as comunidades do Mocó e do Limão (foto), envolvendo ainda os povoados de Corte de Areia, Centrinho, Berrador e Paraíso, receberam equipes do Posto de Saúde do Mocó. Atenção especial foi dedicada às crianças de até dois anos e aos cuidados em relação à hipertensão, diabetes, hanseníase e outras doenças que precisam ser tratadas de forma continua.

Quem precisou de medicamentos recebia na hora. Em alguns casos também houve aplicação de vacinas. Para as crianças e idosos também foi feita a distribuição de leite do Programa Leite é Vida.

Na sede do Município, na Unidade de Saúde da Vila Vavá, ocorreu o Mutirão da Dermatologia. A maioria das pessoas foram triadas pelos agentes comunitários de saúde. Submeteram-se ao teste de sensibilidade. Com informações da Assocm PMC

terça-feira, 28 de julho de 2015

Nova política, meu compromisso

   Imagem/Asscom Dep. Andréa Murad
Por ANDRÉA MURAD - É surpreendente como os meios pela busca de informação tomam a nossa atenção o dia inteiro. Mais surpreendente ainda como as mídias convergem para se adequarem ao agora. Sou totalmente adepta e atenta às novas tecnologias. Estamos sempre compartilhando notícias, debatendo ideias e nos divertindo com imagens. E os memes? Há poucos dias, em conversa com um jornalista, muito coerente por sinal, fui às gargalhadas ao imaginar os memes a partir das frases que ele compartilhava comigo sobre a nossa política. Apesar da graça, o contexto era real e motivo de muita preocupação, tanto minha quanto do jornalista. Em pouco mais de um ano mergulhada completamente na política, porém nascida e criada em uma família de políticos, convivendo com um pai dedicando-se diariamente a ela, volto a defender a necessidade de avançarmos. Combater as velhas práticas e exigir uma nova forma de fazer política. Muitas pessoas desacreditadas a critica. Só que elas dormem, acordam, vão para o seu trabalho e vivem suas vidas. Eu durmo, acordo e faço política. Preciso ter ânimo e fé para lutar por essa política diferente que a maioria do povo clama hoje. Desde a minha estréia na Assembleia, luto por essa postura, por isso sou pouco compreendida, alvo de ataques pessoais e investidas ocultas, — coisas dos bastidores que também precisam ser dissipadas —.

A minha forma clara, direta e intrépida de lidar com certas discussões, reflexos da minha busca por uma política diferente, faz com que isso aconteça. Acredito que o tempo, apenas ele, poderá tornar isso compreensível para outros políticos que ainda se chocam, principalmente alguns deputados com o meu jeito de representar o povo. Vivemos dias difíceis e não podemos perder tempo com discussões vazias, mas sim com verdades que precisam ser encaradas e posturas que precisam ser respeitadas. Em um parlamento com a diversidade de políticos das mais várias gerações, com pensamentos divergentes, é muito normal acontecerem embates, mas nunca tornar a tribuna em um forte de ataques pessoais transformando o plenário em arena de guerra. É com toda certeza que nenhum dos 42 deputados foi eleito para assumir tal postura. Sempre cobro reflexão sobre o assunto. O meu problema não é pessoal com qualquer deputado, só acho que fomos eleitos pelo povo e é a ele que devemos lealdade e respeito. Por isso, sempre indago: Por quais interesses estamos lutando? A quem estamos servindo, de fato?

Nestes primeiros meses testemunhamos a população se sentir enganada. Esperava mudança, sonhava com uma vida melhor, com um Estado melhor, mas presencia o retrocesso. Fala-se tanto em corrigir injustiças e o que presenciamos é perseguição, má gestão, propina, escândalos e mais escândalos de um governo cujas lideranças não conseguem tomar as rédeas da administração. Todos precisam fazer uma autoavaliação, encarar suas falhas, realizar mudanças verdadeiras, se munir de técnicos competentes para que possam concretizar feitos que realmente transformam a vida das pessoas. Afinal, um líder à frente de uma prefeitura ou governo pode fazer muito pelo seu povo e cabe a nós parlamentares fiscalizar, legislar, dialogar, mediar e garantir que os direitos de todos sejam atendidos, sem exceção. E não deveríamos ser punidos por cumprir o nosso papel.

Sempre costumo dizer que a minha luta é muito maior do que uma luta de lados políticos. Se não podemos contestar, independente do lado que estivermos, pra que serve o parlamentar? Eu desejo propagar um novo jeito de fazer política, de realizar grandes feitos e ajudar a transformar a sociedade. Alguns falam muito do meu DNA, DNA esse que tenho muito orgulho. Esta é a herança que eu carrego, dos meus avós e pais, passados para nós, filhos e netos, que crescemos observando todos os dias o desenrolar da nossa política e dos nossos governantes. Foi pelo meu DNA, gene, que desde criança me apaixonei pela ideia de um dia ser capaz de causar mudanças significativas para melhorar a vida das pessoas. Tal qual um gene, carregamos o meme que, segundo a teoria de Richard Dawkins, é uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar através das ideias e informações que se propagam de indivíduo para indivíduo. Apesar do conceito de Dawkins criado há mais de 40 anos, nada mais atual usar o conceito para os memes de internet, virais, dispostos a espalhar uma ideia e a minha sempre será fazer uma nova política. Que seja motivo de orgulho para os maranhenses.

Coroatá espanta crise com Quinzena Maluca de Preços Baixos

   Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
SEBRAE e a Secretaria Municipal de Empreendedorismo preparam, com o intuito de aquecer as vendas e diminuir o impacto da crise econômica que afeta o País, a I Quinzena Maluca, a partir de 22 de agosto. Já incorporados ao projeto, 23 comerciantes irão vender produtos de alta rotatividade com baixíssimos preços. Está programado um festival de prêmios ao consumidor da Quinzena. Os prêmios incluem cestas básicas, tanquinhos, fornos micro ondas, bicicletas etc. O secretário de Empreendedorismo Antônio Carlos Sotero organizou encontro com dos empresários com o representante do SEBRAE no Maranhão Dênio Carneiro. Segundo Dênio Carneiro, o projeto promete mexer com o mercado local. Com informações da Asscom PMC

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ricardo Murad visita Academia Pública de Saúde durante aula de dança

   Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
Foi na noite de ontem, 23. Ricardo Murad (PMDB) chegou de surpresa e deu de presente à Academia kit de Zumba Fitness composto por 10 DVD’s, com aula profissional para o aprimoramento das atividades. Murad anunciou que em breve os alunos da Rede Municipal de Ensino vão poder participar de aulas de Zumba em horários diferenciados. Foi prometida a instalação de telões na área de dança da academia para maior dinâmica durante as aulas que também têm acompanhamento presencial do instrutor. O peemedebista anunciou ainda uma competição de Zumba entre grupos formados por alunos da Academia de Saúde. Seria outro incentivo para a dedicação dos alunos.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Murad acionará justiça devido inclusão de inadimplentes do IPVA no SERASA

   Imagem/Asscom Ricardo Murad
MAIS UMA MALDADE DE FLÁVIO DINO. 30 MIL CONTRIBUINTES MARANHENSES COM NOME SUJO NA PRAÇA

Por RICARDO MURAD - Sobre a notícia, amplamente veiculada, de que o governo do Estado encaminhou "lote" com o nome de 30 mil contribuintes - que seriam devedores do IPVA - para inclusão no SERASA, cabe-me, como cidadão, manifestar minha indignação e chamar a atenção da sociedade acerca de mais uma maldade praticada por este governo contra a nossa gente.

Além disso, deixo claro que vou acionar os órgãos competentes (Judiciário, Ministério Público, etc), porque entendo que tal serviço - que segundo a boca pequena é conhecido como cadastro de mal pagador - foi criado para proteção do crédito comercial e patrocinado pelos lojistas e empresários, e não como meio coercitivo para pagamento de tributo ao Estado.

Ora, a finalidade da inserção do contribuinte inadimplente nos cadastros de mal pagadores é a de impelir no cidadão um constrangimento capaz de obrigá-lo ao pagamento do débito, aproveitando-se de sua vulnerabilidade em relação ao Estado. Tal medida, portanto, é inconstitucional e imoral! Ponto.

É inconstitucional porque o Estado possui meios legais - não constrangedores - e privilegiados para a satisfação dos seus créditos tributários já que é beneficiado pelo célere e específico procedimento da Lei nº. 6.830/80 (Lei de Execução Fiscal), bem ainda que a imediata inclusão em cadastros restritivos de crédito, sem sequer processo administrativo, impede que o contribuinte conteste ou se defenda de qualquer forma, antes de ver seu nome enxovalhado no tal cadastro de mal pagador.

Além disso, trata-se de uma medida evidentemente indigna e imoral, pois cria a figura do Estado chantagista, ou seja, aquele que adota medidas constrangedoras com o único objetivo de arrecadar, desprezando direitos e garantias dos contribuintes como a sua dignidade.

Devo ressaltar que não faço apologia ao inadimplemento de obrigação tributária. Não é isso! Mas o que vou exigir a quem de direito - porque é isso que se espera da administração pública - é que o governo do Estado faça a cobrança dos seus créditos tributários, através de meios legais, menos gravosos e sem constrangimento ao contribuinte. Contem comigo. Vou à luta!!! E SEGUE O GOVERNO DA MUDANÇA PRA PIOR!

Flávio Dino demite dentistas das UPAs do Araçagi e Cidade Operária

   Imagens/Asscom Ricardo Murad
GOVERNO INCAPAZ. DOZE DENTISTAS TREINADOS EM ATENDIMENTO DE URGÊNCIA DEMITIDOS SUMARIAMENTE DAS UPAS DO ARAÇAGI E CIDADE OPERÁRIA

A denúncia foi disseminada na Internet pelo ex-secretário de Saúde Ricardo Murad. O peemedebista acusou o Governo de ser incapaz de continuar o plano de expansão da rede de assistência à saúde que havia. Ricardo Murad disse que deixou orçamento garantido e frisou: - O governo optou por demitir profissionais treinados para colocar os seus, ao invés de promover a expansão dos serviços para a abertura de novas vagas. Deixo aqui o meu repúdio a mais essa perseguição e irresponsabilidade de um governo que não consegue encontrar o seu caminho.

Para Murad, além da incapacidade de gestão, o Governo Flávio Dino está causando um prejuízo incalculável aos maranhenses. Dino, em sete meses, só destruiu tudo de bom. Murad questionou: - Porque demitir doze dentistas preparados, que prestam serviços excepcionais em duas de nossas UPAS? Porque ao invés da demissão não implanta novos serviços e contrata novos profissionais? E se eu não tivesse construído toda essa rede, o que iriam fazer? Triste governo, triste destino da rede estadual de saúde.

O REPÚDIO DE ANDRÉA

Por Andréa Murad - Eu não acredito que alguém se elege governador e ainda continua apegado a coisas pequenas como perseguição ou vingança. Para o cargo que ocupa, deveria ser maior que isso. 12 dentistas que se dedicavam ao trabalho de urgência das UPA's da Cidade Operária e Araçagy, especificamente treinados para o serviço de emergência, foram demitidos pelo governador. Assim, prefere prejudicar pais e mães de família que não fazem mal a ninguém, que sequer participam de política para colocar os seus em uma clara demonstração de que o governo usa a rede pública de saúde de forma política.

Por essas e outras é que o governo não está indo pra frente. Sequer consegue fazer as pessoas que trabalham no Estado acreditarem no seu projeto e age de forma pequena para se vingar de quem fez, faz e continuará fazendo oposição a ele. Já foram demitidos técnicos de enfermagem, enfermeiros, agora os dentistas. Os próximos serão os médicos? Sem dúvida, um triste destino para o Maranhão.

Ministério da Saúde inclui SAMU de Coroatá em Projeto Nacional

   Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
O Sistema de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) em Coroatá passou por avaliação completa do Ministério da Saúde (MS), recebendo maior conceito da categoria e inclusão do órgão em projeto federal de adequação do atendimento nacional. O MS buscar complementar a equipe com mais um enfermeiro. No Maranhão apenas dois SAMUs foram escolhidos - um de São Luís e, do interior do Estado, o de Coroatá por ser o mais preparado. Nos últimos anos, a prefeita Teresa Murad (PMDB) fez grandes investimentos na capacitação dos profissionais de Saúde no Município. Veja AQUI e AQUI.

Nesta semana, um pesquisador enviado pelo Ministério da Saúde esteve em Coroatá e fez várias entrevistas sobre o funcionamento do Sistema no município. Foram analisados demanda de atendimentos, estrutura, quadro de profissionais, etc. Foi traçado um perfil do SAMU de Coroatá e chegou-se a conclusão que o Sistema funciona da forma esperada pelo MS, como referência no Maranhão. Assim, o SAMU da capital e o de Coroatá receberão reforço.

Nós somos o único SAMU do Maranhão qualificado. Todas as ambulâncias funcionam. Temos um serviço de retaguarda clínica organizado, materiais e aparelhamento das unidades de suporte avançado e básico de acordo com portaria do MS. Além de tudo isso readequamos alguns itens que o MS achou conveniente. A prefeita já iniciou a adequação do prédio. Funcionamos de acordo com a portaria nº 1010 e a portaria nº 2048 do MS que regulamentam o funcionamento do SAMU. Somos referência estadual - disse Ivan Lima diretor do SAMU de Coroatá. Com informações da Asscom PMC

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Inmeq-MA interdita bombas de combustível em São Luís

   Fotos/Divulgação - Fiscais do Inmeq-MA verificam as condições da bomba de combustível
Por Franci Monteles/Inmeq - No segundo dia de uma operação conjunta com diversos órgãos de fiscalização, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Maranhão, interditou, nesta quarta-feira (22), duas bombas de combustível em postos de São Luís.

A ação do Inmeq-MA integra a força-tarefa organizada pelo Ministério Público que envolve diversos órgãos de fiscalização de estabelecimentos de envase, distribuição e revendas de gás GLP e de combustíveis, iniciada na segunda-feira (21). Além do Inmeq-MA, fazem parte da força-tarefa a Agência Nacional de Petróleo (ANP), Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), Delegacia do Consumidor e outros.

As bombas interditadas pelo Inmeq-MA são de postos de combustíveis localizados nos bairros São Raimundo, próximo ao Parque Independência, e na Avenida São Luís Rei de França, Turu. Somente no posto da Avenida São Luís Rei de França, a bomba interditada apresentou oito irregularidades, entre as quais, dígitos danificados e vazamento interno de óleo.

Segundo os técnicos, com os dígitos queimados, o consumidor não consegue nem identificar o valor que irá pagar pelo combustível. Fiação elétrica exposta e vazamento interno de óleo também são irregularidades e, conforme o diretor-técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias, podem vir até a causar um acidente. Equipes do Corpo de Bombeiros constataram problema em um hidrante, ao verificar as condições de segurança contra incêndio. O posto também foi notificado pela corporação.

Já a ANP realizou teste de campo na gasolina para identificar se o percentual de álcool anidro estava de acordo com o que determina o órgão, o percentual de 27%. Amostras das gasolinas tipo comum e aditivada e de óleo diesel também foram coletadas para análises em laboratório. No primeiro dia da operação, terça-feira (21), cinco equipes fiscalizaram envasadoras e revendedoras de gás, o que resultou na interdição de lotes de botijões que apresentaram peso abaixo do permitido, 13kg. Várias revendas de gás também foram interditadas.

Em caso de suspeitas de irregularidades, os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do Inmeq-MA, pelo telefone 0800 071 5281.

Procon divulga preços de hotéis das principais cidades turísticas do MA

O Procon concluiu pesquisa de preço nos hotéis das principais cidades turísticas do Maranhão. Foram listados os valores cobrados por diárias de quartos duplos e triplos em São Luís, Alcântara, Barreirinhas e Carolina. O objetivo da pesquisa é informar aos consumidores sobre a variação de preço e garantir que a escolha da estadia seja feita de forma consciente, bem como incentivar o turismo local.

Em Barreirinhas, cidade que dá acesso aos Lençóis Maranhenses, a variação de preço chega a ultrapassar os 300%. O índice de variação é o maior do estado. Por lá, o valor médio da diária custa R$ 210,25 para duas pessoas e R$ 296,29 para três. O valor é superior ao preço médio de São Luís, que é de R$ 210,75 e R$ 257, respectivamente, com variação de 71%.

A menor variação apresentada na pesquisa é na cidade de Carolina, no sul do Maranhão. O preço médio, para casal, é R$ 165, com variação de 20%. Para três, a média é R$ 220, apresentando 31,57% de variação. Com o menor média de preço, Alcântara é a cidade mais barata para se hospedar entre os destinos pesquisados. Para um casal, a média do valor cobrado por uma noite é R$ 127,50, enquanto para três pessoas, a média é R$ 200.

De acordo com o diretor geral do Procon, Duarte Júnior, o valor das diárias não é tabelado, sendo, por isso, comum a variação de preços. Os valores constados na pesquisa dizem respeito à alta temporada, a exemplo das férias e de feriados prolongados. A tabela está disponível nas redes sociais do Procon e no portal do consumidor, http://www.procon.ma.gov.br/pesquisa-de-precos-hoteis/. Fonte: Procon



terça-feira, 21 de julho de 2015

Inmeq-MA detecta botijões de gás abaixo do peso

   Foto/Divulgação - Fiscalização de venda de gás de cozinha realizada pelo Inmeq em São Luís
Por: Franci Monteles/Inmeq - O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) reprovou botijões de gás vendidos por envasadoras em São Luís, durante fiscalização realizada na terça-feira (21).  O Inmeq-MA é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A fiscalização faz parte de uma força-tarefa capitaneada pelo Ministério Público com a participação da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) e Inmeq-MA, desencadeada nesta semana na capital.

O primeiro dia de trabalho contou com a presença da promotora de Defesa do Consumidor Lítia Cavalcante e do presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior, além de representantes da ANP e do CBMMA. Três equipes do Inmeq-MA participaram da operação. Os exames realizados pelo órgão foram por amostragem, sendo selecionados dois lotes de 32 e um de 80 botijões. Após exames de pesagem em um dos lotes de 32, os fiscais do Inmeq-MA identificaram algumas unidades com peso abaixo do permitido.

Todo o lote foi reprovado no exame, que pesou cada botijão com e sem o gás. Em razão da irregularidade detectada, a empresa [em foto] foi notificada e será autuada, podendo vir a receber multa, conforme estabelecida pelas normas do Inmetro.

Procon divulga ranking dos menores preços de combustíveis

Por: Emilly Castelo Branco/Procon - A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou, nesta terça-feira (21), a relação de preços praticados sobre combustíveis nos postos de São Luís, Itapecuru-Mirim, Caxias, Estreito, Santa Inês e Imperatriz. O órgão publica, por meio de suas redes sociais e do portal do consumidor, o ranking semanal dos valores cobrados pela gasolina, etanol e diesel nestes municípios. As informações são recolhidas por agentes de fiscalização locais por meio de dados fornecidos por consumidores, empresários e, também, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Órgão, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), o Procon recomenda que os consumidores solicitem, no momento do abastecimento, o teste de qualidade da gasolina, que deve ser realizado obrigatoriamente pelo frentista. Outra recomendação do órgão é a exigência da nota fiscal.

Para acompanhar a divulgação do ranking, que acontece toda terça-feira, siga o Procon nas redes sociais. Instragram: @proconmaranhao, Twitter: @proconmaranhao e Facebook: Procon Maranhão ou acesse o link: http://www.procon.ma.gov.br/ranking-postos/ .

Andréa Murad vai representar o Governo contra denúncia de propina

Arte/Asscom Dep. Andréa Murad
A deputada Andrea Murad cobrou da Secretaria de Transparência e Controle que investigue a denúncia de propina praticada pela assessora especial do governador Flávio Dino, Simone Limeira (PCdoB). A referida denúncia veio à tona através do Blog do Diego Emir. Andreá Murad já anunciou que entrará com uma representação contra o abuso praticado pela equipe do Governo.

Oligarca de Caxias tem resposta de Ricardo Murad

Sobre cobertura da imprensa e de inúmeras publicações na blogosfera que mostraram o presidente da Assembleia Legislativa do MA Humberto Coutinho agredindo um repórter da Record, durante festa de R$ 1 milhão da neta do parlamentar, o peemedebista Ricardo Murad, de pronto, rebateu insinuações de que teria participação na pauta da emissora. Encaminhou à redação do Jornal Pequeno os devidos esclarecimentos, em resposta ao editorial "DESESPERO E PROVOCAÇÃO", publicado na edição desta terça-feira, 21.

Na linha da política de cabresto, como a mídia o rotulou, o oligarca Humberto Coutinho foi flagrantemente deselegante, na noite do último sábado, 18. No vídeo abaixo está claro que o repórter não o abordou de forma acintosa. Pelo contrário, Coutinho foi quem agrediu fisicamente o referido repórter e agiu com descomunal grosseria mandando o profissional tomar no ânus.

A festa, no Coco Bambu, o mais caro buffet de Teresina, no Piauí, com o mega show da banda Capital Inicial, foi palco da exibição de extrema riqueza, ambiente que quase sempre cerca as pessoas de extrema arrogância. Teve até a presença dos atores globais Daniel Rocha e Jonatas Faro. Eita dinheiro fácil!!! Depois do vídeo do Blog do Paulo Sousa leia a versão de Ricardo Murad.


A bem da verdade e em respeito à população e aos leitores do Jornal Pequeno esclareço que:
- Não tive nenhum encontro com o ex-deputado Paulo Marinho recentemente, com qualquer objetivo, e sequer estive alguma vez no restaurante Coco Bambu;
- Não pautei minha trajetória política em agressões a familiares dos meus adversários, e jamais desrespeitaria uma reunião familiar, e ainda mais festiva;
- Enfrento meus adversários abertamente, pois as minhas críticas são dirigidas a pessoas públicas, por atos com os quais não compactuo;
- Por fim, ressalto que esta não é a primeira vez que publicam notas plantadas por pessoas, estas sim, que não têm coragem para o embate político e tramam, desvirtuam e mentem com o único objetivo de afetar a minha imagem;
- Mas reafirmo ao povo do Maranhão que esses inimigos covardes não me intimidarão com mentiras, e que vou continuar lutando pelo bem dos maranhenses.
RICARDO MURAD

Enxurrada de escândalos no desgoverno de Flávio Dino

Em post na sua página do Facebook, o peemedebista Ricardo Murad repercutiu a enxurrada de denúncias contra o desgoverno de Flávio Dino e cia:

Escândalo! Esse é o governo de Flávio Dino, o "governo da propina". Nem índio escapa. O blog do jornalista Diego Emir revela pagamento de propina para assessora especial de Flávio Dino para pagar fornecedores, pessoal de Flávo Dino, nomeado no gabinete do primeiro damo. Cobra propina até de índio. Vejam as conversas no whatsapp e os comprovantes dos depósitos nas fotos. Jornalistas já publicaram que tem irmão do governador chefiando o esquema. Vejam que o nome de Márcio Jerry sempre aparece.


sexta-feira, 17 de julho de 2015

Ricardo propõe novas políticas públicas à saúde do povo brasileiro

Foto: Asscom Ricardo Murad
Por IDALGO LACERDA - Agora pouco, por volta das 09:45 h, no Auditório do Complexo de Ensino Educacional Fundamental (CEEF), o palestrante especial e Ex-Secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Ricardo Murad falou cerca de 01:45 h, para uma plateia formada por mais de 400 pessoas, sobre a sua experiência vivenciada à frente da SES, durante 5 anos, entre 2009 a 2014, quando criou e projetou o Programa Saúde é Vida. O maior programa de saúde pública do Brasil!!!

O palestrante Ricardo Murad, na oportunidade sugeriu alguns ajustes, adequações e alterações no Sistema Único de Saúde do Brasil. Pois há uma grande contradição e vácuo ente a teoria e a prática quanto à aplicação da metodologia e dos princípios quando fora concebido, implicando assim, numa dicotomia em toda a sua estrutura e funcionalidade e, principalmente, nas suas etapas ao que concerne nos atendimentos e nos procedimentos médicos de média e alta complexidade.

Para o ex-secretário de Saúde, muitas das vezes o paciente tem que buscar meios e alternativas impróprias para ser assistido pelo Estado (União, Estados, Municípios e Distrito Federal), como preceitua a Constituição Federal em seus artigos de nºs. 196º a 202º, que instituem o atual modelo de saúde brasileiro. Quando não, o atendimento passa a ser judicializado devido os entes federados recusarem-se a dar a merecida assistência humanizada e devida aos seus doentes! Isto é, os pacientes e familiares procuram a solução via Justiça!!!

Para Ricardo Murad o tema da VI Conferência Municipal de Saúde tem como base o lema no trinômio "Qualidade, Compromisso e Responsabilidade", que nos dias atuais é difícil de fazer, mas não é impossível de realizar!!!

Sugestões propostas por Ricardo Murad

Como sugestões propostas, ponderadas e pontuadas pelo então Secretário de Saúde, a fim de serem discutidas na próxima Conferência Estadual de Saúde a ser realizada na Capital do Estado, Ricardo Murad recomendou:

1 - A introdução do quesito saúde como disciplina obrigatória nas escolas municipais;
2- Previsão orçamentária adequada para cada ano de governo municipal manter e garantir uma saúde decente;
3 - Aumento da abrangência, reciprocidade, manutenção e prevenção da saúde, através da prevenção e da monitorização dos munícipes;
4 - Treinamento específico para os Agentes Comunitários de Saúde;
5 - Investimentos em Recursos Humanos;
6 - Produtividade e eficiência;
7 - Atualização tecnológica na aquisição de equipamentos,
facilitando assim, o desempenho dos profissionais médicos e de técnicos permanentemente;
8 - Manutenção da qualidade pela produtividade das unidades de saúde, de acordo com os seus perfis;
9 - O Estado (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) têm que ter responsabilidade de manter, cuidar e zelar pelo Meio Ambiente, Educação, Saúde e Segurança dos seus cidadãos;
10 - A Assistência Social e a Saúde têm que caminhar juntas e estabelecer uma sinergia ampla na elaboração, na execução e na manutenção de novas políticas públicas sociais, priorizando àquelas pessoas mais humildes e carentes que vivem em extremada condições de alta vulnerabilidade social e econômica.

Continue lendo...

Cantor volta ao palco da casa de shows Portal da Litorânea

Imagem/BPC Produções
Da ANB Online - O cantor e compositor Kit Jubadeleão se apresenta mais uma vez na casa de shows Portal da Litorânea (Avenida Litorânea) nesta sexta-feira (dia 17), às 20h a pedido dos fãs. O artista que tem apresentação marcada na cidade de Vitorino Freire ainda este mês, promete novidades para mais essa edição comemorativa dos seus 25 anos de carreira.

Kit, que passou pelos principais movimentos musicais da Grande Ilha, além de intérprete é também arranjador musical. Com um repertório que prima pela diversidade sonora e contemplação dos mais diversos e variados gêneros e ritmos, o artista promete para esta sexta canções ainda não interpretadas nos shows anteriores, mas conservando a textura inicial concebida para o espetáculo ‘Kit Jubadeleão 25 anos de Carreira’.

Inserimos mais algumas canções no repertório que já vem sendo executado, mas a pegada e textura continuam as mesmas, tudo dentro do contexto e da proposta inicial que defendemos; acredito que esta apresentação de sexta será ainda mais marcante e, claro, com a participação maciça do público que vem se fazendo presente com constância - disse Juba.

A produção do show é assinada pelo compositor, produtor e jornalista Fernando Atallaia, através do Núcleo de Promoções Culturais e Difusão Musical da BPC Produções, produtora oficial do Movimento Cultural Baluarte. Imperdível.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Outra incompetência de Flávio Dino

   Arte/Asscom Ricardo Murad
DEPOIS DE VÁRIAS MORTES OCORRIDAS DENTRO DO HOSPITAL MACRORREGIONAL DE COROATÁ POR FALTA DE OXIGÊNIO, BANDIDO INVADE ENFERMARIA E MATA PACIENTE COM ARMA DE FOGO. O DESGOVERNO DA "MUDANÇA" OPERA NO MUNICÍPIO CAUSANDO DESGRAÇA À POPULAÇÃO

Realmente, aqui vale o jargão: Eis o cúmulo do absurdo! Coroatá não tem mais paz, nem em hospital a bandidagem deixa de agir abundantemente. Sem dúvidas, é a “mudança” chegando de vez com o desgoverno dos “comunistas”. Liderados pelo Chefão Flávio Dino, os malfeitores coroataenses, seguidores da desastrosa Administração estadual, só contribuem para o caos, reproduzindo a gestão incipiente do PCdoB no Maranhão. Infelizmente, como nunca, mais uma família em Coroatá viu, nesta quinta-feira, 16, o fim trágico de um ente seu. Em meio a cenas de terror, mais um ser humano brutalmente abatido dentro do Hospital Macrorregional, nas barbas do governador que, perdido no cargo, ainda mantém auxiliares incompetentes naquela casa de saúde.

A “mudança” não chegou, de fato, para Romário Machado. Ele havia sido submetido a uma cirurgia devido a uma tentativa de homicídio. Na Enfermaria, Romário, também acusado de assaltos, levou três tiros, na noite de quarta-feira, 15. O autor do bárbaro assassinato ainda não foi identificado.

Triste acontecimento que jamais ocorrera na Administração de Ricardo Murad. Eis a prova da incapacidade dos gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que não disponibilizam qualquer serviço de segurança eficaz. Incapacidade da Segurança Pública que não consegue enfrentar com sucesso a crescente onda de violência no Estado.

Prefeita Teresa Murad instala VI Conferência Municipal de Saúde

   Imagens: Ronny Sales/Asscom PMC
Hoje pela manhã a prefeita Teresa Murad (PMDB) abriu a VI Conferência Municipal de Saúde em cerimônia concorrida no Auditório do Complexo Educacional. O tema “Saúde Pública de Qualidade, Desafio, Compromisso e Responsabilidade de todos” despertou a participação de centenas de profissionais do setor que foram inscritos pela Secretaria Municipal de Saúde. A Conferência continua até amanhã, 17.

Além da prefeita, prestigiaram a abertura da Conferência a vice-prefeita Neuza Muniz, o vereador e vice-presidente da Câmara Josean Veras (PSC), a secretária de Saúde Aritana Moura e o prof. José Wilson membro do Conselho Municipal de Saúde. Também presentes o vereador Jocimar Pereira (PMDB) e os secretários municipais Feliciano Marques, de Infraestrutura, Fábbio Frazão, de Comunicação, Marciley Rony, de Transito, Iran Lima Costa, de Cultura, Márcio Antônio, de Meio Ambiente, Antônio Carlos, de Empreendedorismo, Robert Vagner, da Casa Civil e Elias Moura procurador do Município.

Segundo a prefeita, mesmo sem qualquer parceria com o Governo Estadual como ocorria antes, hoje, a Prefeitura faz funcionar, com excelência, a saúde básica com consultas, visitas periódicas dos Agentes Comunitários de Saúde. O Município oferece no Centro de Especialidades Médicas (CEM) consultas com especialistas em diversas áreas da medicina. Tem o Centro de Tratamentos Fisioterapêuticos, o Centro de Especialidades em Reabilitação - CER. Disponibiliza a Academia Pública de Saúde a tratamento de quem recebe orientação médica para atividades físicas.

- Quero dizer que Saúde Pública é prioridade do meu governo. Eu estive sempre apta a ouvir a população e uma simples sugestão pode fazer diferença - disse a prefeita. Com informações da Asscom PMC

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Andréa chama Assembleia à ordem e faz mais denúncias

   Arte/Asscom Dep. Andréa Murad
A deputada estadual Andréa Murad (PMDB) mais uma vez em discurso incisivo mostrou a verdade que o Poder Legislativo esconde. Deixou às claras o jogo político partidário, alinhado aos ditames do Governo Flávio Dino, que abafa a real precarização do Sistema Estadual de Saúde cujos efeitos a população sente na pele. Andréa denunciou a fraca atuação da Comissão de Saúde da Assembleia que nunca fiscaliza nada contra os “comunistas”. A Comissão foi provocada a investigar o caos na maternidade Marly Sarney e no Hospital Nina Rodrigues.

- Acredito ser legítimo investigar atos da gestão anterior; mas porque não investigar o que está acontecendo hoje ¿ Quer dizer essa Assembleia só serve pra servir o Governo e não serve pra servir ao povo! - provocou a peemedebista. Segundo Andréa, a UTI da Marly Sarney está um verdadeiro lixo. Está improvisada e causando muito mal aos pacientes. No Nina Rodrigues, os funcionários estão com salários atrasados e não existe gestão de atendimento especial para apenados.

Diante das denúncias, Andréa prometeu fortalecer o seu trabalho de investigação a partir do mês de agosto. Prometeu investigar todas as unidades de saúde. Algo que vai contrariar os interesses da Comissão de Saúde que só faz o que o Governo quer. A oposicionista fez um alerta aos colegas para que se atentem ao seu papel, que não se agachem ao Poder Executivo. Disse que a Assembleia terá que mostrar transparência e independência.

Veja o discurso completo de Andréa Murad:

Equipes do SAMU de Coroatá e Peritoró recebem treinamento especial

   Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
Na tarde de ontem, no Auditório da Academia Pública de Saúde, funcionários do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), das unidades de Coroatá e Peritoró, participaram do treinamento “Parto de Urgência no Atendimento Pré-Hospitalar”. O médico obstetra Bel Machado, que já acumula vários anos de experiência na área, ministrou o treinamento.

Segundo o diretor do SAMU Ivan Lima, o treinamento é indispensável, principalmente, no atendimento do SAMU Rural, - Foi para isso que a prefeita Teresa Murad buscou esse treinamento. Existem situações em que nossas equipes chegam na Zona Rural e já encontram a mulher em trabalho de parto. Estar preparado para agir em ocasiões como essa é essencial - disse Ivan. Ivan também alertou que as capacitações não ocorrem mais. Lembrou que antes, no Governo Roseana, o secretário de Saúde Ricardo Murad sempre disponibilizava cursos afins, que atendiam às necessidades de treinamento tanto dos funcionários do SAMU, como dos funcionários da UPA e do Hospital Macrorregional.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Prefeitura de Coroatá realiza conferência de saúde

   Imagem/Asscom PMC
Prefeitura de Coroatá realiza nesta quinta e sexta-feira, a conferência “Saúde Pública de Qualidade – Desafio, Compromisso e Responsabilidade de Todos”. Trata-se de uma ação executada pela Secretaria Municipal de Saúde com objetivo de avaliar as condições de acesso, acolhimento e definir diretrizes e prioridades em políticas do setor e desenvolvimento do controle social.

Para a conferência, foram convidadas autoridades municipais, lideranças comunitárias, empresários e o povo em geral. A prefeita Teresa Murad (PMDB) fará a abertura do evento. O palestrante magno será o ex-secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad (PMDB) e o tema de sua palestra será o próprio tema da conferência. Com informações da Asscom PMC

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Município leva programa esportivo a pacientes do CAPS

   Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
Cerca de 20 pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial de Coroatá) já foram acolhidos pelo programa Corpo e Movimento integrado à Secretaria de Esportes. Na manhã desta sexta-feira, 10, houve a primeira atividade na Academia Pública de Saúde, um dignificante incentivo às boas práticas. Pelo programa, todos terão vários benefícios como caminhada, ginástica, dança e modalidades esportivas.

A prefeita Teresa Murad (PMDB) determinou apoio integrado dos órgãos municipais. A Secretaria de Infraestrutura disponibilizou ônibus para o transporte dos pacientes à Academia de Saúde. A Secretaria de Esporte irá ceder professores e profissionais para o acompanhamento dos pacientes. O programa conta com dedicação direta do secretário de Esportes Diego Antunes e das diretoras do CAPS Yana Cardoso e Aldacy Carneiro Marques.

Segundo a direção, o programa funcionará duas vezes por semana. Às terças-feiras, no próprio CAPS com atividades lúdicas e terapias ocupacionais, e, às sextas-feiras, na Academia Pública de Saúde. Pais e responsáveis são convidados a autorizar a participação dos pacientes e assinam Termo de Liberação. Com informações da Asscom PMC

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Linchamento é reflexo de insegurança e indignação popular, diz Andrea Murad

Dep. Andréa Murad, na Tribuna da Assembleia Legislativa [Foto: Nestor Bezerra]
Esta semana em São Luís uma pessoa morreu e 2 foram agredidas em casos de linchamento na Capital. As agressões ganharam repercussão nacional com o caso de Cledenilson Pereira morto na segunda-feira (06) por populares quando tentou assaltar um bar no bairro São Cristóvão. Quarta e quinta mais 2 casos foram registrados.

A deputada Andrea Murad (PMDB) garantiu que os linchamentos são um reflexo do sentimento de insegurança da população que tenta fazer justiça com as próprias mãos. Ela repercutiu ainda o editorial da Folha de São Paulo desta quinta-feira (09) que relatou que os moradores preferiram descontar sobre o ladrão toda a sua carga de revolta - originária, sem dúvida, das péssimas condições de segurança e de vida que se conhecem em qualquer localidade pobre do Brasil.

- Temos que prestar atenção e ver é que o Maranhão virou terra de ninguém, terra sem lei. As pessoas sabem que não podem mais contar com a segurança pública, não têm como contar com o Estado, e aí querem fazer justiça com as próprias mãos, já que o Estado do Maranhão não cumpre com seu papel mantendo na Segurança Pública um secretário que já demonstrou não ter mais condições de permanecer no comando da porque não está conseguindo controlar a onda de violência no Estado - disse a deputada.

Andréa relembrou o caso do Coroadinho, onde dezenas de famílias deixaram suas casas escoltadas pela Polícia por causa das facções criminosas na região e mais uma vez criticou a falta de ação da Segurança Pública que deveria conter cenas de barbaridade como se assistiu em todo Brasil esta semana.

- Será que é normal as pessoas saírem de suas casas para os bandidos assumirem o seu lugar? É normal agora a população linchar as pessoas no meio da rua porque o Governo do Estado, através da Segurança Pública do Maranhão, não cumpre com seu papel? Ora! O que as pessoas devem estar pensando? Eu vou me defender, defender os meus, defender minha vida, já que não podemos contar com a Segurança. É errado? É errado! Se eu concordo? Eu não concordo! Mas isso é revolta e a Polícia do Maranhão precisa agir para dar segurança às pessoas para isso não acontecer - discursou. Da Ascom/Dep. Andréa Murad

Discurso Completo:

Flávio Dino nomeia ex-secretaria de saúde acusada de corrupção como diretora de hospital

Por LUÍS CARDOSO - O governador Flávio Dino nomeou no último dia 22, Conceição de Maria de Mesquita Mesquita, ex-vice-prefeita e ex-secretaria de saúde de Vargem Grande (foto ao lado), como diretora do hospital regional de Chapadinha. Ocorre, que a nova diretora possui vários processos por desvios de recursos públicos na área da saúde, além de responder vários processos de improbidade administrativa desde o ano de 2013.

O rombo deixado na saúde de Vargem Grande foi tão grande que até hoje a população sofre as consequências. A atual secretaria de saúde também responde a processos na justiça estadual e federal devido a malversação do dinheiro público feito por Conceição de Maria.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial no dia 22 de junho com direito a salário retroativo referente ao mês de maio. E assim o povo do Maranhão observa, o que é mudança.




Veja alguns processos da atual diretora

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO MARANHÃO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO
COMARCA : VARGEM GRANDE
PROCESSOS DE PRIMEIRO GRAU
Consulta Processual

Nome da parte
CONCEICAO DE MARIA MESQUITA DE MESQUITA (1)
CONCEICAO DE MARIA MESQUITA DE MESQUITA (1)
CONCEICAO DE MARIA MESQUITA DE MESQUITA (2)

Veja abaixo a nomeação:

Prefeita Teresa Murad leva serviços à Zona Rural de Coroatá

   Foto: Ronny Sales/Ascom PMC
Em trabalho de inspeção, a prefeita de Coroatá Teresa Murad (PMDB) mantém contato direto com as comunidades da Zona Rural. Nesta semana já fiscalizou obras em 10 povoados, a maioria bem distantes da sede do Município. Recebeu demandas da população. Exigiu qualidade nos serviços de iluminação pública, de manutenção em postos de saúde; reparos e ampliação de escolas.

Na manhã de ontem, 08, Teresa Murad esteve no Espirito Santo, povoado de grande dimensão e dividido nas localidades de Espirito Santo I, Espirito Santo II e Mangueira. O lugar tem ruas e está todo organizado. A prefeita determinou a instalação de 25 pontos de iluminação.

Acompanhada do vereador e presidente da Câmara César Trovão e do secretário de Infraestrutura Feliciano Marques, Teresa Murad vistoriou o trabalho de manutenção na Escola Municipal Espírito Santo. A escola ganhou duas novas salas de aulas e carteiras novinhas, todas no destacado padrão da Educação Municipal.

Nova Vida, Morros do Paixão, Sapucaia, Serraria, Desaperta e Maioba também receberam a prefeita. Foram inspecionados mais serviços nas respectivas escolas. Na Maioba, o trabalho está adiantado, na fase de pintura, na Escola Padre Cícero Nascimento.

Em Santa Margarida, povoado que com a Região circunvizinha concentra 96 famílias, a prefeita conversou muito com os moradores: - Está próximo da população ajuda a entendermos os problemas e dificuldades do dia a dia de cada comunidade. Muitos problemas ainda precisam ser resolvidos e nós vamos conferir de perto, pois assim conseguiremos resolvê-los mais rápido - disse a prefeita. Com informações da Ascom/PMC
Imagens: Ascom PMC/Arte do blog

O porquê o PSDB não presta e com ele uma cambada em Coroatá

   Arte/Blog Carlos Filho
“Foi uma convulsão, não uma convenção”: o surpreendente deputado que definiu à perfeição o PSDB

Por PAULO NOGUEIRA/DCM - Jean Wyllys resumiu bem: a mais perfeita descrição do PSDB veio de onde ninguém esperava. Não de um intelectual petista ou progressista, não de um político habituado a frequentar primeiras páginas ou manchetes, não de um tucano revoltado com a trajetória revoltante que o PSDB tomou nos últimos anos. Veio, num jorro histórico, de um deputado federal virtualmente desconhecido, e pertencente a um partido de segunda linha, o PSC. Não à toa, o vídeo viralizou nas redes sociais.

Sílvio Costa é o nome. Certas verdades, muitas vezes, esperam uma voz que as pronuncie. Foi o que aconteceu. Costa, com humor, chamou a convenção do PSDB de convulsão. Poderia ter chamado de confissão, uma vez que Aécio afirmou que seu partido faz oposição ao Brasil, numa das raras verdades que  ele disse em muito tempo.

Costa começou pela hipocrisia demagógica do PSDB. Como o mesmo partido que fez o diabo para aprovar a reeleição quando era de seu interesse agora, tão pouco tempo depois, se volta contra ela? É sabido que deputados foram comprados para votar a favor da reeleição por 200 mil reais em espécie, em valores da época. Hoje é coisa de três vezes mais.

O que era menos conhecido foi a distribuição de concessões de rádios, sob o silêncio cúmplice e criminoso da imprensa. Costa lembrou também o ataque oportunista que o PSDB faz, agora, a medidas econômicas acertadas que ele próprio tomou no poder. Um exemplo é o chamado fator previdenciário, que disciplina as aposentadorias.

Sem coerência não se tem nada, disse Costa. E o PSDB se tornou visceralmente incoerente. Como matraquear sobre os 39 ministérios de Dilma quando o governo Alckmin, com muito menos atribuições, tem 29?

Costa definiu brilhantemente também os líderes tucanos. O problema de FHC é a inveja que sente de Lula, porque este é amado pelo povo, e ele desprezado. Aécio é o “Menino do Rio”, já não tão menino assim, a rigor. As pessoas mangam dele, disse Costa. (Mangar é zombar, no linguajar do Norte).

Mangam porque ele se comporta como um vencedor de Waterloo depois de ter fracassado miseravelmente nas eleições. Não apenas perdeu para Dilma, mas viu os mineiros, que ele dizia amá-lo incondicionalmente, enxotá-lo.

O PSDB age, em sua fase terminal, como se o Brasil fosse uma República das Bananas, em que você pode buscar qualquer pretexto para anular dezenas de milhões de votos. Conte as razões, ou desrazões, citadas pelos tucanos desde sua derrota para tentar dar um golpe na democracia. Isso não colou? Tentemos aquilo. Não pegou? Ah, então experimentemos isso aqui.

É patético, é canalha, é indecente. O Brasil não é uma República das Bananas. O PSDB sim: tem a alma viciada de um daqueles partidos vendidos de direita que abundavam em países como a Guatemala na década de 1950.

Volto a Costa, e termino com mais uma de suas frases irretorquíveis. “O inacreditável é que o PSDB acredita que os brasileiros acreditam nele.” Parece poesia. Palmas. Palmas de pé. Clap, clap, clap.

Paulo Nogueira - O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

A imaturidade de Flávio Dino

   Antes, no início da Administração, Luís Fernando estava entre eles; hoje, fica no rol dos ladrões do dinheiro público
OUTRA VEZ, NO PÉ DE FLÁVIO DINO, ANDRÉA MURAD PROVA IMATURIDADE DO GOVERNADOR. O DEPUTADO MAX BARROS LIVROU-SE DA METRALHADORA DO GOVERNADOR. DISSE QUE NÃO SE SENTIU ATINGIDO POR DECLARAÇÃO DE FLÁVIO DINO. LUÍS FERNANDO FOI INCLUÍDO PELO GOVERNADOR NO ROL DOS LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO

Por WALDEMAR TER [Agência Assembleia] - O deputado Max Barros (PMDB) garantiu, na sessão desta quarta-feira (8), que não se sentiu atingido pela declaração do governador Flávio Dino (PCdoB), feita na inauguração da MA Coroatá-Vargem Grande, sobre supostos desvios de recursos na construção de estradas estaduais. O parlamentar disse que não tratou anteriormente do assunto, embora tenha sido secretário de Infraestrutura do Estado e responsável pelas estradas estaduais, por ter plena consciência de que tudo que fez foi de forma regular e dentro da lei.

Barros lembrou que ao longo dos 30 anos de vida pública não teve contas rejeitas pelos tribunais e que sempre primou por zelar pelo poder público. O deputado afirmou também que mantém relacionamento respeitoso com o governador. Vários colegas de plenário deram testemunho em defesa da atuação de Max Barros no serviço público. O vice-presidente da Assembleia, Othelino Neto (PCdoB), e o deputado Paulo Neto fizeram declarações no mesmo sentido, enfatizando a trajetória de Max Barros.

DA REDAÇÃO - A Agência de notícia da Assembleia divulgou que o líder do Governo, Rogério Cafeteira (PMN), garantiu ter ouvido o governador negar que tenha feito qualquer relacionamento de obras irregulares à gestão de Barros à frente da Sinfra. Uma hora detona todo mundo; outra hora, arrependido, livra a pele de outros. Assim, se comporta o governador imaturo. Sobre o ex-secretário Luís Fernando nada mencionado, nenhuma defesa oficial, nenhuma linha. Logo contra o gestor do governo de Roseana Sarney que se aproximou da nova Administração.

De destacada atividade política, com o devido reconhecimento popular cada vez mais crescente, a deputada estadual Andréa Murad (PMDB) não titubeou. Foi à Tribuna hoje, 08, para defender não só o deputado Max Barros, como também Luís Fernando. Colocou o governador em posição vexatória. Disse que tem as provas de que o governador Flávio Dino chamou a todos de ladrão. A deputada tem áudio, vídeos mostrando a imaturidade do homem que se diz comunista. Veja como Andréa foi contundente, no vídeo abaixo:

Sousa Neto denuncia ameaças sofridas por manifestantes indígenas

Foto: Agência/Assembleia Legislativa
O deputado estadual Sousa Neto (PTN) condenou nesta quarta-feira (8), durante sessão na Assembleia Legislativa, a "forma arbitrária" e principalmente, "antidemocrática", com que estão tratando os indígenas que resolveram, desde ontem, ficar acorrentados na galeria do plenário da Assembleia como forma de protesto às reivindicações ainda não atendidas pelo governo do estado.

Dezenas de representantes também estão há mais de uma semana em frente ao Palácio dos Leões e representam aldeias de Barra do Corda, Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava, Amarante e Arame. Sousa Neto ouviu dos índios reivindicações e se colocou à disposição para cobrá-las do governo, além da denúncia de que estão sofrendo ameaças e que um dos integrantes do grupo está desaparecido.

Durante o discurso, o parlamentar foi taxativo ao afirmar que o secretário Márcio Jerry ofereceu propina ao líder indígena para que parassem com a manifestação, coisa repudiada pelo líder. - Tenho provas. O Márcio Jerry ofereceu propina ao líder indígena, que recusou porque suas reivindicações são de todas as tribos e que ele não poderia receber sozinho, quando isso não seria justo e que precisaria de conversar com todos os líderes - disse Sousa Neto.

Sousa Neto solicitou que o presidente da Assembleia Legislativa liberasse a entrada dos outros índios que foram barrados no portão da instituição. - Aqui sempre liberaram para outros manifestantes, como professores, policiais (classe que defendo) e bombeiro, agora estão barrando os índios, mesmo que estão usando calça, seguindo o regimento da Casa. Senhor presidente, no Maranhão a democracia é ver os índios acorrentados? - questionou. Da Ascom/Dep. Sousa Neto 

Operador de Flávio Dino caiu

Por RICARDO MURAD - O presidente da Comissão Central de Licitação, Paulo Guilherme, o homem mala desde que o governador era presidente da Embratur, foi demitido sumariamente, sem maiores explicações. Operador de Flávio Dino na Embratur foi nomeado por indicação dele para a Secretaria de Educação de São Luís, de onde foi retirado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior porque drenou, por meio de associações, dinheiro pra campanha de Dino. Lembram daquela greve na Educação que durou meses em São Luís? Recursos eram desviados e usados na campanha. Esquemão montado por Flávio na CCL estava para ser detonado. Exoneração tem objetivo de evitar o escândalo que tem a participação de um irmão do governador, que já vem sendo citado pelo blogueiro Luís Pablo (goo.gl/9C1yPh).

terça-feira, 7 de julho de 2015

Imagem do dia

   Foto: Ronny Sales/Ascom PMC
Obrigação do Poder Público? Sim senhor! Mas, o benefício, o asfalto que chega mais uma vez ao bairro da Tresidela, em Coroatá, é ação de gente comprometida com a sociedade. Fato concreto, este é o cenário que os coroataenses jamais viram na administração dos seguidores de Flávio Dino. A população ficou no prejuízo... Houve uma década perdida... Hoje pela manhã, a pavimentação asfáltica chegou na Avenida Jordão e na Rua Joaquim Teixeira.

Andréa Murad desmoraliza governo de Flávio Dino

Imagem/Divulgação
Ao rebater nota do questionável Governo de Flávio Dino, a deputada estadual Andrea Murad (PMDB) faz discurso contundente (Veja vídeo abaixo), mostrando que a sua ida à UPA da Vila Luizão, na noite desta segunda-feira (6), não representou visita; mas trabalho técnico respaldado pelo poder de fiscalização que compete ao legislador. A deputada registrou tudo e fortaleceu a denúncia de um verdadeiro caos naquela unidade de saúde. Na foto, veja o registro físico da verdade.

O Governo mentiu quando noticiou que não haveria nenhuma redução na quantidade de leitos pediátricos. Houve redução do número de leitos. Sem garantia alguma, o Governo promete, em área isolada, equipar cerca de 40 leitos de retaguarda para ajudar a suprir a demanda das demais unidades de saúde da rede estadual. Quem acredita nisso?

APOIO AOS ÍNDIOS

A deputada reuniu-se com indígenas que resolveram ficar acorrentados na galeria do plenário da Assembleia como forma de protesto às reivindicação ainda não atendidas pelo Governo. Dezenas de representantes também protestaram em frente ao Palácio dos Leões e representam aldeias de Barra do Corda, Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava, Amarante e Arame. Relataram ainda que estão sofrendo ameaças e que um dos integrantes do grupo está desaparecido.

Andréa ouviu dos índios as principais reivindicações e se colocou à disposição para cobrar melhorias na área da educação. - Representantes indígenas Guajajaras nos relataram que estão sendo ameaçados desde o primeiro dia de protestos, inclusive, pelo próprio secretário Jefferson Portela. É algo grave, precisa ser apurado e tomadas as providências cabíveis. Post atualizado às 23h15min. para acréscimo de informações da Ascom/Dep. Andréa Murad