domingo, 31 de maio de 2015

É hora de rever a gestão da Segurança

Dep. Andrea Murad / Arquivo 
Por Andrea Murad
Deputada Estadual

Em agosto de 2014, o então candidato a governador, Flávio Dino, fez questão de negativar mais ainda o nosso estado com a sua aloprada estratégia de denegrir seus adversários. Em seus programas e comerciais eleitorais exaltou a onda de violência e de forma irresponsável usou isso para fortalecer seu discurso, que confirmamos hoje não passar de falácia do governo comunista. Com certeza, se Flávio Dino for visitar a senhora com quem conversou sobre a segurança no programa eleitoral, será posto de lá para fora porque até agora nenhum resquício de mudança foi vislumbrado pelo povo que confiou a Dino a tarefa de manter a ordem no estado. Desde que assumiu o governo, a insegurança aumentou, desencadeou-se uma série de explosões a agências bancárias, assaltos cada vez mais audaciosos como o que culminou na morte do estudante Rondinely; a fuga cinematográfica de bandidos que resgataram presos da Penitenciária de Pedrinhas em uma operação audaciosa com o conhecimento do serviço de inteligência; a chacina em Panaquatira com 3 mortos e 6 feridos por arma de fogo, tragédia anunciada; e agora o crime que chocou Vitória do Mearim onde policiais perseguiram e depois - acobertados pela segurança pública - testemunharam o suspeito caído e indefeso ser executado com dois tiros na frente de populares por um vigilante e o mais grave, na presença de policiais militares. Mas criticar a gestão passada tem sido até hoje a estratégia do atual governo para justificar a incompetência de sua equipe. E vão além, a culpa é do Sarney! Ora, ninguém agüenta mais essa conversa. Quando irão começar a trabalhar?

Desde que assumiu o governo em janeiro de 2015, Flávio Dino sentiu a pressão do que é administrar um Estado da envergadura do Maranhão com seus problemas e sua principal riqueza: o povo. O ex-juiz vislumbrado com a nova patente achou que conseguiria governar de toga, passa o início do seu mandato concentrando esforços para criar estruturas administrativas e perseguir seus adversários. Enquanto o próprio governo abriga agiotas mandando e desmandando nos recursos públicos com contratos milionários para quitar dívidas de campanhas, chegou a nomear como assessor dentro do palácio um cobrador de juros de agiota, aquele que invade a casa das pessoas levando o que tiver dentro. E mais, detém aluguéis superfaturados, militantes do PCdoB com salários altíssimos no governo, mas desvaloriza os policiais. O que se nota com o passar dos meses, é que não houve um planejamento para a segurança pública do estado por parte do governador, por isso não tem como colocar em prática qualquer estratégia ou plano para reduzir o índice de criminalidade do estado.

Mas afinal, o que foi feito até hoje? Achou que convocar excedentes para formar militares — esquecendo propositadamente de dizer que estarão nas ruas só ano que vem — iriam reduzir os índices da violência? Como se o aumento no número de policiais fosse a salvação da segurança do nosso estado. A violência predominante é fruto de uma série de carências sociais e mazelas que precisam ser combatidas com planejamento, continuidade de projetos, compromisso e pessoal capacitado. As medidas tomadas até agora não passam de decisões impulsivas, frutos de uma equipe despreparada, de um secretário visivelmente desequilibrado que, assim como o seu chefe, não aceita críticas e parte para o ataque contra aqueles que ousam falar a verdade.

Na campanha, ao anunciar o programa 'Pacto pela Vida', Flávio Dino prometeu contratar por concurso público mais 8 mil policiais durante o seu mandato. Em janeiro, anunciou de imediato  1.000 policiais. Após a chacina em Panaquatira e pressionado pela opinião pública, anunciou mais 1.500 policiais, enganando o povo de que a polícia já teria mais 2.500 homens na rua. Mas a realidade é outra. Dos primeiros 1 mil chamados, somente 388 conseguiram se habilitar para Academia de Polícia que se conclui apenas no fim do ano. Se todos concluírem a etapa, esses 388 novos policiais só estarão trabalhando ano que vem. Então, em 2015, não teremos nenhum novo policial nas ruas. Ao chamar mais 1.500 policiais, para concluir todo o processo de seleção e formação, só teremos um novo efetivo no final de 2016. E mais, com base no balanço anual de policiais que entram para a reserva e os que efetivamente irão compor o novo quadro, a PM vai diminuir o efetivo porque o número de aposentados é muito maior do que os convocados da lista de excedentes. Por isso, o coerente é convocar concurso público, uma promessa que até agora ficou apenas nos discursos de campanha do governador.

O desespero de mostrar resultados está batendo à porta do Palácio dos Leões e quem lá habita não consegue enxergar além do próprio umbigo e que o verdadeiro 'Pacto pela Vida' passa pelo sistema de educação onde professores são valorizados e crianças e adolescentes são educados para uma vida de bem, próspera, com um grande futuro pela frente; passa pelas políticas de desenvolvimento social, onde se desenvolve programas como o VIVA LUZ,  beneficiando milhares de famílias maranhenses evitando que pais ou filhos vivam em situação de vulnerabilidade social. E principalmente, o 'Pacto pela Vida' deveria prezar no sistema de segurança gestores capazes e equilibrados para agir com estratégia e eficiência. São militares questionando a discussão sobre policiais entrarem de folga sem portar arma, — um direito previsto na legislação —, enquanto o secretário de segurança nega de pé junto não propor tal absurdo, mas há informações de que o comando geral já esteja recolhendo as armas. Absurdo mesmo são militares deixando de proteger municípios maranhenses para combater a violência na capital, como se isso resolvesse o problema. O que se vê é um governo mais 'perdido que cego em tiroteio'. A população que se cuide porque, no momento, as grades em portas e janelas são a única garantia de segurança do Maranhão.

Agora humilhado...

Para quem se vangloriou durante campanha eleitoral, dizendo que, com o seu governo, o Maranhão nunca mais estaria nas páginas de jornais, nem da imprensa nacional, por falta de gestão, deixar se ver hoje, na realidade, um cenário devastador contra a família maranhense, nāo mais contra meras fronteiras do poder do estado, é deprimente. O massacre vem de todos os lados, como da falta de um sistema de segurança inteligente. Incrível, nesse "governo" jovens conseguem fabricar armas de brinquedos para promover fuga. É a mais absurda afronta e humilhaçāo contra o (des)governo da "mudança".

Foi o que fizeram ontem alguns internos do Centro da Juventude Eldorado (Unidade de internação masculina). Eles renderem os monitores e vigias de plantão, com armas de fabricação caseira. Em baixa velocidade, como sempre, o "governo" ainda apura a fuga "espetacular".

Olha o comunicado do Estado:

GOVERNO DO MARANHÃOSECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
NOTA
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) informa que os seis adolescentes que fugiram na noite deste sábado (30), do Centro da Juventude Eldorado (Unidade de internação masculina), já foram todos capturados com o apoio da Polícia Militar.
A fuga se deu após os internos renderem os monitores e vigias de plantão, com armas de fabricação caseira. A Funac informa ainda que está apurando as circunstâncias da fuga.

sábado, 30 de maio de 2015

Sampaio e Náutico só empatam e permanecem no G-4

Foto: Afonso Diniz/globoesporte.com
Por globoesporte.com
Sāo Luís

A falta de inspiração de Sampaio Corrêa e Náutico em partida realizada na tarde deste sábado, pela 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, acabou não dando os três pontos para nenhuma das duas equipes. O empate em 1 a 1, com gols de Edvânio, para os maranhenses e Douglas, para os pernambucanos, acabou sendo um prêmio pelo esforço das equipes. O resultado foi bem a tônica do jogo, que não teve nenhum dos dois de forma superior durante os 90 minutos.

O Sampaio deixou o campo insatisfeito por ter tomado o gol de empate nos acréscimos, mas o Náutico também tem motivos para lamentar, já que o meia Bruno Alves teve pelo menos duas chances claras para marcar. Com o empate, o Náutico se manteve no topo da tabela, mas perdeu a liderança isolada. Com 10 pontos, o Timbu agora é terceiro colocado e só perde para Bahia e Botafogo no saldo de gol. O Sampaio Corrêa chegou aos oito pontos e também ficou no G-4. Os maranhenses estão na quarta colocação.

As posições se invertem na próxima rodada e o Náutico joga como mandante, na Arena Pernambuco. O confronto será contra o Ceará, na terça-feira, às 19h30. O Sampaio Corrêa, por sua vez, deixa São Luís e vai até Belo Horizonte enfrentar o América-MG, no mesmo horário.

O JOGO

Acionado pelo técnico Lisca para substituir Pedro Carmona, que não teve uma boa atuação diante do Flamengo, o meia Bruno Alves poderia ter sido o nome do primeiro tempo. Em um jogo morno e sem muito trabalho para os goleiros, as duas melhores chances acabaram nos seus pés. E ambas foram colocadas para fora. Aos 22 minutos, recebeu belo passe de Hiltinho e ficou na cara do goleiro Ruan, mas escorregou na finalização e não acertou o pé. A redenção poderia ter vindo aos 46, quando foi acionado por Willian Magrão e mais uma vez ficou na cara do goleiro. O atacante poderia ter tocado para Hiltinho, que estava livre ao seu lado, mas foi fominha e mandou a bola para fora, perdendo uma chance inacreditável. Apesar de jogar em casa, o Sampaio Corrêa não conseguiu pressionar. Júlio César só teve trabalho em um lance. Uma cabeçada de Robert, aos 32 minutos.

O Sampaio Corrêa voltou melhor para o segundo tempo e enfim fez valer o mando de campo. Comandados por Pimentinha, os maranhenses exploraram a velocidade e abriram o placar logo aos 12 minuto, quando Rogério cobrou um escanteio na área e Edvânio subiu mais do que todo mundo mandando a bola para o fundo das redes. O Náutico tentou reagir, mas seguiu sem conseguir repetir as últimas boas atuações. Os maiores sustos foram numa cobrança de falta de Rogerinho e numa arrancada de Hiltinho, mas Juan salvou o Sampaio Corrêa nos dois lances. Quando parecia que os três pontos iriam ficar em São Luís, o atacante Douglas surgiu aos 45 minutos e deixou tudo igual no Castelão. Ele aproveitou passe de Ronaldo Alves para marcar o gol de empate.

Pela liderança da Série B, Sampaio e Náutico se enfrentam no Castelão

Confronto será marcado pelas personalidades diferentes dos treinadores e a volta de Lisca ao Castelão desde que deixou o Tricolor após 18 jogos em 2014

Por GloboEsporte.com
São Luís

Em campo duas equipes invictas e brigando pela liderança da Série B. Sampaio e Náutico entrarão em campo na tarde deste sábado, às 16h30 e o vencedor poderá terminar a rodada na parte mais alta da classificação.

Além da primeira colocação, o jogo marcará o contraste no banco de reservas. No Sampaio, o tranquilo Léo Condé, e no Náutico, o agitado Lisca Doido. É com calma e paciência, que o treinador mineiro busca a sua segunda vitória no Tricolor. Na estreia comandou o time no triunfo sobre o Macaé e empatou com o Mogi Mirim, no interior paulista. Para manter o bom início de Série B, buscará um novo triunfo no Castelão, desta vez contra o Náutico.

Pela primeira vez do lado oposto, Lisca voltará à São Luís do Maranhão. Após fazer uma campanha irregular com o Sampaio Corrêa em uma parte da Série B de 2014, o treinador volta de suspensão (que o deixou de fora do confronto contra o Flamengo, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil), mas vai ver o Tubarão com um elenco remodelado e bem diferente do que comandou no ano passado. Só Valber e Pimentinha, que devem ser titulares contra o Timbu, também foram titulares com Lisca. O jeito agitado e explosivo do comandante continua o mesmo: este ano, em 13 partidas, ele já foi expulso três vezes.

O jogo terá a arbitragem de Jânio Pires Gonçalves (TO), auxiliado por Lucio Ipojucan (PA) e Luís Diego Nascimento (PA). A TV Globo transmite para Pernambuco, com narração Rembrandt Junior e comentários de Chiquinho e Wilson Souza. O Premiere FC também mostra o jogo, com narração de Laércio Costa e comentários de Herbert Fontenelle. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.

ESCALAÇĀO

TUBARĀO - Com Pimentinha recuperado, o atacante deve voltar ao time titular, assim como Bruno Moura aparece na lateral-direita e Dudu no lugar do suspenso Moisés. A provável escalação contará com Ruan; Bruno Moura, Luís Otávio, Edvânio e Raí; Dudu, Diones, Rogério e Válber; Pimentinha e Robert.

NÁUTICO - O time terá três modificações. O zagueiro Ronaldo Alves volta ao time no lugar de Flávio. O meia Hiltinho ocupa o lugar de Rogerinho e, por último, o meia Pedro Carmona volta ao banco de reservas e Bruno Alves será novamente titular. Desta forma, o time será Júlio César; Guilherme, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gaston Filgueira; João Ananias, Marino, Willian Magrão e Bruno Alves; Douglas e Hiltinho.

Dá pra confiar nesse Governo de Flávio Dino ?

É impressionante como Flávio Dino está totalmente perdido, como o comando da Segurança Pública é incompetente e põe em derrocada o Governo da "mudança". Até o ex-secretário Raimundo Cutrim (eleito agora deputado estadual) já começa a despontar como o menos pior para o posto. Nem mentir o (des)governo sabe. Sāo notas atrás de notas que expõem o amadorismo dos "comunistas". O último episódio foi emblemático - o infeliz assassinato de um cidadão na quinta-feira, 28, em Vitória do Mearim. Detalhes AQUI e AQUI

Primeiro, a vítima do município de Arari, Irinaldo Batalha, 35 anos, que, na verdade, era mecânico, foi taxado como assaltante. O Governo "desinformado" divulgou que houve tiroteio. Mentiu ainda que os militares nāo haviam presenciado o covarde assassinato. O Governo escamotea a apuração do crime ao afirmar que tenta capturar o vigilante da Prefeitura de Vitória do Mearim Luiz Carlos, autor de disparos contra o mecânico. A bem da verdade, os militares deram fuga ao vigilante na própria viatura da PMMA, sob o testemunho da população.

Em uma segunda nota o Governo, totalmente inseguro, voltou atrás e admitiu que os policiais deram cobertura ao vigilante. Teve que dizer que repudiou a execuçāo. Prometeu punir todos os responsáveis pelo crime. Mas, quem confia mais nesse Governo?

Segundo blogs da Regiāo e testemunhas, como se observa também nos vídeos, Luiz Carlos estava com colete da Polícia junto com os militares.  Os “suspeitos” apenas furaram abordagem policial, em blitz. Irinaldo estava na companhia de um amigo, o Diego que conduzia uma moto. A blitz ocorria perto do Posto Lopes, na praça Nossa Senhora de Nazaré.

Relatos apontam que o vigilante Luiz Carlos atirou contra os rapazes, acertando as costas e a cabeça do garupa (o Irinaldo). Ele caiu da moto e foi arrastado por mais de 20 metros. Quebrou a perna e bateu com o rosto no chão. O condutor (Diego) foi atingido com um tiro no pé. Eles estavam sem qualquer tipo de arma.


Primeira nota:
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHĀO 
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 
A respeito do assassinato do homem suspeito de praticar assalto, na tarde desta quinta-feira (28) no município de Vitória do Mearim, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, esclarece que: 
1 - O principal suspeito de cometer o crime é o vigilante identificado por Luiz Carlos, funcionário do município de Vitória do Mearim, que, após perseguição policial a dois suspeitos de realizarem assalto a comércio, se aproximou e executou o homem com dois tiros; 
2 - Durante a operação policial, houve troca de tiros entre assaltantes e policiais e um dos suspeitos foi baleado, caiu da moto e bateu a cabeça. Neste momento, conforme vídeo e relato de testemunhas, o vigilante se aproximou do local e disparou contra o suspeito de praticar assalto, sem a presença dos policiais militares, que estavam em perseguição ao outro indivíduo efetuando a prisão; 
3 - A Polícia Militar realiza diligências para prender o vigilante suspeito de execução, que se evadiu do local. A polícia também determinou a imediata apresentação dos policiais militares, que atenderam a ocorrência ao Comando Geral da Polícia Militar para apurar as circunstâncias em que ocorreu toda a operação e adotar as providências legais que o caso requer. 
São Luís, 29 de maio de 2015. 
Secretaria de Estado da Segurança Pública

Segunda nota:
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHĀO 
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  
Sobre o assassinato do suspeito de praticar assalto Irinaldo Batalha, 35 anos, no município de Vitória do Mearim, na última quarta-feira (28), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, esclarece que: 
1- Após ter acesso às imagens que mostram a execução de Irinaldo Batalha e a consequente identificação do vigilante Luiz Carlos, funcionário do município de Vitória do Mearim, como principal suspeito do crime, a polícia intensificou as diligências para efetuar a prisão do autor do delito; 
2- A Polícia Militar instaurou processo administrativo para investigar a participação dos policiais militares, que, conforme mostram as imagens, deram cobertura para a prática criminosa e determinou apresentações imediatas ao Comando Geral da corporação; 
3- O Governo do Estado repudia veementemente a forma brutal e covarde com que o suspeito de participar o assalto foi executado e adotará todas as medidas legais para punir todos os responsáveis pelo crime. 
São Luís, 29 de maio de 2015.
Secretaria de Estado da Segurança Pública

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Bala na cara - A "segurança" de Flávio Dino

Imagem: Blog Domingos Costa
Vídeo mostra execução na frente de dezenas de pessoas em Vitória do Mearim. A cena assustadora surpreende as testemunhas que saem correndo em pânico. Até agora ninguém sabe se o executor é um policial, vigilante fardado ou um soldado do Exército.

Por DOMINGOS COSTA - No final da tarde de ontem, quinta-feira, 28/05, no município de Vitória do Mearim, 180 km de São Luís, dezenas de pessoas testemunharam um assassinato em via pública, cena pavorosa que não será esquecida tão cedo pelos moradores da região. O crime aconteceu nas proximidades da praça Nossa Senhora de Nazaré, na entrada que segue para cidade de Viana.

De braços abertos, um homem ainda não identificado vestido com uma bermuda jeans e camisa vermelha, agoniza no acostamento da estrada, sendo observado por diversos populares...

Antes as pessoas em volta do homem argumentam que ele ainda está vivo... momento que uma pessoa se aproxima e coloca a mão no pescoço da vítima para confirmar se os batimentos estão normais: “O cara está respirando”, revela o morador. De repente surge um homem de bota preta e calça de militar. De modo hostil pisa na cabeça do homem ferido, empurrando de um lado para o outro, parece querer se certificar do estado de saúde. Percebe que a vítima mesmo desacordado está com vida, ... saca uma pistola e encosta no rosto do homem caído e dispara duas vezes a queima roupa.

A cena assustadora surpreende as dezenas de testemunhas que saem correndo em pânico sem entender ao certo o que estava acontecendo. Após o crime, as pessoas que filmavam o corpo na beira da estrada informaram que atirador tomou rumo desconhecido. As testemunhas também não souberam precisar sua identidade.

Versões

Segundo informações obtidas pelo blog, a vítima é natural na Cidade de Arari e fugiu de uma blitz de rotina da Polícia Militar em Vitória do Mearim com reforço policial da cidade de Viana.

Até agora ninguém sabe se o executor é um policial, vigilante fardado ou um soldado do Exército. A polícia diz se tratar de um vigilante, no entanto, não revelou o nome. Outra versão corrente na Cidade é de que a vítima – motociclista – não teria parado na blitz, a PM atirou nele e continuou em uma perseguição a outro suspeito que também fugiu. Foi então que apareceu esse sujeito [assassino] e atirou na vítima.

Cenas fortes:

quinta-feira, 28 de maio de 2015

A transparência que o povo enxerga

Foto : Ronny Sales / AI PMC 
Na manhã de hoje, o Poder Executivo Municipal através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão realizou Audiência Pública, no Auditório da Academia Pública Municipal, para prestar contas com a sociedade coroataense, prática exigida pela Legislaçāo, mas que o povo desconhecia na Administração anterior dos atuais "comunistas" aliados do Governo de Flávio Dino.

Além do procurador Geral do Município Elias Moura e do secretário de Planejamento Manoel Ponte, presentes representantes de vários segmentos, como o Poder Legislativo, por meio do vereador Jocimar Pereira, empresários, presidentes de instituições e a população em geral. Ficou provado o cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre do ano de 2015, ou seja, dos meses de janeiro a abril.

- Quando a prefeita Teresa Murad decide realizar essas Audiências Públicas, ela está mostrando que a sua responsabilidade para com os munícipes é de total interesse no sentido de mantê-los atualizados e informados sobre tudo que está ocorrendo dentro da Administração - disse o secretário Manoel Ponte.

A Prefeitura também recebeu declaração que atesta sua competência no que se refere a tributos através de um Atestado de Competência Tributária emitido pelo Ministério da Fazenda, a certificação pode ser consultada através do Portal Siconfi. Com informações da AI PMC.

Outra unidade da Zona Rural de Coroatá recebe fardamento escolar

Foto : Ronny Sales / AI PMC 
O secretário de educação Josias Silva esteve hoje na escola municipal do povoado São Benedito onde realizou a entrega das fardas. Foram 173 kits aos alunos do Maternal, Jardim I e Jardim II. - A cada dia que passar é mais forte a evidência do compromisso da prefeita Teresa Murad para com a educação de nossa cidade, uma merenda de qualidade, fardamento para os alunos e uma educação de fazer inveja a qualquer outro município da região - disse o secretário de Educaçāo. Com informações da AI PMC.

Ufa! Pagamento de servidores estaduais sai dentro do mês trabalhado

O pagamento do funcionalismo estadual será novamente antecipado e será efetuado neste sábado (30), ainda dentro do mês trabalhado. Pelo calendário, o pagamento estava previsto para o 2º dia útil do mês do junho, dia 02. Curioso, o Estado avisa que há viabilidade financeira, bem ao oposto de certos discursos politiqueiros que condenam a Administração anterior.

Com o pagamento, o Governo do Estado injetará, em forma de salários, cerca de R$ 350 milhões na economia do Estado, favorecendo mais de 110 mil servidores, sendo 74 mil ativos (entre efetivos, comissionados e temporários) e 38 mil inativos (aposentados e pensionistas).

Óbvio, diante das críticas e reprovação do servidor pelo calendário implantado com pagamento fora mês, o Estado tem sempre buscado formas para antecipar os salários dos servidores. Com informações da Assecom/Governo Estadual.

Os "podres" do Roberto Costa...

Advogado Ruy Pires
Abaixo um lúcido, equilibrado, isento relato sobre o caráter do deputado desagregador e perseguidor do PMDB. Aquele que é fissurado por combate às mulheres. Conheça um pouco da vida parlamentar de um "peemedebista" vendido aos "comunistas" a custo de ver mantido os seus projetos pessoais. O homem que esqueceu os ideais partidários, que relegou a nenhum plano o seu eleitor e o povo do Maranhão por conta do sonho de ser prefeito de Bacabal.

A MANDO DE QUEM ESTÁ AGINDO O DEPUTADO ROBERTO COSTA?

Por RUY OLIVEIRA PIRES - Essa é a pergunta que todos se fazem depois que o Deputado Roberto Costa subiu a tribuna da Assembléia no dia 26 para tentar detonar o deputado Ricardo Murad, expondo ainda mais a crise que ele mesmo criou dentro do nosso partido. Entre as asneiras que ele pronunciou afirmou que para ele "a palavra do deputado Ricardo Murad não valia nenhum real furado", quanta mudança! Pois, eu pessoalmente acompanhei o deputado Roberto Costa incontáveis vezes à casa do Deputado Ricardo Murad para pedir orientação sobre como se posicionar na Assembléia Legislativa, inclusive, os avanços daquele deputado que muitos de nós admirávamos foram orientações do deputado Ricardo Murad, fato que hoje estranhamente Roberto Costa tenta esconder.

Falou também em desagregador, ora, no PMDB, não existe pessoa mais desagregadora e perseguidora do que o deputado Roberto Costa. Perseguiu o deputado Jura Filho, o vereador Fábio Câmara, e tantos outros como eu que ouse se opor a seus mandados. E das chantagens que fazia a governadora se tirassem dele a Secretaria de Juventude ou o Detran. Falou também em mudança de partido. Deveria ele explicar sobre a sua saída do PSB. Será que ele saiu bem com todos do partido?

Roberto Costa diz que agiu a "mando" da governadora Roseana, e agora está a mando de quem? O seu discurso em nada resolve os problemas do PMDB, pelo contrário, beneficia o governo que assiste a toda essa exposição de camarote. Roberto Costa afirma que é oposição ao governo, diz que respeita os demais parlamentares, mas, critica e desrespeita duramente a deputada Andrea Murad por suas posições, será que o Deputado Roberto tem prazer em debater com deputadas, que o diga a deputada Gardênia Castelo! Ainda não ví nenhuma atuação do deputado que lembrasse um deputado de oposição como fazem, Edilazio Júnior, Souza Neto, Adriano Sarney, e outros, que de sua maneira defendem os interesses do Maranhão.

Mas, eis que já no dia seguinte, ao seu fatídico discurso, o deputado Roberto Costa aparece ao lado do deputado Humberto Coutinho em uma audiência com a sub secretária de Saúde, Dra. Rosângela Curado, como se fosse premiado por seu "trabalho" no dia anterior. É muito estranho o comportamento do deputado Roberto Costa, e falo isso porque militei mais de vinte anos de minha vida ao lado dele, entrei junto com ele no PMDB, ajudei a fundar a Juventude do partido, criar seus núcleos, junto com Flávio Trindade, Adriano Jacinto, Gildo Moraes e tantos outros companheiros. Agora parece-me claro a "MANDO" DE QUEM ESTÁ O DEPUTADO ROBERTO COSTA!
------------------------------------------
*Ruy Oliveira Pires - Advogado e membro do PMDB

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Flávio Dino mentiu de novo?

LALAUDINO, MAIS MENTIRAS. DESVIOS NA UNIVIMA FORAM DENUNCIADOS E AUDITADOS POR AUTORIDADES DO GOVERNO PASSADO

Por RICARDO MURAD - Flávio Dino, mais uma vez, mente para tirar proveito de uma ação que não é sua, muito pelo contrário. Os desvios na Univima começaram a ser investigados pelo Ministério Público e apurados através de auditoria pelo governo passado, com total empenho das autoridades. Com mais essa mentira, Dino revela que a forma de agir diferencia as duas administrações num ponto central: a anterior não agia motivada por interesses políticos, nem por perseguição, como a de Flávio Dino, que montou uma secretaria só para fabricar auditorias contra seus adversários.

No governo passado, desvios verificados na administração eram detectados pelos órgãos de controle interno e entregues ao Ministério Público para providências legais. O que o governador precisa fazer é olhar para o próprio umbigo e tomar providências quanto ao que está se passando dentro do seu governo, enrolado em denúncias de corrupção por todos os lados. Se fosse um gestor sério, não ia querer tirar proveito e fazer cortina de fumaça com ações que não são suas.

CONVITE – AUDIÊNCIA PÚBLICA


A PREFEITURA MUNICIPAL DE COROATÁ, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, TEM A HONRA DE CONVIDAR OS CIDADÃOS E CIDADÃS COROATAENSES, PARA A AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 28/05/2015, QUINTA-FEIRA, ÀS 09:30 min, NO CENTRO DE TREINAMENTO, SITUADO NA ACADEMIA PÚBLICA DA SAÚDE, PARA DEMOSTRAÇÃO DO CUMPRIMENTO DE METAS FISCAIS, RELATIVO, AO 1º QUADRIMESTRE DO EXERCÍCIO DE 2015.

DESDE JÁ AGRADECEMOS VOSSA HONROSA PRESENÇA.

COROATÁ MA, 24 DE MAIO DE 2015.

MANOEL DA CRUZ PONTE
Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Coroatá agenda o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Amanhã durante toda manhã as Secretarias da Mulher e de Saúde estarão promovendo ação especial em comemoração ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, em Coroatá. Palestras abordarāo a saúde física e mental das mulheres. Também será lembrado o Dia Nacional da Redução da Morte Materna.

Tudo está marcado para a sede do Centro de Especialidades Médicas - CEM - a partir das 8h, indo até ao meio dia. A Secretaria de Saúde estará atualizando a carteira de vacinação de mulheres gestantes. Com informações da AI PMC

Andrea Murad também teme pelo fim do VIVA ÁGUA

Dep. Andrea Murad
Foto : Nestor Bezerra 
Na sessão plenária e em entrevista à emissora de rádio em São Luís, a deputada Andrea Murad (PMDB) criticou o fim do programa VIVA LUZ e teme que o governo encerre outros programas como o VIVA ÁGUA, também criado pelo governo Roseana. Na tribuna, a parlamentar disse que o governo do Estado prejudicou imensamente a população de baixa renda, retirando o benefício sem aviso prévio e que já a partir desse mês foi surpreendida com a cobrança na conta de energia elétrica. O programa foi criado em 2009 e vinha funcionando até o decreto (nº 30.701, de 6 de abril de 2015) do governador Flávio Dino, dando fim ao VIVA LUZ.

- Flávio Dino não tem noção do impacto que causou na vida de mais de 30 mil famílias. Ele simplesmente corta, não dá satisfações aos beneficiados e fica tudo por isso mesmo. Moradores de centenas de municípios maranhenses foram prejudicados, cerca de 150 mil pessoas de baixa renda atingidas, milhares de famílias que eram isentas de pagar a conta de energia. Talvez para muitos, o valor não interessa R$ 30,00 ou R$ 40,00, mas para cidadãos em situação de pobreza e que precisam, isso importa demais - discursou a deputada.

Para Andrea Murad, com as dificuldades econômicas e o desemprego, não é momento para que o povo seja pego de surpresa principalmente quando o assunto é o financeiro.

- É uma completa insensibilidade o que o governador Flávio Dino fez, numa atitude que demonstra total contradição com o seu discurso de ajudar a população carente de nosso estado. Não há qualquer justificativa para tirar do povo o benefício, a não ser o de perseguir ou desmontar tudo que foi feito até hoje. Temo agora que Flávio Dino também acabe com o VIVA ÁGUA, outro benefício que isentava famílias, no mesmo perfil de vulnerabilidade, de pagar a conta de água - alertou Andrea. Com informações da Assecom / Dep. Andrea Murad

terça-feira, 26 de maio de 2015

Para aquele imbecil que imagina política de segurança pública como "AR-15" cantando!

Existem alguma dúvida de que o Governo de Flávio Dino e cia esteja totalmente perdido diante da criminalidade atual? Da segurança prometida, a salvadora da pátria que só os "comunistas" disseram saber como fazer, nem rastro, apenas um engodo, um desastre administrativo de quem não tem e nunca terá know-how para tanto. Abaixo a manifestação de uma pessoa importante para a sociedade maranhense:
"Para aquele imbecil que imagina política de segurança pública como "AR-15" cantando! Quem planta vento, colhe tempestade! Repetindo os mesmos erros cometidos, denunciados: primeiro a edição de uma MP "licença para matar". Em seguida, um membro da "bancada da bala" comete crime de incitação ao crime, afirmando que os membros da corporação militar deve "passar fogo" nos bandidos.
Como não tem plano de gestão, muito menos conhecimento do que seja política de segurança pública, abre a boca para falar sandice e indica a orientação da secretaria: Usar AR-15 como política de segurança! Pode cantar à vontade, pois a impunidade já está garantida! Falta só estabelecer a "gratificação faroeste", para a imbecilidade ser completa. Com o caos na gestão, talvez isso não dure muito!
E quanto ao povo, no meio desse tiroteio Que se dane a população "acaso" seja alvejada nessa guerra! Alguma dúvida sobre as baixas? Na visão do imbecil, todo remédio tem os seus efeitos colaterais!
Isto é apenas para mostrar que não basta mudar o curso da embarcação, é preciso saber o plano de navegação, coisa simples que esse governo entende pouco. Governo do diálogos com AR-15 na frente! Coisa fundamental que o governo da mudança não tem e que passagem pela tormenta sequer começou!"
JORGE MORENO
Juiz aposentado 

Prefeitura de Coroatá realiza Pré-Conferências Municipal de Saúde

Foto : Ronny Sales / AI PMC 
Na última sexta-feira, 22, a Prefeitura de Coroatá através da Secretaria Municipal de Saúde deu início às Pré-Conferências e Fóruns municipais de Saúde. A primeira voltou-se para os trabalhadores da Saúde que trabalham nas unidades, SESP II, Novo Areal II, Mocó II, Tresidela II, Palmeira Torta e Vila Vavá.

Ao todo, serão feitas quatro Pré-Conferências e três Fóruns para definiçāo de propostas e eleiçāo dos delegados representantes das entidades para a 6ª Conferência Municipal de Saúde que acontecerá nos dias 16 e 17 de junho. A conferência terá por titulo “Saúde Pública de Qualidade – Desafio, Compromisso e Responsabilidade de Todos”.

A próxima Pré-Conferência acontecerá no dia 29, no Auditório da Academia Pública de Saúde. Os participantes são Trabalhadores da Saúde dos povoados São Benedito, Bacabalzinho, Macaúba, Vila 7, Conceição e Pau de Estopa. Com informações da AI PMC

Kit Jubadeleão estreia turnê de 25 anos de carreira

Da Agência de Notícias Baluarte - O cantor e compositor Kit Jubadeleão, um dos expoentes da musicalidade pop maranhense, se apresentará neste sábado(dia 30) a partir das 19h no Ilha Chopp no Pop Center-Cohab.

O show que celebra 25 anos de carreira do artista é o primeiro da turnê que será realizada nas casas de shows de São Luís e interior do estado.

Com uma trajetória marcada por participações em vários festivais de música popular, Kit Jubadeleão integrou diversos movimentos musicais como músico, intérprete e compositor. Nos últimos anos, ele foi um dos responsáveis pela popularização do gênero Reggae na Ilha à frente da banda Jubadeleão.

No repertório, releituras de clássicos do Rock, MPB,  Reggae, da Soul Music e canções próprias, além da participação especial de artistas convidados e músicos que tocaram com o cantor no decorrer de sua carreira.

A direção artística do show ‘Kit Jubadeleão 25 Anos’ é assinada pelo compositor, produtor e jornalista Fernando Atallaia.

SERVIÇO:

O QUE: Show ‘Kit Jubadeleão 25 anos’(celebração da trajetória do artista).
QUANDO: Sábado (dia 30).
ONDE: Ilha Chopp (Pop Center-Cohab) a partir das 19h.
COUVERT ARTÍSTICO: R$ 5, 00.
INFORMAÇÕES: (98) 98864-1079(Oi)/ 98217-1161(Tim)

Deputado Cabo Campos emite Nota de Pesar pela morte do policial Max Muller

NOTA DE PESAR

É terrível e devastador retornar ao tema da morte de policiais, ter que mais uma vez tocar nesse lamentável assunto, após a morte do tenente Ramos na última semana. Porém, essa triste realidade nos voltou a assolar.

Ontem, 23, mais um cidadão, policial militar, foi morto pelo crime e pela crueldade que tomam conta de nossas vidas. Não há mais espaços seguros, imunes à ação da criminalidade. Pergunto-me em que momento esse País fará um pacto consigo mesmo, para dar um fim a esse estado de tragédia, que atinge em maioria a vida da classe trabalhadora?

A questão da violência urbana e do crime não é uma questão meramente policial. Sua solução não está limitada à ação dos aparelhos de segurança. Volto a dizer, aos poderes constituídos e a sociedade organizada que precisam agir, no sentido de tornar a constituição de 88 e toda a legislação nacional uma prática diária que busque efetivamente melhorar a vida das pessoas em todos os aspectos.

A polícia cumpre um papel importante, mas é preciso saúde para todos, com qualidade e dignidade. É preciso um modelo educacional universal, libertador e criador de condições para que o cidadão consiga mudar sua vida e de sua família, para que possa assim, dar conforto e segurança para ela.

É preciso que a justiça se manifeste nesse País, e que possamos confiar nela e saber que por ela nos trará a justiça devida! Enfim, não há uma solução fácil, mas há solução! Há solução e ela depende de decisões de homens, que precisam formá-las.

Todos nós devemos exigir a formação dessas decisões, pois não é mais aceitável que continuemos, dia após dia, sepultando pais de família e dizendo palavras de conforto, enquanto o crime organizado cresce pelas ruas e nos abate à luz do dia.

Cada policial deve fazer da busca por esses facínoras, que roubaram a vida do nosso irmão, uma cruzada pela justiça e pela paz social no Estado do Maranhão.

Por fim, lamento profundamente a violência que tirou a vida do meu irmão de farda, o SD MAX MULLER , jovem policial militar. Que Deus possa confortar sua família e amigos.
                                                                                  Deputado Cabo Campos

Flávio Dino precisa reagir contra a onda de violência, diz Andrea Murad

Dep. Andrea Murad / Foto : Nestor Bezerra 
Em discurso nesta segunda-feira (25), a deputada Andrea Murad (PMDB) criticou a segurança pública do Maranhão e considerou as ações iniciadas pelo governador Flávio Dino uma "falácia". Para a parlamentar, o atual sistema de segurança no Estado não está atuando conforme aos anseios da população na Região Metropolitana e interior do Estado. Ela citou as constantes ocorrências de explosões a agências bancárias, mortes violentas, a fuga cinematográfica em Pedrinhas e lamentou a "chacina" ocorrida em Panaquatira neste fim de semana. Entre as 3 vítimas, uma era policial militar.

- Meus sentimentos às famílias do policial Max Muller, do Alexandro Vieira, da Ananda Brasil e dizer que no Maranhão hoje só temos a lamentar a questão da segurança pública. Para quem disse que o povo não ia mais precisar de grades nas janelas, que ia ter segurança nas ruas, o Maranhão só tem tido manchete nacional negativa. E aí nos perguntamos: será que cinco meses são suficientes para cobrar o governo? Quanto tempo ainda temos que esperar para que o governador tome decisões enérgicas e efetivas para conter a violência? - questionou a parlamentar.

Na tribuna, Andrea Murad criticou o atual governo sobre as declarações anunciando a convocação de mais excedentes para a formação de policiais militares que, segundo os cálculos da deputada, só estarão nas ruas em 2016. Para Andrea Murad, o governador Flávio Dino, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública precisam reagir à onda de violência.

- Diante de tragédias como essa em Panaquatira, eu esperava que o governador fosse para o palácio, convocasse o Secretário de Segurança, convocasse toda a cúpula dele para discutir a segurança pública do Estado. O povo está clamando por segurança e ele não faz nada. Aliás, foi para o twitter enganar o povo mais uma vez. Um governador não pode esperar formar policiais no fim do ano pra dar jeito na insegurança que ronda nossas casas. Cada vez mais ele engana o povo, até porque Flávio Dino sempre soube que ele não colocaria policiais nas ruas de imediato, assim como ele sempre soube de todos os processos que os policiais devem passar para estarem aptos a trabalhar - disse Andrea Murad.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Flávio Dino, mentiras e mais mentiras

Reprodução / Facebook Ricardo Murad 
Por RICARDO MURAD - Na campanha, Flávio Dino prometeu contratar por concurso mais 8 mil policiais durante o seu mandato. Em janeiro, um Dino cinematográfico anunciou de imediato uma chamada que colocaria nas ruas mais 1mil policiais.

Ontem, provocou a reação indignada de muita gente pelo seu comportamento frio em relação à chacina que vitimou muitos inocentes em Panaquatira. Em vez de comandar a sua estrutura de segurança, discutindo uma melhor atuação das polícias, preferiu ir à praia cumprir talvez uma agenda de marketing. Pressionado pela opinião pública, anunciou que chamaria mais 1.500 policiais, dando a entender mentirosamente que a polícia já teria mais 2.500 homens na rua.

O problema do governador é que ele pensa que o mundo real é o que está na cabeça dele. Na realidade, não haverá aumento no número efetivo de policiais nas ruas do Maranhão este ano para reforçar a nossa segurança. Dos primeiros 1 mil chamados, pouco mais de 160 conseguiram se habilitar para o curso de formação na Academia de Polícia, não se sabendo quantos conseguirão se formar. Na melhor das hipóteses, se todos lograrem êxito, esses 160 novos policiais só estarão trabalhando ano que vem. Portanto, em 2015, não teremos nenhum novo policial nas ruas.

Com essa nova chamada de mais 1.500 policiais, se o aproveitamento for o mesmo e o tempo entre a chamada, a seleção e curso de formação igual aos dos primeiros mil, só teríamos 300 novos policiais nas ruas no final do ano que vem. E se compararmos a promessa - 8 mil novos policiais - com a realidade dos dois primeiros anos, com a projeção até o final de 2016, é possível avaliar o tamanho do desastre.

Mas esse é o Flávio Dino de verdade, sem toga, defrontado com a realidade. E a população não perdoa aqueles que não sabem trabalhar e não tem humildade em reconhecer suas deficiências.

Urbanismo tira animais soltos das ruas de Coroatá

Foto : Ronny Sales / AI PMC 
A razāo da blitz do Município está em funçāo do perigo oferecido pelos animais para quem trafega nas ruas da cidade e devido à reincidência após várias campanhas e autuações.

Segundo informações da Secretaria de Urbanismo, resta cuidados necessários para que a fuga dos animais seja evitada. Fezes e destruições de canteiros, plantas e mudas, inclusive em parques e jardins, também são outras consequências do problema.

Com a captura, que já ocorre há algum tempo, os animais são levados a um lugar apropriado e o dono é notificado de sua apreensão recebendo advertência e tendo seu animal liberado em seguida. Na reincidência tem multa.

domingo, 24 de maio de 2015

Uma história curiosa

Foto : Jardel Scott 
Hum!!! Engraçado, agora, somente após 04 meses, a leitura dos "comunistas" tupiniquins sobre o Maranhão mudou. Desanuviou-se, voltou-se para o plano real. Pelo ao menos nāo demorou. Ou, do nada, em 04 meses o Maranhão virou uma potência, algo valiosíssimo, uma mina inesgotável de ouro para o mundo?

Na verdade, este torrāo está mais para um diamante lapidado e herdado de Roseana Sarney e cia; pois, agora, Flávio Dino fez a sua "mágica", se virou nos 30, desfazendo as mentiras de campanha, e apresentando as potencialidades, as riquezas e a produção do Maranhão a empresários chineses. Entendeu? - Entendi!

É que no último dia 22 de abril uma comissão de empresários da China, liderada pelo ministro conselheiro Wang Wei, foi atraída para os Leões. Do Palácio, o Maranhão foi "finalmente" visto, ficou do dia pra noite bem mais "vistoso". - Ah! Sim.

Mas, afinal, o que se quer com o Maranhão? Será que Flávio Dino e cia realmente desejam atrair investimentos, dinamizar a economia do Estado e, mais ainda, reforçar a parceria entre o Brasil e a República Popular da China? O Governo tem competência para isso? Hoje eu e uma boa parte do povo duvida diante de fatos que os chineses talvez nāo saibam! Quiçá até atrapalhem as negociações. Já tem pesquisa apontando queda da credibilidade do Governo. A Administraçāo é amadora, envolve-se com a corrupção, tem parceiros na agiotagem, aniquila com o Sistema de Saúde, perde para a criminalidade, etc.

Mesmo assim o Maranhão ainda é muito bom!!!. É sim um bom lugar para se investir... Que o diga o governador! Dino, assumindo que antes mentia, dizendo que o Maranhão era um caos, que nada prestava, de repente, eis um relato estonteante, do dito cujo, publicado pelo próprio Governo:

"Nós já exportamos muito (s) produtos para a China e, por outro lado, importamos equipamento, de modo que, o horizonte concreto desse diálogo é que consigamos atrair investimentos diretos dos chineses para o Maranhão e com isso dinamizar ainda mais nossa economia"

O ministro Wang Wei ficou animado. Mas Dino deve explicações! Ou ele vai persistir com uma nova rodada de mentiras? Vai inventar que o volume de negócios e o que o Estado produz foram conquistas de sua neófita e frágil gestão, de apenas 05 meses?

Salve a Democracia! Salve a Imprensa! Herança de grandes feitos do poderoso povo brasileiro...

sábado, 23 de maio de 2015

Prefeita visita Festival do Milho e entrega 50 Kits de Irrigação

Foto: Ronny Sales / AI PMC 
Com atuaçāo forte da Prefeitura no setor e alta produçāo, o coroataense experimentou hoje os sabores da terra no 1º Festival do Milho, uma festa de guloseimas instalada na Academia Pública de Saúde, centro de Coroatá. O povo se deliciou com pamonhas, bolos, canjicas, milho assado, milho cozido, e o produtor familiar ainda ganhou 50 kits de irrigaçāo.

A prefeita Teresa Murad (PMDB) esteve no local acompanhada de sua equipe de governo. Assistiu ao grupo “As Jades”, de mulheres idosas, que exibiu a Dança do Maculêlê.

Teresa entregou 50 kits de irrigação a agricultores familiares. A entrega ocorreu também com o testemunho da vice-prefeita Neuza Muniz, dos secretários de Meio Ambiente Antônio Márcio, de Agricultura Maria do Rosário, de Saúde Aritana Moura, de Infraestrutura Feliciano Marques, de Comunicação Fábbio Frazão, de Trânsito Ronis Miranda e dos vereadores Wllisses Muniz e César Trovão, presidente do Poder Legislativo Municipal.

- Não podemos deixar o nosso Município cair tão drasticamente como está ocorrendo com outras unidades em todo o Brasil. E tudo isso em razão da inflação que acomete o País, temos que nos unir e juntar forças para superar tudo que está acontecendo e termos grandes vitórias no futuro - disse a prefeita. E Coroatá está muito bem mesmo. É a única Prefeitura do Maranhão que paga em dias funcionários e fornecedores. Teresa garantiu que vai continuar agindo assim.

Os Kits vão ajudar principalmente no período de falta de chuvas, evitando a falta de certos produtos básicos. Atualmente a grande produção de milho coloca Coroatá no topo do ranking da produção na região.

Ricardo Murad sustenta denúncias contra Flávio Dino

Reprodução / Facebook Ricardo Murad 
ESCÂNDALO NA SAÚDE:
FLÁVIO DINO É UM IRRESPONSÁVEL. 
ATÉ ONDE IRÁ O SUCATEAMENTO DA REDE ESTADUAL DE SAÚDE?

Da lista do PC do B, para emprego no Hospital Geral de Peritoró, o primeiro à esquerda na foto é o Francisco Santos Damasceno, diretor plantonista do hospital e presidente do PC do B de Peritoró, e pasmem vocês, o mesmo cidadão é secretário municipal de Igualdade Racial. O segundo na foto da esquerda para a direita, é o José Maria de Jesus da Silva, também diretor plantonista administrativo, que consta da lista encaminhada pelo partido para contratação no hospital.

Sampaio empata com Mogi e continua invicto na Série B

Por GloboEsporte.com
Mogi Mirim, SP

O empate por 1 a 1 na noite desta sexta-feira, no Romildão, manteve o Mogi Mirim em baixa e o Sampaio Corrêa em alta na Série B do Brasileiro. Mas a diferença na tabela não se refletiu em campo. Os paulistas mostraram superação para buscar a igualdade com Júnior Juazeiro no segundo tempo e evitar a terceira derrota seguida. Já o Sampaio, eficiência à parte no gol de Robert, deixou a desejar e perdeu o aproveitamento de 100% e também a chance de dormir na liderança.

Com sete pontos, o Sampaio Corrêa dorme na segunda colocação. No complemento da rodada, só corre o risco de ser ultrapassado pelo Bahia, que, com quatro pontos, enfrenta o CRB, fora de casa. Na parte de baixo, o Mogi somou o primeiro ponto, mas continua na zona de rebaixamento.

O lateral esquerdo Raí valorizou a partida. - Mas o importante é que levamos um ponto para casa, frisou. Por mais que a vitória tenha escapado, o Sampaio continua invicto e no G-4 do Campeonato Brasileiro da Série B. - Temos sempre que buscar pontos fora de casa e em casa fazer o nosso papel, concluiu Raí.

Mogi e Sampaio voltam a campo no outro sábado. Em duelo paulista contra o Oeste, fora de casa, o Sapo busca a primeira vitória, às 21h. Mais cedo, o Sampaio faz confronto direto pela primeira posição contra o Náutico, atual líder, a partir das 16h30, em São Luis.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Andrea repercute investigações sobre agiotagem que envolve assessor de Flávio Dino

A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) repercutiu mais um fato noticiado na imprensa sobre as investigações de agiotagem no Maranhão. Um dos cheques encontrados com o agiota preso, o Pacovan, é de um dos assessores diretos do Secretário de Articulação Política, Márcio Jerry. A deputada expressou preocupação com a possibilidade de um superintendente do órgão, José Wellington Leite, estar envolvido no escândalo investigado pela Polícia Civil e o Ministério Público.

- A questão principal e que todos devem ter consciência é, realmente, o que faz o José Wellington, assessor do Márcio Jerry - o homem que de fato manda no governador. E a grande pergunta não é sobre o cheque do Wellington, é o que ele, o cobrador oficial dos juros, faz trabalhando com o Márcio Jerry? Por quê? Essas respostas que temos que saber. O que o Wellington faz dentro da cozinha do Palácio, o que ele faz colado com o Márcio Jerry, por que ele trabalha com o Márcio Jerry - alertou a deputada.

A parlamentar relembrou sobre o início das investigações sobre agiotagem, ainda na gestão de Aluísio Mendes, e criticou a sensação de insegurança que toma conta do estado com as constantes explosões de agências bancárias no interior do Maranhão, com os assaltos e mortes violentas na região metropolitana de São Luís.

- Preocupação com o povo zero, responsabilidade com o povo zero, segurança na cidade e no Estado um caos, e ficam dizendo que as pessoas que estão fantasiando um movimento de insegurança. O sentimento é tão grande e real que chegou ao cúmulo de desmoralizar o governador, com um sequestro dentro da Secretaria de Minas e Energia do próprio governo do Estado. É a desmoralização do governo, é para mostrar que o governo não está funcionando de forma alguma, é para dizer ao governador: V. Ex.ª é uma piada e ninguém respeita. Essa que é a verdade. Está bom de o governador começar a se cercar de pessoas sérias, honestas e competentes e se preocupar com as pessoas, se preocupar em dar a resposta para a sociedade. E que ele não pense que tudo vai ficar impune, porque o povo está vendo, as pessoas estão vendo quem ele coloca ao lado dele. Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem tu és. Muito obrigada a todos - finalizou Andrea com aplausos da galeria.

Assista ao discurso:

Olha o que o Boff falou

i.ytimg.com
“O PT tentou criar as condições para que os humildes pudessem ter acesso às questões fundamentais da vida que é o trabalho, saúde, comida... Esse projeto eu vou defender até o fim da vida", afirmou o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff durante participação no programa Espaço Público .

O filósofo ainda destacou: "não significa que eu deixe de fazer críticas ao PT, mas essa causa tem que ser salvaguardada e eu me admiro que muitos a critiquem, porque em 500 anos ninguém fez uma política assim”.

O Espaço Público é apresentado pelo jornalista Paulo Moreira Leite e conta com a participação dos jornalistas Florestan Fernandes Júnior e Diego Amorim, repórter do Portal de Notícias Fato Online. Fonte: vermelho.org.br

Detran-MA promove mutirão de exames práticos para tirar CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizará a partir deste fim de semana um mutirão de exames práticos com oferta de vagas extras para os candidatos à 1ª habilitação nas categorias A, B e D de São Luís e Paço do Lumiar. Com essa medida, 700 vagas extras foram colocadas à disposição dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Paço do Lumiar ficou com a maioria das vagas, mais de 400. Serão cinco dias de mutirão no município, a partir de sábado (23). Já em São Luís, o mutirão ocorrerá somente nos sábados 23 e 29, com oferta de quase 150 vagas por dia (consulte tabela).

A coordenadora do setor de habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, explica que é de competência dos CFCs a marcação dos exames. Os exames serão realizados nos pátios do Detran-MA em Paço do Lumiar, no posto localizado no bairro do Maiobão, e em São Luís, nos pátios da Vila Palmeira, Aterro do Bacanga e Cohatrac.

Além de ajudar os candidatos reprovados e que estão prestes a perder o prazo para tirar a CNH, o mutirão também regulariza a situação de muitos condutores.

Segundo o Detran, o Maranhão possui aproximadamente 1 milhão e 300 mil veículos, para um pouco mais de 700 mil habilitados. Significa dizer que a cada 2 veículos, existe só 1 condutor com CNH, ou seja, muitos motoristas dirigem sem o documento e, o pior, sem conhecimento algum das leis de trânsito. Com informações da Assecom/Estado

quarta-feira, 20 de maio de 2015

No Maranhão, Flamengo e Sampaio mantém supremacia entre as torcidas

Dos times de fora, Flamengo. Do Maranhāo, Sampaio!!! O Blog Teoria dos Jogos em parceria com o Instituto GPP rende agora com exclusividade os números do Maranhão. Foram entrevistados 804 com margem de erro da pesquisa em 3,5 pontos percentuais. A capital São Luís possui fatia relativamente pequena da população do Estado (em torno de 16%). Assim pela manutenção da proporcionalidade, 137 pessoas na região metropolitana foram entrevistadas.

Como na maioria do Norte-Nordeste, a supremacia do Flamengo é acachapante (Quadro 01). Com 38,9%, é o único a cruzar a marca dos dois dígitos no Estado. Abaixo surgem torcedores do Vasco da Gama (9,7%), Corinthians (7,3%), Palmeiras (4,6%) e São Paulo (3,7%). A sexta posição é ocupada por uma força local, o Sampaio Correia: 2,2% da preferência do Maranhão. Botafogo (1,5%), Fluminense (0,8%) e Cruzeiro (0,5%) precedem o Moto Clube (0,4%), enquanto o Maranhão atinge 0,3%.

Na divisão capital-interior (Quadro 02), segundo a pesquisa, não se pode ignorar a zona de influência do Sampaio Correia (9,4%), ficando atrás do Flamengo (44,7%). No interior, ambos perdem força, enquanto crescem as torcidas de Vasco (10,8%) e9 Corinthians (8%). Ainda assim a liderança é flamenguista (37,7%). Cabe destaque para a maioria de palmeirenses sobre são paulinos tanto na capital quanto no interior. Pesquisa completa AQUI
Quadro 01 
Quadro 02 

Doutor Liorne, caindo no gosto do povo

A contar pelo o que já chegou a ser corrente nos bastidores da política Altoalegrense, pela simpatia e gosto popular, Leonardo do posto Alto Alegre e Dr. Liorne conferem chapa quente para as próximas eleições municipais. Foi o que divulgou o blogueiro Jota Luiz. Mas nada ainda definido, tem muita água pra rolar até 2016.

Jota apurou que informações de pessoas ligadas ao governo do Estado dão conta de que em todas as pesquisas encomendadas em Alto Alegre do Maranhão Dr. Liorne lidera com folga sobre o atual gestor do município. Com informações do Blog do Jota Luiz

Coroataenses fazem passeata de combate ao abuso e exploração sexual

Foto: Ronny Sales / AI PMC 
Foi na segunda-feira, 18, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Teve concentraçāo na Praça da Igreja Matriz e atividades culturais com grupos de capoeira, grupos teatrais e outros. A Secretaria Municipal da Mulher distribuiu panfletos de conscientização.

Estiveram também envolvidos no evento, a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Assistência Social, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, o CREAS e o CRAS. Com informações da AI PMC

CAPS realiza caminhada em prol da Luta Antimanicomial

Foto: Ronny Sales / AI PMC 
O CAPS de Coroatá realizou na ultima segunda-feira, 18, ações em prol do Movimento da Luta Antimanicomial, com panfletagem nos sinais e caminhada pelas ruas da cidade. Foi o dia de luta pelos direitos das pessoas acometidas de doença mental, de combate à ideia de isolamento em nome de pretensos tratamentos, baseados em preconceitos que cercam a doença.

Toda equipe do CAPS, inclusive a secretaria municipal de Saúde Aritana Moura, estava presente na caminhada pela Luta Antimanicomial. Na parte da manhã a equipe esteve nos principais sinais da cidade panfletando. À tarde teve caminhada e ato artísticos no Largo da Juventude despertando a atenção da população.

O  CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um atendimento público em Saúde Mental do Sistema Único de Saúde (SUS). Garante acesso da população aos serviços e o respeito a seus direitos e liberdade, promovendo a reabilitaçāo psicossocial de quem tem transtorno mental, faz uso de álcool e outras drogas. Conta com equipe técnica composta por psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, enfermeiro e artesão. O acesso ao serviço ocorre por demanda espontânea ou por encaminhamento dos serviços da Rede de Saúde. Com informações da AI PMC

terça-feira, 19 de maio de 2015

A incompetência de Flávio Dino

SURTO DE VIROSE NÃO JUSTIFICA DEMORA NO ATENDIMENTO DAS UPAS!

A assertiva é do ex-secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Ricardo Murad - uma resposta diante de reportagem da TV Mirante que provou, mais uma vez, o péssimo atendimento das Unidades de Pronto Atendimento, em São Luís.

Para Murad, corte do custeio, demissão de profissionais experientes e treinados, diminuição do quadro de pessoal, serviços de manutenção deficiente, rede hospitalar com a capacidade reduzida sāo causas da situação crítica jamais vista.

A denúncia mostra pessoas no chão, nas calçadas, esperando horas por um atendimento que nunca acontece. - Durante os anos em que estive à frente da SES as UPAS sempre atenderam com rapidez, agilidade e eficiência com ou sem surtos de virose. E o problema está só começando. A politicagem que impera no governo reflete na qualidade do sistema de saúde que não tem mais a prioridade de antes, lamentou Murad.

Foi dito que as pessoas estāo sem nenhuma qualificação técnica na direção de uma rede altamente exigente e imprescindível para a assistência à saúde dos maranhenses.

Veja reportagem da TV Mirante:
video

Mais uma ilegalidade de Davi Telles

Reprodução / Facebook Ricardo Murad 
Outro escândalo no governo de Flávio Dino e vem da CAEMA com criação ilegal de gratificaçāo de R$ 5 mil mensais a funcionário indicado. Uma gratificação instituída em simples reunião de diretoria, segundo denúncia registrada agora há pouco pelo peemedebista Ricardo Murad.

A referida gratificação, disse Murad, vem à revelia do Conselho de Administração, sem critérios objetivos para concessão e sem estudo de impacto orçamentário, sob a justificativa de que "a Caema precisa se adequar ao novo modelo de gratificação que irá ser efetivado pelo governo". - Parece piada mas não é. É isso mesmo, a Caema precisa se adequar a uma gratificação que ainda será efetivada pelo governo!, assinalou Murad.

Ainda conforme Murad, nos bastidores funcionários efetivos denunciam privilégios aos funcionários de fora e aos afilhados políticos contratados que ganham aquela gratificação. - Foi-se o tempo onde os funcionários efetivos eram valorizados e tinham a preferência na ocupação dos cargos de direção, ponto de honra da nossa gestão, à frente o competente técnico de carreira da empresa, presidente João Moreira, hoje lotado no Sacavém, trabalhando na manutenção do sistema de esgoto, frisou o peemedebista.

Sobre a ilegalidade, Murad garantiu que o presidente da Companhia, Davi Telles, responderá na Justiça.

Deputada pedirá nulidade de aluguel de prédio por governo Flávio Dino

Após as denúncias sobre a locação de prédio pelo governo do estado, no valor de R$ 135 mil por mês, para abrigar setores administrativos da Secretaria de Estado de Saúde, a deputada Andrea Murad (PMDB) anunciou nesta terça-feira (19) que pedirá a nulidade do contrato com o imóvel por não ser compatível com o valor de mercado, nem está de acordo com a estrutura física da atual Vigilância em Saúde no Maranhão que inclui outros setores como a Central de Regulação, atenção primária e a EMSERH.

- Não existe possibilidade desse prédio... suportar a capacidade somente da Vigilância. Só este órgão possui 250 funcionários, fora os da Unidade Regional de Saúde que tem 20 caminhonetes. Juntando com a Vigilância são mais 40 carros oficiais pequenos, um micro-ônibus, 1 van, 50 caminhonetes, 3 caminhões frigoríficos para vacinas e 70 carros aproximadamente de funcionários. Impossível... - explicou a deputada.

Foi apurado ainda que no prédio alugado pela SES também funciona um salão de beleza recentemente instalado. Andrea Murad já pediu, através de requerimento, cópia do contrato para saber qual a real estrutura que será oferecida pelo proprietário do imóvel e que justifique o valor de R$ 135 mil.

- ... O que justifica um aluguel nesse valor? Um prédio de dois andares por R$ 135 mil. E por que na Avenida dos Holandeses? A área mais cara de São Luís. O governo tem dinheiro sobrando, então? - questionou a peemedebista. Com informações da Assecom/Dep. Andrea Murad

Ex-prefeito de Bacabal foi preso hoje cedo por agiotagem

BLOG SÉRGIO MATIAS - Como já é de conhecimento da população, Raimundo Nonato Lisboa, o Dr. Lisboa, é um dos ex-prefeitos do Maranhão investigados pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público (MP) Estadual por participação no esquema milionário de agiotagem no estado.

Na manhã desta terça-feira (19), por volta das 6 horas, agentes policiais e investigadores cumpriram mandados de prisão expedidos em desfavor do ex-prefeito de Bacabal Raimundo Nonato Lisboa, da ex-secretária de Cultura Carmem Xavier, do construtor Ezequiel Farias Nou, Aldo Araújo de Brito (ex-presdiente da Comissão de Licitação do Município) e Manoel de Moura Macedo, o Nezinho Moura, ex-vereador de Bacabal e proprietária de uma empresa distribuidora de material de construção.

A operação denominada El Berite foi coordenada pelos delegados Carlos Alessandro, Valdenor Viegas, Danilo Veras, Felipe César, Robert Amorim, Odilardo e Daniel, e os investigadores da SEIC.

Informações obtidas pelo blog dão conta que os mesmos serão ouvidos na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, em São Luís. Com exceção da empresária Carmem Xavier, os demais permanecerão presos.

O superfaturamento de Flávio Dino

Foto: Nestor Bezerra 
A deputada Andrea Murad (PMDB) denunciou em sessão plenária desta segunda-feira (18) o superfaturamento em aluguel de prédio para abrigar setores administrativo da Secretaria de Estado da Saúde. A parlamentar apresentou fotos e explicou que a estrutura não condiz com o valor contratado e que será pago pelo governo do Estado, inclusive, com salas e parte elétrica ainda inacabadas.

Na publicação do Diário Oficial, o prédio localizado na Avenida dos Holandeses em São Luís, foi contratado por R$ 1.620.000,00 por ano, que serão pagos em 12 parcelas de R$ 135.000,00. Para a parlamentar, o valor é considerado "absurdo" diante do discurso de contenção de gastos na saúde.

- Nada justifica um aluguel de R$ 135 mil para qualquer coisa que seja. Quando você vai alugar um prédio, eles não querem saber quantos órgãos da secretaria você vai colocar ali dentro, isso é irreal. Aquele prédio jamais seria alugado por R$ 135 mil se não fosse para o governo do Estado. Nada que se diga justifica essa imoralidade, disparou a deputada.

Andrea Murad também criticou a postura do governador Flávio Dino quanto ao aluguel do prédio no Turu onde funcionava o Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico, locado pelo valor mensal de R$ 30.000,00. Ela relembrou que o centro foi desativado em fevereiro, fruto de uma decisão judicial movida pelo grupo do atual governador, demonstrando total insensibilidade com os pacientes vítimas do câncer.

A deputada alega ainda que, para o governo, sobram recursos para locação de prédios administrativos em valores exorbitantes, mas falta dinheiro para manter os serviços nas UPAs e Hospitais do Estado e o tratamento do recém-nascido Dudu em São Paulo, caso repercutido nacionalmente.

- O governador encheu a boca  para falar dos R$ 30 mil reais mensais que a SES tinha alugado para tratamento de pessoas com câncer, no bairro Turu. Ele falava tanto que aquilo era errado, que aquilo não era correto, falou tanto, pregou tanto, e agora ele age pior com aluguel de prédio administrativo. Alega falta de recurso quando recorreu à justiça para não arcar com o tratamento do Dudu, mas perdeu, vai ter que continuar pagando pelo tratamento porque recurso tem. Se tem para alugar prédio por R$ 135 mil mês, tem para arcar com o tratamento da criança, disse. Da Assecom/Dep. Andrea Murad

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Comando de Blitz que arrasa Coroatá confirma ordem de Flávio Dino

A Blitz "comunista" nāo para - continua sugando com o bolso do povo de Coroatá por determinaçāo do Governo Estadual. A exemplo de domingo, nesta segunda-feira, 18, muitos condutores de veículos automotores passaram por maus bocados e, pior, sob a falsa defesa dos seguidores de Flávio Dino. Eles, covardemente, puseram a culpa em inexistente pedido da Prefeitura para a efetivaçāo das operações. Isso nāo passa de uma canalhice pura!!!

O contribuinte nem pode contar com uma campanha educativa, muito menos com prazo para regularizaçāo de suas pendências. Ficou claro a função arrecadadora, nem que fosse pela força. Sobrava a intimidaçāo por meio da exibiçāo do armamento da Polícia. Centenas de veículos foram apreendidos.

ESCLARECIMENTO

O Secretário de Comunicaçāo da Prefeitura de Coroatá Fábbio Frazão esclareceu que o Município não solicitou nenhuma blitz para a cidade. Ratificando o posicionamento da Prefeitura, o diretor do CIRETRAN de Codó Ricardo Reis e o Capitão Adonias da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual afirmaram que seguem determinação do Estado.

A gente fez sexta e sábado em Codó. Hoje, amanhã, depois outras cidades aí... É  do Governo do Estado junto com o DETRAN e parceria com a Polícia Militar - informou o Capitão Adonias.

É uma determinação do Governador Flávio Dino, para que se faça essa operação em todo o Estado do Maranhão e é uma operação em conjunto com a Polícia Militar do Estado, a Polícia Rodoviária Estadual, a CIRETRAN e, logicamente, o DETRAN - concluiu o chefe do Ciretran, Ricardo Reis.

Pacheco desmente a si próprio para salvar Dino de ato desumano contra um bebê

O secretário de Saúde deu nova versão ao caso de um bebê internado em São Paulo, que envergonhou o Maranhão ao ser exibido pelo programa Bom Dia Brasil.

Blog LUÍS CARDOSO - O secretário de Saúde do Maranhão, Marcos Pacheco, rasgou o Código de Ética Médica e seu histórico de professor, nessa segunda-feira (18), para salvar o governador Flávio Dino, do PCdoB, do ato desumano praticado contra um bebê que, com um mês de vida, foi diagnosticado com Tetralogia de Fallot (T4F), doença caracterizada pela má-formação cardíaca...

O caso foi denunciado pelo Bom Dia Brasil, envergonhando o Maranhão nacionalmente e internacionalmente mais uma vez por culpa da insensibilidade e irresponsabilidade de seus governantes, como pode ser constatado no vídeo abaixo.

Mesmo com o parecer do médico sobre o risco, o governo comunista recorreu à Justiça para tirar a criança do hospital onde está e transferi-la para a rede pública. Na ação, o governo alega vergonhosamente que o custo do tratamento é alto e que o dinheiro estaria servindo para “financiar riqueza sem justa causa para uma pessoa só”, no caso o bebê indefeso. Uma vergonha!

Durante entrevista ao Bom Dia Brasil, o secretário de Saúde do Maranhão informou que, por o custo com as despesas ser alto, o Estado tem de fazer uma “para-economia”.

O custo é muito e hoje, no Brasil, nós, do sistema público de saúde, temos que fazer uma ‘para-economia’ para essa questão da judicialização – argumenta Marcos Pacheco.

Horas depois do descaso com a vida de uma criança tomar proporção negativa gigantesca contra Dino, porém, o secretário de Saúde foi obrigado a gravar um novo vídeo, institucional, em que desmente a si próprio, na forma mais descarada possível. Um vergonha!

Abaixo, assista o novo vídeo, com as novas explicações para o descaso, e tire suas próprios conclusões sobre o governador Flávio Dino e seu secretário de Saúde:


Veja agora o que disse o secretário de Saúde do Estado do Maranhão, durante entrevista, quando diz que o dinheiro estaria financiando riqueza sem justa causa para uma pessoa só e o que disse os pais e os avós da do bebê Dudu. (Com Informações do Atual7).

O regime de Flávio Dino

Agora é pra valer!!! O povo do interior sob pressāo máxima do governo "comunista" de Flávio Dino. Blitz rodoviária por todo lado. Passou por Codó e neste final de semana Coroatá foi palco da operação já conhecida por "caça níquel" e "caça votos". Realmente é a mudança chegando pra fazer o povo andar na "linha", no regime, e receber o "enquadramento eleitoral", como faziam os gestores Amovelistas, seguidores do ex-prefeito Luís da Amovelar, condicionado à liberação dos bens. Centenas de veículos foram apreendidos por diversas infrações.

sábado, 16 de maio de 2015

Sampaio vence o Macaé no Castelão e lidera a Série B

De Jesus / O Estado
Na noite desta sexta-feira, o Sampaio venceu o Macaé por 3 a 1 no Castelão. O Sampaio assume a liderança provisória da Série B, com seis pontos na segunda rodada. O Macaé, com três pontos, fica na 10ª colocação. O técnico Leo Condé estreou no comando do Sampaio, além do lateral-direito Bruno Moura.

Válber abriu o placar no primeiro tempo e na etapa final, Henrique empatou para o Macaé, mas Edvânio, com dois gols, garantiu a vitória Tricolor. O zagueiro na temporada já fez seis gols.

Apesar da derrota, o gol mais bonito do jogo ficou por conta do Macaé. Henrique arriscou o chute de fora da área e acertou o ângulo do goleiro Ruan.

O Macaé volta a campo na próxima terça-feira, quando encara o Oeste, enquanto o Sampaio enfrenta o Mogi Mirim na próxima sexta-feira. Com informações do globoesporte.globo.com