sábado, 28 de fevereiro de 2015

FOTO DO DIA

Em Coroatá, homenagem da diretora do Complexo 
Educacional do Ensino Fundamental (CEEF) Amparo 
de Lelys às suas parceiras. 8 de Março, Dia Internacional da Mulher

Governo Federal implanta sistema de baixa simplificada de empresas

Divulgação do Planalto
Empresários brasilienses já utilizam o novo sistema de baixa simplificada de empresas que o Governo Federal está implantando. A rapidez do processo é surpreendente. A baixa automática funciona na capital federal desde outubro do ano passado. Está semana passou a funcionar em todo o País, por meio do Portal Empresa Simples.

O encerramento de firmas na hora se tornou possível graças à Lei 147/14 e à extinção de exigência de certidões negativas para concluir a baixa do CNPJ. De acordo com as novas regras, qualquer débito ligado ao CNPJ é transferido automaticamente para os CPFs dos responsáveis pela empresa. A mudança faz parte de um programa nacional de desburocratização, elaborado pela secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE). Com informações da Presidência da Republica

Mulher morre por omissão de hospital em São Luís. É o governo do "comunismo"!

Do iDIFUSORA - Uma mulher identificada como Rosenilde Cabral Aguiar, deu entrada no hospital Djalma Marques, o Socorrão 1. Ela foi socorrida pelo Samu no município de Ribamar, e por conta da demora no atendimento ela acabou morrendo. Nas imagens podemos conferir que ela fica jogada na maca, as pessoas olham, mas ninguém dá assistência. A irmã da vítima prestou queixa no plantão de policia do parque do bom menino por omissão de socorro. Mas, nós aqui do Blog temos a certeza que essa denúncia não vai dar em nada no Desgoverno da Resolutividade 100%, principalmente por se tratar de gente humilde. Flávio Dino não está nem aí!!!!


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Pacientes com câncer sofrem e governador nem liga. Homem desumano

O SONHO ACABOU....

Por RICARDO MURAD - Pacientes com câncer sofrem e o governador nem liga. Homem desumano. O Ambulatório de Atenção aos Pacientes Oncológicos foi uma conquista que levou muitos anos para se tornar realidade e num piscar de olhos o sonho de milhares de famílias acabou. Elas que pela primeira vez tiveram atendimento digno para tratar uma doença tão dramática como o câncer.

Fechar o ambulatório especializado que atendia com eficiência e conforto os maranhenses - não só da capital - é um crime que precisa ser denunciado pelas autoridades responsáveis pela saúde da população. Sem alma, e insensível à dor dessas pessoas e de suas famílias, Flávio Dino - ao fechar o ambulatório - trata todos como animais num hospital que não tem como atender esses pacientes porque todas as suas dependências estão comprometidas com os serviços de quimioterapia, internação clínica e cirúrgica de pacientes de todos os municípios do Estado, inclusive os fronteiriços ao Piauí que eram atendidos em Teresina. Todos esses pacientes são unânimes em afirmar que no Turú eram mais bem tratados, humana e clinicamente.

Então, não se justifica, sob nenhum argumento, a cessação de um atendimento numa área tão sensível como essa, dos portadores de câncer, por causa de uma vingança política porque o prédio onde funcionava o ambulatório pertence a uma empresa que tem como sócio o ex-candidato ao governo, Lobão Filho. Esse imóvel foi alugado até que o prédio definitivo do ambulatório especializado, que está sendo construído ao lado do Hospital Nina Rodrigues, unidade que faz parte do grande Programa Saúde é Vida que revolucionou o atendimento médico no Maranhão, ficasse pronto.

O Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico atendia mais de 150 pacientes por dia e já funcionava há mais de cinco meses. Oferecia atendimento de primeira linha, com 18 consultórios, vários serviços especializados dentre os quais médicos de dor, atendimento com nutricionistas, proctologistas, mastologistas, psicólogos e muitas outras especialidades voltadas para o atendimento integral do paciente portador de câncer, além de dispor de um amplo estacionamento e fácil acesso às pessoas que utilizam transporte público.

Governo publica regulamento de concurso para procurador do Estado

O Governo do Maranhão vai realizar concurso para a Procuradoria Geral do Estado, que deve abrir 30 vagas. O regulamento que disciplina as regras do concurso foi divulgado na última quarta-feira (25), no Diário Oficial do Estado. A resolução de nº 015/2015, que trata das regras pertinentes ao concurso, determina prazo de 30 dias para inscrição com possibilidade de prorrogação por igual período.

A medida faz parte da política de fortalecimento das carreiras típicas de Estado defendida pelo governador Flávio Dino. Pelo regulamento do concurso será necessário apresentar, na data da posse, a comprovação de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais exigências contidas na lei. Entre os requisitos para participação no concurso está o diploma de bacharel em Direito, a ausência de antecedentes criminais e não ter sofrido no exercício das funções públicas penalidades pela prática de atos desabonadores.

O concurso terá a realização de provas subjetiva e objetiva, prova oral e prova de títulos. A validade do certame será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado. Fonte: PGE

Ácre, encino... 10 erros e polêmicas de livros didáticos

   De falhas matemáticas a gramaticais, relembre 10 casos marcantes no Dia Nacional
   do Livro Didático [Foto: Getty Images /Terra]
O livro didático é uma fonte de pesquisa em que os alunos, geralmente, podem confiar. Mas e quando o livro está errado? Há casos em que as próprias publicações estão incorretas e precisam ser recolhidas e substituídas. Em outros, o conteúdo é que gera polêmica. De falhas matemáticas a gramaticais, relembre dez histórias marcantes no Dia Nacional do Livro Didático.

1. Ácre, Espíritu Santo e Minas Gertais
Ao abrir o livro didático, estudantes da rede municipal de Jundiaí (SP) encontraram alguns estados brasileiros com a grafia incorreta - e outros, da região Nordeste, sequer constavam no mapa. O Brasil representado no livro Projeto Ciranda mostra os Estados “Ácre”, “Espíritu Santo” e “Minas Gertais”, além de ignorar a existência do Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe. A história virou notícia em abril de 2014. A Prefeitura da cidade multou a editora em R$ 23 mil, e as páginas com erros foram substituídas. Segundo a Secretaria de Educação de Jundiaí, quatro mil exemplares incorretos tinha sido distribuídos.

2. Dez menos sete é igual a quatro?

Em junho de 2014, escolas da rede rural do Estado de São Paulo receberam livros didáticos com a seguinte conta: 10 - 7 = 4. Sim, quatro! A resposta certa é três, mas ainda assim os livros foram distribuídos para cerca 1,3 milhão de alunos. O Ministério da Educação reconheceu os erros e o uso do material foi suspenso.

3. Dois Paraguais

América do Sul sem Equador e com dois Paraguais. Isso foi o que alunos da sexta série do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo encontraram no livro de geografia, em março de 2009. Foram 500 mil livros distribuídos com o erro. A fabricante alegou que o problema foi na diagramação, e a secretaria de educação do Estado determinou a troca dos exemplares.

4. Quando Colombo descobriu a América?

Na mesma série de livros distribuída no sistema de ensino paulista, a apostila de história dizia que Cristóvão Colombo descobriu a América em 1942. Isso mesmo, o continente teria sido descoberto no meio da Segunda Guerra Mundial, de acordo com o livro. O erro foi encontrado em abril de 2009 e, por ser em uma apostila bimestral que já estava em uso, não foi corrigido.

5. Sem Piauí

Em 1998, o Piauí foi esquecido em um mapa do Brasil do livro didático “Geografia”, editado pela Módulo Editora e Desenvolvimento Educacional, de Curitiba. Os alunos da primeira série de uma escola particular de Teresina repararam no erro do material. A empresa responsável pela publicação informou ter enviado páginas para corrigir os mapas incorretos. Outros erros foram encontrados no mesmo mapa. Fernando de Noronha não estava no lugar certo e Sergipe fazia fronteira com Pernambuco, o que não ocorre.

6. Propaganda eleitoral

Em 2007, o livro didático de história do Projeto Araribá foi distribuído com um texto sobre o programa Fome Zero, no capítulo sobre a história recente do País. O diretor-executivo da editora admitiu que a existência do texto sobre o programa social naquela edição, vendida para o ano letivo de 2008, foi um erro. Ele disse que a primeira edição da obra foi elaborada em 2003, quando o assunto estava em alta. À época, alguns veículos acusaram a publicação de fazer propaganda político-partidária favorável ao Partido dos Trabalhadores (PT).

7. Encino

Para cada livro didático, há a versão feita para os alunos e outra, com orientações para o professor. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo entregou aos professores exemplares com a palavra encino, grafada assim mesmo, com "C", apesar de o correto ser com "S". A assessoria de comunicação do órgão informou ser um erro de digitação e não houve recolhimento dos livros, pois eles não eram entregues aos alunos.

8. Nem o hino nacional escapou

Alunos de Vespasiano (MG) receberam um hino nacional um pouquinho diferente: “Fulguras, ó Brasil, forão da América, (...) Teus risonhos, lindos campos têm mais fores”. Sim, "forão da América". Enquanto as palavras corretas são florão e flores. Outros erros também foram encontrados, como a palavra desafa (em vez de desafia), fâmula (em lugar de flâmula) e flho (em lugar de filho). Foram impressos 55 mil exemplares com essas falhas, ao custo de R$ 280 mil. O caso ocorreu em abril de 2014. A fabricante foi avisada para alterar os livros.

9. Homofobia

Em setembro de 2013, uma escola de Fortaleza, no Ceará, recebeu livros com conteúdo homofóbico. Em um exemplo de física sobre prótons e elétrons, a publicação sugere que dois meninos não se atraem, assim como duas meninas também não poderiam se atrair. A ilustração causou mal estar entre os alunos e levou a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais a se pronunciar sobre o caso.

10. Variação popular

Em 2011, um livro didático distribuído a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo Programa Nacional do Livro Didático chamou a atenção e teve grande repercussão na imprensa. No capítulo "Escrever é diferente de falar", a frase “Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado” consta como correta. Não era um erro. O próprio livro explicava que essa frase só é correta na variação popular da língua portuguesa. Mas o debate provocou até um esclarecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsável pelo livro. Com informações do Terra

Pacientes e acompanhantes reprimidos pela PM na UPA da Cidade Operária

Ambiente sujo, atendimento péssimo e confusão na UPA da Cidade Operária [Foto produzida por internauta]
Por CARLOS FILHO - O caos na Saúde, no Estado do Maranhão, não tem mais onde se esconder mesmo. As denúncias chegam de todos os lados e logo sob o domínio de um governo que pregou a resolutividade 100%; que, em campanha e até após a posse, ainda vive do passado, dizendo que tudo estava errado. Agora a pouco se divulgou denúncia do jornalista Luís Cardoso sobre a falta de higienização nas UPAs e o pior está por vir. Acompanhe nova denúncia neste post.

Os maranhenses, que não devem se apresentar com senha partidária, estão sofrendo o pior constrangimento nos hospitais do Estado, como o que ocorrera na UPA da Cidade Operária, na Capital, há poucos dias, quando a administração chamou a Polícia Militar para conter ânimos de pacientes e acompanhantes.

DENÚNCIA

É que, além da falta de medicamentos, médicos e serviços de limpeza, o tempo de atendimento irrita e prejudica a saúde dos enfermos que procuram as unidades. Na UPA da Cidade Operária, na última semana, dezenas de crianças estavam em processo de triagem, sem que houvesse o devido atendimento do profissional de medicina.

Relatos das vítimas, do último dia 15, apontaram que havia muitas crianças com risco de vida, muitas com febre alta desde o início da manhã. Foi quando houve uma manifestação indignada dos acompanhantes, com reação nada cortês de um vigilante e chegada da PM. Denuncias dão conta de que o funcionário se utilizou de comportamento de baixa urbanidade, usando palavras de baixo calão. Que diferença meu povo!

Falta de gerenciamento na Saúde resulta em colapso nas UPAs

Por Luis Cardoso - Pacientes que estão internados e os que procuram as UPAs da capital precisam tomar sérios cuidados, assim como os que trabalham naqueles estabelecimentos hospitalares. Os serviços de higienização das Unidades de Pronto Atendimento não estão sendo realizados desde ontem por falta de material de limpeza. O pânico se instalou entre os funcionários que sabem da gravidade do problema, com riscos de contaminação e disseminação de doenças que podem gerar infecção hospitalar.

Ocorre que a Secretaria de Saúde não pagou a empresa Litucera, responsável pelos serviços de higienização das UPAs e os funcionários estão desmotivados, sendo que boa parte deixou o local de trabalho. Para agravar mais ainda a situação, nos últimos dias a superlotação virou o maior problema.

Veja abaixo o relato da professora do PT Darlucia Sá, que votou e coordenou a campanha de Flávio Dino na área Cohab-Cohatrac, nas redes sociais:

- Estou indignada com a situação dos hospitais e UPAs. Passei horas dentro do Socorrinho Cohatrac e nada. Já estressada procurei uma UPA, Vinhais, pois uma amiga havia me dito que a do Parque Vitória estava lotada. Pois no Vinhais também. Cheguei 5h e saí 22:30. Sem o problema totalmente resolvido. Falta de recursos humanos e outros absurdos. Verdadeiro caos na Saúde. Saí pior do que cheguei diante do que presenciei. Saúde é vida.

Carros do Governo do Estado estão sendo utilizados para fins pessoais

Por Luís Cardoso - É uma vergonha constatar que essa prática de usar carros oficiais do Governo do Estado para fins pessoais não tenha sido abominada na nova gestão. Nos últimos dias dois casos foram flagrados em São Luís. O primeiro mostra as imagens de um veículo usado por um funcionário da presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), dirigida por Ted Lago, em uso particular. O carro é visto quase todos os dias no estacionamento da faculdade FACAM entre as 19 e 22 h.

Veja as fotos do flagrante:

O segundo mostra as imagens de uma servidora num veículo da Secretaria de Estado da Mulher se deslocando para fazer compras no Empório Fribal localizado no bairro da Ponta do Farol. Enquanto a funcionária comprava, o carro permanecia no estacionamento com o ar condicionado ligado. Confira nas imagens:

Cabo Campos defende a volta do Hospital Carlos Macieira aos servidores

Foto da Assecom/ Dep. Cabo Campos
O deputado Cabo Campos (PP), em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (26), defendeu a volta do Hospital Dr. Carlos Macieira a todos os servidores do Estado. De acordo com o parlamentar, essa seria uma medida vital para a melhoria da qualidade de vida dos servidores públicos estaduais.

Para o deputado, a mudança gerou alguns problemas, tanto no que se refere ao deslocamento, quanto à qualidade do serviço prestado pelo hospital.

Campos lembrou que foi vítima deste sistema de saúde, quando estava com um problema chamado de fibrilação cardíaca. Disse que logo no atendimento ele e a própria família foram mal atendidos e que além dele, uma senhora de 66 anos de idade que necessitava de um atendimento especializado só após longas horas é que o atendimento foi concretizado. Da Assecom/ Dep. Cabo Campos

Deputada Andrea Murad diz que Flávio Dino vai aprender a respeitá-la

Da: Assecom/ Deputada Andrea Murad
No seu mais contundente pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, desde que se autointitulou os "olhos da oposição", a deputada Andrea Murad (PMDB) disse na manhã desta quinta-feira (26) que o governador Flávio Dino (PCdoB) vai aprender a respeitá-la.

A parlamentar reclamava de insinuações que, segundo ela, teriam sido publicadas em blogs e jornais alinhados ao Palácio dos Leões contra ela e seu pai, o ex-deputado e ex-secretário de Saúde Ricardo Murad (PMDB).

Segundo Andrea, o governador tem de parar com esses "recados" de que Ricardo Murad estaria ameaçado de prisão e passar a trabalhar, pois até agora demonstrou apenas estar movido pelo ódio, pelo sentimento de vingança e isto não é bom para um político que se elegeu governador com mais de 60% dos votos.

Ela disse que Flávio Dino foi a Brasília, mas a notícia mais importante de sua visita ao Ministério da Saúde teria sido referente a suspeições de irregularidades nessa pasta, na gestão anterior.

Andrea se queixou também de que seu pai fora acusado de mandar dinheiro para o município de Miranda do Norte com o objetivo de comprar sua eleição. - Eu não fui financiada com dinheiro de agiotas - disse ela.

A deputada acrescentou que várias deputados, como Rogério Cafeteira (líder do governo) e Graça Paz, também teriam direcionado emendas parlamentares para Miranda, porém ninguém diz que o dinheiro foi para compra de votos. A parlamentar peemedebista disse que vai continuar sendo fiscal do governo e que não teme o sentimento de ódio do governador. Do Blog do Aquiles Emir

Denúncia contra o ex-prefeito de São José de Ribamar

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), tendo em vista a matéria publicada no jornal O Estado do Maranhão, na edição desta sexta-feira, 27, intitulada "Luis Fernando vê política em ação do MP contra ele", e as declarações infundadas prestadas em entrevista coletiva de imprensa, esclarece:

1) Todas as irregularidades relatadas na Ação Civil Pública ajuizada na última segunda-feira, 23, pela 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de São José de Ribamar, foram constatadas no procedimento administrativo nº 038/14;

2) O pedido de decretação da indisponibilidade dos bens do ex-prefeito, Luis Fernando Moura Silva, do empresário João Luciano Luna Coêlho e da sua empresa, Ires Engenharia, Comércio e Representação LTDA, teve como motivação a defesa do patrimônio público;

3) A ação do MPMA foi baseada em diversas provas, a exemplo da auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que detectou irregularidades na realização de serviços de pavimentação, drenagem e urbanização;

4) Foram detectadas 21 irregularidades na execução do convênio firmado entre o Município de São José de Ribamar e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), exigindo a atuação do MPMA para evitar maiores prejuízos aos cofres públicos, o que ensejou o pedido de bloqueio dos bens dos envolvidos;

5) O MPMA repudia as afirmações de que estaria agindo por interesse político, considerando que a atuação da promotora de justiça Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça, como de todos os membros da instituição, é pautada nos ditames constitucionais pertinentes a suas respectivas atribuições. Da Secretaria para Assuntos Institucionais

LUÍS FERNANDO

Luís Fernando já se defendeu das acusações e atribuiu ao ex-prefeito Julinho atos de perseguição. O ex-prefeito informou que os questionamentos da Ação já se encontram, há bastante tempo, devidamente justificados ao TCE. Ele explicou que as obras foram iniciadas em sua gestão e continuadas na gestão Gil Cutrim e que dos R$ 5 milhões do convênio foram pagos na administração de Luis Fernando aproximadamente R$ 1,9 milhões. Com informações do Blog do Clodoaldo Correa

No Dia Nacional do Livro Didático, Coroatá tem o Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização

Foto: Ronny Sales - AI PMC
Trata-se do Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, uma socialização feita pelos próprios professores sobre as ações executadas em 2013 e 2014, que foram centradas em formações sobre Linguagem e Matemática.

Além das palestras, acontecem dramatizações, peças teatrais e também poesias e paródias que chamam atenção para o assunto. São varias técnicas de leitura. Também ocorre exposições didáticas de forma criativa. Segundo os organizadores, o público está compartilhando com toda sociedade coroataense tudo o que aprendeu e executa em sala de aula.

O seminário está sendo organizado pela Superintendência de Gestão Escolar com o apoio da Secretaria de Comunicação e da Prefeitura Municipal. Nesta ação, 180 professores e mais 7 orientadores contribuem além de auxiliares. O Seminário encerra-se neste sábado, 28. Com informações e fotos da AI PMC


























LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Viva o Livro Didático!!!
Dia 27 é o Dia Nacional do Livro Didático
Coroatá dá exemplo
Ácre, encino... 10 erros e polêmicas de livros didáticos

Viva o Livro Didático!!!

Em Coroatá, a Superintendência de Gestão Escolar realizando desde
ontem o Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização
 [Foto: Ronny Sales - AI PMC]
As primeiras publicações do gênero surgiram no Brasil após a chegada da família real portuguesa. Tendência para o futuro é a digitalização das obras

O livro didático é de grande importância para o aprendizado dos alunos. Possivelmente, é um dos primeiros contatos dos jovens com a leitura, além de contribuir para ajudar o professor a traçar estratégias de ensino. O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado em 27 de fevereiro e a professora Circe Bittencourt, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), conta um pouco da trajetória deste tipo de publicação no Brasil.

- Com a chegada da família real portuguesa, em 1808, foi fundada a imprensa régia, desde então começaram a circular livros, inclusive didáticos. As primeiras obras desse gênero são traduções para a Escola Militar. Com a Independência do Brasil, em 1822, entram em vigorar as primeiras leis de educação. Com isso a produção de livros didáticos aumenta, inclusive por editoras particulares, notadamente francesas. O problema é que não tinha papel, então os livros eram impressos no exterior, para baratear o processo - explica a professora.

No final do século XIX, Circe conta que houve um crescimento das escolas e os livros didáticos passaram por uma fase de nacionalização. - Temos o início da produção da literatura infantil, inspirada em lendas brasileiras populares. Começam a ser produzidos também livros de história e geografia do Brasil. A partir de 1920, com a inauguração das primeiras indústrias de papel, em São Paulo, inicia-se a fabricação nacional de livros didáticos. Temos então a criação das primeiras editoras voltadas para essas obras, como Melhoramentos, Companhia Editora Nacional, FTD...

MUDANÇAS

O governo de Getúlio Vargas trouxe várias mudanças para o país, inclusive para a educação. Em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde. Em 1938, foi criada a Comissão Nacional do Livro Didático. Na década de 1940, tanto o ensino secundário quanto o universitário passaram por reformas. Tudo isso fez aumentar o número de estudantes e a circulação de livros didáticos.

- O Estado só controlava, na verdade, os livros de Educação Moral e Cívica. Com a criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 1985, o governo assumiu a compra e a distribuição dos livros. O PNLD é uma política necessária. Ainda temos professores com formação precária. Se deixarmos os livros só por conta das editoras, complica. Só acho que, com o decorrer do tempo, o processo de avaliação dos livros ficou muito rígido e as publicações são muito parecidas, justamente para serem aprovadas no programa - critica a professora.

TENDÊNCIAS

Mas, em um mundo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias, qual será o futuro do livro didático? O Ministério da Educação (MEC) planeja digitalizar o material didático, ou seja, será o fim das mochilas pesadas cheias de livros: é possível que o conteúdo caiba em um simples tablet.

Antonio Luiz Rios, presidente do Instituto Pró-Livro, explica que o mercado para este tipo de obra é maduro e deve realmente acompanhar as novas tendências. Fonte: Rede Globo

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Dia 27 é o Dia Nacional do Livro Didático
Coroatá dá exemplo
Ácre, encino... 10 erros e polêmicas de livros didáticos

Ácre, encino... 10 erros e polêmicas de livros didáticos

De falhas matemáticas a gramaticais, relembre 10 casos marcantes no 
Dia Nacional do Livro Didático [Foto: Getty Images /Terra]
O livro didático é uma fonte de pesquisa em que os alunos, geralmente, podem confiar. Mas e quando o livro está errado? Há casos em que as próprias publicações estão incorretas e precisam ser recolhidas e substituídas. Em outros, o conteúdo é que gera polêmica.

De falhas matemáticas a gramaticais, relembre AQUI dez histórias marcantes no Dia Nacional do Livro Didático. Com informações do Terra

Ministério Público requer indisponibilidade de bens de Luís Fernando

A 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de São José de Ribamar requereu, em Ação Civil Pública, datada de 23 de fevereiro, a decretação da indisponibilidade liminar dos bens do ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Moura Silva, e do empresário João Luciano Luna Coêlho e de sua empresa, Ires Engenharia, Comércio e Representação LTDA.

A ação, subscrita pela promotora de justiça Elisabeth Albuquerque Mendonça, também tem como réus o ex-secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos de São José de Ribamar, Antonio José Costa; a assessora jurídica da Sinfra, Darclay Burlamaqui, e os funcionários municipais Freud Norton Santos, Geraldo Araújo Júnior e Gissele Baluz.

A manifestação é baseada em auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), que detectou irregularidades na realização do Convênio nº 025/2010, firmado entre a Prefeitura de São José de Ribamar e a Sinfra, para realização de serviços de pavimentação, drenagem e urbanização, no valor de R$ 5 milhões.

De acordo com a promotora, as investigações apontaram o direcionamento do objeto da licitação para favorecimento da empresa Ires Engenharia, Comércio Ltda. Além disso, as apurações verificaram que os serviços executados pela empresa corresponderam a somente 39% do valor do contrato do convênio, cuja assinatura não foi informada à Câmara Municipal pelo ex-prefeito Luís Fernando Silva.

Entre as 21 ilegalidades observadas estão a ausência de pesquisa de preços anterior ao edital da licitação, que só foi publicado no jornal "A tarde", contrariando a legislação, que determina a publicação em jornal de grande circulação.

Também foi verificada a publicação do empenho em data posterior (1º de julho de 2010) à data do contrato, assinada em 23 de junho de 2010.

Outra irregularidade observada foi a não publicação do instrumento de contrato na imprensa oficial. A publicação foi realizada mais de três meses após a assinatura do contrato, no Jornal dos Municípios e não no Diário Oficial do Estado do Maranhão, como determina a legislação.

Além da determinação da indisponibilidade dos bens dos réus, até o limite de R$ 5.777.823,63, que corresponde ao valor do convênio assinado, acrescido do valor a ser transferido pela Prefeitura de São José de Ribamar, o MPMA requer que o Poder Judiciário os condene à perda de eventuais funções públicas, à suspensão dos direitos políticos por até cinco anos e ao pagamento de multa. Fonte: Agência do MPMA

Movelar, o carrasco corrupto, promete demissão em massa no Governo de Dino

Por CARLOS FILHO - Está nas redes sociais e agora no Blog do Carlos Filho a prova definitiva da insanidade mental do ex-prefeito de Coroatá, o Luís da Amovelar ou Luís Mendes Ferreira – aquele condenado pelos tribunais por atos de corrupção cometidos durante a sua Gestão, por dois mandatos, de 2005 a 2012.

Graças ao vídeo da internauta Amanda Sousa vimos nascer o mais novo carrasco “cara limpa” ou “cara de pau” do governador Flávio Dino. No “Governo da Mudança” inaugura-se a marca da perseguição implacável contra a população maranhense. Quase um milhão de cidadãos, que votaram no opositor dos “comunistas”, entre eles, muitos serão simplesmente banidos do mapa do emprego no Maranhão.

O vereador coroataense Jocimar Pereira (PMDB), ao compartilhar o vídeo, sentenciou:

- Depois de terem tirado o Dr. Samuel Morita [ex-delegado de Coroatá], agora chegou a vez dos funcionários da UPA e do Hospital Macrorregional. Todos que votaram no FD devem cobrar desse cidadão o seu emprego, o emprego do filho ou de quem quer que seja. Ele está dando a garantia pra quem votou no candidato dele.

Jocimar criticou pares da Câmara de Coroatá que, na Tribuna, tentam pechar o peemedebista Ricardo Murad de ser um administrador perseguidor.

O secretário municipal de Meio Ambiente Marcio Antonio Santos Alves também compartilhou o vídeo de Amanda Sousa e disparou: - Olha a mudança instalada em Coroata. Esse aí se diz representante do desgoverno Dino.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Em Coroatá sai salário antecipado. Na educação, mais abono e gratificação

Foto: Divulgação
A prefeita Teresa Murad anunciou, na manhã de hoje, o Abono Salarial acompanhado de gratificação aos servidores do magistério, garantindo ainda o pagamento de todo o funcionalismo público para esta sexta-feira, amanhã, 27. Trata-se de um feito seguido por pouquíssimos municípios, ação que nem o governador quer fazer.

Desta vez e, em diante, todos os servidores da Educação, professores em geral, coordenadores pedagógicos, supervisores pedagógicos e diretores, terão o abono com valor igualitário.

Teresa Murad anunciou a gratificação de interiorização também para os servidores do magistério, a contar do mês de março. Será uma ajuda de deslocamento à Zona Rural. O valor é de R$ 0,11 centavos por quilometro rodado que, no final de cada mês, pode chegar até a R$ 200,00. Tudo dependendo da distância do local de trabalho do educador.

- Graças ao nosso intenso trabalho, nós temos procurado sempre cumprir com o nosso dever, então nós procuramos sempre pagar em dias todos os servidores - disse Teresa Murad. Com informações da AI PMC

FATO DO DIA

Fonte: gilbertoleda.com.br

O polêmico jornalista Júlio César reestreia o seu Blog em Timon

Com uma descrição em denunciar erros políticos, Julio César estará de volta na blogosfera esta semana. JC carrega inúmeros processos de "partidários" que não aguentam rever denuncias e verdades expostas em seu Blog e redes sociais.

Julio César desvendou e denunciou vários erros administrativos não só da cidade de Timon, mas de outras cidades como Caxias, Codó, Chapadinha etc... O jornalista já sofreu ameaças de toda ordem. JC resgata o Blog que estava a seis meses fora do Ar. JC em redes sociais aparece, com ênfase, no Facebook: Júlio César Timon e no Blog: www.bastidoresdanotícia.com.br. Com informações do Blog do Paulo Sousa

Desembargador anula decisão de juiz do Piauí que suspendia WhatsApp

Desembargador barte martelo:
WhatsApp não será interrompido - Divulgação
Por EFRÉM RIBEIRO - TERESINA - O desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), concedeu liminar nesta quinta-feira para sustar os efeitos da decisão do juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos do Poder Judiciário em Teresina, que suspendia o uso do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil.

A suspensão havia sido determinada no último dia 11, sob o argumento de que o WhatsApp estava se recusando, desde 2013, a repassar informações solicitadas pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, que investiga casos de pedofilia na internet. O magistrado, então, ordenou a todas as operadoras de telefonia a paralisação do aplicativo em todo o Brasil. Mas as empresas recorreram da medida dias depois. Nesta quinta-feira, o desembargador decidiu em favor do recurso das companhias.

Em sua decisão, porém, Raimundo Nonato da Costa Alencar afirma que sua liminar não desobriga o WhatsApp de repassar as informações pedidas pela Justiça.

Na manhã desta quinta-feira, o juiz que ordenara a suspensão divulgou uma nota na qual criticou com veemência o aplicativo.

- A postura da empresa, que sob a alegação de não ter escritório neste país, se mantém inerte às solicitações da Justiça Brasileira, desrespeitando decisões judiciais a bel-prazer, tornando-se verdadeira terra de ninguém, atentando contra a soberania deste Estado - escreveu ele. De O Globo

Vereador desmente rompimento visitando lideranças estaduais do PV

O vereador Gilson Canuto (do Partido Verde - PV) esteve nesta quarta-feira (25/02) na Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, mais precisamente, no gabinete do deputado estadual Edilazio Junior, para esclarecer boatos sobre o seu rompimento com o seu partido, em Timbiras-MA.

Gilson relatou, no entanto, que está havendo um desentendimento interno com alguns membros do diretório municipal. Mas, disse também que está tranqüilo, pois não há nenhuma verdade no que tem sido publicado.

Segundo o parlamentar, sua conversa com as lideranças estaduais do PV foi bastante proveitosa e esclarecedora, jogando por terra qualquer tentativa de desmoralização de sua pessoa.

Há boatos de que parte do grupo do PV em Timbiras já declarou apoio ao prefeito Fabrizio Araujo. Gilson garantiu que continuará na oposição na Câmara de Vereadores. Da AI do vereador Gilson Canuto

Teresa Murad entrega fardamento em mais três escolas da Rede Municipal

Prefeita Teresa Murad e vice Neuza Muniz [Foto: Ronny Sales - AI PMC]
As unidades beneficiadas desta vez foram a escola América I, na Travessa da Mangueira - Centro - e as creches São José e Vila Cilene. O trabalho de doação das fardas pela prefeita Teresa Murad chama a atenção da sociedade e de gestores de outros municípios.

- Se o poder público pode fazer, porque não ajudaríamos? É dever nosso levar educação e fazer com que o aluno frequente a escola. No que for preciso a população pode contar conosco, fui eleita para trabalhar e é isso que vamos fazer até o final do nosso governo - disse a prefeita.

Na escola América I, a prefeita foi homenageada por alunos com declamações e poema retratando conquistas do setor nos 2 últimos anos. Nas creches da Vila Cilene [bairro Vila Cilene] e São José [bairro do Mocó], a prefeita fez a entrega das fardas e, do mesmo modo, recebeu elogios por sua Administração.

Segundo a Administração, a farda identifica e dignifica o aluno, estabelecendo o princípio de igualdade entre o alunado. Para os pais, representa economia no orçamento familiar. Com informações da AI PMC

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Andrea Murad defende servidores e volta a cobrar Dino sobre refinaria

Andrea com o deputado Eduardo Braide, líder do Bloco Parlamentar
 Unidos pelo Maranhão, que cedeu tempo do bloco, permitindo à peemedebista
participação na Comissão Permanente de Saúde.[Foto: Nestor Bezerra]
Hoje, a deputada Andrea Murad (PMDB), ao usar o tempo do partido para destacar a publicação do Projeto de Lei dos salários dos servidores, de sua autoria, no diário da Assembleia Legislativa, centrou fogo na falta de posicionamento firme do Governo do Estado em relação à refinaria de Bacabeira.

O projeto prevê que o Estado adote medidas gradativas antes de mexer com o pagamento dos servidores públicos. Para a parlamentar, qualquer mudança no pagamento do funcionário público pode trazer desequilíbrio financeiro, já que existe uma prática há décadas que é o Governo pagar sempre no mês trabalhado.

REFINARIA - Sobre a Refinaria de Bacabeira, tema abordado pela maioria dos deputados ao fim da sessão desta quarta-feira (25), Andrea contestou discurso do deputado Fernando Furtado (PCdoB) que defendeu Flávio Dino. Furtado disse que o governador é o mais interessado no empreendimento.

A deputada relembrou a triste declaração de Flávio Dino à ISTO É. - Eu vou responder com uma simples frase, deputado Fernando Furtado. O governador Flávio Dino não só disse que a responsabilidade da Refinaria era de quem a criou, como disse: 'Eles que criaram, eles que resolvam'. 

COZINHEIRAS - Também sobre a demissão das cozinheiras do Palácio do Leões, a deputada reprovou o governador pela atitude. Andrea, a exemplo da repercussão negativa em torno de Flávio Dino, atribuiu ao gesto do "comunista" a pecha de perseguidor. Com informações da Assecom/ Dep. Andrea Murad

Ricardo Murad esclarece notícia infundada e pede reparos

NOTA OFICIAL

O Ministério Público do Estado do Maranhão publicou em seu site na internet matéria replicada em vários veículos de comunicação, afirmando que eu responderia ações de improbidade administrativa juntamente com outros gestores, por supostas irregularidades na prestação de contas de dois convênios firmados entre o Estado do Maranhão e a Prefeitura de Presidente Sarney.

Embora não conheça oficialmente o teor da aludida ação, esclareço desde já, a bem da verdade, que os convênios mencionados não foram firmados na minha gestão à frente da Secretaria de Estado da Saúde, e sim pelos meus antecessores, Helena Duailibe e Edmundo Gomes.

Causa-me profunda espécie a imputação de improbidade feita a pretexto de noticiar ações do MP/MA, uma vez que em todos os casos nos quais verifiquei irregularidade da falta de prestação de contas de gestões anteriores em convênios firmados pelo Estado, via SES/MA, inclusive com o Município de Presidente Sarney, enviei os casos à Corregedoria Geral do Estado para providências de sua competência e ao Tribunal de Contas do Estado para que procedesse às tomadas de contas pertinentes ao caso.

Posto isso, e sabedor que o dever de prestação de contas é personalíssimo, encaminho tais esclarecimentos aos órgãos de imprensa, confiante de que o Poder Judiciário saberá, ao final, recusar a equivocada e infundada acusação.

Atenciosamente,
Ricardo Murad

TAC firmado entre MPMA e Detran vai beneficiar proprietários de veículos

TAC propiciou redução de tarifas do Detran
[
Fotos: Carolina Prazeres - CCOM-MPMA]
O Ministério Público do Maranhão e o Departamento Estadual de Trânsito assinaram, nesta segunda-feira, 23, um Termo de Ajustamento de Conduta para revisar e atualizar os procedimentos para o emplacamento de veículos, que incluem placa com código de barra e lacre. Também assinaram o documento três empresas fornecedoras de placas e tarjetas, credenciadas pelo Detran: a Maranhão Placas, Casa das Placas e MM Placas.

O acordo vai beneficiar os proprietários de veículos com a diminuição do valor do emplacamento. Conforme o termo, as empresas credenciadas comprometeram-se a reduzir o valor de placas e do lacre de carros dos atuais R$ 150,00 para R$ 115,80, um desconto de 22%. No caso das motos, a redução é ainda maior. Cai de R$ 116,00 para R$ 67,55, ou seja, uma redução de 41%.

Na assinatura do TAC, realizada no auditório das Promotorias de Justiça da Capital, no São Francisco, o Ministério Público foi representado pelos promotores de justiça Lindonjonson Gonçalves (em exercício na 28ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa) e Carlos Augusto Oliveira (titular da 1ª Promotoria do Consumidor), e o Detran, pelo diretor do órgão, Antonio Nunes.

Foi constatado irregularidades no convênio 03/2013, que concedeu à Associação de Proteção aos Condenados (Apac) de São Luís a permissão para realizar o serviço de emplacamento de veículos. Com a celebração do termo, o convênio foi encerrado.

As irregularidades são alvo de procedimento investigatório no âmbito da 28ª Promotoria, a partir de duas representações: uma encaminhada pelo Ministério Público Federal e outra formulada pelo ex-vice-presidente da Apac, o advogado Antonio Rafael da Silva Júnior.

Na denúncia, o advogado diz que renunciou ao cargo na entidade assim que constatou as irregularidades no convênio, que teria sido forjado para favorecer um esquema de corrupção dentro do Detran-MA. Com informações da Agência CCOM-MPMA

Bomba! Valores de diárias são alterados no Portal da Transparência

Reprodução Blog do Luís Pablo
Por Luís Pablo - Há algo de muito grave acontecendo no Portal de Transparência do Governo do Maranhão. O titular do blog descobriu que valores publicados na página, referente aos gastos dos cofres públicos do Estado, estão sendo alterados.

Prova disso são as diárias do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), comandado pelo economista Geraldo Cunha Carvalho Júnior.

O Blog do Luis Pablo constatou que os valores exorbitante que vem sendo gastos com diárias no Inmeq-MA, foram alterados. Tudo ocorreu após este blog noticiar que o Instituto tava pagando em menos de dois meses, até R$ 8 mil em diárias para funcionários.

O próprio secretário de Indústria e Comércio (Seinc), Simplício Araújo, que comanda uma pasta que tem o Inmeq como órgão subordinado, falou ao titular do blog que o governo passado gastava mais do que o atual”. Segundo ele, “o Governo Roseana gastava R$ 100 mil por mês com diárias, equivalente a mais de R$ 1 milhão por ano”.

Ocorre, que o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial gastou muito mais. Na matéria que o blog noticiou, o Inmeq torrou R$ 239.847,90 de janeiro a fevereiro. Ou seja: gastou mais de R$ 100 mil por mês comparado ao governo passado, conforme mostra abaixo as imagens do Portal da Transparência:






Agora, com a alteração dos valores, consta na página de Transparência que o Inmeq gastou apenas um total de R$ 79.949,30 e que o valor máximo pago de diárias a um funcionário foi de R$ 2 mil e não R$ 8 mil, como o próprio portal havia mostrado.

O mais curioso é que o secretário de Transparência e Controle, advogado Rodrigo Lago, acusou o governo passado de ter instalado filtros na geração dos arquivos que alimentavam o Portal da Transparência, para ocultar pagamentos na gestão do então secretário de Saúde, Ricardo Murad.

Como o advogado explicaria essa alteração na página de Transparência do Estado do Governo Flávio Dino?

Abaixo imagens do Portal da Transparência que foram alteradas:


Juiz do Piauí manda tirar WhatsApp do ar no país inteiro

Por YURI ALMEIDA - Uma decisão do juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, Piauí, do último dia 11, pode tirar o aplicativo WhatsApp do ar em todo o país. A informação é do colunista Felipe Patury, de Época.

Em sua decisão, o magistrado determinou que uma empresa de telefonia "suspenda temporariamente até o cumprimento da ordem judicial (...), em todo território nacional, em caráter de urgência no prazo de 24 horas após o recebimento, o acesso através dos serviços da empresa aos domínios whatsapp.net e whatsapp.com, bem como todos os seus subdomínios e todos os outros domínios que contenham whatsapp.net e whatsapp.com em seus nomes e ainda todos números de IP (Internet Protocol) vinculados aos domínios já acima citados".

A decisão de Luiz Moura Correia é ainda mais ampla. Ele diz ainda que a empresa de telefonia deve "garantir a suspensão do tráfego de informações de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros de dados pessoais ou de comunicações entre usuários do serviço e servidores da aplicação de trocada de mensagens multi-plataforma denominada WhatsApp, em que pelo menos um desses atos ocorra em território nacional".

O processo corre em segredo de Justiça. A empresa de telefonia, já comunicada da decisão desde a quinta-feira passada (19), luta para cassar a decisão antes de ser obrigada a cumpri-la. Do Atual 7

Copeiras do MPMA são valorizadas ao invés do que faz Flávio Dino

Copeiras do MPMA e a ouvidora-geral Mariléia Campos
Como parte da programação que marca os 10 anos da Ouvidoria Geral do Ministério Público do Maranhão, que será comemorado no dia 3 de junho de 2015, foram entrevistadas nesta terça-feira, 24, três das mais antigas servidoras da instituição.

No evento, que contou com a participação da ouvidora-geral, Mariléa Campos dos Santos Costa, as copeiras Maria Helena dos Santos, Maria de Jesus Sá e Rosa da Conceição Dias Mendes falaram de suas experiências profissionais e também da vida pessoal.

CRUELDADE

Mas, no Palácio dos Leões, Flávio Dino demite cozinheiras sem justificativas. Uma delas estava há 1 ano de se aposentar. Denúncia no Blog do Luís Pablo.

- As cozinheiras do Palácio, disse Ricardo Murad, são como patrimônio do Estado, especialistas na culinária maranhense (comidas típicas e doces) e fazem um trabalho extraordinário e único de divulgação dessa riqueza...

Como sentenciou o blogueiro Luís Pablo, Flávio Dino não pensa em governar, só em perseguir quem já passou pelo Governo Roseana e pouco importa a competência para permanecer no cargo.

Assistência Social passa a emitir documentação básica em Coroatá

Foto: Ronny Sales - AI PMC
Inseridas no Cadastro Único, ou CAD ÚNICO, que facilita a acessibilidade a programas sociais, famílias de baixa renda já estão contando com a emissão de documentos pessoais de forma gratuita, através da Prefeitura.

Segundo a secretária de Assistência Social Neuza Muniz, é grande o número de pessoas buscando a emissão de documentos. Ontem, na Secretaria, cerca de 60 pessoas obtiveram o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), uma economia para o cidadão de R$ 7,00.

O Registro de Nascimento, outro documento de grande demanda, também tem a sua emissão facilitada. A Assistência Social já pode fornecer Declaração de Pobreza. Com a declaração, o cartório emite a segunda via de forma gratuita, evitando assim um custo de R$ 32,00.

CONFIRMADO! Flávio Dino protege ficha suja envolvido em 'maracutaia' em Coroatá

Foto: Reprodução Atual 7
BOMBA! SUPERINTENDENTE DE SAÚDE DO MA TRANSFERE EMPRESA PARA A SOGRA E A MÃE PARA EVITAR EXECUÇÃO. LUIZ BARBOSA JÚNIOR FOI CONDENADO PELO TCE-MA A DEVOLVER MAIS DE 7 MILHÕES DESVIADOS DOS COFRES PÚBLICOS

Por YURI ALMEIDA - Documentos obtidos com exclusividade pelo site Atual7 mostram que o ex-secretário de Saúde do município de Coroatá, Luiz Marques Barbosa Júnior, emplacado no governo estadual como superintendente de Redes da Saúde Estadual pela subsecretária de Saúde do Maranhão, Rosângela Curado, transferiu a propriedade de uma empresa de produtos médicos e hospitalares para a sogra e a própria mãe, dias antes de ser condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão a devolver mais de R$ 7 milhões aos cofres públicos, além do pagamento de multa, de valor de pouco mais de R$ 700 mil, com os acréscimos legais incidentes, em razão das irregularidades apontadas no Acórdão PL-TCE n.º 874/2013.

A estratégia, segundo juristas ouvidos pela reportagem, é configurada, em tese, como crime de fraude contra credor, e está previsto no artigo 171, II, de nosso Código Civil. Por irônica, coincidência, esse é o mesmo número do artigo, no Código Penal, que trata de estelionato, que acontece quando alguém ilude outra pessoa para conseguir se apropriar de um bem seu.

De CNJP n.º 15.377.501/0001-69, a Brasilhosp sofreu alteração contratual no dia 5 de dezembro de 2012, quando Luiz Barbosa Júnior e sua esposa, Vanessa Valeria Lago Brasil Barbosa, foram retirados da sociedade, e sua sogra, Silvia Maria Lago Brasil, e a sua mãe, Marlene Faria Barbosa, foram admitidas como as novas sócias da empresa. Elas seriam apenas laranjas.

Além de transferir a sociedade da Brasilhosp para a sogra e a mãe em tentativa de evitar a execução da cobrança judicial imposta pelo TCE-MA pelas maracutaias com dinheiro público, há suspeitas de que a transferência da empresa para as familiares também beneficiariam Luiz Barbosa Júnior na celebração de contratos com a SES. Do Atual7, com edição da Agência Baluarte

Abaixo, a alteração contratual da sociedade empresária da Brasilhosp:

Governo "Comunista" imita Roseana e busca os caminhos de sempre

Ontem, o ministério da Justiça José Eduardo Cardozo, em reunião com o governador do Maranhão, garantiu apoio ao Estado no combate ao crime organizado. Óbvio, este deve ser o posicionamento mais sensato de uma autoridade federal e não se trata de mérito algum que possa ser atribuído ao Governo do PCdoB e aliados.

Como divulgou a agência dos "comunistas" maranhenses, Cardozo garantiu apoio no combate ao crime organizado. Agora um dos grandes problemas enfrentados no Maranhão que, em palanque do PCdoB, o Estado teria como resolvê-los; que os Sarney não possuíam competência para tal fim.

Enfim, o novo Governo segue os mesmos caminhos pelos quais Roseana Sarney e aliados tanto se esforçaram. A diferença é que os atuais governistas são quem dizem que buscam o desbaratamento de redes de crimes. A sorte é que eles prometeram "aniquilar" a agiotagem no Maranhão - doa em quem doer.

Promessas são a todo gosto como a prometida nomeação de novos delegados e peritos a partir do mês de março; como o anunciado aumento de 1.000 homens no efetivo policial [infelizmente em número ínfimo]; e a tal transparência das regras para promoção na carreira militar.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Aliado de Flavio Dino deixa populaçāo sem abastecimento d'água

EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR É BOMBA PRA TODO LADO! FALTA DE ÁGUA ASSOLA A CIDADE E ODEBRECHT NÃO RESPONDE AO PROBLEMA

Fernando Atallaia/Agência Baluarte - Um fiasco. Empresa agora responsável pelo saneamento e abastecimento da cidade, a Odebrecht, trabalha com o patrimônio da Caema e não vem respondendo aos problemas do Setor. População está revoltada.

A mídia criada em torno da Odebrecht Ambiental, empresa que substituiu o Consórcio Pró-Cidades em São José de Ribamar, despencou no descrédito. Tudo por conta da má prestação de serviços oferecidos e pela cobrança de valores considerados discrepantes na tarifa de água, mensal.

Como se não bastasse essa realidade, a falta de água e a precariedade do saneamento existente na cidade vem também assolando os bairros do município.

COBRANDO PELO QUE NÃO FORNECE 

Empresa cobra valores exorbitantes por água que não chega às residências da população ribamarense. Situação gritante e insustentável.

Os ribamarense realizaram, recentemente, protestos em frente a empresa e denunciam nas redes sociais o descaso do Governo municipal em relação ao problema. Nos últimos sete dias, centenas de munícipes reclamaram da forma com a qual a Odebrecht, prefeito e secretários vem tratando a questão. Um vídeo gravado por lideranças locais mostra insatisfação e descontentamento com os responsáveis pela gestão do saneamento em São José de Ribamar.

Diante do visível caos, nossa reportagem constatou in loco que dezenas de comunidades e localidades ribamarenses enfrentam hoje falta de água em suas residências. Por outro lado, o valor cobrado subiu em mais de 50% nas contas mensais. A revolta da população ribamarense perpassou os limites da compreensão. Uma Ação Civil Pública será endereçada ao Ministério Público em breve por líderes da oposição.

Na tarde de hoje(24), a Agência Baluarte tentou obter esclarecimentos sobre o problema junto a Odebrecht, mas os telefones sinalizam fora de área ou desligados. Na Prefeitura de São José de Ribamar, alguns funcionários afirmaram não estarem autorizados a fornecer informações. Sabe-se que o descontentamento, a insatisfação e a revolta generalizada da população do município continuam.

Coroatá dá exemplo

É a valorização do Livro Didático sim senhor e em Coroatá. A Rede Pública Municipal servindo de exemplo para o Maranhão. A diretora do Complexo Educacional do Ensino Fundamental (CEEF) Amparo de Lelys, em arrojada administração, cria mural de incentivo à leitura para os alunos do CEEF.

Dia 27 é o Dia Nacional do Livro Didático. Saiba mais sobre o assunto AQUI

Ligações de telefone fixo para móvel ficarão mais baratas a partir de hoje

A partir desta terça-feira (24), as ligações de telefone fixo para celular ficarão mais baratas. A redução de preços vale para chamadas locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa e destinadas às operadoras móveis.

A redução chegará a 22% nas ligações de telefone fixo para móvel em que os DDDs são iguais. Nas chamadas de fixo para móvel em que os DDDs dos telefones de origem e de destino da ligação têm apenas o primeiro dígito igual (exemplo: DDDs 61 e 62), haverá queda de 14%, em média. Já nas ligações em que os primeiros dígitos dos DDDs do telefone fixo e do telefone móvel são diferentes (exemplo: DDDs 31 e 41), a redução será de 12%, em média.

A redução é consequência do Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, aprovado pela Resolução n° 600, de 8 de novembro de 2012. Do Portal Brasil

Governo Flávio Dino não tem jeito

Maria da Paz Reina reina agora no governo
Dino na gerência da Educação de Açailândia
INDICIADA POR MÁFIA DE DIPLOMAS FALSOS ASSUME A GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE AÇAILÂNDIA. NONA FOI EMPLACADA PELO SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA, MÁRCIO JERRY, À PEDIDO DO PRESIDENTE DO PCdoB DO MUNICÍPIO

Por YURI ALMEIDA/Atual 7 - Depois de nomear e manter no cargo uma das indiciadas pela morte de oito e lesão corporal de outros oito estudantes da rede pública estadual de ensino de Bacuri, o governador Flávio Dino (PCdoB) colocou uma indiciada por participação em um esquema de diplomas falsificados para comandar a Unidade Regional de Educação de Açailândia, que além do próprio município abrange ainda as cidades de Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, Bom Jesus das Selvas, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca e Buriticupu.

Trata-se da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Açailândia (Sintrasema), Maria da Paz Viana Soares Reina, a Nona, que responde na Justiça Federal em razão de oferecimento de curso superior à distância sem a autorização do Ministério da Educação (MEC) pela Faculdade Reunida (FAR) e pela emissão de diplomas falsificados pela Faculdade Aberta de Filosofia, Teologia, Educação Física e Pedagogia Religiosa (FAENTEPRE).

O esquema, de acordo com a Procuradoria do Município de Açailândia, lecionou centenas de alunos que, durante a convocação de um concurso público realizado em 2012, não tomaram posse do cargo pela falta da documentação exigida no edital, devido à irregularidade nos diplomas apresentados à comissão do concurso.

Segundo fontes do Atual7 na Regional de Educação de Açailândia, a ascensão de Maria da Paz Reina para o cargo foi feita pelo secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry, em atendimento ao pedido do presidente do PCdoB de Açailândia, vereador Marquinhos, e contou com o aval do governador Flávio Dino, para quem Nona fez campanha, durante as eleições de 2014. Ela também é filiada ao PCdoB.

Apesar de sua nomeação ainda não ter sido publicada no Diário Oficial do Estado pela secretária de Educação Áurea Prazeres, a presidente do Sintrasema já responde pela gerência desde o início de fevereiro, tento inclusive comandado uma reunião no município, na última sexta-feira (20), ao lado secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo. Do Atual 7

COROATÁ

Foto: Ronny Sales - AI PMC
Estrada do Bacabalzinho dos Vianas ganha duas novas pontes de concreto

São obras de destaque na Zona Rural de Coroatá finalizadas em parceria com o Governo de Roseana Sarney. A estrutura de madeira das pontes estava em péssimas condições e a pedido da prefeita Teresa Murad e influência de Ricardo Murad a Prefeitura garantiu a construção. As pontes foram construídas dentro das especificações técnicas recomendadas e com material de primeira.

Os acessos garantiram mobilidade de excelência. Além disso, a MA-020, estrada Coroatá a Vargem Grande, contribuiu para aquela localidade. Ricardo Murad, através de sua influência, fez o Governo de Roseana assegurar todos os recursos que, efetivamente, deixaram a MA 90% concluída e em fase de acabamento em pequeno trecho. Com informações da AI PMC

Estado divulga resultado preliminar do seletivo para mil professores

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), disponibiliza, nesta terça-feira (24), o resultado preliminar dos candidatos classificados no processo seletivo simplificado para contratação temporária de mil professores.

A lista nominal de classificados e excedentes será disponibilizada na página eletrônica da Seduc (www.educacao.ma.gov.br). Nesta primeira fase, foram desclassificados os candidatos que não apresentaram os requisitos básicos para a disciplina pleiteada, conforme os editais 001/2015 e 002/2015 e, ainda, aqueles que não entregaram os documentos exigidos para confirmação da inscrição. Esses candidatos podem consultar a situação na página da secretaria (www.educacao.ma.gov.br), informando o CPF e a senha gerada no momento da inscrição. Com informações da Agência Secom-MA

Inscrição no seletivo da PM deve ser feita no Comando Geral

As inscrições para o processo seletivo com 500 vagas de Oficiais e Praças da Reserva Remunerada da Polícia Militar para trabalhar em atividades-meio da corporação seguem abertas até a próxima sexta-feira, 27.

O militar interessado deve procurar a Diretoria de Pessoal, por meio da Ajudância Geral, localizada no Comando Geral da PM, no Calhau, das 7h30 às 17h30. Para os policiais selecionados para atuarem na realização de tarefas por prazo certo será incorporado um adicional de 50% ao valor dos proventos.

É preciso requerimento assinado pelo Chefe da Seção de Inativos (DP/4), com os documentos solicitados no edital do respectivo processo. Os candidatos do interior do estado deverão enviar seus requerimentos via e-mail (protocolodp@gmail.com), no formato PDF, para a Diretoria de Pessoal.

Bombeiros reservistas

Também tem processo seletivo com 100 vagas de Oficiais e Praças da Reserva Remunerada do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que irão atuar diretamente nos serviços administrativos da corporação.

O Corpo de Bombeiros terá condições de oferecer um reforço maior de homens nas ruas, não só na capital, mas em São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Com informações da Agência Secom-MA