sábado, 31 de janeiro de 2015

Prefeitura reúne pescadores e associações para discutir período da Piracema

Foto: Ronny Sales - AI PMC
O secretário Márcio Antonio Alves, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), em visita ao Mercado Central de Coroatá reuniu com pescadores, vendedores de pescados e líderes de associações em alerta ao período de piracema - época da reprodução.

Segundo a Legislação, a venda está liberada apenas para a produção em criatórios. O trabalhador conta com o Seguro Defeso do Governo Federal.

A presidente do Sindicato dos Pescadores de Coroatá Maria da Paixão aprovou o trabalho da SEMARH e garantiu que o Sindicato também faz a conscientização da classe.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Flávio Dino brinca de governar

O deputado peemedebista Ricardo Murad acaba de publicar, em sua rede social na Internet, crítica oportuna sobre postura do neófito governador do Maranhão em relação ao cancelamento da instalação da Refinaria Premium I.

E não foi por menos. FD, usando a agência de notícias oficial, deu provas de completa imaturidade e despreparo para representar os maranhenses.

Sem o menor medo de erra, diz-se que qualquer leigo, quando termina de ler a nota do governador, sente dó, sem falar no sentimento de frustração que chega a doer.

Ricardo Murad já havia divulgado uma primeira advertência sobre o caso, em uma atitude visionária daquilo que seria a conduta do governador [Leia AQUI]

Agora, com a nota REFINARIA - REAÇÃO JÁ II - IMATURO E DESINFORMADO veio a contundência contra o comunista. Ricardo disse que FD é tímido e envergonha o Maranhão. Frisou que a nota de FD é um misto de desinformação, burrice e má-fé.

- Estão acabando com a nossa maior obra e ele não tem sequer a capacidade de se dirigir e responsabilizar contundentemente o Governo Federal pela decisão absurda que tomou. O posicionamento dele, expresso nessa nota ridícula, só nos envergonha, além de comprovar a pequenez do seu caráter - assinalou o deputado.

FD, de fato, divulgou a sua nota tentando responsabilizar o Governo de Roseana Sarney. Para Ricardo, o Maranhão de hoje experimenta o veneno, a raiva de um governador que age movido sempre pelo ódio e com muito rancor.

Segundo Ricardo, FD deveria fazer o que Ceará faz, reunindo representação federal no Congresso e outras instituições para dizer a presidente Dilma que não aceita o fim da Refinaria.

- Ele não consegue ser (G)overnador, isso mesmo, governador com G maiúsculo, consciente da grandeza do cargo que ocupa. Prefere ser esse ser rasteiro e pegajoso, refém de um sentimento que só o conduz para o caminho do ressentimento e da vingança. A nota é o retrato de sua personalidade vil. O Maranhão esperava bem mais do seu governador - disparou Ricardo.

Leia mais sobre o assunto, em artigo correlato de Andrea Murad:
Deputada repudia cancelamento de refinaria Premium I no Maranhão

Deputada repudia cancelamento de refinaria Premium I no Maranhão

Por ANDREA MURAD - Há anos o estado vem se preparando para a chegada da refinaria em Bacabeira e os nossos sonhos estão sendo frustrados. Não podemos aceitar com facilidade o fim deste grande empreendimento depois de tanto trabalho e investimentos como a criação de cursos superiores, técnicos e de qualificação que ainda estão em pleno vapor.

As obras haviam começado e novas empresas também se instalaram confiantes nas promessas de oportunidades, empregos e mais desenvolvimento.

Agora, meio à crise da nossa Petrobras, um simples comunicado tira de nossas mãos tudo que o Maranhão conquistou desde que o ex-presidente Lula anunciou a vinda da refinaria. Logo no Maranhão, onde a atual presidenta foi recorde de votação.

Inadmissível que a presidenta seja passiva a esta decisão. Deveria ter o mínimo de consideração com o nosso Estado, onde a atual presidente recebeu mais votos em todo o Brasil. A presidente Dilma precisa intervir nesta decisão e ficar ao lado do povo que a elegeu com tanta gratidão.

Manchete da Folha de São Paulo - A grande família de Flávio Dino

Por RICARDO MURAD - Jornal Folha de São Paulo divulga nacionalmente - e sem um décimo dos nomes de parentes já empregados - familiares do alto comando do governo sendo nomeados para cargos comissionados.

Parentada toda empregada, contrariando mais uma vez tudo o que ele jurou não fazer. Família do primeiro-damo lidera o ranking dos parentes.

Promessas são promessas, afinal de contas os parentes também são filhos de Deus.

Mas a pérola da reportagem foi a justificativa para a nomeação dos dois sócios de um dos maiores escritórios de advocacia do Maranhão, Rodrigo Lago e Marcos Caminha: "Sobre o secretário Rodrigo Lago e Marcos Canário Caminha, diz que eles encerraram a empresa que tinham para entrar na administração."

Conta outra, porque essa não cola. Encerrar as atividades de um dos escritórios mais lucrativos do Estado para viver mantendo o padrão de classe alta que têm com o salário do emprego público? Me engana que eu gosto.

Aí tem coisa!

Imagem do Dia

Saiba mais sobre Gandhi AQUI, o homenageado do Blog e pela ONU como o homem da paz, neste que é o DIA MUNDIAL DE NÃO VIOLÊNCIA

Quem foi Mohandas Karamchand Gandhi

unicrio.org.br
Líder pacifista e político indiano. Mohandas Karamchand Gandhi, dito Mahatma, que em sânscrito significa "grande alma", foi um dos idealizadores e fundadores do moderno Estado indiano e um defensor do princípio da não-violência como um meio de protesto.

Dia da Não Violência, 30 de janeiro, lembra a morte de Gandhi. Este dia foi proclamado pela ONU como o dia da Não Violência em homenagem a Gandhi, cujo assassinato ocorreu nessa data, em 1948. Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos. Fonte: brasilescola.com

Saiba mais sobre Gandhi AQUI
Veja também a Imagem do Dia AQUI
E um pouco sobre o Dia mundial da Não Violência AQUI

Dia mundial da Não Violência

Bispo Dom Roberto - www.dioceseitapeva.com.br
Por DOM ROBERTO FERRERÍA - Celebra-se hoje a data que fortalece nosso sonho de paz, o dia consagrado a renovar nossa esperança no poder da não violência, isto éda atitude e decisão de optarmos pela firmeza permanente de não usar nunca a violência contra nenhum ser humano ou criatura. Não nega os conflitos nem a agressividade da pessoa humana, mas rejeita usar a força bruta para impor a vontade sobre alguém.

Reconhece o poder da verdade e da generosidade em todos os seres humanos, como a capacidade de pactuar, negociar e dialogar; recordando que a palavra latina paz vem de pangere, que significa comprometer-se para conseguir um acordo. Enfrenta os conflitos e as injustiças com a criatividade e a cordialidade expressa de muitos modos e maneiras: a não cooperação ou boicotes (lembrar a marcha do sal na Índia), os sit-ins de Martin Luther King contra a segregação racial, os empates na Amazônia contra o desmatamento, a ocupação pacífica de lugares e ruas. Renúncia a considerar um oponente como alguém a ser eliminado ou destruído, mas quem precisa de empatia compassiva e que pode ser transformado quando atingido na sua consciência.

Alguns duvidam da sua eficácia ou pensam ilusória esta ação,no entanto quantas revoluções se perderam na espiral de uma violência interminável, que apenas trocou os opressores. A opção ética pela não violência sempre será uma decisão espiritual, nascida na féna pessoa humana, e de tratar de servir ao Deus da Paz, transparecendo na medida que nos é possível sua bondade, misericórdia e ternura.

A não violência é certamente mais que uma tática ou técnica de resolver conflitos ou mediar situações que escaparam ao controle, ela supõe um estilo e projeto de vida, gerador de cultura de paz. Hoje, quando tantas pessoas ficam apreensivas com o terrorismo jihadista, é importante ressaltar a figura emblemática de Badshah Khan, do povo dos Patham no Paquistão. Ele após ter lido o Alcorão num cárcere britânico, arregimentou 100.000 guerreiros Patham, os quais fizeram o voto de não violência contribuindo para a independência regional e constituindo o maior exército não violento sem armas. A paz é possível, a paz a gente faz, desarmando os corações e optando pela não violência evangélica, capaz de gerar um mundo novo. Deus seja louvado!

*Dom Roberto Francisco Ferrería Paz é bispo de Campos (RJ)

Saiba mais sobre Gandhi AQUI
Veja também a Imagem do Dia AQUI

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Flávio Dino não perdoa encaminhará 40 mil devedores do IPVA para o Serasa

Reprodução da Internet - Autor desconhecido
Por Anissa Ayala - A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) enviará, em fevereiro, novos arquivos com lotes de 40 mil certidões de devedores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para inscrição no serviço de proteção ao crédito (Serasa). Os devedores já notificados terão seus débitos inscritos na dívida ativa estadual para a cobrança executiva, além do lançamento junto ao cadastro restritivo da Serasa.

Para facilitar a verificação das informações de débitos por pessoas e empresas que possuam veículos com registro de propriedade em seu nome ou razão social, foi disponibilizado um sistema de consulta na página da Sefaz http://portal.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/principal/principal.jsf

O interessado deve acessar o ícone IPVA e depois a opção ‘IPVA – Notificados/Serasa’. É necessário informar o número do CPF ou CNPJ. Com o número do Renavam, que é exibido no rodapé da página, o interessado pode fazer uma consulta no ícone ‘IPVA – Débitos’ onde o Serasa identificará de que veículo se trata.

Constatada a existência de débitos, o interessado poder emitir o Documento de Arrecadação (Dare) no site e realizar o pagamento nos correspondentes do Banco do Brasil.

Anistia de multa e juros

Os proprietários de veículos com débitos devem aproveitar a medida provisória expedida pelo Governo do Estado que concedeu a redução de 100% das multas e dos juros moratórios dos débitos de IPVA referentes aos exercícios de 2014 e anteriores, desde que pagos em cota única até o dia 5 de junho deste ano.

O contribuinte com débito deve emitir o documento de arrecadação com o código de barras na página da Sefaz. O interessado deve clicar no ícone ‘Dare’, marcar a opção ‘Contribuinte do IPVA’ e informar o Renavam do veículo. Com o documento impresso, o contribuinte poderá efetuar o pagamento no Banco do Brasil e nos seus correspondentes. Fonte: Sefaz

REFINARIA: REAÇÃO JÁ

Foto: Divulgação
Por Ricardo Murad - Uma decepção para os maranhenses a passividade da presidente Dilma com a decisão da Petrobras em cancelar a Refinaria Premium do Maranhão.

Ela jamais poderia fazer isso com o estado que lhe deu a maior votação dentre todos do país.
Milhares de pessoas e todo o Maranhão, há anos - governo, organizações sociais, iniciativa privada - desde que a refinaria foi anunciada, levaram em conta no planejamento de suas ações a construção da refinaria.

A decisão nasceu e foi consolidada no governo do presidente Lula.

Cancelar uma obra de tal envergadura, estratégica para o desenvolvimento nacional e essencial para o Maranhão, após realizar gastos de bilhões de reais, com essa simplicidade, com um simples comunicado, é um desrespeito à nação e uma agressão ao Maranhão, que não pode ser prejudicado pelo descontrole, e muito menos, pela gestão irresponsável da direção da Petrobras, que já deveria já ter sido demitida.

Agora é a hora de se ouvir as vozes, de se sentir a reação enérgica do governador, dos senadores e dos deputados federais do Maranhão em defesa dos interesses maiores do Estado.

A minha é de grande indignação e no sentido de se exigir da presidente a imediata ordem para manter o investimento até que uma outra direção, legítima, isenta e profissional, avalie e decida como levar adiante a obra mais importante da história recente do Brasil.

IMAGEM DO DIA

Arte Fábbio Frazão - AI PMC
Acesse o vídeo promocional AQUI

O Carnaval 2015 de Coroatá terá oito bandas durante os quatro dias de folia momesca e mais um super trio elétrico HiFi, de Salvador, para os arrastões de todos os dias.

As bandas são: Fruta Nativa, Taty Mel, Swingart SL, Seu Menino, Kiko Luz e Banda e Furação do Forró. E mais: Márcia Felipe com o seu Forró da Curtição, que passou pelas bandas Forró dos Plays, Furacão do Forró, Aviões do Forró e Banda Garota Safada. Para animar o Carnaval coroataense tem ainda Capilé, cantor e compositor astros das micaretas pelo País.

Prefeita Teresa Murad mantém programa de asfaltamento em Coroatá

Foto: Ronny Sales - AI PMC
Serviços de recapeamento acontecem na Avenida Central no Bairro Tresidela com o nivelamento do lado direito, sentido Coroatá-Vargem Grande. A obra prevê aplicação lateral de três faixas de asfalto para cobrir a extensão da Avenida.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura Feliciano Marques garantiu a conclusão dos trabalhos na Tresidela, no trajeto entre a ponte do Rio Itapecuru até o Matadouro Municipal.

A obra é considerada de urgência devido a finalização da MA-020, estrada Coroatá-Vargem Grande, quando o fluxo de veículos na Tresidela deverá aumentar.

Uma equipe de monitores de trânsito foi designada para organizar o tráfego no local. Com informações da AI PMC

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Comerciantes têm palestra sobre trabalho da Vigilância Sanitária

Foto: Ronny Sales - AI PMC
Comerciantes e panificadores de Coroatá tomaram conhecimento do trabalho da vigilância sanitária no Município visando a qualidade de vida da população. Uma palestra foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Vigilância Sanitária.

Conteúdos da legislação do setor foram expostos a cerca de 60 proprietários de estabelecimentos comerciais, como o que proibi a venda de produtos vencidos, como o uso de equipamento proteção individual.

Os comerciantes também puderam tirar dúvidas sobre armazenamento e local adequado para exposição de alimentos.

- A conversa é a melhor forma de trazer prevenção, evitando problemas com a saúde da população. São uma série de problemas sanitários que têm de ser levados a sério e que a gente pretende combater - disse a secretária de Saúde Joelma Gonçalves. Com informações da AI PMC

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Veja aqui a banda podre da política maranhense

Arte: Atual 7
Tribunal de Justiça do MA condenou 45 gestores por corrupção, mas nenhum foi preso Judiciário maranhense acaba convertendo a pena de detenção em prestação de serviços à comunidade

Por YURI ALMEIDA-ATUAL 7 - A impunidade para quem comete atos de corrupção no Maranhão tem contribuído para uma dura realidade ao bolso do contribuinte maranhense: apesar do Tribunal de Justiça (TJ) ter condenado 44 ex-prefeitos e um prefeito, entre os anos de 2012 e 2014, por envolvimento em algum tipo de crime contra os cofres públicos durante o exercício do cargo, nenhum dos gestores foi parar na cadeia.

Crimes como atraso ou fraude na prestação de contas, desvio de verbas, lesão ao erário público, contratação de servidores sem concurso, fraude em licitação, falta de comprovação ou má aplicação de recursos, falsidade ideológica, fragmentação de despesas e dispensa irregular de licitações acabaram resultando, em sua maioria, apenas em condenações de bloqueio de repasses estaduais e federais para os municípios, o que acaba não punindo quem realmente deveria sofrer alguma pena: o político larápio.

Outras condenações, como afastamento, cassação de mandato ou perda de direito de exercer o cargo ou função pública acabaram sendo derrubadas em decisões posteriores do próprio TJ-MA ou em instâncias superiores.

Já as condenações que, com base na lei, resultariam em cadeia aos corruptos, também por decisão do próprio Judiciário, acabaram sendo convertidas, com base em brechas da lei, em prestação de serviços à comunidade, sendo a maioria a distribuição de poucas cestas básicas aos bairros carentes das cidades em que o dinheiro público foi desviado. Se a decisão inicial por detenção prevalecesse, porém, a maioria teria parado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Dinheiro embolsado que não volta ao erário

Uma das condenações que também não tem qualquer resultado prático é a de pagamento de multas.

De acordo com dados divulgados no início de 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão, o total de R$ 282.487.219,83 não foram devolvidos aos cofres públicos por gestores maranhenses condenados por corrupção. Se somado aos pagamentos de multa pelas práticas ilícitas, que ocorrem quase sempre por meio de convênios, o valor que já deveria ter sido devolvido ao erário sobe para exorbitantes R$ 341.512.494,09.

Abaixo, organizada por ano, a lista completa dos 44 ex-prefeitos e de um prefeito condenados por corrupção pelo Tribunal de Justiça, mas que continuam livres por leniência da próprio Judiciário maranhense:

2012

Agamenon Lima Milhomem, ex-prefeito de Peritoró
Antonio Marcos de Oliveira, o Primo, ex-prefeito de Buriticupu
Cleomaltina Moreira, ex-prefeito de Anapurus
Ilzemar Oliveira Dutra, ex-prefeito de Santa Luzia
João Alberto Martins Silva, ex-prefeito de Carolina
João Batista Freitas, ex-prefeito de São Vicente Férrer
José Francisco dos Santos, ex-prefeito de Capinzal do Norte
José Ribamar Rodrigues, ex-prefeito de Vitorino Freire
Lenoílson Passos da Silva, ex-prefeitos de Pedreiras
Lourêncio de Moraes, ex-prefeito de Governador Edison Lobão
Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin, ex-prefeito de Barra do Corda
Mercial Lima de Arruda, ex-prefeito de Grajaú
Raimundo Galdino Leite, ex-prefeito de São João do Paraíso
Rivalmar Luís Gonçalves Moraes, ex-prefeito de Viana
Socorro Waquim, ex-prefeito de Timon
Francisco Rodrigues de Sousa, também, ex-prefeito de Timon
Francisco Xavier Silva Neto, ex-prefeita de Cajapió
Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio, ex-prefeita de Paço do Lumiar
Jomar Fernandes, ex-prefeito de Imperatriz
José Reinaldo Calvet, ex-prefeito de Bacabeira
Raimundo Nonato Jansen Veloso, ex-prefeito de Pio XII

2013

Ademar Alves de Oliveira, ex-prefeito de Olho D’água das Cunhãs
Cláudio Vale de Arruda, ex-prefeito de Formosa da Serra Negra
Deusdedith Sampaio, ex-prefeito de Açailândia
Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, ex-prefeito de Riachão
Francisco Rodrigues de Sousa, o Chico Leitoa, ex-prefeito de Timon
Francisco Xavier Silva Neto, ex-prefeito de Cajapió
Ilzemar Oliveira Dutra, ex-prefeito de Santa Luzia
José Vieira, ex-prefeito de Bacabal
Maria José Gama Alhadef, ex-prefeito de Penalva
Raimundo Nonato Jansen Veloso, ex-prefeito de Pio XII

2014

Adail Albuquerque de Sousa, ex-prefeito de Montes Altos
Alcir Mendonça da Silva, ex-prefeito de Zé Doca
Aluísio Holanda Lima, ex-prefeito de Olho D´Água das Cunhãs
Antonio de Castro Nogueira, ex-prefeito de São Domingos do Maranhão
Antonio Reinaldo Sousa, ex-prefeito de Passagem Franca
Atenir Ribeiro Marques, atual prefeito de Alto Alegre do Pindaré
Francisco Alves de Holanda, ex-prefeito de João Lisboa
Glorismar Rosa Venâncio, ex-prefeito de Paço do Lumiar
José Miranda Almeida, ex-prefeito de Brejo de Areia
Jomar Fernandes, ex-prefeito de Imperatriz
Marcos Robert Silva Costa, ex-prefeito de Matinha
Manoel Albino Lopes, ex-prefeito de Altamira do Maranhão
Nerias Teixeira de Sousa, ex-prefeito de São Pedro da Água Branca
Raimundo Nonato Borba Sales, ex-prefeito de Cantanhede

Rodrigo Lago emprega o sócio na Transparência e Controle do governo Dino

Marcos Caminha mantém sociedade com o secretário no escritório Lago e Caminha Advogados. O outro sócio de Rodrigo Lago, Valdênio Caminha, também foi empregado no governo estadual

REPRODUÇÃO
CONFLITO DE INTERESSES
Perfil de Rodrigo Lago em uma rede social comprova
que ele é sócio da Lago e Caminha Advogados
Por YURI ALMEIDA-ATUAL 7 - O secretário de Transparência e Controle do Maranhão, Rodrigo Pires Ferreira Lago, empregou em sua Pasta, para um cargo comissionado (sem concurso público), um de seus sócios em um escritório de advocacia localizado em São Luís, o Lago e Caminha Advogados.

Sócio-administrador no escritório, Marcos Antônio Canário Caminha foi presenteado por Rodrigo com o cargo de Chefe da Assessoria Especial, de simbologia DGA, de faixa salarial cujo piso atualmente é de cerca de R$ 3.500.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial (DO) do Estado do Maranhão desde o último dia 19, mas com efeitos retroativos ao dia 2 do mesmo mês.

Criada no início de dezembro de 2012, logo após a vitória do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a Lago e Caminha Advogados tem ainda como sócio o pai de Marcos Caminha, o procurador do Estado Valdênio Nogueira Caminha, que também ganhou um cargo comissionado no governo estadual.

Valdênio foi indicado por Rodrigo Lago e nomeado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), na última quinta-feira (22), como Diretor do Convento das Mercês, prédio que abriga a Fundação da Memória Republicana Brasileira, antiga Fundação José Sarney.

LINKED IN - SÓCIO DO SECRETÁRIO Em perfil na rede social Linked In, Marcos Caminha se identifica como sócio-administrador na Lago e Caminha, mesmo escritório de Rodrigo Lago
De acordo com declarações do próprio Lago, a função de seu sócio na FMRB é atuar como um "síndico" ou "prefeito".

No sábado (24), o Atual7 tentou conversar com Rodrigo Lago sobre a nomeação de um de seus sócios para a Transparência e Controle, e o outro para o Convento das Mercês, mas o secretário demonstrou irritação e não quis responder a nenhuma das perguntas feitas pela reportagem.

Navalha

Na mesma data em que nomeou o sócio de seu secretário como Chefe de Assessoria Especial da Transparência e Controle, Dino nomeou ainda a delegada de Polícia Civil, Ana Karla Silvestre Fernandes, atual esposa do deputado federal e secretário indicado de Minas, José Reinaldo Tavares (PSB), para o cargo de corregedora-Geral do Estado, símbolo isolado, remuneração das mais altas pagas pelo governo, equivalente à de um secretário-adjunto.
RBA PÚBLICA - Trecho da nomeação de Marcos Caminha publicada no Diário Oficial

Bomba, Bomba e Bomba! Flávio Dino emprega quadrilheiro no governo

Vice-prefeito Sérgio Bastos, senador Demóstenes torres e o bicheiro Carlinhos Cachoeira
Por LUÍS PABLO - O ‘paladino da moral e dos bons costumes’, governador Flávio Dino (PCdoB), empregou no Estado um quadrilheiro preso pela Polícia Federal por corrupção.

O vice-prefeito de Coelho Neto, Sérgio Ricardo Viana Bastos, mais conhecido como Sérgio Guanabara, foi nomeado como superintendente da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, comandada pelo vereador licenciado de Caxias, Adelmo Soares.

Vice-prefeito Sérgio Ricardo Viana Bastos ao
lado do seu pai e do governador Flávio Dino
O novo funcionário de Flávio Dino tem uma ficha corrida invejável perto das outras pessoas – com um passado negro, que foram nomeados no governo. Ele foi um dos citados na Operação Monte Carlos, como sócio-laranja de uma empresa de comunicação que operava ilegalmente com o famoso bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Sérgio Guanabara também foi preso na cidade de Caxias pela Polícia Federal, em 2009, na Operação Rapina IV, em razão de investigações que apuraram a existência de uma quadrilha especializada no desvio de verbas públicas.

Na época, a operação foi um desdobramento da Rapina III, deflagrada a partir de um inquérito policial que ainda tramita na Superintendência de Polícia Federal no Maranhão, desde o ano de 2007.

Como ex-juiz federal, Flávio Dino tem demonstrado um grande exemplo ao empregar políticos presos por corrupção, que contribuíram para o Maranhão ser um dos estados com maior proporção de miseráveis.

Rede Municipal de Ensino inicia o ano letivo em Coroatá

Foto: Ronny Sales - AI PMC
Hoje aconteceu a volta às aulas na rede municipal de ensino com as boas vindas das escolas aos alunos, como o que ocorreu nas unidades São José I, localizada no povoado São José dos Magalhães, na zona rural da Cidade.

No Complexo Educacional do Ensino Fundamental, no Centro, a aula inaugural contou com a presença do professor de dança Jarbas Almeida.

Houve orações e músicas de louvor a Deus. Dos quase 800 alunos matriculados no CEEF, pelo menos 500 alunos estavam presentes na escola. Com informações da AI PMC

Ricardo Murad lembra a triste imagem daquilo que era o Parque Ayrton Senna

Por RICARDO MURAD - Hoje [sábado] às 17 horas, inauguração da Academia de Saúde, mais um lindo espaço para promoção da saúde do nosso povo, construído no centro da cidade pela prefeita Teresa Murad. Coroatá ganha mais um "cartão postal".

Vejam como era o local no tempo do ex-prefeito Luís da Amovelar, hoje um dos comandantes do governo Flávio Dino, e como ficou agora. Quem sabe faz acontecer.

Abre o olho Flávio Dino, teu governo com essa turma está indo para o brejo.

Veja como foi a festa de inauguração da Academia Pública de Coroatá


Cobertura especial do Blog do Carlos Filho 10

O Sampaio Corrêa sagrou-se campeão da Supercopa ao vencer o Náutico

Foto: Heider Matos/Imirante.com
HEIDER MATOS/IMIRANTE.COM - Em pouco mais de um mês à frente do Sampaio Corrêa, o técnico Oliveira Canindé já conseguiu implantar seu jeito de jogar no “Bolivão”.

Na partida que deu o título da Supercopa ao Sampaio, o time maranhense conseguiu envolver o Náutico e vencer por 1 a 0. Ao fim do jogo, ao fazer uma comparação com uma brincadeira conhecida como “porrinha”, Canindé demonstrou a sua vontade de conquistar títulos e fazer história com a camisa tricolor.

“Como eu disse para os atletas, se fosse porrinha, eu queria todos os palitos. Por que eu quero é ganhar. Nós queríamos que isso acontecesse. E para que isso acontecesse, precisávamos entrar determinados. Nós buscamos. Nos esforçamos. Fizemos o nosso melhor. Claro que estamos no início de temporada, mas cresceremos ainda mais. É necessário nos conscientiza que ainda temos muito a melhorar”.

O próximo desafio da “Bolívia querida” será dia primeiro de fevereiro contra o Santa Quitéria pelo Campeonato Maranhense.

Vereador se empolga com obra de Teresa Murad e faz poesia

De Parque para Academia (Jocimar Pereira)

Hoje com muita alegria
Participei da inauguração
Da Academia de Saúde
De minha terra, meu torrão

Em minhas poesias e cantos
Falo sempre de Coroatá
A Academia de Saúde
É mais um motivo pra versar

É preciso o passado lembrar
Pra falar desse momento
Vamos fazer uma viagem
Voltando um pouco no tempo

O ano é noventa e um
Início da década de noventa
Coroatá vivendo um caos
O povo não mais aguenta

Lixo por toda parte
A cidade um total arraso
Os salários dos servidores
Com seis meses de atraso

A cidade era um lixeiro só
Urubu não tinha medo de gente
Bois pastando na praça
Só eles alegre  e contente

Buraco pra tudo que era lado
Asfalto não mais existia
De tristeza era nosso semblante
Éramos um povo sem alegria

Com tanto descaso existindo
Era grande a reclamação
Foi então que aconteceu
A bendita intervenção

Chegava ao comando da prefeitura
Um homem de muita coragem
Destemido, corajoso, valente
Mudou-se trazendo a bagagem

Ricardo Murad o valente
Homem de bom coração
Resolveu mudar pra Coroatá
Veio com a intervenção

Começava um grande projeto
Para o nome desta terra elevar
Pra tirar do fundo do poço
Nossa querida Coroatá

Suspensão de todos os pagamentos
Foi a medida inicial
Atualizar os salários do servidor
Era prioridade total

Em poucos meses a alegria
No rosto do servidor brilhou
Por consequência o comércio
Logo também se alegrou

As obras tiveram início
Pra estrutura física recuperar
E logo aquele velho semblante
Novo aspecto começa a tomar

Em outubro de noventa e dois
Na certeza de que tudo iria melhorar
O povo elege a esposa de Ricardo
Prefeita Teresa Murad

Era a garantia da continuidade
De um progresso recém-chegado
Coroatá precisava continuar
Aquele projeto começado

O poeta tá louco?
Você deve se questionar
O que isso tem a ver com a academia
Meu querido Jocimar?

Continuando a história
Pra você me entender
Aonde hoje é a academia
Antes era de entristecer

Só um parque de diversão
Que alguma vez aparecia
Trazendo àquele triste ambiente
Um pouco de alegria

Ali tinha uma casa amarela
Da rede ferroviária propriedade
Para abrigar seus funcionários
Quando estavam na cidade

Depósito de dormentes
Uma tremenda escuridão
Antes tinha esse aspecto
Aquele pedaço de chão

Em suas voltas diárias
Ricardo viu aquele lugar
Deserto no centro da cidade
E logo começou a pensar

Não conseguiu dormir
Passou a noite pensando
O que faria alí
Mil coisas imaginando

No dia seguinte a idéia
Veio clara e definida
Um ambiente de alegria
Dando aquele espaço vida

Um parque de eventos
Para a cidade alegrar
O povo precisa de diversão
Um ambiente familiar

E logo colocou em prática
O projeto idealizado
Trabalhando dia e noite
O sonho foi realizado

Depois de tudo pronto
Precisava o ambiente batizar
Que nome daremos ao parque?
Quem iremos homenagear?

Por sugestão da prefeita
Um grande esportista brasileiro
Ayrton Sena do Brasil
Levantou-se em um grande letreiro

Parque Ayrton Sena
Foi erguido um monumento
Pra celebrar aquela conquista
Era preciso um grande evento

Foi grande a festa de inauguração
Igual jamais se havia realizado
Cavalo de Pau, Mastruz com Leite
Saudoso Rossi, o Reginaldo

Um artista global deste evento
Também veio participar
Pela primeira vez no Maranhão
O cantor Maurício Mattar

Foram três dias que movimentou
Coroatá e toda região
Gente como nunca se tinha visto
Quem participou esquece mais não

Ali naquele parque
Se realizaram muitos eventos
Carnavais, festejos juninos, foliatás
Foram maravilhosos momentos

Mas o tempo passou
Ayrton Sena morreu
E por oito anos nossa terra
Também se entristeceu

O parque foi fechado
Uma boca de fumo se tornou
Escuridão e abandono
Foi tudo o que restou

Eis que surge uma esperança
O retorno de Teresa
O antigo parque volta a sorrir
Um sorriso de nobreza

Passando em frente ao parque
Ricardo pensa de novo
Vou ressuscitar o gigante
Para a alegria do povo

Mais uma noite acordado
Pensando no que fazer
O antigo Ayrton Sena
Precisava renascer

Na manhã seguinte
Com ele não foi diferente
A idéia estava amadurecida
Estava alegre e contente

Academia de Saúde
Para receber nosso povo
Vou pra trazer pra este ambiente
Aquela alegria de novo

Na festa de inauguração
Hoje pude presenciar
A beleza e a alegria
Em que se transformou o lugar

Não tinha banda famosa
Nem um  artista global
Mais tinha o povo feliz
Um momento colossal

Pode falar quem quiser
Podem até o poeta criticar
Mas têm que concordar comigo
Ricardo sabe trabalhar

O homem está de volta
Em nosso meio está
E quem ganha com isso
É nossa terra Coroatá

A Academia de Saúde
De Parque Ayrton Sena será chamada
Tem nada não sua história, Sena
Sempre será lembrada

O Parque Ayrton Sena se foi
A Academia acaba de chegar
E logo com outro nome
Um novo Ayrton surgirá

Parabéns ao Ricardo
Por este projeto idealizar
Parabéns a Teresa
Por ele se concretizar
Recebam um forte abraço
Do Poeta Jocimar

Mesmo na oposição, César Trovão garante alta resolutividade da gestão de Teresa Murad

Foto: Blog do Carlos Filho10
Por CARLOS FILHO/IDALGO LACERDA - Na inauguração da Academia Pública de Coroatá, o presidente da Câmara Municipal, vereador César Trovão, além de elogiar a edificação deste patrimônio, ressaltou a prioridade que o Município está dando à Atenção Primária de Saúde e, no cenário político, disparou a assertiva de que Coroatá não terá mais apoio do Governo Estadual.

- Olha a Academia é uma grande conquista do povo de Coroatá. Era um espaço que estava totalmente abandonado pela última Administração. Este serviço, juntamente com o Centro de Reabilitação e postos de saúde, garantirá a Atenção Básica, que detém quase que 80% das ocorrências. Será um sistema integrado e bom para a comunidade.

O parlamentar disse mais. Exaltou a obra da prefeita Teresa Murad, dizendo que apenas a função estética da Academia já valorizou o aspecto urbanístico da Cidade.

- É mais um cartão postal de Coroatá que favorece inclusive o setor turismo.

O DESPREZO 

Em relação ao Governo dos “comunistas”, César Trovão enfatizou que, lamentavelmente, Coroatá não terá mais parceria bem-sucedida como a que havia com o Governo de Roseana Sarney.

- Esse Governo não irá mesmo dar a atenção que Coroatá merece. Tenho certeza que isso jamais irá acontecer.

Arquivo-PMC
AVALIAÇÃO

Sobre o atual conceito da Administração de Teresa Murad, o vereador garantiu que a avaliação está acima do nível mediano. Segundo César Trovão, Teresa Murad faz um governo de alta resolutividade.

- Este nível só será batido se, no futuro, o próprio Ricardo Murad chegar a ser governador do Estado. Durante o último Governo, o Município virou um canteiro de obras. Ricardo fez tudo que pode para o nosso desenvolvimento.

Trovão assegurou que Teresa Murad, mesmo diante do novo cenário político desfavorável, irá continuar o seu trabalho de maneira satisfatória.

- Teresa conseguiu ajustar a máquina que havia sido totalmente aniquilada. A prefeita resgatou inclusive a moralidade administrativa. Acabou-se com aquela cultura estabelecida do se dar de bem, da corrupção.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Anticandidatura para resistir

Por ANDREA MURAD - Diante dos últimos acontecimentos em torno da eleição para presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, em que muitos parlamentares dos partidos que apoiaram o candidato do PMDB ao governo – e o próprio Lobão Filho em respeito à decisão do partido – deram declarações em apoio à candidatura única do deputado Humberto Coutinho, uma candidatura claramente imposta pelo governador Flávio Dino, venho lamentar a decisão do grupo político do qual faço parte e com muito respeito comunicar que serei candidata a presidente da Assembleia Legislativa.

Como deputada eleita pelo povo, mulher, mãe, representante de uma nova política, apresento a minha candidatura de protesto, em respeito aos mais de 77 mil votos que recebi para lutar pelo Maranhão.

Sabemos que os aliados também divergem e isso é muito natural em qualquer processo democrático. Mas prefiro manter o meu posicionamento de ser contra, como fui desde o início à candidatura única, fruto de uma só vontade, o que fere qualquer princípio democrático. Acredito que, para tal cargo, deveria surgir um nome dos partidos que nas últimas eleições somaram mais de hum milhão e novecentos mil votos dos maranhenses, legitimando essa pretensão e não um acordo entre um só parlamentar e um governador. Mas eu não deixarei de acreditar na política, nem de lutar por ela como o povo merece.

Então reafirmo que, pela inviabilidade de aceitar uma candidatura única, em 1º de fevereiro serei candidata à presidência da AL, como forma de protesto contra o cenário a que fomos submetidos e de mostrar que a oposição deve se fazer presente para o bem da democracia.

Tenho esta candidatura também como uma forma de despertar o povo para a existência de uma oposição autêntica, constante e estável no Poder Legislativo que estão tentando silenciar. Mas eu não me calarei. Sei que não há qualquer chance de vitória nesta candidatura, mas resta-me honrar os milhares de votos dos eleitores que desejam um Legislativo independente e democrático, e mais, que desejam ver em mim uma nova política, uma defensora das novas práticas, uma parlamentar transparente e com a coragem de combater essa ‘ditadura’ que Flávio Dino quer implantar no Maranhão, calando a voz da oposição.

Prefeita Teresa Murad inaugura Academia Pública de Coroatá

Foto: Carlos Filho
Por IDALGO LACERDA/CARLOS FILHO - Em tarde festiva neste sábado, 24, por volta das 18:00 h, a prefeita Teresa Murad (PMDB), ao lado do deputado peemedebista Ricardo Murad, inaugurou a sua mais nova obra para a população de Coroatá. Desta vez, a Academia Pública, localizada no antigo Parque Ayrton Senna, centro da cidade.

Após o corte da fita, a prefeita falou ao grande público, agradecendo a presença de todos por prestigiar o novo momento pelo qual o Município passa a viver daquele dia em diante, da inauguração de uma das maiores e melhores Academias Públicas do país.

O empreendimento conta com toda uma infraestrutura de equipamentos e aparelhos modernos e adequados para assistir às pessoas durante todo o transcorrer da semana. Ou seja, de domingo a domingo, das 06:00hs da manhã às 22:00hs da noite.

O deputado Ricardo Murad (PMDB) em sua fala foi bastante enfático ao dizer que a Academia Pública estava à disposição da população, inclusive, para gozar, desfrutar dos seus momentos de lazer.

Quem sabe faz bem feitoVamos atender todas as pessoas idosas, jovens e crianças portadoras de deficiência física ou não. Como também, sob a devida assistência e orientação de enfermeiros e de técnicos de enfermagem, professores formados em educação física e de instrutores em dança rítmica e aeróbica durante toda a semana - frisou

A prefeita Teresa Murad chegou ao local acompanhada  de seu marido e da vice-prefeita Neuza Muniz, com sua comitiva formada ainda pelos vereadores da bancada governista, secretários municipais, assessores, convidados especiais, empresários, imprensa local e do povo em geral que a guardava com bastante expectativa.

Este patrimônio foi um sonho do nosso deputado Ricardo Murad. É um benefício para todos. Faz parte de nosso desejo de dar mais qualidade de vida aos coroataenses. Todos terão aqui orientação profissional sobre a sua saúde. É uma Academia diferente de tudo que há no Brasil. 

Em seguida, a prefeita e o deputado Ricardo Murad convidaram o público presente para dar uma caminhada e conhecer a pista de Cooper. Depois, houve também a apresentação de danças com um grupo de idosos e atividades físicas que envolveu e levou a plateia a interagir.

O pastor-presidente da Assembleia de Deus de Coroatá, Biné Gomes, elogiou a estrutura, em reconhecimento ao desempenho da atual Administração, e fez oração abençoando o espaço. Veja abaixo cobertura fotográfica de Carlos Filho.
















Belo exemplo

Foto: Blog da Silvia Tereza
Por RICARDO MURAD - Andrea se lança candidata à presidência da Assembleia, tal qual Ulisses Guimarães à época da ditadura militar, para demostrar que ela tem consciência do compromisso com os homens e mulheres que a elegeram deputada. É digna e me orgulha a sua decisão.

Não é uma simples candidatura de protesto. Simboliza para os maranhense a luta por um estado sem ódio, rancor e raiva, onde os contrários precisam ser respeitados. Mostra, com a energia de sua jovem geração, que todas as pessoas podem e devem ser livres para viver como quiserem, mas devem honrar seus compromissos sem temer a perseguições.

Flávio Dino quer implantar no Maranhão um estado de exceção. Quer reinar sobre tudo e sobre todos e encontrou nesta jovem deputada a resistência que nunca esperava. Ela está dando exemplo de desapego a cargos e a vantagens pessoais para fazer o que acredita ser o melhor e o mais correto para o Maranhão.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Secretaria de Assistência Social de Coroatá atende em novas instalações


As instalações são mais confortáveis e amplas, com atendimento mais seccionado para todo o fluxo, nas dependências do antigo HGM. Os serviços do Pro Jovem e CREAS também mudaram de endereço. Funcionam agora no antigo Centro de Especialidades Médicas. O próprio CEM em breve será transferido para as dependências do antigo HGM. Com informações da AI PMC. [Fotos de Ronny Sales]

Prefeita de Coroatá evita ato de improbidade administrativa

Esclarecido! Não houve demissões como a mídia do mal "comunista" pregou. Houve sim, na verdade, o término de convênio da cessão de servidores municipais a órgãos de Justiça.

A Prefeitura de Coroatá, em obediência ao princípio da legalidade e não o da vontade, decidiu pedir o retorno dos funcionários que estavam em disponibilidade nas Promotorias de Justiça, Fórum de Justiça Eleitoral e Fórum de Justiça Comum.

Os servidores estão sob relocação na Prefeitura. O que a prefeita Teresa Murad fez foi, simplesmente, evita ato de improbidade administrativa.

O Convênio só tem validade se celebrado com o Tribunal de Justiça (TJ/MA) e com o Ministério Público. A Prefeitura também segue orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Segundo a Procuradoria Geral do Município, o TJ/MA só admite serem cedidos Auxiliares Operacionais de Serviços Gerais (AOSG). Posto completo confira no Blog do Idalgo Lacerda

Fina bandidagem!

Por RICARDO MURAD - Será que ele vai nomear? Pasmem! Luis Júnior, ex-secretário de Saúde de Coroatá, nomeado por Flávio Dino para dirigir a rede de hospitais estaduais que movimenta um orçamento próximo a um bilhão de reais por ano, condenado com trânsito em julgado pelo TCE a devolver sete milhões e setecentos mil reais aos cofres do município de Coroatá, num passe de mágica, consegue liminar com um juiz da Fazenda Pública Estadual, para continuar na direção da rede.

Até agora Dino não efetivou a nomeação do cidadão.

Se nomear, vai passar um atestado que participa e é conivente com a corrupção e de uma forma hilária, porque, quem irá defender o Estado contra a decisão do juiz e contra a nomeação do governador, é a Procuradoria Geral do Estado, cujo procurador Geral, Rodrigo Maia, foi nomeado pelo próprio Dino.

Flávio nomeia um condenado alegando que a Justiça suspendeu a sentença e o seu próprio procurador Geral vai defender o Estado para derrubar a liminar que deu a ele a justificativa para nomear o malfeitor. Só no governo de Flávio Dino. Tenham vergonha senhores.

Cadê os fantasmas?

O deputado peemedebista Ricardo Murad, em permanente vigilância às ações do Governo "comunista", disparou contra Flávio Dino, dizendo que o governador não resistiu e pagou funcionários terceirizados da Saúde.

- Com a má-fé costumeira diz na nota que conseguiu separar os "excessos" fruto de um esforço de uma tal força tarefa feita pelas secretarias de Saúde, Planejamento e da Transparência. Mais uma mentira de Dino.

Ricardo desafio FD a publicar os nomes dos "excessos" encontrados. Exigiu que o governador daqui em diante tenha vergonha e pague os funcionários em dia.

- Deveria fazer o mesmo com os salários dos servidores estaduais que deveriam receber essa semana seus vencimentos - arrematou Murad.