sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Aprovado. Prefeita Teresa Murad fará concurso público em Coroatá

   Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
Na última Sessão da Câmara de Vereadores de Coroatá, registrada nesta quinta-feira, 03, a prefeita Teresa Murad (PMDB) deu nova demonstração de um exercício comprometido com o princípio da austeridade. Ela conseguiu, pautada à rigor no Orçamento Público, aprovação de Projeto de Lei importante, criando concurso para 302 vagas no Poder Municipal. Apenas com quatro votos contra, a maioria no Plenário manteve veto da chefe do Executivo à primeira votação, rejeitando emendas onerosas da Oposição.

A Prefeita Teresa Murad enviou na semana passada o Projeto de Lei nº 027/2015 que recebeu duas Emendas do vereador Raimundo Diogo (PT). Na primeira, o petista sugeriu aumento do número de vagas para mais 21 cargos efetivos no quadro de pessoal, sem a devida justificativa financeira. Argumentou também na emenda incongruente que as referidas vagas deveriam contemplar querelantes com causa judicial. A Emenda incipiente caiu no vazio pois vinculou suposta vitoria jurídica de exonerados por justa causa. Restou à prefeita o veto.

Em um segundo momento, sem a observância de critérios específicos e orçamentários, de dotações próprias do Orçamento, foi solicitada acréscimo salarial aos cargos de Agente de Trânsito e Técnico Agrícola, elevando o salário base das categorias ao valor de R$ 1.500,00. Contudo, para seguir a responsabilidade fiscal, a Lei do Concurso determinou os limites do Município na empreitada, apontando ainda que até o provimento dos cargos se dará de forma gradual.

A bancada de Governo acompanhou o propósito da prefeita. Na Sessão, assim o fizeram o líder de Governo, vereador Riba Maia (PSC), seguido pelo presidente do Legislativo, vereador César Trovão (PV), e pelos vereadores aliados Josean Veras (PSC) e Jocimar Pereira (PMDB). Foi lembrado que Teresa Murad ressaltou a eficiência no serviço público, quando busca a adequação e valorização do funcionalismo. Veja o quadro de vagas apresentado pela prefeita.