quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Estudante maranhense é empossada como Jovem Senadora e eleita presidente da Mesa Jovem em Brasília

   Estudante Cindynéia Ramos Cantanhêde tomou posse no plenário do Senado Federal [Fotos/Eliana Pereira]
Até sexta-feira (20) a estudante Cindynéia Ramos Cantanhêde, do Liceu Maranhense terá a oportunidade de simular, em Brasília, a atuação dos Senadores da República e a presidência da Mesa Jovem do Senado, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis do nosso País. A maranhense tomou posse e, em seguida, foi eleita presidente Jovem do Congresso Federal, nesta terça-feira (17), através do concurso Jovem Senador 2015.

Cindynéia e outros 26 estudantes brasileiros, um de cada estado, foram selecionados no 8º Concurso de Redação do Senado, com o tema “Participação política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. Ela abordou o tema “Juventude Cidadã”, orientada pela professora Suelen da Silva Maia, que a acompanha em Brasília, juntamente com a Supervisora de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Eliana Pereira.

- Nestes dias teremos a oportunidade de criar projetos de Lei que poderão ter uma influência positiva na vida da população, seja na área dos direitos humanos, na educação, etc. Com certeza, um aprendizado como esse em nossa adolescência nos acompanhará para toda a vida acadêmica e profissional e ainda poderemos levar isso para outros estudantes que almejam participar efetivamente da política brasileira, seja criando um projeto de Lei ou sendo um jovem senador - destacou Cindynéia Ramos.

No Maranhão, Daniel Silva Clemente, do Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, no município de Dom Pedro, com a redação “Participação cidadã – um brado retumbante rumo ao progresso”, ficou em 2º lugar; e Rannyef Barbosa de Sousa, do Centro de Ensino Manoel Campos Sousa, de Bacabal, ficou em terceiro lugar, com o tema “Patriotismo”.

A estudante, acompanhada da professora orientada Suelen da Silva Maia (E) e a Supervisora de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Eliana Pereira (D)  [Fotos/Eliana Pereira]
Em 2015, o Jovem Senador mobilizou 267 mil estudantes, de até 19 anos, matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 6.045 professores orientadores. Fonte: Seduc