terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Luz, câmera... É festa de confraternização da SECOM de Coroatá!!!

Foto: Ronny Sales - AI PMC
Por IDALGO LACERDA - Durante a noite de ontem, segunda-feira, 29, por volta das 20:00hs, a Secretaria Municipal de Comunicação de Coroatá, sob o comando do secretário Fábbio Frazão, realizou a sua festa de confraternização, no Sítio do Fábio, Rua do Buriti.

A festa de confraternização contou com a presença de vários segmentos da comunicação local. Na oportunidade, o anfitrião da festa, secretário Fábbio Frazão, foi bastante receptivo e agradeceu a todos os presentes e os ausentes que por qualquer motivo deixaram de comparecer e de compartilhar deste momento de reflexão e meditação para se despedir do Ano Velho e desejar as boas-vindas para o Ano Novo!!! Leia mais AQUI

Aliados de Flávio Dino em Codó e região começarão 2015 ‘chupando o dedo’

Por ACÉLIO TRINDADE - Estamos há 3 dias do fim de 2014 e, sem mais nenhuma dúvida, o ano começará indefinido para os aliados de Flávio Dino dentro de Codó e na regional (Codó, Timbiras, Coroatá, Peritoró, Alto Alegre do MA e São Mateus).

Os codoenses bem que tentaram uma aproximação, mas alguns voltaram da ilha de São Luís ainda com blocos de gelo dentro da cueca depois de uma ‘baldada’ de água congelante que levaram numa conversa nada frutífera com a articulação política do novo governador que, frise-se, não pode recebê-los.

Nossos candidatos a comando dos postos estaduais de trabalho na regional voltaram com um abacaxi ‘indescascável’.

Pediram para que aqui na terrinha encantada os aliados definissem nomes e os apresentassem à cúpula de Dino que ceifaria apenas os sem competência da lista.

PERDIDOS NO ENIGMA DE DINO

Ocorre que não foi dito sequer o órgão que ficaria com determinado aliado (tipo – olha seus minino, a UPA vai ficar com fulano, então este fulano vai fazer a lista dele e me trazer. Do mesmo jeito com Unidade Regional de Educação e demais).

Sem saber o que têm na mão, os aliados ficaram sem saber quem indicar para lista que passaria pelo crivo de Dino e aí todos esfriaram.

Resultado – SE TODOS OS ATUAIS GESTORES COLOCAREM SEUS CARGOS E FUNÇÕES A DISPOSIÇÃO, como é de praxe nestas situações de troca de governo, 2015 COMEÇARÁ SEM COMANDO EM MUITOS ÓRGÃOS.

Um cavalo ‘brabo’ com rédea já é ruim de montar, imagine sem cabresto.

O ESTUDO DOS QUE NÃO ESTUDARAM

Outra coisa, se Flávio Dino impor sua forma de escolha, como fez no primeiro escalão, priorizando por quem tem ‘caneta e canudo’, vai demorar fazer um time que preste pelo interior do Maranhão onde os políticos secularmente indicam apenas os mais ‘chegados’, gente que, geralmente, só sabe fazer um ‘Ó’ quando senta na areia da praia bem à vontade.

O desafio é maior que seu Dino imaginou, acredito.

Ele, como todo iniciante, quer criar novos rumos na administração pública do Maranhão, mas como fazer isso sem impregnar seu governo novo com gente velha?

Tem aliado dele nesta região, e em todo o Estado, que já tá caindo os dentes na política, a maioria ex-aliados da família Sarney que Dino diz tanto combater.

COMPETENTE OU INCOMPETENTE?

O discurso da mudança morrerá asfixiado à ZERO HORA DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014. A partir da troca de faixa, terá mais 1 ano (no máximo) para usar aquela velha desculpa de que ‘pegou um Estado acabado’ e depois disso ficará sem bala na língua.

Terá que se mostrar COMPETENTE ou INCOMPETENTE.

Na política, para o azar dos iniciantes, um competente SEM ALIADOS (velhos) até que é possível se reeleger, mais um incompetente JAMAIS.

Que opinião terá o maranhense daqui há 1 ano sobre Flávio Dino?

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Arnaldo Melo entrega hospital, delegacias, Ciretran e vistoria obras em seis municípios

Governador inaugura Hospital de 20 leitos de São João do Paraíso [Fotos/ Handson Chagas]
Fachada do Hospital de São João do Paraíso, que dispõe de 20 leitos [Fotos/ Handson Chagas]
Da AI ESTADO - O governador Arnaldo Melo teve agenda de trabalho em seis municípios no último sábado (27), quando vistoriou serviços e inaugurou obras, incluindo hospital de 20 leitos e delegacias de polícia, nas regiões da Baixada, Tocantina, Centro e Sul do Maranhão. Acompanhado de comitiva, esteve em Viana, Bom Jesus das Selvas, Imperatriz, São João do Paraíso, Balsas e Grajaú.

A agenda foi iniciada por Viana e Bom Jesus das Selvas, onde Arnaldo Melo entregou à comunidade novas delegacias. Em Viana, a população passa a contar com a 6ª Delegacia Regional. Bom Jesus das Selvas também conta com nova unidade e toda a infraestrutura necessária para atendimento.

Em Imperatriz fez vistoria técnica às obras da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). O governador destacou que a obra está recebendo os últimos detalhes e que a previsão é que o espaço entre em operação antes do fim deste mês.

HOSPITAL - No município de São João do Paraíso entregou um Hospital de 20 leitos constituído dentro do Programa Saúde é Vida. Assim como as outras já entregues, a unidade vai dispor de serviço se pronto atendimento (SPA) 24 horas, salas de parto e oferta de raio-x e exames laboratoriais.

Em Balsas, penúltima cidade do roteiro, o governador inaugurou as sedes da Ciretran do município e da agência da Receita Estadual.

No município de Grajaú, o governador Arnaldo Melo e o secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, inauguraram a Estrada dos Plaqueiros. A estrada possui 1,5 km de extensão, com acesso pela BR-226.

Antiga solicitação dos empresários da região, a estrada irá facilitar o escoamento da produção das fábricas de placas de gesso no município de Grajaú, segundo maior polo gesseiro do país. Gera, atualmente, 1.250 empregos diretos e 6.250 indiretos. A produção anual de gesso calcinado é de 200 mil toneladas por ano, e produz ainda 18 milhões de unidades de placas de gesso/ano.

O projeto inclui ainda a pavimentação de 1km da área do Parque de Exposições do Município de Grajaú. Grajaú também se destaca por possuir o 2º maior rebanho bovino do Maranhão.

Prefeitura de Coroatá confirma programação do Réveillon 2015

Por: FABIANO BEN-HUR/AI PMC - O Réveillon 2015 em Coroatá acontecerá no Largo da Juventude. Três bandas irão animar a virada de ano, são elas: Taty Mel, Fruta Nativa e Thiachika. Quem sobe no palco primeiro é a banda Fruta Nativa por volta das 20:00 e anima o povão até às 23:30. A partir daí quem assume o comando já esquentando a galera pra chegada de 2015 é banda baiana Thiachika, que vai se apresentar até altas horas. E para finalizar a festa Taty Mel leva até o raiar do dia 1º de Janeiro de 2015.

Vamos a Praça José Sarney brindar a chegada de 2015 com muitos fogos e emoção.
Prefeitura Municipal, Coroatá de todos nós

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Prefeitura de Coroatá limpa córrego para evitar inundações

Foto: Ronny Sales - AI PMC
Por: FABIANO BEN-HUR/AI PMC - A Prefeitura Municipal, através da Secretária de Infraestrutura, executou durante essa semana o trabalho de limpeza no córrego que atravessa vários bairros da cidade de Coroatá. O córrego tem seu inicio no Bairro Mocó e passa pela Cohab, Centro, Areal, Bairro União, corta a Avenida Nagib Haickel, Rua da Maracangalha, e termina no Bairro Vila Vavá.

Cerca de 30 homens trabalharam na limpeza. A intenção é fazer que quando as chuvas fortes comecem a cair às águas possam escorrer tranquilamente pelo córrego sem o perigo de entupimento ou alagamentos causados por acúmulo de água em trechos do percurso, evitando assim transtornos para a população que mora nas proximidades do córrego. Mais informações AQUI

Coroatá: Conselho Municipal de Saúde visita Academia Pública

Foto: Ronny Sales - AI PMC
O ato aconteceu nesta semana, quando os seus membros acompanharam o andamento da fase final de construção da Academia Pública de Saúde. A Administração da prefeita Teresa Murad (PMDB) coloca assim um serviço inovador à disposição da sociedade coroataense. Para a inauguração, resta alguns dias. Falta apenas a instalação de alguns aparelhos que já se encontram no local. Com informações da AI PMC

Cobertura completa Aqui

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Confira o vídeo com a mensagem natalina do governador Arnaldo Melo

Fernanda Montenegro matou Patrícia Poeta em vida

Fernanda Montenegro e um papagaio
de pirata no prêmio Mario Lago [Foto: DCM]
Por PAULO NOGUEIRA - Fernanda Montenegro fez seu pior papel no prêmio Mario Lago. Montenegro matou Patrícia Poeta em vida. Ou, como Stálin fez com Trotsky, tirou-a das fotos.

Num vídeo de bastidor feito logo depois da premiação de Bonner no Faustão, ela disse que a coisa mais importante do jornalismo brasileiro, nestas eleições, foram as entrevistas de Bonner, “este ícone”, com os candidatos.

Ela estava ao lado de Bonner no vídeo, e ambos foram entrevistados por alguém da própria Globo logo depois de deixarem o palco do Faustão.

Você pode ter gostado ou não das entrevistas. Pode ter achado o maior triunfo do jornalismo nacional ou a coisa mais estúpida que se viu em 2014.

Só não pode ignorar que Patrícia Poeta também participou de todas as entrevistas. Vi todas. Ela não foi nem melhor e nem pior que Bonner. Pareciam, para o bem ou para o mal, Bonnie e Clyde, ou numa visão mais sarcástica a versão sem risos de Debi e Loide.

Nas redes sociais, vi muita gente criticando Fernanda Montenegro pelo papel dela na premiação de Bonner. Sites de tevê estão reproduzindo uma informação segundo a qual toda a alegria dela no programa contrastava com a insatisfação por não estar recebendo nada pela reprise, num canal da Globo, de uma novela da qual participou.

Outros atores, dizem os sites, estão processando a Globo por não estarem recebendo direitos autorais. Uma das razões pelas quais a Globo é tão grande é que ela faz este tipo de coisa. Procura levar vantagem em tudo.

A preocupação com as pessoas é mínima.

Não fosse isso, Patrícia Poeta teria dividido o prêmio com Bonner. Não importa que ela tenha sido afastada do Jornal Nacional pouco depois das entrevistas, por razões desconhecidas.

Foi um trabalho de dois, e não de um, como todos lembram. O descaso da empresa com as pessoas acaba contaminando muitos funcionários. Isso ficou claro no vídeo de bastidor em que Fernanda Montenegro fala do prêmio.

No palco, ela pode alegar que falou o que o roteiro determinou que falasse. Foi “burra”, atributo que Nelson Rodrigues apreciava nos atores de suas peças. A burrice evitava que eles sucumbissem à tentação de melhorar, aspas, os textos dele.

Mas no vídeo subsequente, sem as amarras do roteiro fixado para ela, Fernanda Montenegro deveria ter citado Patrícia Poeta ao falar das entrevistas.

A única desculpa aceitável para a omissão é não tê-las visto. Seja como for, numa prova de quanto é efêmera a glória, Patrícia Poeta começou 2014 sob os holofotes e termina simbolicamente assassinada pela grande dama do teatro nacional.

[Paulo Nogueira - Jornalista fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo]

SES reinaugura hospital no Anjo da Guarda

Hospital Comunitário Nossa Senhora da Penha, na área Itaqui-Bacanga [Fotos/Divulgação]
Da AI ESTADO - O secretário de Estado da Saúde José Márcio Leite reinaugurou, nesta terça-feira (23), o Hospital Comunitário Nossa Senhora da Penha, maternidade gerenciada pelo Centro Comunitário Católico do Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga. A unidade de saúde passou por uma completa reforma, recebendo novos equipamentos. A obra e os equipamentos foram custeados com recursos do Governo do Estado.

O secretário descerrou a placa, ao lado do presidente da entidade, Oziel Melo de Matos, de diretores e representantes da comunidade. O hospital é de suma importância para aquela populosa região de São Luís, que agrega 336 mil habitantes.

Conforme o presidente do Centro Comunitário Católico do Anjo da Guarda, Oziel Melo de Matos, a maternidade dispõe de 28 leitos e todos os equipamentos são novos e modernos.  Ele disse que os moradores estão mais do que felizes com a obra.

- Agradecemos ao empenho do ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad, por encaminhar a obra e a todas aquelas pessoas que nos ajudaram.

Governador transmite mensagem natalina

O governador Arnaldo Melo gravou, nesta terça-feira (23), mensagem de Boas Festas aos maranhenses. Arnaldo Melo usou como cenário a área de visitação do Palácio dos Leões, onde foi montado um presépio de Natal. Na mensagem aos maranhenses, o governador pediu pela paz e usou palavras de esperança por um Maranhão ainda melhor. Fonte: AI ESTADO

Segue abaixo, a mensagem do governador:
“Queridos maranhenses,  homens, mulheres, jovens e crianças da nossa terra. É com muita alegria que desejo a todos um Natal de luz. Renovo a minha esperança de ver um Maranhão ainda mais forte e desenvolvido, com o sentimento de irmandade entre todos, pelo bem do nosso Estado. Que Deus nos permita o amor e a humildade para construirmos um 2015 de muitas bênçãos a todas as famílias maranhenses”

Mais obras do Saúde é Vida são inauguradas no Maranhão

Governador e secretário José Márcio inauguram o Ambulatório Especializado da Mulher [Fotos/ Antônio Martins]
Da AI ESTADO - O governador Arnaldo Melo, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, entregou o Ambulatório Especializado da Mulher, na Vila Palmeira – no prédio do Centro de Saúde Genésio Rego. No mesmo local, o governador fez o lançamento da pedra fundamental de construção de um Bunker de Radioterapia.

- É importante destacar o trabalho realizado pelo governo Roseana na área da saúde. Hoje temos hospitais, centros especializados de referência regional, exames específicos, condições de oferecer um atendimento mais digno para a população.Nunca se investiu tanto em saúde no Maranhão como agora - declarou o governador Arnaldo Melo.

Foi feito o lançamento da pedra fundamental de construção do Bunker de Radioterapia, que vai contar com um acelerador linear, um aparelho de braquiterapia e um equipamento de HDR.

O secretário de Saúde, José Márcio Leite, disse que a unidade será construída, numa área de 1.270 metros quadrados, e equipada com recursos do Ministério da Saúde.

DIAMANTE - O governador também inaugurou o serviço de atendimento especializado na área de Oftalmologia e o Centro de Diagnóstico por Imagem que vai dispor de Raio X, Tomografia Computadorizada com 128 canais e de Ressonância Magnética de 1,5T.

Ambos vão funcionar no Centro de Especialidades do Diamante, que recebeu o nome do médico Luiz Alfredo Netto Guterrez Soares Júnior, uma homenagem pelos relevantes serviços prestados à saúde pública.

Governador lança pedra fundamental do Bunker de Radioterapia [Fotos/Antônio Martins]
Arnaldo Melo e José Márcio na área do equipamento de ressonância magnética [Fotos/Antônio Martins]

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NOTA CASA CIVIL – Expediente no Estado

GOVERNO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

NOTA CASA CIVIL – Expediente no Estado

A Casa Civil do Governo do Maranhão informa que nos dias 24 e 31 de dezembro, conforme escala de recesso estabelecida pelo decreto no  30, de 3 de dezembro, o expediente será normal nos órgãos da administração direta e indireta, cabendo a cada gestor delimitar o horário de funcionamento, de acordo com a especificidade de cada pasta.

A medida não se aplica aos serviços essenciais, como atendimento em hospitais e delegacias, que serão prestados ininterruptamente.

CEAPE, uma das melhores empresas para se trabalhar no Maranhão

Presidente do Conselho Deliberativo do
CEAPE, Carlos Margno Galvão Carvalho
Por Michelle Franco - O Ceape, Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos do Estado do Maranhão, alcançou mais uma vitória, foi eleito uma das melhores empresas para se trabalhar do Maranhão.

A pesquisa realizada anualmente pelo Great Place to Work® (GPTW) , nesta 18ª edição, analisou o índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho em dezenas de empresas do Maranhão, e o CEAPE foi premiado conquistando a 4a colocação entre as sete empresas selecionadas no estado.

O Great Place to Work® (GPTW) divide a pesquisa em diferentes áreas para avaliação e analisa a opinião dos funcionários de cada empresa levando em consideração 5 requisitos básicos (credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem) mais as práticas de gestão de pessoas.

Em discurso durante a premiação, o presidente do conselho deliberativo do CEAPE, Carlos Margno Galvão Carvalho, disse que este resultado indica que o CEAPE está seguindo no caminho certo para o sucesso e a gestão de recursos humanos reforça a cultura do CEAPE de que as pessoas precisam e devem ser colocadas em primeiro plano também no ambiente de trabalho. [Michelle Franco é Ger. de Comunicação e Marketing/CEAPE]

Brasileiros ficam mais tempos conectados que assistindo TV

Maior levantamento sobre os hábitos de informação dos brasileiros, a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015) confirma que brasileiros passam mais tempo navegando na internet do que assistindo TV. No entanto os dados mostram a televisão ainda como meio de comunicação predominante (maioria dos
entrevistados diz assistir); o rádio continua o segundo.

Os jornais são os veículos mais confiáveis. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Durante apresentação da PBM 2015, ministro Thomas Traumann destacou que o brasileiro tem migrado de forma consolidada para os meios digitais.

Os usuários de internet ficam conectados, em média, 4h59 por dia durante a semana e 4h24 nos finais de semana, superior ao tempo médio que brasileiros ficam expostos ao televisor, respectivamente 4h31 e 4h14. Praticamente a metade dos brasileiros, 48%, usa internet.

O percentual de pessoas que a utilizam todos os dias cresceu de 26% na PBM 2014 para 37% na PBM 2015. O hábito de uso da internet também é mais intenso do que o obtido anteriormente. De acordo com a pesquisa de 2014, o tempo médio conectado era 3h39 por dia durante a semana e 3h43 nos finais de semana.

- Uma função dessa pesquisa é orientar a aplicação dos recursos do governo em publicidade. Tem que levar em consideração que a internet cresce como meio de comunicação mais utilizado, que os jornais são mais confiáveis, mas têm uma penetração menor. Que a TV tem um alcance gigante, mas capta menos a atenção das pessoas, todas essas informações serão levadas em consideração - disse o ministro Thomas Traumann.

Encomendada pela Secom, a PBM 2015 foi realizada pelo Ibope com mais de 18 mil entrevistas entre 5 e 22 de novembro de 2014, por meio de entrevistas domiciliares. Fonte: Secom-Planalto

Andrea Murad defende processo democrático para presidência do Legislativo

Foto: Divulgação
Por Andrea Murad - Há semanas acompanhamos as notícias sobre a eleição da presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Enquanto muitos acreditam ser a certeza em 1º de fevereiro, quero defender aqui o meu desejo de termos a possibilidade de escolhas. Acredito que a chapa única nos afasta do processo democrático e não podemos aceitar que seja imposta uma vontade que provém apenas da futura base do governo. Para nós e para o povo, essa única opção é uma incerteza se isso realmente será saudável para um estado que deseja de fato a mudança e a renovação.

As coligações que apoiaram a candidatura de Lobão Filho fizeram 29 deputados, por isso acredito que temos como viabilizar um nome para concorrer também a presidência e, com certeza, terão o meu apoio. Precisamos refletir sobre esta possibilidade e sermos grande exemplo por não aceitar a imposição de chapa única. Isso não é pessoal, nada contra Humberto Coutinho, a quem tenho respeito, mas precisamos ter consciência de que o legislativo precisa ser independente e dessa forma não o será. Que escutemos o povo que clama por uma nova forma de fazer política e nós também representamos a nova política.

Por que devemos compactuar com uma única opção de candidatura que representa o atraso e as antigas formas de fazer política? O perfil de Humberto Coutinho está muito longe do que a própria ala comunista defende. E a casa pode ter um presidente independente que não, necessariamente, por ser do nosso grupo, vá opor-se a tudo do governo, até porque sempre propomos uma oposição responsável e com foco para o bem da população. Afinal, a casa do povo deve olhar para o povo e não para o governo.

Por isso, eu e todos os eleitos, novatos e veteranos, que compartilham desse mesmo ideal de democracia, devemos repensar a necessidade de apresentar um candidato a presidente da Assembleia por entender que isso é muito importante para a liberdade de escolha. Quero discutir e incentivar em nosso grupo, a indicação de alguém que realmente represente a renovação e não o atraso, alguém que não irá apenas obedecer aos mandos e desmandos do palácio, mas que poderá questionar o governo quando for necessário e que, acima de tudo, se negue quando o assunto for desfavorável ao povo do Maranhão, este a quem realmente devemos lealdade, compromisso e muito respeito.

A frase do dia

Fala da deputada Andrea Murad (PMDB) sobre posicionamento de Flávio Dino em relação ao Maranhão:

Foto: Divulgação
"Realmente lamentáveis as declarações de FD. Como bem disse Ricardo Murad, um fracasso anunciado. Pra eles, atirar pedras é mais fácil que anunciar como vão começar a cumprir promessas. Mas eu e o povo estaremos de prontidão!"

Em Coroatá, atendimento em Posto de Saúde é destaque na região

Foto: Ronny Sales - AI PMC
O testemunho está em toda parte. Nos postos de saúde, os pacientes relatam o melhor conceito sobre o atendimento, um diferencial da Administração de Teresa Murad (PMDB).

No povoado São Benedito, que fica às margens da estrada MA-235 [Coroatá-Timbiras], a 16km do centro de Coroatá, o posto de saúde é exemplo de que a Administração realmente funciona.

O posto atende durante toda semana, com consultas, exames, pré-natal e acompanhamentos médicos.

O médico Fábio Maia informa que o posto está preparado até para alguns casos de emergência. A Saúde no Município funciona em rede. Segundo o médico, se a pessoa precisa de um especialista, ela é logo encaminhada ao CEM (Centro de Especialidades Médicas). Com informações da AI PMC

Crianças coroataenses recebem óculos do Programa Olhar Brasil

Coordenadora do Olhar Brasil Gardênia de Malta - Foto: Idalgo Lacerda
A Secretaria Municipal de Saúde entregou 200 óculos a alunos das redes de ensino público municipal e estadual, uma ação da Administração de Teresa Murad em parceria com o Programa Olhar Brasil.

Cerca de 800 alunos foram examinados, na faixa etária de 4 a 12 anos de idade. As metas do Olhar Brasil, em Coroatá, foram alcançadas, segundo a coordenadora do programa Gardênia de Malta.

Na entrega de óculos, além da coordenadora, presentes a secretária municipal de Saúde Joelma Gonçalves e o vereador Jocimar Pereira Gomes (PMDB). Com informações do Blog Idalgo Lacerda

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Ricardo compara Flávio a Dom Quixote e suas batalhas imaginárias

O posicionamento do deputado Ricardo Murad (PMDB), divulgado em rede social, reprova notícia publicada na revista Isto É, dando conta de que Flávio Dino (FD) "receberá Estado sucateado e cheio de armadilhas administrativas".

Com o título "Dom Quixote e suas batalhas imaginárias", Ricardo pontuou o factoide repercutido no Jornal Pequeno, sugerindo suposto perfil de FD, como "um ser humano frio, oportunista ou doente".

- Suas afirmações lembram Dom Quixote, que se viu envolto numa loucura que o fez viver num mundo irreal, de pessoas e cenários imaginários, sem consciência da realidade. Será que Flávio está com algum problema mental, precisando de ajuda? Ou tem um plano pré-concebido para justificar um governo de fracasso anunciado?

Ricardo advertiu que "todos querem um governador trabalhador, dinâmico e desde o primeiro dia preocupado em pôr em prática as promessas de campanha que com tanto fervor jurou implementar assim que assumisse".

O deputado foi mais além, dizendo que FD não se elegeu pregando que "encontrando terra arrasada não teria como cumprir o que prometera".

- Pelo contrário, vendeu o sonho do novo, da mudança, de novos e melhores tempos, sem retrocessos e permanentemente no caminho do progresso, mantendo o que encontrou funcionando com a mesma. qualidade e realizando suas promessas, tão logo sentasse na cadeira no dia 1 de janeiro. Se continuar assim, só receberá do povo deboche e desprezo... - assinalou Ricardo

Presidente da Câmara de Coroatá vereador César Trovão visita povoados na Zona Rural

Foto: idalgo Lacerda
No último final de semana, o presidente da Câmara de Coroatá, vereador César Trovão (PV), visitou povoados na Zona Rural. Acompanhado do presidente do Comitê do Programa Água Para Todos, Márcio Antônio Santos Alves, e de outros correligionários, o parlamentar checou, no povoado Estiva, a perfuração de poço artesiano de 120 metros que atenderá cerca de 30 famílias.

Antes, César foi ao povoado Vila 7 de Setembro e Capa Bode, onde anotou reivindicações do lugar e confraternizou-se com lideranças comunitárias.

Segundo Márcio Antônio, que também é o gestor regional da AGERP Cocais [Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhã], a obra em Estiva faz parte do programa Água para Todos, da Codevasf [Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba], em parceria com a Prefeitura de Coroatá.

Ao todo nessa primeira etapa, segundo o gestor da AGERP, foram seis poços perfurados. Márcio assegurou que na segunda etapa serão mais 12 poços em 12 locais e mais famílias serão beneficiadas.

Mais informações no Blog do IDALGO LACERDA

Prefeitura de Coroatá define expediente de festas natalinas e fim de ano

O gabinete da Prefeita de Coroatá divulgou decreto que oficializa os pontos facultativos e feriados em função das festividades do Natal e Ano Novo.

Nas unidades organizacionais do poder Executivo, excluídos os serviços essenciais que funcionarão normalmente, o expediente estará assim decretado:

24/12/2014 – Expediente normal até 12:00hs;
25/12/2014 – Feriado - Natal;
26/12/2014 – Ponto facultativo;
31/12/2014 – Expediente normal até 12:00hs;
01/01/2015 – Feriado – Dia Mundial da Paz;
02/12/2014 – Ponto facultativo.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Blogueiros do Maranhão realizam confraternização em São Luís

Por: Carlinhos Filho - Logo após a solenidade de diplomação dos eleitos em 2014 no Centro de Convenções Pedro Neiva, blogueiros das mais diversas regiões do estado se reuniram em um jatar oferecido pelo blogueiro-mor Luís Cardoso no restaurante Dona Maria. Foi uma agradável confraternização entre colegas que militam nesse tipo de mídia informativa, popular e revolucionária.

Luís Cardoso, mais uma vez, mostrou seus dotes de grande anfitrião e recebeu a todos com carinho e muita fartura: buffet, whisky, refrigerante, cerveja, sucos, petiscos, música ao vivo, etc, etc. O jantar foi alegre, festivo e também instrutivo para o futuro da classe no estado.

Em alguns momentos, Cardoso e o jornalista Marcelo Minard usaram os microfones para falar de assuntos de interesse dos convivas, como a necessidade da legalização de profissão de blogueiro. Foi suscitada mais uma vez a importância dos colegas se unirem em torno de uma entidade para defender o interesse de todos.

“Esperávamos mais blogueiros hoje neste jantar; no entanto, pelo whatsapp, alguns se desculparam dizendo que não poderiam vir a São Luís, porque não disporiam de recursos para passagens e hospedagens. Isso mostra como anda a situação de alguns de nossos colegas e, não tenho dúvida que uma Associação vai ajudar a profissionalizar o trabalho dos blogueiros, para que eles tenham uma renda garantida e satisfatória”, disse Cardoso.

AMABLOG

Os blogueiros presentes aprovaram a iniciativa, porém, já está avançada a ideia de criar a AMABLOG (Associação de Bloguiros do Estado do Maranhão); o jantar oferecido por Luís Cardoso reforçou a ideia da associação e unificou o blogueiros mais ainda nesse proposito.

O deputado estadual eleito Wellington do Curso, apareceu no evento e se comprometeu em apoiar a criação da entidade, incluindo a construção de sua sede. “Estou aqui para apoiá-los, inclusive com emendas do meu gabinete, porque reconheço a importância social dos blogs em nosso Estado”, afirmou.

E, o mais importante, a noite foi agradável, uma grande interação entre colegas aconteceu; rolou brincadeiras, trocas de telefones, muitas fotos, novas amizades, companheirismo, em fim, o clima de confraternização imperou ente colegas blogueiros.

Entre os presentes estava Louremar, Luís Cardoso, Carlinhos Filho, Luís, Pablo, Marcelo Minard, Marcelo Vieira, Martin, Neto Ferreira, Kiel, Carlos Barroso, Walace Braga, João Filho, Silvia Teresa, Isadora, Alphanir e outros.

Governador inaugura novas instalações da Casa do Maranhão

Governador Arnaldo Melo e demais autoridades descerram placa de inauguração [Fotos/Antônio Martins]
Da AI ESTADO - O governador Arnaldo Melo inaugurou, na noite desta sexta-feira (19), o primeiro Centro de Interpretação Turístico-Cultural do Brasil, a Casa do Maranhão, localizada no Centro Histórico de São Luís.

O novo e moderno espaço para exposições é um equipamento com múltiplas possibilidades educacionais erguido com técnicas museológicas contemporâneas. O projeto foi viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Vale e gerenciamento da Associação Artístico e Cultural do Maranhão.

Segundo o diretor de Gestão Integrada da Vale, Vanderley Marques, a empresa sente-se orgulhosa em fazer parte desse projeto.

Cláudio Pinheiro, diretor da Casa do Maranhão, salientou que a estrutura foi completamente reconfigurada. Nela há textos com enfoques literários, poesias, informações técnicas e infográficos, bem como diversos recursos audiovisuais.

SES inicia curso de qualificação para Agentes de Saúde

Secretário José Márcio Leite destacou a importância do curso [Fotos/ Nestor]
Da AI ESTADO - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou o primeiro curso estadual de “Aperfeiçoamento para Agentes no Combate às Endemias”. Mais de 700 participantes em todo o Estado serão beneficiados pela capacitação, cuja meta buscar aprimorar as técnicas de combate e o conhecimento científico dos Agentes no Combate às Endemias (ACE) na identificação e no controle de doenças.

O curso será ministrado pela Escola Técnica do SUS (ETSUS/MA) e recebe a chancela do Ministério da Saúde (MS).  A aula inaugural realizada na tarde desta quarta-feira (19), em São Luis, no Auditório Josué Montello, nas dependências da Universidade Ceuma, no Bairro Renascença, abre a sequência de nove turmas já formadas e que iniciarão a partir de janeiro na capital.

399 alunos agentes de combate da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) participaram do lançamento do curso.

O mesmo ocorrerá em sete outras cidades que contam com total de 20 turmas já formadas por meio da parceria com Secretarias de Saúde dos municípios de Imperatriz, Arari, São Benedito do Rio Preto, Arari, Bacabal, Urbano Santos e Coelho Neto.

Sefaz determina novo prazo para entrega da Escrituração Fiscal Digital

Da AI ESTADO - Cerca de 20 mil empresas no Maranhão contribuintes do ICMS cadastradas no regime normal receberam um novo prazo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para entregar os arquivos eletrônicos em atraso da Escrituração Fiscal Digital (EFD). As estavam obrigadas a transmitir desde janeiro de 2013. O prazo para a entrega dos arquivos é o dia 20 de cada mês.

Por meio da Resolução 23/14, as empresas poderão entregar os arquivos da EFD até o dia 30 de junho de 2015. Em contrapartida a Sefaz determinou que a partir do período de referência novembro de 2014, as empresas sejam notificadas automaticamente da multa, quando deixarem de fazer ou façam com atraso, a transmissão dos arquivos.

A Escrituração Fiscal (EFD) é um arquivo digital composto por livros fiscais e outras informações da movimentação econômica das empresas de interesse das Secretarias de Fazendas dos Estados e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

As empresas que não entregarem os arquivos da EFD no prazo, a partir de 20 de dezembro, já serão notificadas para o pagamento da multa no valor de R$ 300,00, por arquivo não entregue. Existem outras penalidades.

Conselho Municipal de Saúde se reúne para tratar de metas para 2015

Foto: Ronny Sales - AI PMC
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) reuniu-se ontem, 19, para tratar da formulação de estratégias e controle da execução da política de saúde tendo em vista o exercício de 2015.

Na pauta da reunião, campanhas de vacinação, combate à dengue, combate a viroses e outros problemas de saúde pública.

Semana que vem o Conselho voltará a se reunir e visitará a Academia Pública de Saúde e o Centro de Reabilitação. Com informações da AI PMC

A grandiosa simplicidade das palavras de Toffoli na diplomação

Terminou o terceiro turno [Foto: DCM]
by Paulo Nogueira - Tenho horror à retórica esclerosada e pomposa dos juízes do STF, um sentimento que se intensifica com aquelas togas medonhas que remetem a eras medievais. Dito isto, o ministro Toffoli merece aplausos de pé pelas palavras simples, claras, breves e extraordinariamente oportunas com as quais encerrou a cerimônia de diplomação de Dilma. “Não haverá terceiro […]

Ler mais deste artigo AQUI

Aged e PRF apreendem alimentos impróprios para consumo na Operação Natal Saudável

No Aterro Sanitário os fiscais acompanham a descarga de alimentos impróprios para o consumo [Fotos/Divulgação]
Da AI ESTADO - Em uma operação conjunta entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram apreendidos, essa semana, no posto da PRF de Pedrinhas, mais de duas toneladas de alimentos impróprios para o consumo, que estavam sendo transportados de maneira irregular para pontos de comercialização na capital. A ação foi batizada de Operação Natal Saudável.

Durante as blitzen da operação os fiscais da Aged e os policiais federais apreenderam 2.750kg de camarão seco - transportados irregularmente em uma picape e um caminhão Graneleiro e acondicionados em sacos de ração animal. Também 200 kg de frango e mais cinco tatus; todos transportados ilegalmente. Os tatus, que estavam sendo levados por encomenda, foram encaminhados à Polícia Civil, que autuou o dono da carga por crime ambiental.

Conforme determina a legislação sanitária, as cargas foram inutilizadas e descartadas em aterro sanitário pelos fiscais da agência agropecuária, que também autuaram e multaram os proprietários das cargas irregulares.

Alimentos impróprios para o consumo apreendidos pelos fiscais são
descartados no Aterro sanitário [Fotos/Divulgação]
Alimento acondicionado de maneira irregular é apreendido
pelos fiscais da Aged [Fotos/Divulgação]

Na diplomação, Ricardo Murad ciceroneou Andrea e Sousa Neto

Foto: Divulgação
Por CARLOS FILHO - Entre os diplomados, Andrea Murad (PMDB), acompanhada do pai, o deputado Ricardo Murad (PMDB), disse que ficou emocionada e demonstrou lucidez em relação à sua missão no Legislativo Estadual.

- Em fevereiro de 2015 iniciaremos, juntos, um mandato que também pertence ao povo do Maranhão!

Andrea foi eleita pela Coligação "Pra Frente Maranhão" com 77.889 votos no último dia 05 de outubro, sendo a quarta mais bem votada do pleito à Assembleia Legislativa.

Sousa Neto (PTN) também contou com o apoio do sogro Ricardo Murad. Neto foi eleito pela Coligação "Força Jovem" com 48.118 votos.

Ricardo, em rede social, frisou:

- Andrea Murad e Sousa Neto serão grandes deputados que saberão honrar os votos que receberam.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Justiça Eleitoral do Maranhão diploma os eleitos em 2014


Todos receberam seus diplomas da Justiça Eleitoral nesta sexta-feira, 19, durante sessão solene do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

No total, 80 eleitos foram diplomados, sendo 1 governador, 1 vice, 1 senador (primeiro e segundo suplente), 18 deputados federais e 42 deputados estaduais, além do primeiro suplente de cada partido e/ou coligação.

O desembargador Froz Sobrinho, presidente do TRE (foto logo acima), saudou os presentes, afirmando: - Estamos conferindo legitimidade aos representantes do povo e do Estado do Maranhão, dos Poderes Executivo e Legislativo, aptos ao exercício do mandato em toda sua plenitude e ao cumprimento dos deveres a ele vinculados”.

Pelos diplomados, discursou o governador eleito Flávio Dino.

Os diplomados foram chamados para receberem seus diplomas de acordo com a ordem de votação na urna eletrônica. Já os diplomados aos cargos proporcionais foram chamados pela coligação e/ou partido que obteve maior número de candidatos eleitos e pela ordem decrescente de votação. Fonte: TRE-MA

Governador Arnaldo Melo lança Operação Maranhão em Paz

Governador durante lançamento da operação no Quartel da Polícia Militar [Fotos/Ascom/PM]
Armas, capacetes, coletes e outros equipamentos foram entregues aos policiais [Fotos/Ascom/PM]
O lançamento foi nesta sexta-feira (19), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. A Operação tem como objetivo diminuir os índices de criminalidade, atuando de forma incisiva nas ações de combate ao tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de armas, assaltos, além de outros crimes.

Também participaram da solenidade, o secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso Junior; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto; e o coordenador da Operação, coronel Ivaldo Alves Barbosa, comandante do Policiamento Especializado.

O governador Arnaldo Melo disse que o Governo do Estado tem feito sua parte, investindo na Segurança Pública, adquirindo equipamentos e armas para os policiais.

A operação, que foi iniciada logo após o lançamento, e será executada em quatro fases, terá a participação de 800 homens das polícias civil e militar e será desenvolvida em todos os municípios da região metropolitana de São Luís.

A ação também será estendida ao interior do estado, abrangendo municípios como Pindaré-Mirim, Barra do Corda, Estreito, Imperatriz, Caxias, Timon e Balsas.

É nesta sexta-feira: 1º Encontro de Blogueiros do Maranhão

Do Blog do Luis Cardoso - Blogueiros de todo o Estado estão convidados a participarem do 1º Encontro de Blogueiros do Maranhão, promovido pela Assessoria Avançada, Blog do Luis Cardoso.

O evento será realizado hoje, sexta-feira (19), no Restaurante Dona Maria, localizado no Calhau, a partir das 21h, com comida e bebida liberados.

Os profissionais da blogosfera de todo o Estado que queiram participar do encontro, devem entrar em contato através do e-mail: assessoriaavancada@live.com ou até mesmo pelos comentários do blog se identificando para que sejam incluídos na lista dos convidados especiais.

Será um momento único onde profissionais da comunicação estarão se confraternizando numa festa de fim de ano em São Luís.

Classificatório para o 1º ano do ensino médio acontece neste domingo

Da AI ESTADO - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, neste domingo (21), o exame classificatório para a 1ª série do ensino médio em escolas da rede pública estadual, localizadas nos municípios de São Luís, Alcântara, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Caxias, Timon e Imperatriz para o ano letivo de 2015.

Farão as provas estudantes que se inscreveram para as escolas onde a procura superou a quantidade de vagas ofertadas. Eles serão submetidos a provas de Língua Portuguesa e Matemática do ensino fundamental.

As provas, com quatro horas de duração, serão realizadas das 13h (hora local) às 17h. São 22 locais de prova em São Luís, cinco em Imperatriz, dois em Caxias e dois em Timon. O resultado será divulgado no mês de janeiro e estará disponível no site da Seduc: www.educacao.ma.gov.br

Um total de 17.731 alunos se inscreveu ao processo. São Luís foi a cidade com mais inscritos, 12.082, seguida por Imperatriz, com 2.982 alunos. As escolas mais procuradas foram o CE Liceu Maranhense, em São Luís e o CE Graça Aranha, em Imperatriz.

Professora de São Luís Gonzaga é presa acusada de agiotagem

Thiago Salgado, delegado titular da cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão, cumpriu naquela cidade mandado de prisão em desfavor da professora identificada como Maria Neide, que ao lado do esposo Wagner Marques de Carvalho, são acusados do crime de agiotagem praticado há anos contra idosos e analfabetos.

A Polícia Civil começou a desvendar o caso ainda em novembro desse ano após cumprir outro mandado expedido pela Justiça, dessa vez de busca e apreensão.

O delegado juntamente com seus investigadores esteve na residência do casal, localizada no centro da cidade, e lá foi feita uma minuciosa revista em todos os cômodos.

Como a polícia suspeitava, havia vasto material característico de quem pratica a agiotagem, como 60 cartões magnéticos (bancário e do programa federal Bolsa Família); 70 folhas de cheques; R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em espécie; 30 aparelhos celulares; relógios e joias. Mais informações no Blog do Sérgio Matias

Justiça afasta a prefeita de Bom Jardim por ato de improbidade

Reprodução-Internet
Com base em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa proposta pela Promotoria de Justiça de Bom Jardim, a Justiça determinou o imediato afastamento do cargo da prefeita Lidiane Leite da Silva (PRB) pelo prazo de 180 dias.

A gestora descumpriu ordens judiciais relativas à regularização das aulas na educação infantil e fundamental, fornecimento de merenda e transporte escolar.

A ação, de autoria da promotora de justiça Karina Freitas Chaves, foi protocolada em 20 de novembro deste ano, com base no descumprimento de decisão judicial proferida em outra ação do MPMA, de 2013.

Na decisão, o juiz Raul José Duarte Goulart Júnior, titular da Comarca de Bom Jardim, afirma que a prefeita tem apresentado informações falsas com o objetivo de tentar demonstrar o regular cumprimento das determinações judiciais.

No entanto, o descumprimento tem sido alardeado diariamente pelos cidadãos de Bom Jardim. A situação também foi tema de relatórios formulados pelo Ministério Público e figurou em reportagens de repercussão nacional.

Além do descumprimento das determinações, o magistrado ressalta que a posição hierárquica de Lidiane Leite da Silva, chefe do Executivo municipal, e a sua influência política geram preocupação a respeito da possibilidade de ocultação de dados e coação de testemunhas.

- No cotidiano do município grassam denúncias de inúmeros desmandos, os quais têm culminado no ajuizamento de ações civis públicas e ações civis por improbidade administrativa pelo Parquet - enfatizou. Com informações de Rodrigo Freitas/CCOM-MPMA

Justiça determina afastamento do prefeito José Baldoino de Bacuri

Atendendo pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, o Poder Judiciário determinou, nesta quinta-feira, 18, o afastamento do prefeito de Bacuri, José Baldoino da Silva Nery (PP), pelo prazo de 180 dias.

A decisão atinge, ainda, o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Gersen James Correia Chagas; a secretária da CPL, Flávia Regina Assunção de Azevedo; a integrante da CPL, Maria José dos Santos Nascimento; o pregoeiro Wagno Setubal de Oliveira e o integrante da equipe de apoio Raimundo Nonato Amorim.

Propôs a ação a promotora de justiça Alessandra Darub Alves, titular da Comarca de Bacuri. A decisão é do juiz Marcelo Santana Farias.

O MPMA sustentou que a permanência dos acusados nas mesmas funções e cargos acarretaria risco para a instrução processual, pois poderiam dificultar a obtenção de provas, além de influenciar testemunhas.

A Promotoria de Justiça de Bacuri requereu cópia, em julho deste ano, de todos os contratos de prestação de serviço de transporte escolar firmado pelo Município. Mesmo assim, os documentos não foram encaminhados ao MPMA.

Além disso, o Ministério Público destacou que os acusados forjaram a licitação de 2014, fazendo-a de forma retroativa. Para concretizar esse objetivo, eles teriam falsificado a assinatura de um advogado que prestou serviços ao Município de Bacuri. Da CCOM-MPMA

Segep divulga informações sobre serviços de consignação

ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA - SEGEP

A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), em atenção aos Servidores Públicos Estaduais do Maranhão, informa:

1-    O processo licitatório para contratação de empresa especializada para prestação de serviços de crédito consignado iniciou-se em 04/08/2014 e transcorreu em acirrada concorrência entre dois licitantes;

2-    Nesse processo, houve reclamação ao Tribunal de Contas do Estado/TCE por umas das licitantes e impetração de mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) por ambas as concorrentes;

3-    O primeiro mandado de segurança, MS nº 48799/2014, cuja impetrante foi a Expressocard Administradora de Cartões Ltda, obteve liminar de relatoria de ilustre Desembargador, em 21/10/2014, que sinteticamente determinou a suspensão de decisão anterior do Tribunal de Contas do Estado, de modo que fosse dado prosseguimento ao Pregão 18/2014 CSL/Segep.

4-    Em fiel cumprimento a esta decisão foi dado prosseguimento ao pregão resultando na contração da empresa vencedora do certame - Expressocard - em 05/11/2014 com a consequente publicação de todos os atos legais no diário oficial do estado, em 06/11/2014.

5-    A segunda decisão judicial, proferida em 05/12/2014, MS. nº 53202/2014, por outro iminente desembargador, desta vez impetrada pela empresa Consignum Programa de Controle e Gerenciamento de Margem Ltda, em 07/11/2014, quando já havia se realizado todos os atos pertinentes ao pregão, determinou:
suspensão do pregão presencial n. 18/2014 CSL/Segep, ou, na hipótese de já ter sido homologada a licitação, determinar que a administração se abstenha de contratar a Expressocard Administradora de Cartão Ltda, até que julgado o mérito do presente mandamus.” 
6-    Entre os dois mandatos de segurança transcorreram 44 dias, período no qual já havia se consumado todas as medidas determinadas no primeiro mandato de segurança (prosseguimento e finalização do pregão).

7-    Em total respeito à segunda decisão proferida (MS nº 53202/2014), tendo em vista que a homologação e contratação da licitante vencedora ocorreram um mês antes de sua decisão, restou a Segep informar, em juízo, os fatos consumados, não havendo como retroceder no tempo, cabendo aguardar a decisão de mérito dos processos.

8-    A Procuradoria Geral do Estado (PGE) tomou conhecimento, por meio desta Segep, de todos os atos informados e ingressou em juízo com a competente contestação nos autos do MS nº 53202/2014.

9-    Há que se esclarecer que o sistema de consignação contratado já se encontra implantado e operando.

Por fim, esta Secretaria de Estado da Gestão e Previdência reafirma sua conduta de total obediência e respeito às decisões emanadas pelo Poder Judiciário.

São Luís, 19 de dezembro de 2014

BOAS FESTAS - UNICEF MARANHÃO


quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Polícia Federal faz operação no sindicato dos pescadores de Alto Alegre do MA

Foto: Blog do Jota Luiz
Hoje, quinta-feira (18), por volta das 10:00 horas, a Polícia Federal chegou à cidade de Alto Alegre do Maranhão, deslocando-se direto ao Sindicato dos Pescadores.

Informações extra-oficiais dão conta de que houve uma varredura total nos documentos da entidade. Cobertura completa no blog do Jota Luiz, clique AQUI

TRE-MA diploma candidatos eleitos de 2014 nesta sexta

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão diploma em sessão solene, que ocorrerá a partir das 16h00, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Os diplomas serão entregues pelos membros do TRE-MA e das Comissões de Propaganda e de Poder de Polícia.

Serão diplomados 80 candidatos, sendo: 1 governador, 1 vice, 1 senador (primeiro e segundo suplente), 18 deputados federais e 42 deputados estaduais, além do primeiro suplente de cada partido e/ou coligação.

Em nome da Justiça Eleitoral discursará o desembargador Froz Sobrinho e pelos diplomados o governador eleito Flávio Dino.

Os diplomados serão chamados de acordo com a ordem de votação na urna eletrônica. Já os diplomandos aos cargos proporcionais serão chamados pela coligação e/ou partido que obteve maior número de candidatos eleitos e pela ordem decrescente de votação. Fonte: TRE-MA

SENADOR, VICE-GOVERNADOR E GOVERNADOR

Pela coligação Todos Pelo Maranhão (PP, SD, PROS, PSDB, PC do B, PSB, PDT, PTC e PPS):
Senador Roberto Coelho Rocha e os suplentes José Eleonildo Soares e Paulo Henrique Campos Matos; vice-governador Carlos Orleans Brandão Júnior e o governador Flávio Dino de Castro e Costa.

DEPUTADOS ESTADUAIS

Pela coligação Pra Frente Maranhão 2 (PMDB, DEM, PTB, PV, PT do B, PSC, PRTB e PR – 16 diplomados):
Josimar Cunha Rodrigues, Andréa Trovão Murad Barros, Antonio Pereira Filho, José Roberto Costa Santos, Edilázio Gomes da Silva Júnior, Nina Ceres Couto de Melo, Leoarren Túlio de Sousa Cunha, José Max Pereira Barros (representado no ato pelo seu filho Gustavo Araújo Barros), José Adriano Cordeiro Sarney, Stênio dos Santos Rezende, Rigo Alberto Teles de Sousa, Rogério Rodrigues Lima, César Henrique Santos Pires, Marcus Vinícius de Oliveira Pereira, Fábio Henrique Ramos Braga, Hemetério Weba Filho e o suplente Camilo de Lellis Carneiro Figueiredo;

Pela coligação Todos Pelo Maranhão 4 (PSB, PDT, Pc do B, PSDB – 9 diplomados):
Humberto Ivar Araújo Coutinho, Ubirajara do Pindaré Almeida Sousa, José Arimatéa Lima Neto Evangelista, Fábio Henrique Dias de Macedo, Raimundo Soares Cutrim, Valéria Maria Santos Macedo, Marco Aurélio da Silva Azevedo, Sérgio Barbosa Frota, Othelino Nova Alves Neto e o suplente Rafael de Brito Sousa

Pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB – 3 diplomados):
Glalbert Nascimento Cutrim, Ana de Nazaré Pereira Silva Macedo Mendonça, Jesuíno Cordeiro Mendes Junior e o suplente Antônio de Pádua Ferreira Barros;

Pela coligação Força Jovem (PRP, PSDC e PTN – 3 diplomados):
Francisco de Sousa Dias Neto, Alexandre Vicente de Paula Almeida, Paulo Roberto Almeida Neto e o suplente Marcos Antonio de Carvalho Caldas;

Pela coligação Vamos Juntos Maranhão (PEN, PMN, PHS e PSD – 3 diplomados):
Eduardo Salim Braide, José Carlos Nobre Monteiro (que será representado pelo senhor Márcio Vinnicius Prestes Andrade), Ricardo Tadeu Ribeiro Pearce e suplente José Benedito Pinto (que receberá, a pedido, o seu diploma na Secretaria do TRE em data posterior);.

Pela coligação Mudança Para Um Novo Maranhão (PP, PROS, SD e PPS – 3 diplomados):
Carlos Wellington de Castro Bezerra, Levi Pontes de Aguiar, Roberto Campos Filho e o suplente João Luciano Silva Soares;

Pelo Partido Social Liberal (PSL – 2 diplomados):
Edson Cunha de Araújo, Maria da Graça Fonseca Paz e o suplente Raimundo Nonato Gonçalves da Silva;

Pelo Partido dos Trabalhadores (PT – 2 diplomados):
José Inácio Sodré Rodrigues, Francisca Ferreira e o suplente Yglésio Luciano Moysés Silva de Souza;

Pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC – 1 diplomado): Edivaldo de Holanda Braga e o suplente Domingos Erinaldo Sousa Serra;

DEPUTADOS FEDERAIS

Pela coligação Pra Frente Maranhão 1 (PMDB, DEM, PTB, PV, PRB e PR – 7 diplomados):
Hildo Augusto da Rocha Neto, Cleber Verde Cordeiro Mendes, José Sarney Filho, Pedro Fernandes Ribeiro, Carlos Victor Guterres Mendes, João Marcelo Santos Sousa, José Alberto Oliveira Veloso Filho e o suplente Davi Alves Silva Júnior;

Pela coligação Todos Pelo Maranhão 3 (SD, PP, PC DO B, PPS, PSDB e PSB - 5 diplomados):
Eliziane Pereira Gama Ferreira, Rubens Pereira e Silva Júnior, José Reinaldo Carneiro Tavares, Waldir Maranhão Cardoso, João Castelo Ribeiro Gonçalves e a suplente Luana Maria da Silva Costa;

Pela coligação Democrata Trabalhista (PSL, PSDC, PRP, PTN e PRTB – 2 diplomados):
José Juscelino dos Santos Rezende Filho, Aluisio Guimarães Mendes Filho e o suplente Ricardo Ceppas Archer (representado no ato pelo senhor Ediviges Costa Ferreira);

Pela coligação Por Um Maranhão Mais Forte (PEN, PMN, PHS, PSC e PT do B – 2 diplomados):
André Luis Carvalho Ribeiro, Antonio da Cruz Filgueira Júnior (representado no ato pelo senhor José de Ribamar Mendes) e o suplente Ildon Marques de Souza;

Pela coligação Pra Seguir em Frente com muito mais mudança (PT e PSD – 1 diplomado):
José Carlos Nunes Júnior e o suplente Cláudio José Trinchão Santos (representado neste ato pela senhora Ellem Mara Teixeira de Sousa);

Pela coligação Todos Pelo Maranhão 2 (PDT, PTC e PROS – 1 diplomado):
Weverton Rocha Marques de Sousa e o suplente Julião Amin Castro.

Despedida: Sarney lembra contribuições e apresenta sugestões para o futuro

Foto: Agência Senado
Waldemir Barreto/Agência Senado - Fim da reeleição, implantação do parlamentarismo, penas mais duras para crimes contra a vida e limites para doações eleitorais. Apesar de estar deixando a política, o senador José Sarney (PMDB-AP) não se furtou de opinar sobre vários assuntos, ao fazer seu último discurso no Plenário do Senado, nesta quinta-feira (18). Sarney lembrou realizações de seus mandatos, fez várias sugestões para a vida política e social do país e recebeu homenagens de colegas senadores.

Para Sarney, é preciso criar cláusulas de barreira para os partidos. Segundo o senador, é importante evitar a proliferação de legendas que “só servem para negociações”. Ele afirmou que 80% dos partidos são dirigidos por comissões provisórias – que não representariam nem o partido nem a sociedade. Acrescentou que os partidos precisam valorizar a democracia, realizando eleições internas.

Sarney defendeu o voto distrital misto e o fim da reeleição, com mandatos de cinco ou seis anos para o Executivo. Ele pediu o fim das medidas provisórias e uma solução definitiva para o financiamento de campanha – com um valor limite de referência para as doações.

Apesar de ter voltado à política após deixar a presidência da República, Sarney disse acreditar que os presidentes deveriam ser proibidos de exercer qualquer cargo público, mesmo que eletivos, após finalizarem o mandato. Ele registrou que se arrependeu de ter voltado à vida pública e disse que um ex-presidente deve ficar acima dos conflitos e se dedicar a unificar o país.

Sarney também pediu a implantação do parlamentarismo no país, como “um dispositivo contra as crises” e defendeu penas mais graves para crimes contra a vida.

— A vida é o bem maior que Deus nos deu e o homicídio ainda não é crime hediondo — criticou, pedindo também mais investimentos no combate às drogas.

Para o senador, a educação precisa passar por uma reformulação dos currículos, com incentivo à formação e capacitação de professores e mais investimentos em tecnologia e inovação. Sarney também prometeu reapresentar um projeto de Estatuto das Estatais, como forma de proteger o patrimônio público contra escândalos como os que estão ocorrendo com a Petrobras.

Sarney ainda defendeu um projeto de sua autoria, que está parado na Câmara e regulamenta o artigo 245 da Constituição, que cria o fundo nacional de assistência às vítimas (PL 3.503/2004). Ele lembrou que existe o auxílio-reclusão, mas os que são vítimas “não têm direito a nada” e alguns “têm direito só à eternidade”. Ele admitiu que ainda “tem apreensões” e criticou o ódio que vem se apresentando na sociedade, após as últimas eleições.

— É hora de conciliar o país. Tenho visto algumas manifestações exacerbadas aqui no Congresso. A política é democrática. Passadas as eleições, o país deve buscar um terreno comum, o bem público — declarou o senador, dizendo que o Brasil precisa de mais sonhos e utopias.

Trajetória

Aos 84 anos, Sarney deixa a política depois de três mandatos de senador pelo Amapá. No discurso, ele relembrou sua trajetória de homem público, desde quando era deputado federal, na década de 1950, até chegar aos vários mandatos no Senado, passando pelo governo do Maranhão e pela Presidência da República.

Sarney lembrou que tem 60 anos de vida pública – o que o torna o parlamentar mais longevo da história do país. Ele agradeceu a confiança do povo do Amapá e do Maranhão, o que lhe permitiu vários mandatos, e a todos os demais brasileiros, pela oportunidade de presidir o país. Segundo Sarney, o Maranhão é o 16º estado do país em produto interno bruto (PIB), com crescimento econômico anual de 10,3%, índice comparável ao da China. Esses números, registrou o senador, são bem diferentes dos que encontrou em 1966, quando assumiu o governo do estado.

Já no Amapá, iniciativas de Sarney levaram um hospital da Rede Sarah e uma universidade federal ao estado, que também conta com uma zona de livre comércio consolidada, duas hidrelétricas em construção e uma em funcionamento, além do Linhão de Tucuruí, empreendimento que também vai levar a fibra ótica ao estado. Segundo o senador, esses fatos mostram que a situação atual é muito melhor do que a encontrada há alguns anos.

Como presidente da República, Sarney lembrou que foi o autor do projeto que assegurou às pessoas com aids o recebimento gratuito de medicamentos e da proposta de cotas para negros. O senador destacou iniciativas no setor cultural, como a Lei de Incentivo à Cultura, que já é uma realidade, e a Política Nacional do Livro, que está em análise na Câmara dos Deputados. Ele apontou a cultura como sua principal causa legislativa e disse que passava “essa bandeira” à senadora Marta Suplicy (PT-SP), que foi ministra da Cultura. Sarney reconheceu as dificuldades da vida pública, mas disse que fez muitos amigos na política.

— Deus me poupou do ódio, da inveja e do sentimento de vingança — afirmou.

Futuro

Sarney afirmou não temer pelo futuro político da família e lamentou a falta de grandes lideranças nacionais. Ele disse que não “tem mais futuro e só tem passado”. Prometeu reler seus livros e disse que, na sua idade, o gosto da releitura se torna melhor do que o da leitura inicial. Sarney ainda admitiu que, “infelizmente”, a política o levou para caminhos distantes da literatura.

— Deixo no Senado uma palavra: gratidão. Saio feliz, sem nenhum ressentimento. Ai, meu Senado, tenho saudades do futuro — concluiu.

Prefeitura começa a construção de meio fio e sarjeta no Bairro Cohab

Foto: Ronny Sales - AI PMC
Em Coroatá, o bairro da Cohab recebe a construção de meio fio e sarjeta em todas as ruas que receberam asfalto recentemente. Toda a construção está sendo feita em concreto puro para garantir durabilidade. A população de Coroatá merece. Trata-se de um serviço da Administração de Teresa Murad (PMDB) jamais feito por quase uma década, na gestão dos "comunistas". Com informações da AI PMC

Governador inaugura Parque Empresarial de Caxias

Governador e secretário Maurício Macedo inauguram Parque
Empresarial de Caxias [Fotos/Ascom da Sedinc]
Da AI ESTADO - A região dos Cocais ganha uma das infraestruturas mais modernas e arrojadas para a implantação de empresas. O governador Arnaldo Melo e o secretário de estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, inauguraram, na tarde desta quinta-feira (18), o Parque Empresarial de Caxias, segundo do Estado.

A obra, construída pela Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), teve investimento de R$ 10,3 milhões, recursos oriundos do BNDES e foi realizada em seis meses.

Em novembro, foi inaugurado o parque empresarial de Timon.

A construção do Parque Empresarial de Caxias faz parte do Programa Viva Maranhão. Está localizado às margens da BR-316, no quilômetro 564, e conta com uma área inicial de 51 hectares divididos em 53 lotes empresariais. O terreno para a implantação, possui no total 100 hectares e foi doado pela prefeitura municipal de Caxias.

O prefeito Leonardo Coutinho, que destacou o apoio do Governo do Estado na pessoa da governadora Roseana Sarney e do secretário Mauricio Macedo, disse que a inauguração deste parque é um sonho realizado.

Hospital - Também em Caxias, Arnaldo Melo vistoriou as obras de construção do Hospital Macrorregional, obra do Programa Saúde é Vida, que terá capacidade de 100 leitos de internação clínica e 10 de UTI. A unidade vai dispor de centros cirúrgicos com quatro salas, centros de imagem para exames de tomografia, raio-x, ultrassonografia, mamografia e endoscopia.

Também serão colocados à disposição dos pacientes, Serviço de Pronto Atendimento 24 horas (SPA) e laboratórios de análises clínicas. A obra tem investimento de R$ 21.138.379,59 e os equipamentos estão orçados em R$ 11 milhões, totalizando um custo de cerca de R$ 32 milhões.

Em Codó, Arnaldo Melo entrega pavimentação de ruas e vistoria obra daPM

Governador, prefeito Zito Rolim, deputado César Pires e demais autoridades
inauguram 12 km de ruas em Codó [Fotos/Antônio Martins]
Da AI ESTADO - Depois de entregar e vistoriar obras em São Mateus e Alto Alegre, o governador Arnaldo Melo seguiu para Codó e Caxias, nesta quinta-feira (18). Durante visita ao município de Codó, ao lado do prefeito Zito Rolim, de deputados e lideranças políticas da região, inaugurou pavimentação de vias urbanas e inspecionou o andamento da obra de construção do Quartel da Polícia Militar.

Em Codó, são 12 km de ruas pavimentadas pelo Governo do Estado, sendo sete por meio do Programa de Pavimentação de Vias Urbanas. Ao todo, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) está pavimentando mais de 800 km de ruas e avenidas nos municípios maranhenses.

Arnaldo Melo também destacou a obra de construção do Quartel da Polícia Militar, cujo investimento é da ordem de 2,5 milhões e que já está em fase de conclusão.

O prefeito de Codó, Zito Rolim, falou sobre a satisfação em receber o governador. Para finalizar a agenda em Codó, o governador e comitiva visitaram a fábrica de produtos de limpeza FC Oliveira.
Arnaldo Melo e comitiva vistoriam obra do Quartel da Polícia Militar [Fotos/Antônio Martins]