segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Governadora inaugura Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante

Fotos/Geraldo Furtado - Governadora Roseana Sarney e secretário
José Marcio Leite visitam dependências do Centro de Especialidades Médicas do Diamante
Da AI/Estado - A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Saúde, em exercício, José Marcio Leite, inauguraram, nesta segunda-feira (29), o Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante, prédio do antigo PAM Diamante, e da nova sede do Laboratório Central de Saúde Publica do Maranhão (Lacen).

Com essa obra, já são 61 unidades do Programa Saúde é Vida entregues pelo governo do Estado, em São Luís e no interior do Maranhão, que se somam a 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo cinco na capital e as demais no interior.

Roseana aproveitou para anunciar que nesta terça-feira (30) inaugura a 11ª UPA, desta vez beneficiando moradores do bairro Vila Luizão e adjacência. Ela fez um pequeno balanço:

- De 2009 até este ano apenas com os hospitais de 20 e 50 leitos já temos 48 em pleno funcionamento. O Maranhão ganhou mais 1.130 leitos. Em São Luís, o número de médicos subiu de 730 para 948; no interior do estado, este número subiu de 230 para 707 médicos.

Ela ressaltou ainda que outras três unidades do programa – nos municípios de Nova York, São João do Paraíso e Bequimão - estão em pleno funcionamento e prontas para serem inauguradas.

Estão em construção cinco grandes hospitais em Pinheiro, Balsas, Chapadinha, Imperatriz e Caxias. Também em andamento o hospital de Viana e em reforma os hospitais de Bacabal e Timon.

PAM - No Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante serão ofertadas à população, consultas especializadas nas áreas de cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, proctologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, cirurgia geral, ginecológica, torácica, plástica, buco maxilo, neurocirurgia, e exames de densitometria óssea, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, holter, mapa, ecodoppler vascular, teste ergométrico, urodinâmica, citoscopia e penioscopia.

O secretário em exercício José Marcio Leite disse que na atenção primária são atendidos e resolvidos 60% dos casos mais simples e que no PAM serão tratados os casos onde há suspeita de diagnóstico de um problema mais complexo.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), por sua vez, será responsável pelo diagnóstico laboratorial de média e alta complexidade, atendendo as Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental dos 217 municípios do Maranhão.

Entre os exames que serão realizados no local está o para detectar suspeitas de meningite, que até então era encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Mais de 5 mil pessoas no comício de Sousa Neto em Olho d'Água das Cunhãs

Sousa Neto (no centro, camisa amarela)
Foi no encerramento da campanha que contou, antes, com uma caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade. O encontro teve o comando do prefeito Rodrigo Oliveira e participação do candidato a deputado federal Alberto Filho.

Dos 11 vereadores do município, nove também estiveram presentes para apoiar Sousa Neto e Alberto Filho. Entre eles, Beth, Alderico, Ivo, Bito, Euvira, Valmir e Goião. O ex-prefeito Ademar Oliveira também discursou.

No município o índice de aprovação do prefeito Rodrigo Oliveira é de 85%. - Isso é inédito no Maranhão e vamos trabalhar para melhorar ainda mais - declarou Sousa neto. Com informações de Gil Porto

Partido de Flávio Dino reconhece: pesquisas têm, também, o poder de pressionar…


by Marco D'Eça - Para o presidente nacional do PCdoB, que reproduziu artigo tratando do assunto, os levantamentos servem apenas para "influenciar o eleitor, indecisos ou determinados", a mudar o voto na última hora"

O presidente do PCdoB nacional, Renato Rabelo, publicou em seu blog, artigo assinado por Laurindo Lalo Leal Filho, que retrata bem o entendimento dos comunistas sobre as pesquisas eleitorais.

PCdoB é o partido de Flávio Dino, que já publicou mais de 30 pesquisas no Maranhão, tentando influenciar o posicionamento do eleitor.

Para o líder comunista, não há dúvidas de que as pesquisas servem também para manipular a vontade popular.

- Prestam-se também para influenciar eleitores indecisos ou determinados a mudar o voto na última hora, deixando de lado a escolha inicial e optando por outra, não tanto de sua predileção, mas capaz de evitar o sucesso do maior adversário, criando o chamado “voto útil”. Sem falar na desmobilização de militantes antes do fim do pleito ao verem seu candidato desabando nas pesquisas - afirmou Leal Filho, no artigo chancelado pelo presidente do PCdoB.

Líder nas pesquisas de opinião no Maranhão - e ninguém questiona isso - Flávio Dino já publicou neste primeiro turno tantas pesquisas dos institutos DataM e Exata, que ninguém tem mais noção de qual o real tamanho de sua vantagem. Estes dois institutos já dão quase 100% dos votos maranhenses ao comunista.

No artigo publicado por Renato Rabelo, o autor lembra que, em 1998, o DataFolha influenciou no resultado das eleições para o Governo de São Paulo, e pode ter tirado a petista Marta Suplicy do 2º Turno, ao apontá-la em quarto lugar, numa disputa liderada por Paulo Maluf.

- O temor da ida ao segundo turno de dois candidatos conservadores, Maluf e Rossi, levou um grande contingente de eleitores de Marta a optar por Covas, realizando o “voto útil” - comenta Leal Filho.

Como se vê, os próprios comunistas brasileiros sabem o valor que tem uma pesquisa de opinião. Por isso trabalham à exaustão a divulgação de seus números. Estejam eles manipulados ou não...

Justiça Eleitoral desmonta boato sobre candidaturas da coligação Pra Frente Maranhão

Por Caio Hostílio - Em resposta a Representação feita pela candidata à deputada estadual Andrea Murad, a Justiça Eleitoral reconheceu ser inverídica a informação publicada semana passada por alguns blogs de que a coligação Pra Frente Maranhão 2 não teria preenchido a cota de gênero feminino, e que por isso os votos destinados aos seus candidatos seriam anulados.

- Foi mais um boato gerado para tentar prejudicar nossas candidaturas, mas o povo está do nosso lado e a Justiça reconhece nossos direitos.

A candidata argumentou, na Representação, que “o processo de registro da coligação Pra Frente Maranhão 2 foi julgado procedente e no que pertinente ao registro das candidaturas individuais, bem como da observância à proporção 30%/70%, não resta pendência de qualquer natureza”.

Na decisão em que concedeu liminar a favor da retirada da falsa noticia, o desembargador Raimundo Jose Barros de Sousa reconheceu que a falsa postagem pode causar desequilíbrio ao pleito eleitoral, já que aponta varias candidaturas que iriam ter seus votos anulados, inclusive os da candidata a deputada pelo PMDB.

Rogério Cafeteira: “Se o grupo não é capaz de administrar um município, como eles pretendem administrar o Maranhão?”

Por Caio Hostílio - O candidato a deputado estadual, Rogério Cafeteira (PSC), alertou a população para o falso discurso da mudança propagado pelo grupo comunista que disputa o governo do Estado.

“Em 2012, eu caí no conto do vigário. Tínhamos em São Luís um péssimo prefeito e esse grupo da mudança apareceu prometendo dias melhores. Eu acreditei e hoje sou um cidadão arrependido pelo voto que confiei a eles. O atual prefeito consegue ser ainda pior que o anterior”, contou o candidato.

“O grupo deles diz que sabe administrar, mas o prefeito deles com melhor avaliação têm 82% de rejeição. Se o grupo não é capaz de administrar um município, como eles pretendem administrar o Maranhão? Ao contrário do que eles dizem, eles já tiveram oportunidade de fazer a transformação que prometem, mas nada fizeram”, finalizou Rogério Cafeteira.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Dilma condena “uso eleitoral” da Polícia Federal…

by Marco D'Eça - A presidente da República, Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta sexta-feira, que pediu investigação sobre a revista feita pela Polícia Federal em avião do senador Lobão Filho (PMDB-MA), candidato ao governo do Maranhão

Para ela, a utilização de força policial para comprometer o processo eleitoral seria “uma volta atrás” na democracia brasileira.

- Eu acho que o fato de terem utilizado uma denúncia anônima cria maior necessidade de fazer investigação. É necessário saber quem denunciou, a quem interessava, se os processos foram cumpridos dentro da legalidade. O que não é possível é um ato desse acontecer no meio de uma eleição. Esse país não é isso mais, é um país com uma democracia estruturada, que não admite o uso nem de polícia nem de ninguém no sentido de comprometer processos eleitorais. É uma volta atrás se isso se caracterizar - afirmou Dilma.

Homens da Polícia Federal revistaram na noite de quarta-feira o avião da comitiva de Lobão Filho. A informação foi divulgada pelo próprio PMDB, em nota assinada pelo presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer. Na nota, Temer condena a ação, classificada como intimidatória e não condizente com o Estado Democrático de Direito.

A Polícia Federal vai abrir sindicância para investigar o caso, comandado pelo delegado Paulo de tarso Cruz Viana Júnior, cuja família é aliada de Flávio Dino em Sítio Novo do Maranhão.

Nova pesquisa do Instituto Mérita confirma subida do candidato Lobão Filho

Nova pesquisa do Instituto Mérita confirma a subida de cinco pontos percentuais do candidato Lobão Filho (Coligação Prá Frente Maranhão) na corrida ao governo do Estado.

O levantamento mostra a queda de 10 pontos de Flávio Dino (Todos pelo Maranhão): Dino tinha 48 % em no dia 20 de setembro e, agora, aparece com 39%; Lobão Filho tinha 27% e, agora, tem 32% da preferência do eleitorado maranhense.

Em terceiro lugar vem o candidato Zéluis Lago (PPL) com 5%.  O quarto colocado, segundo o Intituto Mérita, é o candidato Pedrosa (PSOL) com 1%.

Na corrida pelo Senado, Gastão Vieira (PMDB) aparece em primeiro lugar com 29%, seguido de Roberto Rocha (PSB), com 24%.

A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 00053/2014. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Prefeita inaugura sala da Secretaria da Mulher

Foto/AI-PMC
Na tarde da última quarta-feira, 24, a prefeita Teresa Murad (PMDB) inaugurou nas instalações da Prefeitura, a sala da Secretaria Extraordinária de Politicas para as Mulheres. No evento estavam presentes a secretária da Mulher Mariana Buhatem, a secretária de estado do Viva Mulher Catarina Nunes Barcelar e a vice-prefeita Neusa Muniz.

A secretária Mariana Buhatem agradeceu a prefeita pela oportunidade às mulheres coroataenses de poder reivindicar seus direitos através de uma secretaria própria.

A secretária estadual da mulher Catarina Barcelar ressaltou que Coroatá já saiu na frente de outras cidades do Maranhão. A prefeita se esforçou e de uma só vez conseguiu montar a Secretaria, o Conselho e o Fundo Municipal de Amparo à Mulher.

Foi prometido, para breve, a Marcha das Margaridas, com ônibus equipado para atender as mulheres da Zona Rural.

Teresa Murad lembrou que recebera também grande incentivo do seu esposo Ricardo Murad para a criação da Secretaria em Coroatá. Post completo AQUI

Viva Primeiro Emprego forma 95 novos alunos em Coroatá

Foto/AI-PMC
Na noite da última terça-feira, 23, no auditório da Escola Complexo Educacional, 95 alunos dos cursos do Programa Viva Primeiro Emprego chegaram à fase final do programa e conseguiram adquirir a capacitação em diversos cursos profissionalizantes.

Resultado de uma parceria com o Governo do Estado, durante três meses os aprendizes estiveram em sala de aula e durante mais três meses desenvolveram a função de estagiários remunerado nos mais diversos seguimentos na cidade de Coroatá.

A Prefeita Teresa Murad esteve no evento que deu o incentivo essencial para a implantação do programa. Também estava presente a vice-prefeita e secretária de Assistência Social Neusa Furtado Muniz.

Os 95 formandos foram capacitados nas áreas de Auxiliar em Marketing e Vendas, Auxiliar em Panificação, Auxiliar em Gestão de Pessoas e Auxiliar Administrativo.

A prefeita disse que a Prefeitura vai continuar apoiando e fazendo parceria com os órgãos que promovem a profissionalização para que os coroataenses tenham mais oportunidade.

No último dia 15 iniciaram-se quatro novas turmas dos cursos de Auxiliar em Marketing e Vendas e Auxiliar em Gestão de Pessoas. Cada turma conta com 45 alunos, totalizando um numero de 180 novas pessoas buscando capacitação, cada curso tem duração de 160hs de duração e devem ser concluídos no dia 15 de dezembro. Com informações da AI/PMC
Foto/AI-PMC
Foto/AI-PMC

Inaugurada Usina de Beneficiamento de Leite de cabra em Vargem Grande

Foto/Divulgação - Usina de beneficiamento de
leite de cabra inaugurada em Vargem Grande
Da AI/Estado - Durante a abertura da VII Exposição de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (Expovargem) foi inaugurada a Usina de Beneficiamento de Leite de Cabra, do município de Vargem Grande - o primeiro projeto maranhense no setor.

A indústria de leite localiza-se na Rodovia 222, km, N° 72, em Vargem Grande. A Usina é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Grande (Accovag), com apoio do Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA). Tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Prefeitura.

Inicialmente, a fábrica vai produzir, em média escala, leite pasteurizado e iogurte. Trezentos litros de leite serão fornecidos por criadores associados na Accovag, que serão cadastrados no Programa do Leite - uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para incrementar a merenda escolar. Além de Vargem Grande, a produção da Usina abastecerá outros municípios da região e a capital.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, a fábrica representa um marco importante para o Estado, tendo em vista que vai incrementar o mercado e garantir produtos da agricultura familiar.

Participaram, também, da inauguração o presidente da Agerp-MA, Jorge Fortes; o prefeito de Vargem Grande, Edivaldo Nascimento dos Santos; o presidente da Accovag, Antônio de Sousa Silva Filho entre outras autoridades, vereadores e criadores de ovinos e caprinos.

EXPOVARGEM

Em sua sétima edição, a Expovargem  acontece no Parque de Exposições César Viana, em Vargem Grande, por iniciativa da Accovag, da Prefeitura e do Governo do Estado, por meio da Agerp.

Cerca de 30 expositores participaram do evento com dezenas de cabeças de caprinos. Alguns deles vieram dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí. Do Maranhão, participaram criadores dos municípios de Barreirinhas, Chapadinha, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Vargem Grande.

Além da exposição de animais, a Expovargem, proporcionou aos criadores de caprinos e ovinos, treinamento de derivados do leite, na Fazenda Baixinha, a 11 quilômetros da sede. Na ocasião, os participantes receberam orientações acerca da produção de queijo, doce de leite iogurte, todos à base do leite de cabra.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Lourdinha se traiu

Fotos: Reprodução/coroataonlinema.com
É de arrepiar o post do blogueiro Idalgo Lacerda a respeito da vereadora comunista Maria de Lourdes Pereira e Pereira. Bem lembrado. Idalgo observou que a parlamentar se dizia comunista puro sangue e está tudo gravado. Sempre havia um discurso rancoroso, raivoso, contra os Sarney. Mas, agora ela virou a casaca. Em movimento político recente na Cidade, da candidata aliada do Lobão Filho (PMDB), a Ana do Gás (PRB), a Lourdinha virou "sarneysista de carteirinha carimbada".

A foto não mente. Ou será que a mulher do gás já traiu os Sarney. Ou a mulher do gás está louca pra vencer as eleições não se importando com ética, nem com fidelidade política. Da outra parte, será que a política se faz na base da amizade, na distância exata daquilo que venha a ser ideologia partidária. - Isso não parece coisa de amigos, nem deve!!! Ou a força do vil metal falou mais alto, não importando a moral, nem escrúpulo.

LEIA MAIS NO BLOG DO IDALGO LACERDA

Começam hoje as inscrições para o curso de recepcionista do SENAI

NOTA

A PREFEITURA MUNICIPAL DE COROATÁ ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AVISA QUE SE INICIAM HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE RECEPÇÃO PROMOVIDO PELO SENAI. 

O CURSO ACONTECE EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE COROATÁ E AS INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA 24 DE SETEMBRO (AMANHÃ).

O CURSO SERÁ INICIADO NO DIA 30 DE SETEMBRO COM A DURAÇÃO DE 160 HORAS, GARANTINDO A CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS NA ÁREA.

PROCURE A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA MAIORES INFORMAÇÕES MUNIDO DOS SEUS DOCUMENTOS PESSOAIS.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Bairros humildes de Coroatá continuam a receber asfaltamento de qualidade


Mais um trabalho de meter inveja aos "comunistas" que nunca sequer sonharam fazer este bem ao povo do interior

A Prefeitura mostra os serviços do Programa de Pavimentação Asfáltica de Ruas e Avenidas de Coroatá. O bairro Novo Areal em poucos dias terá asfaltamento completo. Depois de anos de sofrimento, foi-se o incômodo da poeira, dos buracos e das poças d’água.

Ruas e travessas de grande extensão já estão terminadas; entre elas: Rua da Cerâmica, Rua do Outeiro, Travessa Santa Terezinha, Rua São José, Travessa São José, Travessa da Mangueira, Rua do Poço e Travessa do Outeiro.

Na Vila Teresa Murad também o trabalho está bem adiantado. A Avenida Vitorino Freire e a Rua da Bromélia já estão completamente asfaltadas. Logo a Prefeitura irá implantar o meio fio.

Em balanço, já foram aplicados 4.200 metros de asfalto nestes bairros. A prefeita Teresa Murad está cumprindo seu plano de governo. Com informações da AI/PMC




LEIA MAIS SOBRE COROATÁ AQUI

Prefeita Teresa Murad oferece às coroataenses a carreta do Viva Mulher

Foto/Divulgação-PMC
Resultado de convênio com o governo do Estado, encontra-se em Coroatá a carreta do Viva Mulher, com serviços gratuitos para as coroataenses até quarta-feira, dia 24. Mulheres de todas as idades recebem atendimento social, psicológico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e exames ginecológicos. A carreta está na Praça José Sarney, no Largo da Juventude, no Centro de Coroatá.

Também estão sendo oferecidas palestras como "Lei Maria da Penha" com profissionais do Ministério Público. Outros temas em pauta: Educação previdenciária, direitos previdenciários e benefícios assistenciais, acesso ao microcrédito, PRONAF Mulher e prevenção do câncer de mama e colo do útero.

Empenha-se no programa a secretária municipal da Mulher Mariana Buhatem. A Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher em Coroatá funciona desde a ultima sexta-feira, dia 19, quando Mariana tomou posse. Com informações da AI-PMC
Secretária Mariana Buhatem e prefeita Teresa Murad (Foto/Divulgação-PMC)
Foto/Divulgação-PMC
LEIA MAIS SOBRE COROATÁ AQUI

Programa Saúde é Vida é avaliado no Conselho de Gestão do Governo

Fotos/Divulgação - Subsecretário de Saúde, José Márcio Leite,
apresenta o Programa Saúde é Vida durante a reunião
Da AI-Estado - Mais de R$ 1 bilhão foram investidos pelo Governo do Estado, nos últimos cinco anos, para fazer a reestruturação do sistema estadual de saúde do Maranhão, por meio através do Programa Saúde é Vida, lançado em 2009. As ações desenvolvidas pelo Saúde é Vida foram apresentadas, nesta segunda-feira (22), no Palácio dos Leões, em São Luís, pelo subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, durante a IX Reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas de Governo. O evento, coordenado pela secretária Chefe da Casa Civil, Anna Graziella Neiva Costa, contou com a presença de gestores e secretários estaduais.

"A reunião de hoje comprova os investimentos realizados pelo governo estadual numa área estratégica”, declarou Anna Graziella. Ela disse que, hoje, a área da saúde passa por uma verdadeira transformação que beneficia de forma direta a população. "O Programa Saúde é Vida é uma realidade que atinge todo o Maranhão e comprova o investimento de um governo que trabalha pela melhoria da saúde", ressaltou.

O subsecretário José Márcio Leite explicou que, em 2009, de acordo com dados do IBGE, o Maranhão dispunha de apenas 1,3 leitos por 1000 habitantes, enquanto a Organização Mundial de Saúde recomendava 2,3 leitos. A rede física era inadequada ou insuficiente, equipamentos sucateados e recursos humanos insuficientes.

- O Governo do Estado lançou um programa ousado, tomou a responsabilidade na área da saúde e, agora, está deixando uma rede totalmente reestruturada.

O Saúde é Vida é uma realidade, dos oito hospitais de 50 leitos, seis já foram inaugurados e dois em fase de conclusão. Já foram inauguradas 10 Unidades de Pronto Atendimento - cinco em São Luís e cinco no interior e, em breve, será inaugurada a UPA para atendimento do Centro da capital.

Dos oito Hospitais Macrorregionais, seis estão sendo construídos e dois sendo reformados; dos 69 hospitais de 20 leitos, 39 já foram inaugurados, 25 em fase de montagem e cinco sendo licitados. Já foram inaugurados três hospitais de alta complexidade e já está concluído o do PAM Diamante, prédio que também vai abrigar o Lacen (Laboratório Central). Das quatros Unidades de Urgência e Emergência, uma já foi inaugurada em Matões do Norte, as demais vão funcionar em São Luís (Vila Palmeira, Maiobão e Vila Luisão).

Além disso, o Governo do Estado já entregou dois Centros de Especialidades Médicas; a nova sede da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados; a Unidade de Retaguarda de 50 leitos no Hospital Nina Rodrigues; e as novas sedes da Unidade Estadual de Regulação e da Secretaria Estadual de Saúde.

Estão em andamento as obras de construção de seis hospitais regionais de 40 leitos; sete centros de hemodiálise; dois centros especializados de reabilitação; ampliação da Maternidade Marly Sarney; além de uma Unidade Retaguarda Clínica de Pessoas Privadas de Liberdade.

O subsecretário disse que, hoje, a realidade é outra, o Maranhão passou de 17 para 42 unidades estaduais de saúde; de 958 para 4.903 leitos; de 98 para 312 UTIs; além de 43 UCI; já são mais de 3 milhões de atendimentos realizados pelas UPAS.

Vídeo que relaciona PCdoB a assaltos e terror na cidade é falso

Como o fez o blogueiro Luís Cardoso, decidimos o mesmo a respeito de denúncia contra candidato do PCdoB. Leia posição do referido blogueiro: Vídeo que relaciona PCdoB a assaltos e terror na cidade é falso

Roseana manda recado para integrantes de facções: “não tenho medo de bandido”

Por Luís Pablo - Durante um evento hoje, dia 22, de uma marca de refrigerante, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), falou sobre os ataques de integrantes de facções, que tocaram terror neste fim de semana, em São Luís-MA.

Roseana disse que vai entregar os presídios de segurança máxima e que, por isso, os bandidos vem cometendo atos terroristas para não deixarem o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

“Nós vamos entregar quatro penitenciárias de segurança máxima. E eles [os criminosos] estão causando essa balbúrdia porque não querem ir para o presídio de segurança máxima”, disse.

A governadora aproveitou também e mandou um duro recado para os responsáveis pelas ações criminosas de queimarem ônibus, vam, carros de uma revendedora e até veículos dentro da Secretaria de Segurança: “não tenho medo de bandido e nem tenho medo do que eles estão fazendo”.

O crime organizado quer “ganhar” as eleições no MA

A semana que passou foi marcada por uma nova onda de atentados e atos de violência supostamente promovidos por organizações criminosas como o Bonde dos 40 e o Primeiro Comando do Maranhão (PCM).

O Blog do Robert Lobato tem insistido na tese de que essa ofensiva das facções criminosas pode ter motivações políticas para desestabilizar o governo Roseana Sarney e, consequentemente, a candidatura a governador de Lobão Filho (PMDB).

“Quer dizer, então, que a oposição está por trás das ações, senhor Bob Lobato?”. Claro que não, ou melhor, não necessariamente.

Mas é muito sintomático que este ano eleitoral de 2014 tenha começado como um festival de ataques criminosos jamais visto na história do sistema prisional maranhense.

A impressão que fica para quem acompanha daqui de fora é que o Bonde dos 40 e o PCM querem “ganhar” as eleições para impor uma derrota à governadora.

Não podemos esquecer que assim que assumiu o comando da Secretaria de Administração Penitenciária (Sejap), o delegado Sebastião Uchoa enfrentou e superou uma série de esquemas que se davam no sistema, inclusive desmontando uma estrutura dominada por agentes penitenciários ligados ao sindicato da categoria. E não foi por acaso que o delegado caiu do cargo sob aplausos da cúpula deste mesmo sindicato.

Outro aspecto que não pode ser ignorado é relação histórica de muitos atores políticos com crime organizado que deixaram o sarneysismo e migraram para a oposição capitaneada por Flávio Dino. São figuras carimbadas que por diversos momentos tiveram seus nomes ligados ao tráfico de drogas ou à agiotagem. Basta o leitor fazer uma busca no Google para comprovar se Bob Lobato está certo ou errado.

O fato inconteste é que uma há disposição clara do crime organizado em querer influenciar o resultado da eleição no estado. É uma jogada de alto risco apostar nas facções criminosas enquanto “cabo eleitoral”.

Enfim, não há qualquer sombra de dúvidas que neste ambiente de medo, terror e atentados que tentam instaurar no Maranhão, principalmente em São Luis, o maior prejudicado é o candidato apoiado pelo governo, o senador Lobão Filho. A última pesquisa Ibope retratou isso.

Em Coroatá grupo governista dá show de público em comício

Foto: Nestor Bezerra
Demonstrando força na terra dos coroataenses, o grupo liderado pelo deputado licenciado Ricardo Murad (PMDB) mais uma vez fez festa no Município. Na noite do último sábado, dia 20, Andrea Murad (PMDB) realizou comício no Bairro Novo Areal. Uma multidão compareceu para prestigiar a futura deputada estadual.

Pediu votos ao candidato Lobão Filho (PMDB). No palanque, a prefeita Teresa Murad (PMDB), o presidente da Câmara de Coroatá, vereador Alexandre César Trovão (PV), e vereadores da bancada governista.

Leia mais no blog do Idalgo Lacerda

Ricardo Murad continua confiante na campanha de Lobão Filho

Foto: Nestor Bezerra
Por CARLOS FILHO/SÃO LUÍS - O deputado disse, em seu Facebook, que "nada justifica o aumento da diferença verificada pela pesquisa de hoje do Ibope". Afirma que Lobão conseguiu algo positivo até então, como a confirmação de Flávio Dino consolidado abaixo dos 50%. Ricardo avalia que o comunista está em queda crescente, pois, caiu da faixa dos 60% para 40%.

O que buscávamos conseguimos: Flávio está onde queríamos a 15 dias da eleição, oscilando na faixa dos 40%, fato que assegura uma disputa acirrada nesta reta final. todas as eleições no Maranhão, à exceção da de 1998, tiveram um resultado apertado e essa não será diferente.

Ricardo propõe dobrar o trabalho, triplicar o empenho e dedicar tempo máximo na reta final. Para ele, a pesquisa do Ibope "é uma clara demonstração que os índices vem oscilando muito" e isto garante a indefinição do pleito. O peemedebista acredita em pesquisas internas, de diversos institutos, que apontam diferença hoje, entre 7% e 10%. A prova, segundo ele, é que a campanha adversária foi intensificada.

Para Ricardo, a força dos governistas em todos os municípios é infinitamente maior e a vitória só depende de trabalho e dedicação na reta final.

Otimista, Ricardo até parabeniza Lobão Filho pelo desempenho:

[Ele] demostrando personalidade, força e determinação, o que resultou na queda do seu adversário para patamares que viabilizam a nossa vitória no próximo dia 5 de outubro.

LEIA MAIS SOBRE ELEIÇÕES 2014 AQUI

sábado, 20 de setembro de 2014

As mentiras que Flávio Dino conta…

by Marco D'Eça - Em praticamente um mês de propaganda eleitoral, candidato comunista já foi pego três vezes faltando com a verdade, o que significa um mentira a cada 10 dias

O candidato comunista ao Governo do Estado, Flávio Dino, tem sido desmoralizado na sua própria propaganda eleitoral. Motivo: resolveu inventar mentiras para atacar o Governo Roseana Sarney e prejudicar o adversário Lobão Filho (PMDB).

Primeiro, mentiu em relação ao Hospital do Câncer - em pleno funcionamento, mas que ele insistiu em dizer que não existe. E foi obrigado a repor a verdade por decisão da Justiça Eleitoral. (Releia aqui)

Depois, mentiu a respeito de sua própria atuação à frente da Embratur, dizendo que conseguiu o recorde de 6 milhões de turistas em 2013. Foi desmentido pelo Anuário Estatístico do Turismo, editado pelo Ministério do Turismo, que revelou ser bem menor a conta do comunista. (Releia aqui)

A última mentira foi a mais grave. Flávio Dino simplesmente espalhou em seu programa eleitoral que metade dos maranhenses não tinham água em suas casas. Ontem, depois de o seu chefe ser desmoralizado, o PCdoB tentou consertar, alegando que ele falava de banheiros.

Mas a íntegra do que ele disse pode ser lido abaixo, com a expressão em destaque:

- Os anos passam e metade dos maranhenses até hoje não tem água em casa [...] Metade da população do Maranhão, praticamente três milhões de maranhenses, tem esse mesmo problema de vocês. Não têm água em casa - diz o candidato.

A Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), do IBGE, desmentiu o comunista, mostrando que, no Maranhão, o total de casas com água encanada supera os 87%.

A propaganda eleitoral chegou esta semana ao primeiro mês de exibição. Neste caso, são três mentiras já desmascaradas de Flávio dino em 30 dias de campanha. Dá uma mentira a cada 10 dias...

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Prefeitura trabalha na 2ª etapa da vacina contra o HPV

Desde o início do mês de setembro que a Secretaria de Saúde do Município, através do Setor de Imunização, iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) em meninas com idade entre 11 e 13 anos.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto.
Inicialmente assintomática, a infecção pode evoluir para lesões de pele e mucosas e, em alguns casos, também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratadas corretamente, podem evoluir para quadro de câncer genital.

No município de Coroatá estima-se que 80% das adolescentes foram imunizadas. A primeira etapa da vacinação ocorreu em março. A Secretaria de Saúde desenvolveu um trabalho também nas escolas, onde um grande número de garotas receberam a primeira dose da vacina.

A segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até a aplicação da dose de reforço, em cinco anos. Com o esquema vacinal completo, a adolescente garantirá a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A vacina está disponível, durante todo o ano, nas  salas de vacinação das Unidades de Saúde. E neste segundo momento, disponível também para aquelas meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Com informações da AI/PMC

LEIA MAIS SOBRE COROATÁ AQUI

Excrecência política. A mudança de Dino...

Com Holandinha, Rocha
ajudou até a eleger o filho
“Não tenho interesse político maior em São Luís”, diz Roberto Rocha, para se desfazer de Holandinha…

by Marco D'EçaAo tentar se eximir de responsabilidades na gestão do prefeito, candidato a senador alega não ter sequer gabinete. Mas prefeitura já gastou quase R$ 200 mil em estrutura da vice-prefeitura

Eleito vice-prefeito de São Luís em 2012, na chapa encabeçada pelo prefeito Edivaldo Holanda júnior (PTC), o agora candidato a senador Roberto Rocha (PSB), não quer ter responsabilidade no fracasso da mudança.

- Eu sou um vice-prefeito que eu não tenho, sequer, gabinete. [...] Eu não interfiro em nada nas decisões da administração municipal - afirmou Rocha, em recente entrevista à TV Guará, quando confrontado com o caos que é a gestão de Holandinha.

Mesmo eleito vice-prefeito - e precisando  dos votos dos ludovicenses para se eleger senador - Rocha desdenha da própria relação política com a capital maranhense.

- Eu não tenho interesse político maior em São Luís - afirma.

Com a postura revelada na TV Guará, e reproduzida hoje em matéria de O EstadoMaranhão, Rocha acaba sendo mal agradecido aos eleitores que lhe fizeram vice-prefeito; e covarde com o seu companheiro de chapa.

Que, aliás, já disponibilizou quase R$ 200 mil em 2014 em um prédio alugado para funcionar como vice-prefeitura e que o vice nunca pisou - um gabinete fantasma, portanto.

Com a postura, Rocha deixa claro que dificilmente estará na chapa de Holandinha em 2016. Quanto aos eleitores de São Luís,  eles já sabem o que fazer em outubro. Afinal, se o candidato a senador não tem "interesse político maior" na capital...

Ex-diretor diz que pacientes dos corredores foram “escondidos por tapumes” no Socorrão…

Mais uma grave denúncia contra os comunistas maranhenses que tenta a todo custo tomar de assalto o comando do Governo Estadual. Imaginem o que eles, em eventual administração, não fariam! O povo já sabe do poder de destruição desta milícia "esquerdista". 

by Marco D'Eça - Erick Cantanhede acusou de "engodo para ludibriar a população" a propaganda que a Prefeitura de São Luís exibe na televisão sobre o sistema de saúde da capital.

- As atuais propagandas do Socorrão não refletem a realidade, pois são mais engodos para ludibriar a população - afirmou o médico, em um post intitulado "Quero trabalhar nos socorrões da propaganda".

Na propaganda exibida na TV, a gestão do prefeito Edivaldo Júnior (PTC) diz que não há mais pacientes nos corredores dos Socorrões. Mas, segundo o ex-diretor, os enfermos não aparecem mais nos corredores por que estão escondidos por tapumes em outros locais.

-  No Socorrão II, por exemplo, os pacientes que antes ocupavam os corredores agora estão amontoados - para não dizer "escondidos" - na recuperação pós-anestésica, no preparo do centro cirúrgico, nas próprias salas de cirurgias, atrasando outros procedimentos - denuncia o ex-diretor.

Segundo Erick Cantanhede, nbo Socorrão I os tapumes foram colocados próximo ao setor de radiologia, também escondendo os pacientes.

É grave a denúncia do médico, sobretudo por tratar-se de um ex-diretor do Socorrão. E, sem sendo real, trata-se de uma crueldade da gestão de Holandinha...

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Odair: Cai a última falsa reserva moral coroataense

FALSA RESERVA MORAL ABATIDA - Já achincalhado pelos próprios pares [Leia aqui e aqui] e há muito desmoralizado como gestor e evangélico, o ex-secretário municipal de Educação Odair José Soares da Silva sofre certeira providência da Justiça. Eis mais um exemplo do modelo comunista que a todo custo quer governar o Maranhão
Odair sempre comprometido com as más companhias
(Foto: coroatadeverdade.com)
Veio, finalmente, a execração de seus atos de corrupção. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) acaba de julgar irregulares as contas do pedetista que se maquiava sob o manto da austeridade. Firma-se, agora, a pecha de liderança do mal; deixando-se, com sua maculada reputação, mergulhado no rol dos malfeitores que aniquilaram o patrimônio público de Coroatá.

O TCE, em Tomada de Contas do Gestor do Fundeb, referente ao exercício financeiro de 2007, detectou, em princípio, o não encaminhamento de documentos legais; a falta de comprovação de valores contabilizados como saldo em tesouraria e a manutenção indevida de disponibilidades financeiras em caixa.

Odair praticou irregularidades em processos licitatórios e em obras e serviços de engenharia. Desrespeitou ao princípio da licitação. Cometeu irregularidades que prejudicam as contas.

Com o julgamento irregular, o pedetista dissimulado arcará com imputação de débito e aplicação de multas. O ato decisório do TCE foi encaminhado à Procuradoria Geral de Justiça e à Procuradoria Geral do Estado para os fins legais.

DETALHAMENTO DO CRIME

Entre as irregularidades, consta a manutenção indevida de disponibilidades financeiras em tesouraria, no montante de R$ 2.946.922,40 (dois milhões, novecentos e quarenta e seis mil, novecentos e vinte e dois reais e quarenta centavos).

Foi detectado saldo financeiro a ser transferido para o exercício seguinte em valor superior ao permitido por lei.

Houve realização de despesas sem observância ao princípio da licitação, na soma de R$ 336.597,53 (trezentos e trinta e seis mil, quinhentos e noventa e sete reais e cinquenta e três centavos).

Sobre as irregularidades em obras e serviços de engenharia: ausência de anotações de responsabilidade técnica; ausência de termos de recebimento provisório e definitivo das obras; falta de projetos básicos e de especificações técnicas das obras.

A DEVIDA PUNIÇÃO

Sob pena de acréscimos, vários valores deverão ser recolhidos no prazo de quinze dias, a contar da publicação oficial do ACÓRDÃO PL-TCE Nº 446/2013. Providencialmente, Odair, o apoiador dos comunistas, terá de pagar o débito de R$ 2.946.922,40 (dois milhões, novecentos e quarenta e seis mil, novecentos e vinte e dois reais e quarenta centavos).

Ao erário estadual, o senhor Odair também terá de pagar a multa de R$ 294.692,24 (duzentos e noventa e quatro mil, seiscentos e noventa e dois reais e vinte e quatro centavos).

Também ao erário estadual – Fundo de Modernização do TCE (Fumtec) – Odair deve a multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais), em razão do conjunto de irregularidades detectadas no processo, que evidenciam a prática de atos com grave infração a normas legais e regulamentares de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial (Lei Estadual nº 8.258/05, art. 67, III).

Veja no link: ACÓRDÃO PL-TCE Nº 446/2013

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A enquadrada que Luciana Genro deu em Aécio

Enquadrado
Por: Paulo Nogueira - O melhor momento até agora em todos os debates presidenciais de 2014 foi a espetacular enquadrada que Luciana Genro aplicou em Aécio Neves quando ele dava uma patética lição de moral sobre ética na política.

Aqui, o vídeo.

A intervenção preciosa de Luciana Genro salvou o debate promovido pela CNBB. A má organização foi tamanha que não havia um cronômetro que ajudasse os debatedores a medir sua fala, engessadíssima como de hábito.

Por isso o tempo todo o moderador Rodolfo Gamberini abateu as respostas em pleno voo, como se estivesse caçando passarinhos.

São vitais, em campanhas eleitorais, pessoas como Luciana Genro, que falam o que ninguém ousa dizer. Aécio pediu para apanhar, esta é a verdade.

O Pastor Everaldo – triste figura – acabara de se fazer de servo de Aécio. Conseguiu perguntar a ele o que achava do escândalo da Petrobras. Aécio fez aquele surrado discurso moralista que remonta à UDN de Carlos Lacerda.

Por acaso, logo depois o sorteio de nomes juntou Aécio e Luciana. Ele fez uma pergunta a ela sobre educação. Pela primeira vez na campanha ela fugiu da questão.

Não resistiu a dizer umas verdades a Aécio. Como ele ousa falar em corrupção pertencendo a um partido que comprou os votos para a reeleição de FHC?, perguntou ela. Como o moralismo das colocações de Aécio se combina com o dinheiro público empregado para a construção de um aeroporto numa fazenda de sua família?, continuou ela.

Uma das razões pelas quais a juventude foi às ruas em junho de 2013 foi a camada espessa e abjeta de hipocrisia que domina o mundo da política. A essa hipocrisia aparentemente invencível Luciana Genro contrapõe uma sinceridade à qual ninguém está acostumado.

Ali, naquele embate, se contrapunha a velha política e a nova política. Aécio parecia um museu diante de Luciana Genro. O atraso quando confrontado com a novidade vira uma coisa espectral.

Luciana Genro não ocupa o lugar folclórico de Plínio de Arruda Sampaio nos debates. Essa posição cabe a Eduardo Jorge, do PV. Faz as pessoas rirem, mas ninguém leva a sério. Luciana Genro, não. Ela não está nos debates para gerar gargalhadas, mas para dizer as coisas que devem ser ditas – e para fazer a sociedade pensar.

Neste sentido, ela é um enorme avanço em relação a Plínio de Arruda Sampaio – e a rigor a tudo, ou quase tudo, que está aí. E sabe debater como poucos. Tem o dom da palavra. Improvisa como se estivesse lendo. Não erra concordâncias, não se perde em raciocínios. E à forma acrescenta conteúdo. Sabe atacar e sabe se defender.

Continue lendo AQUI

Ideli Salvati deixou claro: "Não se pode esquecer o que Sarney fez pelo PT"

De: O EstadodoMaranhão
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), afirmou em entrevista a O Estado que o palanque da presidente Dilma Rousseff (PT), no Maranhão, é de “exclusividade” do candidato a governador Edison Lobão Filho (PMDB) e do candidato a senador Gastão Vieira (PMDB), da coligação “Pra Frente, Maranhão”.

- O PT está na coligação oficial com o PMDB. A campanha do Lobão Filho é a campanha que tem, na Presidência da República, exclusividade para a presidenta Dilma. É claro que apoios d e outras pessoas sempre são benvindos, mas, inequivocamente, o PT e a campanha da presidenta Dilma estão representados na campanha do Edinho e do Gastão.

Após o evento oficial, em reunião fechada só com a presença de lideranças petistas, Salvatti reforçou o que havia dito em discurso e apresentou, após ser cobrada por um membro do PT, a solução para que fique claro que Dilma está com Lobão Filho.

- Uma forma de equacionar isso é a gente conseguir enviar ao Maranhão um conjunto de pessoas que deixe claro, esse apoio, por isso que eu fiz questão de vir, para que tenham a clareza. Aquilo que eu falei no palanque é verdade: a gente pode ter muitas críticas, porque todo mundo erra, mas o Sarney e a Roseana são aliados de primeiríssima hora.

No discurso, ela havia lembrado a lealdade do senador José Sarney (PMDB-AP) e do seu grupo ao ex-presidente Lula, quando a oposição ensaiou um pedido de impeachment.

- Quem inverteu aquela lógica do impeachment do Lula foi um discurso do Sarney. Então eu acho que a gente não pode esquecer nunca disso. Nunca, nunca... Porque o PMDB só veio depois e bem depois. E nem todo, ainda. Sarney, Roseana, Lobão, esses estão desde o primeiro momento. De O EstadoMaranhão/Com reportagem de Gilberto Léda

SES realiza Semana Nacional do Trânsito

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá participar das ações da Semana Nacional do Trânsito que terá início nesta quinta-feira, 18, no Hotel Veleiros, com o tema “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre o valor da vida através de posturas e ações que todo cidadão deve ter diante do trânsito.

Com uma intensa programação, as atividades serão iniciadas com o “Seminário de Comunicação e Saúde para o Trânsito no Maranhão”, que contará com a participação de gestores (secretários estaduais, municipais, diretores de hospitais e profissionais de comunicação).

Na sexta feira, será desenvolvido um evento voltado para os motociclistas, na Loja Maçônica do Maranhão. A programação especial também inclui pedestres, motoristas e ciclistas e se estenderá até o dia 25 de setembro.

NOTA - SEJAP

O secretário de Estado de Segurança Pública e de Justiça e Administração Penitenciária (interino), Marcos Affonso Junior, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, falaram à imprensa, na tarde desta quarta-feira (17), sobre as providências que o Governo do Estado do Maranhão está tomando em relação ao sistema penitenciário do Maranhão.

Mrcos Afonso foi convocado pela governadora Roseana Sarney para assumir a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, após a saída do secretário Sebastião Uchôa.

Affonso confirmou a fuga de 13 presos, na manhã desta quarta-feira (17), do Presídio São Luís I (PSL I). Quanto à tentativa de fuga da Casa de Detenção (Cadet), os presos que pularam o muro foram todos contidos e a evasão evitada.

O secretário afirmou que todas as providências estão sendo tomadas. Ressaltou o início do processo de transferência de presos da Penitenciária de Pedrinhas para o novo presídio São Luís, localizado na comunidade de Muruaí, na zona rural de São Luís.

O Presídio São Luís III é uma nova unidade que dispõe de 479 vagas. Ele detalhou, ainda, que serão abertas mais 737 vagas até o fim deste ano com a entrega do Presídio de Coroatá, que já está pronto; e dos Presídios de Timon e Imperatriz, cujas obras estão em fase de conclusão.

Ao final, o secretário informou que o Comitê de Gestão Integrada, composto por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, se reunirá nesta quinta-feira (18), às 15h, no Palácio dos Leões.

Flávio Dino mais perdido do que...

"Não me cabe julgar o passado. Eu não sou juiz do passado"

by Marco D'Eça - Candidato comunista Flávio Dino, ontem, na TV Mirante, ao se esquivar de comentar os malfeitos dos que andam em seu palanque Maranhão a fora.

Pergunta 1: Se não cabe a ele julgar o passado, por que quer julgar o passado dos seus adversários?

Pergunta 2: Na época de juiz, se esquivando assim, de que forma o comunista fazia para julgar crimes do passado?

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Campanha contra a raiva é intensificada em Coroatá

Foto: Divulgação/AI-PMC
A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Controle de Endemias, começou na manhã de ontem, 15, a campanha contra raiva “Traga seu bichinho para tomar vacina”. O atendimento é gratuito para animais a partir de três meses de idade (cão ou gato) e acontece das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, de segunda a sexta.

Segundo Rogério Lima, coordenador de Endemias do Município, várias ações estão sendo desencadeadas desde o início da campanha que já foi concluída na Zona Rural, faltando agora a cobertura da Zona Urbana.

O stand foi montado para facilitar o atendimento daqueles que não se encontram em casa no momento que a equipe de vacinação passa pela sua rua.

Além de pessoas preparadas para vacinar seu animal, o atendimento do stand é rápido e não gera filas. Com informações da AI-PMC

LEIA POST COMPLETO AQUI

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Governo do estado inicia turmas do Maranhão Profissional

Foto/Divulgação – Secretário Márcio Sampaio
participou da abertura do curso de qualificação
Trinta turmas do programa Maranhão Profissional iniciaram, nesta segunda-feira (15), cursos de qualificação que estão sendo executados através de parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), nas agências de trabalho do Sine-MA.

Cerca de 1.200 jovens trabalhadores se inscreveram para cursos de formação profissional em auxiliar administrativo, auxiliar em marketing e vendas, auxiliar em serviços gerais, gestão sindical e gestão de meio ambiente, nas cidades de Bacabal, Chapadinha, Caxias, Estreito, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra e São Luís.

O secretário de Trabalho e Economia Solidária, Márcio Antônio Sampaio, esteve na abertura dos trabalhos: - ... queremos registrar bons resultados na intermediação desta mão de obra já qualificada.

Os cursos têm duração de três meses, com metodologia de ensino presencial apoiada por equipamentos de Tecnologia e Informação do Cetecma/Univima. A previsão é de que os participantes estejam com a formação completa até dezembro.

Patrícia Poeta foi tragada pela “destruição criadora”

Por: Paulo Nogueira - Era uma vez Patrícia Poeta. Três anos depois de  chegar ao Jornal Nacional, ela está fora. Segundo o comunicado da Globo, o prazo já estava estabelecido quando ela passou a fazer companhia a Bonner no JN.

Como pouca gente acredita na Globo, também a explicação oficial foi imediatamente alvo de suspeição na internet. Uma das teorias conspiratórias sugeria que Dilma mandara demiti-la depois que ela lhe apontou o dedo na já célebre entrevista concedida ao Jornal Nacional.

Mas um momento: se isto for verdade – não dá para ter certeza sequer a respeito do dedo – então Ricardo Noblat já deve estar esvaziando a gaveta.

Infração à etiqueta por infração à etiqueta, a de Noblat foi muito pior – além de comprovada. Na sabatina presidencial do Globo, Noblat mandou Dilma falar menos para que ele e os colegas de Globo pudessem falar mais. Noblat diria a mesma coisa a algum Marinho, numa reunião da empresa?

Mas é muito difícil acreditar que Dilma tenha pedido a cabeça de Patrícia. Dilma não tem histórico de pedir cabeças de jornalistas, ao contrário de Serra, para ficar num caso, e de Aécio, para citar outro. Logo, não existem razões para Noblat esvaziar preventivamente a gaveta.

Outra especulação é que teria pesado contra Patrícia a informação, dada por Lauro Jardim, da Veja, de que ela estaria comprando um apartamento de 12 milhões de dólares de frente para o mar, no Rio.

Continue lendo AQUI

A contribuição de Luciana Genro ao debate político presidencial

Por : Paulo Nogueira - Luciana Genro não será uma campeã de votos em 2014. Mas, ainda assim, a contribuição que ela deu ao debate eleitoral é milionária.

Dois assuntos vitais para o Brasil teriam ficado na gaveta se ela não os trouxesse à cena com sua ousadia gaúcha: a tributação das grandes fortunas e a regulação da mídia.

O sistema tributário brasileiro é um absurdo. É regressivo. Isso significa que, proporcionalmente, paga mais quem tem menos dinheiro.

Luciana Genro tem uma proposta para começar a corrigir essa aberração. Taxar em 5% ao ano fortunas acima de 50 milhões de reais. Com seu estilo divertido e incisivo, amplificado pelo indomado sotaque gaúcho, ela diz que quer taxar o “ricaço”, e não o riquinho.

Luciana Genro está propondo algo que vigora da Escandinávia, e que explica, em grande parte, o avanço extraordinário da sociedade da região.

Os escandinavos ricos se orgulham de pagar altos impostos, porque sabem que só assim você vive em sociedades saudáveis, em que você anda nas ruas sem medo de ser morto. Os brasileiros ricos se orgulham em sonegar, sob a alegação – sem nexo e sem sustentação em nada real – de que a carga tributária brasileira é “a maior do mundo”.

As grandes companhias de jornalismo alimentam essa falácia, com um noticiário repetitivo e maroto que leva o leitor a crer que paga impostos escandinavos.

O objetivo dessa campanha é legitimar os truques que as empresas de mídia – e tantas outras – cometem para sonegar os impostos. O segundo ponto vital que Luciana Genro trouxe diz respeito especificamente à mídia. Ela expôs com clareza seu ponto na sabatina a que se submeteu na Folha, na sexta passada.

Liberdade de expressão, como a que temos, é a liberdade de expressão dos donos das empresas de jornalismo - disse.

Esse monopólio da opinião, que tanto mal causou ao Brasil, só começou a ser rompido com o surgimento da internet. A internet trouxe uma pluralidade de ideias que enriqueceu fabulosamente o debate político nacional.

Todo jornalista sabe dessa verdade doída, embora muitos finjam que não é assim. A liberdade de expressão, na grande mídia, é limitada aos proprietários.

A pluralidade não pode depender da internet. Tem que estar na lei. Para evitar concentração de mídia, nos Estados Unidos a legislação veda que o New York Times seja dono, por exemplo, de uma cadeia de televisão, ou de rádio.

As leis antimonopólio americanas jamais permitiriam uma empresa como as Organizações Globo: os Marinhos espalham sua influência e seus interesses por virtualmente todos os meios possíveis, de jornal a tevê, de rádio a revista.

A questão da mídia é tão complicada, no Brasil, que ela acabou fora do programa de Dilma, mesmo com muitos líderes petistas lutando para que estivesse dentro. Marina, com sua “nova política”, simplesmente ignora a questão da concentração da mídia em seu programa de governo.

Coube à combativa Luciana Genro, nesta campanha, segurar, sozinha, essas duas tochas – a da desconcentração da mídia e a da tributação das grandes fortunas. Ela não vai se eleger. Não tem chance nenhuma de ir para o segundo turno. Mesmo assim, vai sair dessa campanha muito maior do que entrou.
_______________________________
Paulo Nogueira - Fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo

Embratur desmascara Flávio Dino: 6 milhões de turistas é mais uma farsa do comunista…

by Marco D'Eça - Com passagem pela empresa marcada por corrupção, o candidato do PCdoB usava este número como símbolo de sua gestão. Agora, sabe-se que até isso foi uma mentira

Flávio Dino fez cerimônia a turistas argentinas
O Anuário Estatístico do Ministério do Turismo é mais uma pancada no mito de bom gestor que o comunista Flavio Dino tenta criar no Maranhão. O documento, lançado recentemente, mostra que o tal contingente de 6 milhões de turistas no Brasil em 2013, comemorado por Dino, é uma farsa.

Na verdade, segundo revela o Anuário, o Brasil atraiu pouco mais de 5,8 milhões de turistas no Brasil em 2013, época em que O comunista maranhense tinha a responsabilidade de atrair estrangeiros para o Brasil.

À época da divulgação do falso número, a Embratur chegou a distribuir foto de Dino ao lado de uma argentina, que simbolizaria os 6 milhões de turistas.

Sabe-se agora que tudo não passou de uma farsa montada pelo comunista e sua turma. E que a marca de sua passagem pela Embratur, continua sendo apenas o grau de corrupção detectada pela Controladoria-Geral da União.

E já investigada pelo Tribunal de Contas da União...

LEIA MAIS SOBRE ELEIÇÕES 2014 AQUI

Governo do Estado entrega novas ambulâncias ao Corpo de Bombeiros

Foto: Divulgação
Da AI/Estado - Mais 10 ambulâncias de um total de 15 novas adquiridas pelo Governo do Estado foram entregues ao Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBM-MA). Os outros cinco veículos serão recebidos nos próximos dias.

A entrega das ambulâncias a grupamentos da capital e interior do Estado ocorreu na sexta-feira (12), em solenidade realizada no comando geral do CBM-MA, no Bacanga. O ato, presidido pelo comandante da Corporação, coronel João Vanderley Costa Pereira, contou com a participação de oficiais e praças.

- Essas ambulâncias irão proporcionar um salto significativo de qualidade no atendimento prestado pela corporação à sociedade - enfatizou o coronel João Vanderley.

Nos últimos meses, com recursos do BNDES, o Governo do Estado investiu mais R$ 10 milhões na aquisição de viaturas, entre as quais veículos de combate a incêndio, auto escada mecânica, motos, pick ups e quadriciclos, além de equipamentos de proteção individual e salvamento.

Na capital, além do 1º GBM, foram agraciados o Grupamento Bombeiro Marítimo (GBMAR), a Academia Josué Montello, Águias e o GEM. Já no interior, foram beneficiados os Grupamentos de Pinheiro, Balsas, Barreirinhas, entre outros.

Em defesa do que é correto…

Por Joaquim Haickel - Vou muito a São Paulo, e por isso contrato o serviço de um taxista todas as vezes em que chego à terra da garoa. Seu nome é Wellington. Ele é proprietário de quatro carros de praça, em Sampa, o que lhe propicia uma vida economicamente equilibrada. Ex-jogador de futebol, ele fez um bom pé de meia e comprou até uma casa em Ilha Bela, para onde vai sempre que pode.

Falo de Wellington para dizer a você do orgulho e da satisfação que tive um dia, quando ele foi me buscar no aeroporto para me levar ao SPA São Pedro, em Sorocaba, e no caminho contou-me uma história que me fez sentir um orgulho tremendo. Disse que em uma de suas descidas para a praia, conheceu o proprietário das barcas que fazem o transporte em toda a região, inclusive para Ilha Bela. Disse que era um senhor do Maranhão, que conversou com ele. Disse que ele vistoriava pessoalmente as embarcações, verificava os equipamentos de segurança, conversava com os funcionários e atendia os passageiros, e que fazia isso com uma simplicidade e humildade incomuns a um empresário rico e bem sucedido.

Fiquei curioso para saber quem era esse meu conterrâneo que estava sendo tão elogiado. Mesmo sem saber quem era fiquei orgulhoso e feliz por saber que uma empresa de um maranhense vencera uma concorrência acirrada no maior estado do Brasil. Wellington não soube me dizer o nome do empresário, mas me disse que a empresa chamava-se Internacional Marítima. Sorri com os dois botões de minha camisa polo, pois se tratava de uma das empresas de meu bom amigo Luís Carlos Cantanhede Fernandes. Um desses self made man, um empresário que veio de baixo, que venceu pelo próprio esforço, que construiu uma trajetória de sucesso unicamente com sua dedicação incondicional ao trabalho.

De família humilde, Luís Carlos foi presidente da Associação Comercial do Maranhão por dois períodos e fez lá uma administração de sucesso, como é de seu costume fazer em tudo o que se envolve.

Você deve estar imaginando: será que JH ficou doido? Que motivo o leva a falar desse assunto? Aonde ele quer chegar? Explico: o candidato a governador do Maranhão pelo PCdoB, Flávio Dino, juntamente com sua entourage, desencadeou uma campanha no mínimo sórdida, levantando suspeitas e difamando a Atlântica, outra empresa do grupo de LC, que venceu legitimamente uma concorrência, para prestar serviços a diversos TREs, entre eles os do Maranhão, Amazonas e Mato Grosso. O motivo da ilação é o fato de Luís Carlos ser amigo da governadora Roseana e de seu marido.

A síndrome de perseguição que se instalou em nossa terra nesse pleito é algo de proporções homéricas. A mania de perseguição se alterna na conveniência do freguês com um complexo exacerbado de superioridade.

Estamos realmente em um tempo de transição. Qualquer candidato que vença esta eleição será verdadeiramente o condutor, o maestro de uma sinfonia nova em diversos aspectos. Meu medo é o maestro não conseguir conduzir e harmonizar tubas, violinos, oboés, pífanos, harpas, tambores, metais e baixos. Alguns muito baixos.

Nesse contexto, há, no entanto, duas coisas que recentemente me espantaram muito, como por exemplo, o candidato ao governo pelo PMDB, senador Lobão Filho, ter perdido a oportunidade única, de na quarta-feira, 10, em evento na Federação das Indústrias do Maranhão, na presença de grande número de empresários, indagar ao senhor Edilson Baldez, presidente da Fiema, que conhece como poucos o caráter de Luís Carlos Cantanhede e sabe de sua seriedade e da correção com que trata seus negócios, se ele achava correto o linchamento moral, a campanha difamatória deflagrada pelos comunistas contra o referido empresário. Gostaria muito de saber o que meu amigo Baldez diria. Gostaria de saber qual seria a reação do empresariado quanto ao fato do PCdoB e seus coligados terem implantando em nosso Estado um verdadeiro clima de terror e exceção, onde campeiam denúncias vazias e onde se inverte o ônus das provas em casos de acusações caluniosas e difamatórias.

A outra questão que causou espécie, foi o fato de que o candidato do Partido Comunista do Brasil dizer, disse e eu ouvi, que ele assinava embaixo de todas as propostas que o empresariado havia lhe apresentado. Que implantará todas, se eleito for. Meu Deus!!! Nenhum governante pode dar, em sã consciência, carta branca a uma determinada categoria. Ou o empresariado de nosso estado é realmente genial e fez propostas incríveis, que vão ao encontro do programa de governo de concepção comunista, (vai ver esses capitalistas são comunistas disfarçados) ou a proposta comunista para o nosso Estado é mera balela e eles simplesmente tem a mesma concepção de seu candidato a presidente da República. São neoliberais, iguais aos empresários da Fiema, da ACM, da CDL…

Há uma terceira possibilidade, que eu acho ser a mais plausível. FD sabe que só poderá realizar alguma coisa frente ao governo do Maranhão se vencer as eleições. Pragmático e dialético, ele sabe que quem deseja pegar pinto não diz xô! Quem diz que vai implementar todas as sugestões dadas pela classe empresarial do estado, vai dizer o que à classe trabalhadora? Pra se eleger, dirá a mesma coisa, sendo que aí significa ter que dizer o inverso.

Quem diz, sem o devido estudo de impacto econômico, que duplicará o contingente da polícia militar, quer uma única coisa, agradar ao eleitor que precisa se sentir seguro e protegido pelo estado. Demagogia!

Dino: porque tanto nojo do Maranhão?

FD tem um discurso para os trabalhadores e outro para os empresários. Dança no ritmo da música que estiver tocando no salão do anfitrião. Agindo assim, igual aos velhos políticos e acompanhado de muitos desses, ele só prova que, de novo, não tem absolutamente nada. Repostado by Marco D'Eça

domingo, 14 de setembro de 2014

Maranhão é destaque na criação de empregos no país

Bom resultado do mercado de trabalho maranhense contribuiu para grande desempenho do cenário nacional, segundo informações do Caged

Durante o mês de agosto, o Maranhão gerou 3.918 novos empregos de carteira assinada, de acordo com dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, que mede o nível do emprego formal celetista a partir dos desligamentos e admissões nas empresas. Os dados foram divulgados no fim da tarde desta quinta-feira (11).

O resultado de agosto fortalece o bom desempenho dos últimos três meses no nível de emprego do Estado, que soma a criação de 8.538 postos de trabalho, com destaque para os setores da Construção Civil, do Comércio e de Serviços, seguindo a tendência nacional de crescimento da geração de emprego, que também registrou o melhor resultado dos últimos três meses, confirmando a melhoria do nível de emprego no Norte/Nordeste - regiões que abriram mais vagas de emprego durante o mês em todo o país.

De acordo com o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Márcio Antônio Sampaio, a tendência de crescimento do nível de emprego no Maranhão tem sido observada desde o mês de junho.

- O Estado acumulou bons resultados nos últimos três meses, como fruto do esforço do Governo do Maranhão em atrair e dar condições para que os grandes empreendimentos instalados no estado continuem contratando maranhenses e gerando mais emprego para nossa população.

Ele destacou, ainda, que a Setres integra o esforço do Governo do Estado, com várias ações de intermediação de mão de obra em andamento que garantem o acesso da população maranhense às vagas oferecidas pelas empresas que desenvolvem projetos no estado.

- Uma dessas ações tem apoiado a expansão da Ferrovia Carajás, realizando o encaminhamento de trabalhadores qualificados nos 23 municípios maranhenses que são atravessados pela estrada de ferro.

Sampaio prevê a continuidade do crescimento do nível de emprego no Maranhão nos próximos meses, com o início da temporada de contratações temporárias para o período do fim de ano.

sábado, 13 de setembro de 2014

Prefeita Teresa Murad faz balanço administrativo

Um conjunto de obras, como o asfaltamento resgatou a dignidade das famílias coroataenses. Hoje a Administração da prefeita Teresa Murad (PMDB) fez um balanço do programa de pavimentação e urbanização de vias públicas e citou alguns logradouros, como a Rua do Buriti onde foi difícil o trabalho de terraplanar, primação e aplicação da camada asfáltica com a qualidade jamais vista.
Foto/Divulgação
A revolução tem acontecido em muitas áreas em Coroatá. Um dos destaques é a aplicação de asfalto nas avenidas, ruas e travessas da cidade, lugares antes totalmente abandonados, esquecidos em pelo menos um década, passando pela gestão anterior dos comunistas.

Entre os pontos de obras, a Avenida Teresa Murad, que passa pela Vila Cilene e vai até o Bairro Areal, foram bairros beneficiados. Os serviços ainda estão em andamento nas travessas e ruas destes locais, valorizando os imóveis. A Cohab que nunca sonhou com o asfalto. O trabalho ainda será levado ao restante do bairro. A Rua do Cajueiro que no passado era remendada com cimento hoje tem outra história pra contar.

No Bairro Novo Areal não é diferente, os trabalhos naquele bairro não param desde quando teve inicio o programa de asfaltamento. Lá foi o primeiro local onde se iniciou o tratamento de ruas. Várias maquinas trabalharam durante meses, fazendo terraplanagem das ruas e retirando os desníveis que atrapalhavam o serviço.

O asfaltamento de fato começou a poucos dias a adentrar o Novo Areal como na Travessa Santa Terezinha.

No Centro, o paisagismo e o trânsito são outro exemplo. Avenida Magalhães de Almeida, até ao Mercado Municipal. A Avenida Nagib Haickel outro importante acesso ao Centro que foi toda sinalizada. Com informações da AI-PMC

POST COMPLETO LEIA AQUI

Lobão Filho avança com apoio de ex-adversários…

Coritânia, de óculos, declara apoio a Lobão
De O EstadoMaranhão - O senador Edison Lobão Filho (PMDB), candidato a governador pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, contabilizou nos dois últimos dias um par de adesões que atendem bem ao momento estratégico e crucial da campanha eleitoral.

Em crescimento consistente - como apontam as duas mais recentes pesquisas realizadas no estado, pelo Ibope pelo W1 Emcampo – o representante do PMDB precisa, a menos de um mês da eleição, mais do que angariar votos, tirar alguns do seu adversário, o comunista Flávio Dino.

Na quinta-feira, dia 11, a professora Coritânia de Oliveira, candidata a vice-prefeita de Lago da Pedra nas eleições de 2012, decidiu também pular do barco oposicionista.

Ela é do PCdoB e declarou apoio a Lobão Filho durante comício na cidade, organizado pela prefeita Maura Jorge (DEM).

Ontem, quem confirmou apoio a Lobão Filho foi o prefeito de Palmeirândia, Nilson Garcia Júnior (PP), que há duas semanas havia prometido até “dar taca” no peemedebista na eleição deste ano.

Com os novos apoios, Lobão Filho não apenas garante os votos que precisa para continuar crescendo, mas também tira de Flávio Dino aqueles que, até há um mês, ainda lhe garantiram liderança folgada, que já não existe mais. Repostado by Marco D'Eça

LEIA MAIS SOBRE ELEIÇÕES 2014 AQUI

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Sindicato dos Jornalistas promove curso sobre jornalismo na esfera digital

O Sindicato dos Jornalistas do Maranhão promove o “Curso o jornalismo na esfera digital”, dias 26 e 27 deste mês, no auditório do Jornal O Imparcial, Em São Luís.

As inscrições estão a abertas, a partir desta segunda-feira (15), na Livraria Poeme-se, no centro histórico; e no Sindicato dos Jornalistas, no bairro do Calhau.

O palestrante principal é o jornalista e professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Carlos Agostinho Almeida de Macedo Couto. Ele é mestre e doutor em Políticas Publicas, com atuação focada em meios de comunicação, política, controle social e assessoria de comunicação.

O curso tem como foco principal estudantes e profissionais das áreas de Comunicação Social e Letras.

Na sexta-feira (26), os participantes terão uma visão de “Fundamentos do jornalismo”, “Transcurso do jornalismo romântico ao digital”, “Formas jornalísticas: gêneros, valores notícia e fait divers” e “Funções da Linguagem e Jornalismo”.

No sábado (27), das 8h às 10h, os temas práticos serão: “Narrativa jornalística: equívocos comuns a todos os tempos” e “Fundamentos do webjornalismo”, das 10h às 12h. No período da tarde, das 14h às 18h, o tema será “Webjornalismo aplicado”.

Pesquisa confirma Ibope e mostra 10 pontos entre Lobão Filho e Flávio Dino

De: O Estado - Pesquisa contratada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) e realizada pelo instituto W1 emcampo confirma os números recentemente apresentados pelo Ibope sobre a corrida sucessória no estado.

No levantamento sobre as intenções de voto para o Governo do Estado, a consulta mostra que o candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, Flávio Dino (PCdoB), lidera a disputa, com 43,6%. Logo em seguida, aparece o senador Edison Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente, Maranhão”, com 33% – diferença de 10,6 pontos percentuais.

Em terceiro lugar vem o candidato do PPL, Zeluis Lago, com 1,7%; com 0,8% está Saulo Arcangeli (PSTU), seguido por Josivaldo Correa (PCB), com 0,6% e Antonio Pedrosa (PSol), com 0,5%.

Brancos e nulos somaram 3,1% e, ainda, 16,7% dos entrevistados declararam não saber em quem votar ainda ou não responderam ao questionário.

A pesquisa W1/Ascem foi realizada entre os dias 28 de agosto e 8 deste mês. Foram entrevistados 1.500 eleitores em 45 municípios maranhenses. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA-00043/2014.

Ibope – Os dados da pesquisa W1/Ascem assemelham-se aos apresentados pelo Ibope – contratado pela TV Mirante – e divulgados no último fim de semana, no que se refere à disputa pelo Palácio dos Leões.

No levantamento do fim de semana, Flávio Dino aparecia com 42% das intenções de votos, contra 30% de Lobão Filho. Antonio Pedrosa (PSOL) era o terceiro colocado, com 2% das intenções de votos. Logo em seguida, apareciam Josivaldo Correa (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluis Lago (PPL), cada um com 1% das intenções de votos.

Do total de eleitores entrevistados pelo Ibope, 5% declararam que vão votar nulo nestas eleições para o cargo de governador do Estado. Outros 18% não souberam em quem votar ou optaram por não responder aos questionários.

Nesse caso, 1.204 eleitores foram ouvidos em 67 municípios. A margem de erro da pesquisa Ibope é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Ou seja, a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, levando-se em consideração a margem de erro, é de exatos 95%.

Mais - Admitindo-se a margem de erro de 2,5 pontos percentuais da pesquisa W1/Ascem, o candidato Flávio Dino pode ter de 41,1% a 46,1% dos votos e o candidato Lobão Filho, de 30,5% a 35,5%.

LEIA MAIS SOBRE ELEIÇÕES AQUI