domingo, 31 de agosto de 2014

SER JUIZ - MARCO ANTONIO TEIXEIRA

Uma boa leitura a todos.

Um ludovicense que tem como meta atingir a felicidade plena e um  profissional que busca cumprir o seu mister com dignidade, seriedade, honra e dedicação, respeitando a todos para também ser respeitado e direcionando as decisões sempre a favor dos que vão em busca e necessitam da Justiça”, Assim se define o juiz Marco Antonio Teixeira, para quem “o caminho para o sucesso é ter honestidade, humildade e trabalho e a certeza de que não haverá nunca realização sem esforço e com dedicação e amor a Deus e ao próximo”.

Da AI/TJ-MA - Segue a entrevista na íntegra:

QUEM É MARCO ANTONIO?
Sou um ludovicense que tem como meta atingir a felicidade plena, detentor de uma personalidade irrequieta e me autoconsidero como sendo um homem que não se permite levar uma vida de acomodação física e mental, não afeito a qualquer padrão comportamental de natureza monástica ou doméstica., mesmo porque sou de espírito alegre e extrovertido, muito embora possa não transparecê-lo.

Trago arraigado a mim uma educação familiar, religiosa e escolar sob os rígidos conceitos de que honra, respeito e família constituem a tríplice argamassa para a verdadeira convivência em sociedade e salutar alcance da realização profissional.

O meu temperamento, por outro lado, não me permite engolir desaforos ou agressões de qualquer pessoa que venha a fazer ou dizer contra mim o que quer, posto que, incontinente, enfrentará a minha reação em força e intensidade bem superiores à ação por mim reprovada. Por isso, não sou chegado a "coleguismos" ou a qualquer relacionamento em que possam vir a confundir liberdade com permissividade, notadamente nesta época em que todos que os valores morais estão em declínio.

QUEM É MARCO ANTONIO JUIZ?
Um profissional que busca cumprir o seu mister com dignidade, seriedade, honra e dedicação, respeitando a todos para também ser respeitado e direcionando as decisões sempre a favor dos que vão em busca e necessitam da Justiça, procurando, cada vez mais e da melhor forma, distribuí-la, ainda que em detrimento do Direito, todas as vezes em que este estiver em conflito com aquela, tal e qual nos ensinou Coutoure, pois sempre existiu, pelo menos até hoje, a peleja entre o Bem e o Mal.

Penso, ainda, e sempre, em me colocar frente aos novos anseios da sociedade moderna, que tem feito surgir, a partir das novas relações e modelos jurídicos do mundo globalizado, a autoridade da jurisdição a mim conferida e confiada pela lei e por mim jurada a exercê-la de forma desinteressada, com isenção e imparcialidade.

Sou daqueles que não muito fico preocupado com o que dizem meia dúzia de novéis doutrinadores, a exemplo daqueles que ficam a elucubrar novos "princípios", muitos deles com o afã de mais projetarem-se material e financeiramente. As jurisprudências, em que pesem ser fonte do direito, procuro, quando posso. evitá-las, na medida em que vislumbro a todo juiz, que muito está dependente de suas citações, raciocinar mais com o cérebro alheio do que com os seus próprios neurônios embotados pelo parco ou dependente conhecimento.

Jamais permiti ou permitirei que o cargo venha a dar-me dignidade, uma vez que procuro sempre cumprir com o meu dever, sim, dando o meu nome e o meu procedimento para dignificar a toga que me cobre os ombros.

POR QUE ESCOLHEU DIREITO?
Sou fruto da união de duas famílias, tradicionalmente, com formação e dedicação às ciências jurídicas, nela incluídos meu pai, meus dois avôs, tio, trisavôs e tetravôs, como advogado, juiz, desembargador, promotores públicos, como eram chamados, à época, de forma que já me dei conta na vida, desde a mais tenra idade, num ambiente familiar em que se respiravam fóruns, promotorias, parlamentos e tribunais.

Dessa forma, seria praticamente inevitável não me deixar influenciar e não me permitir contaminar com a beleza do equilíbrio da Balança e da força da Espada para fazer valer o Direito de tantos quantos vi necessitarem da verdadeira Justiça, pois é esta o exercício do equilíbrio, o que na prática significa dizer que sem equilíbrio não há e não haverá paz social.

PARA VOCÊ, O QUE REPRESENTA A MAGISTRATURA?
A Magistratura representa uma nobilíssima atividade profissional em que cabe àquele que a exerce colocar-se acima de todas as paixões mundanas, materiais e mesquinhas, para que possa fazer valer a perfeita combinação de essências do bom senso, aliado ao conhecimento jurídico e social, temperados à piedade que deve ser dedicada a todos os que necessitam e têm sede de justiça, jamais devendo olvidar em ter e saber do dever de se colocar no lugar do outro, como aquela criatura necessitada da prestação da tutela jurisdicional, posto que não é dos padrões da normalidade, assim como ninguém vai em busca do hospital, senão quando estiver doente, igualmente a ninguém agrada bater às portas dos fóruns judiciais e às barras da justiça, salvo quando está com o seu direito vilipendiado, ferido ou ameaçado.

Forçoso me é dizer que a magistratura não deixa de ser uma carreira ingrata, na medida em que o resultado de sua atuação se faz de forma silenciosa, discreta e sem púlpitos, vindo a agradar única e isoladamente àquele que mereceu ser abrigado pelo manto de proteção da deusa Diké, distribuidora da Justiça, aquela mesma que, para a grande maioria, é muito mais conhecida como a deusa Themis, na verdade, aquela dedicada à prática da Justiça Divina.

EM QUAL COMARCA ESTÁ NO MOMENTO E HÁ QUANTO TEMPO?
Em que valha estar na magistratura desde o dia 3 de maio de 1993, a partir de 6 de junho de 2007 sou juiz de direito de entrância final, em São Luís, exercendo a titularidade no 1o Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo. Contudo, tendo sido escolhido, pelo critério do merecimento, para compor a Turma Recursal Cível e Criminal de São Luís, desde o dia 11 de junho de 2013 nela fui empossado, com dedicação exclusiva e escolhido pelos meus dois outros pares para exercer a presidência daquele Colegiado, composto por três juízes de direito.

ALÉM DA FUNÇÃO JUDICANTE, QUE AÇÕES DESENVOLVE NA COMARCA?
Considerando a dedicação exclusiva à Turma Recursal Cível e Criminal de São Luís,  que têm um acervo de pouco mais de 15.000 processos, dentre milhares de virtuais e pouquíssimos físicos, não posso me dar ao prazer de exercer outras funções na Comarca, em face do tempo que me demandam as sessões judiciais e a Presidência da Turma, que me atribui competência para apreciar e decidir sobre admissibilidades dos Recursos Extraordinários interpostos para o Supremo Tribunal Federa, além das atividades administrativas.

COMO VÊ A ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO NESTA COMARCA?
Com os olhos da preocupação, sempre. Atualmente, em decorrência do desgaste dos Poderes Públicos no Brasil, que ao longo de sua história pouco fizeram e pouco têm feito em favor do digno povo brasileiro, desaguamos num estágio em que a população nos vê a todos, simplesmente, como homens e mulheres privilegiadas e que usufruem de sinecuras, acreditando muitos que pouco trabalhamos e muito ganhamos como remuneração.

No entanto, devido à vastíssima e muito pouco eficiência da legislação brasileira, combinada à brandura dos seus efeitos legais e quase inócuos, somados à desinformação e ignorância de muitos, pagamos um preço altíssimo no que diz respeito às desconfianças e descréditos estigmatizados ao longo de muito tempo.

Em que pese tudo isso, o Poder Judiciário maranhense, vem destacando-se em tudo aquilo que diz respeito ao denodo de juízes e desembargadores, realmente dedicados e compromissados com a magistratura, sem se falar na grande modernização imposta pelas administrações do Tribunal de Justiça nas últimas duas décadas, que  bem tem aplicado o seu orçamento em máquinas e equipamentos de informática e comunicação, recursos humanos, cada vez mais quantificados e qualificados, além dos rigores aplicados quando da realização de novos concursos para proverem, cada vez mais e mais, cargos de juízes nas inúmeras comarcas em todo o Estado, notadamente na Capital, que atualmente cumprem severas metas fixadas pelo CNJ, além da vigilância constante que nos dirigem os nossos jurisdicionados.

Juiz sonha com alguma coisa? A seguir o juiz irá falar mais sobre a sua vida. Como cuida da saúde. Ele dá dica para o sucesso. Cita o seu hobby, livro e filmes preferidos. Fala também sobre manias; o que pensa sobre família, sobre o que valoriza nos outros e o que não gosta no próximo.

LEIA MAIS SOBRE A VIDA DO MAGISTRADO AQUI

Profissionais de saúde da rede estadual recebem treinamento do HCor

Fotos/ Francisco de Paula – Treinamento ministrado por equipe do HCor, de São Paulo
Da AI/Estado - Profissionais de saúde que atuam em unidades de referencia da rede estadual de saúde estão participando, em São Luís, de treinamentos para ação em situações de emergência dentro e fora das unidades.

A capacitação, iniciada no sábado (30) no Hotel Praia Mar, completa a 2ª etapa de cursos ministrados pela equipe do Hospital do Coração (HCOR), de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2014.

240 profissionais serão habilitados para atuar em situações de emergência e risco de vida com base no padrão adotado pelo HCOR.

Foram ofertadas vagas para profissionais da UPA de Coroatá e do Hospital Macrorregional de Coroatá. Os cursos seguem com aulas em salas e auditórios do Hotel Praia Mar, quinta-feira (4).

Post completo AQUI

Programa Leite é Vida perto de atingir 100 municípios maranhenses

Foto/Geraldo Furtado - Secretário Fernando
Fialho destacou a importância do programa
para a saúde e a economia do estado
Da AI/Estado - Crianças, gestantes e idosos em situação de insegurança alimentar estão sendo beneficiados com o Programa Leite é Vida, retomado pelo Governo do Estado deste o início de agosto. Nos próximos meses, o programa deve atingir 100 municípios maranhenses com a distribuição de 72 mil litros de leite/dia, incentivando a produção e o consumo do produto.

Nesta sexta-feira (29), secretários municipais, gestores do programa e donos de laticínios participaram de reunião promovida pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) e de Saúde (SES), quando foram detalhados os termos da Instrução Normativa que tem por objetivo nortear a implantação e a execução do programa nos municípios maranhenses.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, disse que o programa tem duas vertentes importantes. “A da saúde, através da questão nutricional, e a do impacto econômico, gerando renda para o agricultor familiar”, declarou.

O programa foi reformulado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que criou várias rotinas de controle social e criou a exigência de uma proximidade maior com o agricultor familiar. O pagamento é feito direto ao agricultor familiar. A distribuição do leite é de responsabilidade do município contemplado.

Com as mudanças, segundo o secretário, foi necessário um tempo para reformular o programa. “O Governo fez novas chamadas públicas e licitações para os laticínios. Agora, está completo, pois existem os recursos, a equipe está afinada e a Sedes está chamando os gestores municipais para fazerem com que esse programa efetivamente aconteça lá na ponta, no município”, completou o secretário.

30% do leite distribuído serão destinados a entidades das redes assistenciais do município, a exemplo de creches e asilos e será trabalhado conjuntamente com o Programa de Aquisição de Alimentos.

SES promove debate sobre Rede de Atenção Psicossocial

Foto/Francisco de Paula
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento de Atenção à Saúde Mental (DASM), discutiu medidas que fortalecem o conceito de Rede de Atenção Psicossocial no Estado.

Os debates aconteceram em São Luis, envolvendo técnicos do Ministério da Saúde (MS), coordenadores de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nos municípios, integrantes do Colegiado de Saúde Mental no Estado, Ministério Público e colaboradores do Hospital Universitário (HUUFMA), onde acontecem as discussões.

Videoconferências integraram a “XVIII Reunião de Coordenadores Municipais e de Serviços de atenção da Rede de Atenção Psicossocial no Estado do Maranhão”, que ocorre concomitante à “X Reunião de Colegiado Estadual de Saúde Mental”, que já fazem parte do calendário anual de eventos da SES. Da AI/SES

Post completo AQUI

COMUNICADO – HOSPITAL DO SERVIDOR

A Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep) reafirma seu compromisso com os servidores públicos, visando à melhoria dos serviços oferecidos pelo Hospital do Servidor (HSLZ), ao cumprir os prazos estabelecidos para a implementação de ações que objetivam garantir maior fluidez no agendamento e na realização dos serviços de consultas e exames disponibilizados no Centro Ambulatorial e de Diagnóstico Holandeses (CADH), localizado na Avenida dos Holandeses, no Calhau.

Para a diminuição do prazo de espera, a direção do hospital realizou um redimensionamento que, a partir de setembro, diminuirá o tempo de agendamento dos exames de Ultrassonografia, Endoscopia, Colonoscopia, Cintilografia, Holter, Mapa, Eletroneuromiografia, Polissonografia e Densitometria Óssea.

Para tanto, a partir de 1º de setembro, o HSLZ passa a oferecer o 3º turno para a realização de exames de ultrassonografia, aos sábados, no CADH, das 8h às 12h, bem como amplia a oferta de exames de endoscopia e colonoscopia, com a contratação, pelo próprio Hospital, de prestador de serviço especializado.

Leia post completo AQUI

Funcionários da Saúde farão Curso Técnico de Saúde Bucal em Coroatá

Foto/Divulgação
Na manhã desta sexta-feira, 29, aconteceu no auditório do Centro de Ensino Superior (antigo Segundo Grau) a aula inaugural do curso técnico em Saúde Bucal, oferecido pela Escola Técnica do SUS - ETSUS – Maranhão. Ao todo, 20 funcionários e atendentes de consultórios odontológicos espalhados pelos postos de saúde da cidade, CEO, entre outros setores, que são ligados a Prefeitura, foram inscritos e começaram suas aulas.

O curso aconteceu por iniciativa da prefeita Teresa Murad, que tem apostado no profissionalismo daqueles que se dedicam na área da saúde na atual administração. O preparatório vem de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão com a Prefeitura Municipal.

Estavam presentes na aula inaugural a secretária de Saúde do Município Raimunda Carneiro e o coordenador municipal de Saúde Bucal, Josean Veras, além dos 20 funcionários que passarão pelo curso.

Mais 40 vagas serão abertas para outros funcionários vinculados a área de Saúde na Prefeitura, garantindo assim mais oportunidades de profissionalização. Da AI/PMC

“O comunismo (…) tornou-se viral, capaz de contaminar o mundo inteiro”, diz Jabor, sobre ideologia de Flávio Dino

by Marco D'Eça - O colunista do Jornal da Globo disse que o regime defendido em alguns países - e por Flávio Dino no Maranhão, não sabe o que fazer quando está no comando. Para Arnaldo Jabor, as várias nuances do comunismo são frankestein's, que misturam Leninismo com Fidelismo. Veja o vídeo:



Leia mais sobre eleições 2014 AQUI

Flávio Dino, que história mais estapafúrdia é essa de 13º Bolsa Escola para comprar livros...?

Por Caio Hostilio - Você fez essa professa mirabolante, ontem (29), no seu programa eleitoral, Flávio Dino!!! Isso é um absurdo, pois é querer passar para a coletividade que não existe recurso para isso.

Flávio Dino, o FNDE distribui todos os anos livros didático aos alunos matriculados na rede escolar federal, estadual e municipal do Brasil!!! Flávio Dino, o PDDE é exatamente o recurso para que a diretora da escola compre materiais patrimoniais e de consumo que a escola esteja precisando, principalmente os didáticos, como lápis de cor, cartolinas, papeis para atividades lúdicas. Flávio Dino, o Fundeb e os 25% e mais recursos como o PDE etc. são para dá total condições a uma educação de qualidade.

Caso os gestores não fazem, é porque não aplicam corretamente os recursos!!!

Leia post completo AQUI

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Depois da terraplanagem, Rua do Buriti ganha obras de pavimentação urbana

Foto: AI/PMC
Por AI/PMC – Os moradores da Rua do Buriti estão em festa! Um sonho tão antigo que agora
se torna uma realidade com a chegada das obras estruturantes de pavimentação urbana que, logo em seguida, terá toda a sua malha viária asfaltada até o limite que margeia com o início da estrada que vai para o povoado Brasilândia.

Mais uma obra autorizada pela Prefeita Teresa Murad (PMDB), que faz melhorar as condições de vida dos seus moradores e a melhoria da trafegabilidade desta antiga rua. 

O trabalho na rua do Buriti, desde ontem (27/08), está em um nível bem adiantado. A rua já se encontra toda primada e dentro de poucos dias já estará recebendo a aplicação asfáltica. A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura tem recebido algumas sugestões dos moradores e, prontamente, aceitas pela prefeita.

Leia post completo AQUI

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Vila Yomar Trovão, em Coroatá, também recebe serviços de pavimentação urbana

Foto/Divulgação
A Prefeita Teresa Murad (PMDB), na manhã de terça-feira,26, determinou que os serviços de pavimentação urbana também fossem estendidos ao Bairro da Vila Yomar Trovão, no Bairro da Tresidela.

Máquinas, retroescavadeiras, patrols, caçambas e homens surpreenderão os moradores daquele bairro. Uma reivindicação antiga e sonhada por parte dos moradores que até então não haviam conseguido obter uma resposta positiva da administração passada.

As ruas e travessas que dão acesso àquele bairro serão totalmente beneficiadas, mudando de forma significativa o seu aspecto urbanístico. Com informações da AI/PMC

Mais informações AQUI

Centro à Saúde do Paciente Oncológico já tem grande volume de atendimento

Foto/Francisco de Paula
O Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico, aberto na Capital na avenida São Luís Rei de França, no início desta semana, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES),  registrou até o fim da manhã desta quarta-feira (27) mais de 200 atendimentos.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Centro, Niedja Fonseca, estão sendo atendidos pacientes assistidos pelo próprio Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho e aqueles que foram encaminhados por outras unidades da Rede Estadual de Saúde.

A unidade conta com instalações e equipamentos novos, disponibilizados em um prédio de cinco andares. Foram instalados 18 consultórios, sala de coleta de exames, sala de curativo, polo de aplicação de medicamentos, farmácia, serviço de assistência social, psicologia, administração, copa e refeitório. Da AI/Estado

Leia post completo AQUI

“O Maranhão começou a mudar a partir de São Luís”, afirmou Holandinha, ao ser eleito, em 2012…

Edivaldo com Rocha e Dino em
2012: a mudança que fracassou
by Marco D'Eça - Apesar de o candidato comunista Flávio Dino dizer que a gestão do prefeito não está em jogo nestas eleições, o próprio prefeito se colocou nele ao se projetar como primeiro passo da mudança pregada pelo aliado do PCdoB

No dia 28 de outubro de 2012, logo após o TRE confirmar a sua eleição, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) subiu em um trio elétrico em frente ao seu comitê no São Francisco; e fez um discurso político.

- O Maranhão começou a mudar a partir de São Luís - afirmou ele, para completar: "a mudança de 2014"

À época, este blog narrou o fato com o título "2014 já começou". (Releia aqui)

Era o início da campanha de Flávio Dino, que teria, a partir de então, o próprio Holandinha como uma espécie de laboratório para que uma parte do povo maranhense pudesse experimentar o que viria mais tarde, com o próprio Dino. Passaram-se quase dois anos e a gestão de Holandinha é um fracasso.

Agora, Flávio Dino tenta escapulir das questões envolvendo o prefeito que ele inventou como experimento do seu projeto de mudança, alegando que a prefeitura não está em discussão nestas eleições.

Mas está sim. Foi o próprio Holandinha quem se pôs no jogo, ao declarar que sua eleição representaria o início da mudança que Dino se propõe.

E se a mudança que Flávio Dino pretende para o Maranhão é a mesma que Holandinha impôs em São Luís, então o comunista tem muito o que explicar ao eleitor.

E será cobrado por isso. Goste ou não de responder...

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Governadora Roseana inaugura Hospital de Câncer do Maranhão

Foto: AI/Estado
A governadora Roseana Sarney inaugurou ontem,25, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, o Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes Filho”, unidade especializada que conta com 123 leitos de internação clínica, cirúrgica, de UTI e semi-intensivos.

Após descerrar a placa de inauguração da unidade, a governadora destacou a importância do mais novo serviço de saúde oferecido aos maranhenses:

- O nosso estado precisava de um hospital como este, tenho certeza que salvaremos muitas vidas oferecendo tratamento específico e necessário. Posso garantir que nosso hospital conta com uma equipe médica altamente competente e aproveito para pedir que atendam não apenas com o profissionalismo e eficiência, mas com carinho cada paciente.

Roseana Sarney elencou alguns investimentos do governo na área de saúde em todas as regiões do estado. Em São Luís, a governadora lembrou das cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), da Farmácia de Medicamentos Especiais (Feme), do novo Hospital Carlos Macieira, do Centro de Medicina Especializada (Cemesp), da instalação de  mais 50 leitos no Hospital Nina Rodrigues, entre outros investimentos.

- Aumentamos também o número de médicos de 730 para 948 em São Luís, e de 230 para 707 no interior.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, também ressaltou a importância do Hospital do Câncer.

- Hoje é um dos dias mais importantes para a história da saúde do nosso estado, um dia que marca a evolução da saúde pública maranhense. Transformamos o Hospital Geral no Hospital do Câncer do Maranhão, e isso mostra a dimensão e a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado em favor dos maranhenses.

Ricardo Murad explicou que todos os serviços e atendimentos do Hospital Geral serão oferecidos agora no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira.

O diretor do Hospital do Câncer do Maranhão, Luiz Alfredo Netto Guterrez, disse que todos os pacientes oncológicos que estavam na fila de espera por cirurgias na unidade de saúde já foram atendidos. Fonte: AI/Estado

Flávio Dino reconhece valor de blog coroataense

No último sábado,23, o blogueiro Idalgo Lacerda foi notificado para pagamento de multa, no valor de R$ 5 mil reais, resultado de sentença condenatória movida por parte do candidato ao cargo de governador do Estado, o comunista e ateu Flávio Dino (PCdoB).

Idalgo publicou a matéria “Flávio Dino: Um homem de muita fé...” que irritou o "ninho do Chefão da Comuna". Os comunistas consideram a referida matéria como propaganda eleitoral extemporânea.

- Ao mesmo tempo em que o querelante, ... no caso o Flávio Dino..., nos condena, também reconhece de forma meritória ... o referido blog, disse Idalgo em post que denuncia a investida comunista. Veja AQUI

FD deixou registrado no processo que o blog “tem potencialidade de influenciar a decisão de uma vasta gama de eleitores”. Idalgo ratificou a grande acessibilidade de sua página.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Deu no Colunaço do Dr. Pêta – Andrea escolhida entre as 20 mais belas candidatas do Brasil

Reprodução/Facebook
Por CARLOS FILHO - O Colunaço do Dr. Pêta [Jornal Pequeno] grafou assim o Lead da notícia: - Tão vendo, aí, o concurso da UOL, que está escolhendo as mais belas entre as mais de dez mil candidatas que vão disputar as eleições no Brasil???!!! Pois é…, e quem entrou com ‘todo gás’ foi a Andrea!!! Meu amigo, a filha de ‘Don Ricardon’ foi escolhida entre as 20 mais bonitas do concurso!!!

E o Colunaço, mesmo ao sabor de sua tradicional ironia, falou sério; maximizou sim ainda mais a indicação de Andrea Murad. Mencionou outra candidata, fazendo trocadilhos entre as palavras Ana, gás, Santo Antônio, Anita e outros.

- Imagina a cara da Ana, que não teve gás para chegar a tanto!!! É, ‘rapá’, a ‘fogueira das vaidades’ tá ‘ardendo em chamas’ nessas eleições!!! ... E, essa semana, depois que a notícia das mais belas estourou no portal da UOL só deu ‘Andrelita’ na ‘fita’!!! Pense na moral!!!

Pêta foi mais adiante:

- É…, mas se dependesse de royalties, a candidata do ‘santo casamenteiro’ estaria de gás (ops) de vento em popa!!! O negócio é que o critério é beleza mesmo!!! Não que ‘Anita’ não seja bonita, mas é que Andrea é ‘brincadeira’!!!

Pêta expôs o ‘trombeteado’ de Anita que alardeou:

- ‘Gata-Uol’ não passava “de filha de Murad”???!!!

Pêta deixou o terreno em areia movediça. Lembrando o “discurso duro de ‘Andrelita’, domingo passado, em Lima Campos, que surpreendeu muita gente???!!! Pois é…, ela assumiu que era Lobão Filho “neste município e em todos os outros, neste palanque e em qualquer outro…!!!”.

Está lá no Colunaço que “depois desse discurso a ‘Anita’ enfiou a carapuça e passou a falar como se fosse a cabo eleitoral mais pesada de ‘ELF’, convocando ‘todo mundo’ a ‘vestir a camisa’ do candidato!!! ‘Jesus/Maria/José’…, um dia antes, estava sendo cabo eleitoral fiel de Flávio Dino!!! Política, hein!!!” Com informações do Colunaço do Dr. Pêta/Jornal Pequeno

Leia mais sobre Eleições 2014 AQUI

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Bairro da Cohab, em Coroatá, recebe pavimentação asfáltica

Foto/AI-PMC
Por AI/PMC - Um dos bairros mais antigos de Coroatá, o Bairro da Cohab, recebe pavimentação asfáltica desde ontem, quinta-feira (21) por determinação da Prefeita Teresa Murad (PMDB).

A Cohab também está incluída no Programa de Pavimentação Asfáltica elaborado pela Prefeitura de Coroatá.

A Avenida Perimetral Norte, que é a sua principal porta de entrada e que circunda todo o bairro, terá a sua malha viária e mobilidade urbana melhorada e, consequentemente, a qualidade de vida dos seus moradores. Um desejo antigo dos moradores desde governos passados.

Outras ruas e quadras do Bairro da Cohab também receberão a pavimentação asfáltica após uma prévia avaliação técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico.

Post completo AQUI

ARTIGO: As eleições e a mídia


MARCOS COIMBRA/CARTA CAPITAL - Nesta terça, 19, com o início da propaganda eleitoral na televisão e no rádio, entraremos na etapa final da mais longa eleição de nossa história. Começou em 2011 e nossa vida política gira em torno dela desde então.

A batalha da sucessão de Dilma Rousseff foi iniciada quando cessou o curto período de lua de mel com as oposições, no primeiro ano de governo. Talvez em razão do vexame protagonizado por José Serra na campanha, o antipetismo andava em baixa.

Durou pouco. Na entrada de 2012, o clima político deteriorou-se. As oposições perceberam que, se não fizessem nada, marchariam para nova derrota na eleição deste ano. Ao analisar as pesquisas de avaliação do governo e notar que Dilma batia recordes de popularidade a cada mês, notaram ser elevadas as possibilidades de o PT chegar aos 16 anos no poder. E particularmente odiosa. Serem derrotadas outra vez por Dilma doía mais do que perder para Lula.

Ela era “apenas” uma gestora petista, sem a aura mitológica do ex-presidente. Sua primeira eleição podia ser creditada, quase integralmente, à força do mito. Mas a segunda, se viesse, seria a vitória de uma candidatura “normal”. Quantas outras poderiam se seguir?

A perspectiva era inaceitável para os adversários do PT. Na sociedade, no sistema político e no empresariado, seus expoentes arregaçaram as mangas para evitá-la. A ponta de lança da reação foi a mídia hegemônica, em especial a Rede Globo.

Recordar é viver. Muitos se esqueceram, outros nem souberam, mas a realidade é que a “grande imprensa” formulou com clareza um projeto de intervenção na vida política nacional.

Não é teoria conspiratória. Quem disse que os “meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste País, já que a oposição está profundamente fragilizada”, foi a Associação Nacional de Jornais, por meio de sua presidenta, uma das principais executivas do Grupo Folha. Enunciada em 2010, a frase nunca foi tão verdadeira quanto de 2012 para cá.

Como resultado da atuação da vanguarda midiática oposicionista, estamos há três anos imersos na eleição de 2014. A derrota de Dilma é buscada de todas as formas. O “mensalão”? Joaquim Barbosa? A “festa cívica” do “povo nas ruas”? O “vexame” da Copa do Mundo? A “compra da refinaria”? O “fim do Plano Real”? A “volta da inflação”? O “apagão” na energia? A “crise na economia”? A “desindustrialização”? O “desemprego”?

Nada disso nunca teve verdadeira importância. Tudo foi e continua a ser parte do esforço para diminuir a chance de reeleição da presidenta.

Ou alguém acha que os analistas e comentaristas dessa mídia acreditam, de fato, na cantilena que apregoam quando se vestem de verde-amarelo e se dizem preocupados com a moral pública, os empregos dos trabalhadores ou a renda dos pobres? Ou que queiram fazer “bom jornalismo”?

Temos agora uma ferramenta para elucidar o papel da mídia na eleição. Por iniciativa do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, está no ar o manchetômetro (http://www.manchetometro.com.br), um site que acompanha a cobertura diária da eleição na “grande imprensa”: os jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, além do Jornal Nacional da Globo (como se percebe, os organizadores do projeto julgaram desnecessário analisar o “jornalismo” do Grupo Abril).

Lá, vê-se que os três principais candidatos a presidente foram objeto, nesses veículos, de 275 reportagens de capa desde o início de 2014. Aécio Neves, de 38, com 19 favoráveis e 19 desfavoráveis. Tamanha neutralidade equidistante cessa com Dilma: ela foi tratada em 210 textos de capa. Do total, 15 são favoráveis e 195 desfavoráveis. Em outras palavras: 93% de abordagens negativas.

É assim que a população brasileira tem sido servida de informações desde quando começou o ano eleitoral. É isso que faz a mídia para exercer o papel autoassumido de ser a “oposição de fato”.

O pior é que a influência dessas empresas ultrapassa o noticiário. Elas contratam as pesquisas eleitorais que desejam e as divulgam quando e como querem. E organizam os debates entre candidatos.

Está mais que na hora de discutir a interferência dessa mídia no processo eleitoral e, por extensão, na democracia brasileira.

Leia mais sobre eleições 2014 AQUI

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ALERTA: O falso diálogo dos comunistas

Reprodução/Vídeo do Blog Camarão Seco
O blog Camarão Seco pertinentemente publicou um alerta mais que oportuno ao povo maranhense. Mostrou situação dos educadores da Capital. Eles, por sua vez, mostram-se acorrentados, vítimas da falsa promessa do diálogo. Textualmente o blog sentenciou:

- Se você quer continuar sendo enganado, o problema NÃO É SEU! É DE TODOS NÓS. Assista ao vídeo e veja como eles mentem descaradamente.



O internauta Antonio Nicolau comentou no Fcebook: - É por essas e outras que o município de São Luís já torrou mais de meio bilhão de reais do FUNDEB e também gastou quase outro meio bilhão de reais só com o aluguel de um prédio para guardar materiais deteriorados da Secretaria de Educação do Município de São Luís.

Nicolau frisou que a Secretaria de Educação do Município de São Luís é comandada pelo senhor Flávio Dino, através do seu homem de confiança pertencente ao seu partido, o secretário de Educação Geraldo Castro.

Nicolau disparou: - Isso é somente uma amostra do caos que seria, se por acaso os comunistas chegasse ao governo do Maranhão.

Macrorregional celebra dois anos de serviços prestados à população de Coroatá e Região

Foto: Arquivo/SES
O Hospital Macrorregional de Coroatá completa nesta quinta-feira (21) o seu segundo aniversário de relevantes serviços prestados ao povo maranhense.

O nível avançado da medicina chegou ao interior do Estado. Cirurgias de média e de alta complexidade são realizadas com sucesso graças ao invejável programa Saúde É Vida. Um feito grandioso do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.

A partir desta semana, cirurgiões estarão realizando cirurgias de vídeo laparoscopia, tipo de cirurgia incisa a parede abdominal para operar as estruturas e órgãos intra-abdominais a céu aberto. Consiste também na retirada de pequenas porções de tecido para análise anatomopatológica. Com informações do blogueiro Idalgo Lacerda

Post completo AQUI

Novo Areal: Com a chegada do asfalto, o sonho vira realidade

Foto: Ronny Sales/AI-PMC
A prefeita Teresa Murad (PMDB) dá prosseguimento ao maior programa de pavimentação asfáltica de vias urbanas em andamento em todo o Maranhão. Trata-se de uma obra estruturante nos bairros da cidade, algo jamais visto no Município.

Desde o início da semana, as principais ruas e travessas do populoso Bairro do Novo Areal vêm recebendo a tão sonhada pavimentação asfáltica.

O Bairro Novo Areal terá todo esse trabalho concluído dentro dos próximos dias. Um novo paisagismo urbano está se configurando frente à admiração dos moradores.

Em trabalho acelerado, Teresa Murad quer a melhora considerável da qualidade de vida das famílias menos aquinhoadas. Acaba a poeira do verão e a lama do inverno. Os imóveis ficam mais valorizados. Com informações da AI/PMC

Prefeita Teresa Murad acompanhando os trabalhos
(Foto: Ronny Sales/AI-PMC)
Leia post completo AQUI

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Governo do Estado inscreve para cursos do Maranhão Profissional

A Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) está inscrevendo para diversos cursos do Maranhão Profissional, a serem realizados nas cidades de Bacabal, Chapadinha, Caxias, Estreito, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra e São Luís. Ao todo, são 1.160 vagas disponíveis.

Há oportunidades para os cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar em Marketing e Vendas, Auxiliar em Serviços Gerais, Gestão Sindical e Gestão de Meio Ambiente.

Em São Luís, as inscrições estão sendo realizadas até o dia 11 de setembro, no Departamento de Qualificação Profissional da Setres, que funciona no prédio anexo da secretaria (Rua de São João, 473, Centro), em horário comercial. Nos municípios do interior, as inscrições serão feitas nas agências do Sine-MA.

Para se inscrever, é necessário ser cadastrado no Sine e levar documentos pessoais - como carteira de identidade e CPF – carteira de trabalho, comprovantes de residência, duas fotos 3x4 e declaração ou certificado de que concluiu ou está cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Controle da raiva no Maranhão é tema de encontro realizado pela SES

Com objetivo de avaliar os resultados e sugerir novas diretrizes a serem implantadas no Estado para o combate à raiva, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério da Saúde (MS) e gestores municipais de saúde reuniram-se, nesta terça-feira (19), em São Luís, com a supervisão de representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Em pauta, o Plano de Contingência da Raiva no Maranhão, que vem sendo intensificado desde 2013, logo após a ocorrência de casos de raiva humana e animal em municípios do interior e na zona metropolitana de São Luís.

A partir da ocorrência de três casos de raiva humana em 2012 e meados de 2013, o plano lançado com a anuência do MS determinou que, além da realização de campanhas educativas e dia “D” para imunização, fosse implantada estratégia de vacinação animal de casa em casa como forma de barrar o avanço dos casos.

De acordo com o monitoramento feito e apresentado pelo técnico do departamento e médico veterinário Daniel Soares Saraiva, entre 2006 e 2014 foram 15 os casos confirmados de raiva humana; dois deles registrados na Macrorregional de São Luís.

Além dos casos em humanos, no mesmo período o levantamento aponta que foram notificados 189 ocorrências em cães, com o fator positivo de diminuição dos índices em 2014 (apenas três casos), enquanto em 2013 eram 29. Com informações da AI/SES

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE AQUI

Governo amplia investimentos no esgotamento sanitário de São Luís

Ricardo Murad, João Moreira Lima, Hélio Duranti e demais autoridades
visitam obras da primeira etapa (Fotos/Nestor Bezerra)
A segunda etapa das obras de implantação e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitária de São Luís, que vão ampliar e melhorar a cobertura da coleta e tratamento de esgotos na capital maranhense, está sendo iniciada esta semana pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

As ordens de serviço para início das obras foram assinadas nesta terça-feira (19) pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, pelo presidente da Caema, João Moreira Lima, e pelo superintendente regional da Caixa Econômica, Hélio Duranti, no canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgotos Vinhais, no bairro Recanto dos Vinhais.

Para o secretário Ricardo Murad, trata-se de uma iniciativa de grande relevância para a cidade e sem paralelo. - Nós construímos um sistema de saúde pública em poucos anos. Estamos investindo só nesse projeto de esgotamento sanitário de São Luís R$ 360 milhões. Portanto, digo que é uma satisfação imensa poder lançar essa segunda etapa e num prazo bastante curto.

Ricardo disse que no início da gestão, apenas 10% de tratamento de esgoto. Garantiu que daqui a 4 ou 5 anos chega-se a 70%. Isso, segundo Murad, colocará São Luís entre as capitais com padrão de saneamento mais avançadas do País.

DETALHAMENTO - Nessa segunda etapa do Programa, serão contemplados os Sistemas das Bacias Anil, Bacanga, São Francisco e Vinhais, com a construção de 241.752,57 metros de redes coletoras de esgotos; 22.759,23 metros de interceptores de esgotos; 11.462,02 metros de linhas de recalque; 6.729,08 metros de coletores; 22 estações elevatórias de esgotos; 3.383 kits sanitários e 23.914 ligações prediais.

As obras irão beneficiar mais de 24 mil famílias de vários bairros. O investimento total no Sistema de Esgotamento Sanitário de São Luís está orçado em R$ 180.563.368,99 e o prazo de conclusão é de 18 meses a partir da assinatura da ordem de serviço.

ABASTECIMENTO - Ricardo Murad falou também sobre o abastecimento de água. Afirmou que a adutora do Italuís está praticamente na fase final de conclusão. Apontou a ampliação, a duplicação da capacidade de produção de água no sistema Sacavém e no sistema Paciência.

- Estamos iniciando agora em São Luís a perfuração de mais de 70 poços artesianos pra cobrir aquelas áreas em que há uma deficiência grave na distribuição. São providências de quem tem compromisso, de quem acredita na capacidade do trabalhador do Maranhão e do potencial que o Maranhão possui hoje de trazer grandes empresas para  ajudar nesse grande projeto de valor bastante expressivo. Com informações da AI/Estado

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Lobão Filho destaca-se em primeiro debate ao vivo

Em debate promovido pela TV Guará na noite desta segunda-feira (18), o candidato Lobão Filho (PMDB) da coligação “Pra Frente, Maranhão” sobressaiu-se com equilíbrio, respostas coerentes e propostas concretas.

A primeira pergunta dirigida ao candidato peemedebista teve como tema Desenvolvimento Social. Ele reconheceu que o Maranhão tem problemas a serem vencidos para elevar seu IDH e propõe que uma imagem positiva do Estado seja propagada a nível nacional e internacional, para que possamos atrair investimentos.

O candidato sugere ainda investimentos significativos na agricultura e na microempresa para que o crescimento econômico possa gerar ainda melhorias na saúde, na educação e um Maranhão mais justo para todos.

DIREITO DE RESPOSTA – Lobão Filho, obteve direito de resposta no último bloco sobre a acusação de estelionato eleitoral feita pelo candidato Saulo Arcangeli (PCB), em referência à instalação da Refinaria Premium em Bacabeira.

O peemedebista respondeu que a refinaria “é uma realidade que vai mudar a vida dos maranhenses. Não é possível que um empreendimento tão grande não seja algo que o Maranhão tenha como mecanismo para o seu desenvolvimento. É lamentável que alguns mau políticos torçam contra o sucesso deste projeto tão benéfico para o Estado”, replicou.

INCOERÊNCIA – O candidato do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, Flávio Dino, negou participação na eleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda (PTC), em reconhecimento à desastrosa gestão municipal de seu aliado político e abstendo-se de qualquer responsabilidade sobre o caos no Município. Porém, em comentário anterior, o comunista associou os trabalhos do Governo Estadual a Lobão Filho, em virtude do apoio que este recebe da governadora Roseana.

Além disso, em resposta a Saulo Arcangeli, Dino diz não ser legítimo criticar o prefeito de São Luís, porque o mesmo não estava presente no debate, porém, todos os esforços do candidato do PCdoB estiveram concentrados em disparar críticas à família Sarney, igualmente ausente no estúdio.

Post completo AQUI

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Prefeitura abre inscrições para Intensivão Pré-vestibular Municipal

Por: FABIANO BEN-HUR/AI-PMC - A Prefeitura de Coroatá comunica que já estão abertas as inscrições para o Cursinho Preparatório ou como já ficou conhecido Intensivão Pré-Vestibular Municipal. As inscrições vão até a próxima sexta feira (22).

As inscrições serão realizadas no Complexo Educacional do Ensino Fundamental (CEEF) de segunda a sexta-feira das 8h ao meio dia e das 14h às 18horas.

A aula inaugural do Intensivão Municipal será no próximo dia 25, no turno da noite, no próprio Complexo Educacional. Lembrando que as aulas serão ministradas de segunda à sexta, sempre no período noturno e aos sábados nos turnos matutino e vespertino.

Post completo AQUI

Segep interioriza ações em benefício de servidores em Coroatá

Nesta semana, será a vez do município de Coroatá receber as ações da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), que segue adiante com o seu Projeto de Interiorização visando à capacitação dos servidores estaduais.

Nesta edição do Projeto em Coroatá, a Segep conta ainda com a parceria da Diretoria Regional de Educação e da equipe local do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), que auxiliam, respectivamente, na mobilização dos servidores e nos atendimentos no Espaço de Vivência.

Amanhã (19) a equipe da Segep informará aos servidores sobre mais ações desenvolvidas pelo órgão, como Plano de Carreira, Virtualização, E-Processos, Digitalização de documentos, Recadastramento, entre outras.

Realização inovadora da Segep, o Projeto de Interiorização oferece aos servidores, orientações e serviços, por meio de palestras sobre: Doenças Ocupacionais e Ginástica Laboral; Melhorias de Acessibilidade ao Portal do Servidor e da Ouvidoria do Servidor; Direitos e Deveres do Servidor; Qualidade de Vida no Trabalho; Direitos e Deveres do Servidor Público e Ações Desenvolvidas Direcionadas para a Qualidade de Vida do Servidor (Espaço de Vivência).

No Quiosque Previdenciário, disponibilizado pela secretaria, o servidor poderá obter informações e esclarecimentos sobre seus direitos com relação aos benefícios previdenciários e assistenciais.

Resposta ao Jerry…

Por Joaquim Haickel - Devo começar minha resposta ao Jerry dizendo que tenho por ele e por sua família carinho e apreço. Sou amigo de seu pai, Seu João, a quem devo finezas.

Depois devo dizer a ele que muito me satisfaz saber que o fadigoso texto que escrevi foi lido por ele e parece que por muita gente, pois ele, como o principal coordenador da campanha dinista resolveu responder-me com um texto no qual não se preocupa em contra argumentar, limita-se a tecer outros comentários no sentido de desviar-se do fulcro, do cerne da questão por mim levantada.

Há um pecado capital nesse tipo de resposta.

Isso é uma técnica antiga, usada por quem não deseja esclarecer, alguém que como Chacrinha, acredita que veio ao mundo para confundir e não para explicar.

Jerry responde um texto ao qual o seu leitor não teve acesso, logo, o seu leitor vai ler apenas a resposta, não tendo acesso ao texto que deu origem a ela, deixando seu leitor só com a sua versão, não dando a ele o direito de saber o que seu oponente disse.

Tudo feito de modo muito democrático, respeitando a liberdade de expressão e de informação honesta e imparcial. Em linguagem bem moderna, SQN!

Para não cometer a mesma incorreção colocarei a seguir link no qual você poderá ler a resposta que o presidente do PC do B do Maranhão deu ao meu texto fadigoso “Exclamações e Interrogações”. blog.jornalpequeno.com.br/johncutrim

Ao tentar desqualificar meu texto usando o adjetivo fadigoso Jerry comete a primeira deselegância. Tenta diminuir seu opositor para com isso ficar em uma posição mais confortável. Tolice. Infantilidade. Não é assim que pessoas evoluídas discutem ideias. Elas usam teses e antíteses, argumentam e contra argumentam. Quando se tem que desqualificar o texto de um oponente em sua forma é porque desmontá-lo e desacreditá-lo em seu conteúdo é mais difícil.

Espero que seja o que tenha acontecido em relação ao meu fadigoso texto.

Você diz em seu texto que Lobão Filho é candidato por falta de outro. Isso é verdade. Ele era candidato ao senado e com a desistência de Luís Fernando ele foi alçado à disputa pelo governo. O que não é de modo algum verdade é que Lobão Filho seja um candidato fraco, como você e seu chefe quer fazer as pessoas crerem.

Em campanha há mais de 8 anos, Dino mantinha esperança de o candidato contra si ser o excelente técnico e administrador Luís Fernando, pois assim sabia que a sua vitória estaria praticamente garantida, principalmente se Roseana resolvesse ficar no governo, impedindo que Luís fosse eleito Governador pela Assembleia Legislativa pelo prazo de nove meses, criando assim um fato novo capaz de alavancar sua vitória em outubro.

Realmente ninguém imaginava que essa reviravolta fosse acontecer, mas aconteceu e acabou melando os planos dos dinistas que na nova formatação iriam ter que enfrentar um candidato capaz de em apenas 15 dias de campanha já ter superado seu antecessor nas pesquisas de opinião de votos.

Dino e Jerry ficaram preocupados e o que está acontecendo agora, são única e exclusivamente os desdobramentos dessa preocupação, é o temor de perder a posição confortável em que se encontravam antes, quando o candidato não lhes metia medo, quando eles nem se importavam em elogiar lhe as qualidades técnicas, pois sabiam que politicamente isso representava pouco ou nada.

Com Lobão Filho, eles sabem, a coisa é diferente

Nunca atingi Flávio ou quem quer que seja de forma desleal ou baixa. No caso de Flávio, reconheço suas qualidades técnicas, seu currículo como advogado, juiz, professor, e como deputado. Acredito até que tenha qualidades para um dia vir a ser governador do Maranhão, só não acredito que já esteja nessa hora, ainda não vejo em que, neste momento, ele possa trazer de bom para o Maranhão, ainda mais acompanhado de quem está. Acompanhado de políticos de altíssimo gabarito e de grande respeitabilidade, honestidade e honradez, (SQN) nomes como os de Zé Reinaldo e Waldir Maranhão para citar apenas dois.

Mas voltemos ao tema original. Pisaram na bola. Fugiram do debate. O que ainda pior, usaram uma desculpa absurda. A velha técnica da vitimização. Coitado de Flávio, tão frágil iria ser destroçado pelos cruéis jornalistas e radialistas da Mirante AM. Não tem que faça alguém que ainda não seja eleitor de Flávio acreditar nessa desculpa.

Veja bem. Helena Heluy me ligou pedindo que eu transmitisse um convite a Edinho para um debate promovido pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís que vai acontecer na OAB, reduto reconhecidamente ligado ao candidato comunista.

Sei que o clima neste debate tenderá a ser totalmente desfavorável ao meu candidato, mas como seu amigo e conselheiro dos menos qualificados, sou intransigentemente defensor da ideia de que ele deva ir, que nada tema, que no máximo o que pode acontecer com ele, é ele sair de lá mais respeitado por alguns do que entrou.

Fugir do dialogo, qualquer que seja ele é uma demonstração de extrema arrogância

Agir assim é o mesmo que insultar aqueles que querem ouvir suas propostas. Tudo bem, essa ação segue uma estratégia, uma linha de raciocínio, mas também rasga um código de ética.

Assumam isso. Não dissimulem. Não ajam igual aqueles que tanto condenam e que desejam substituir usando a bela e charmosa bandeira da mudança.

Tenham coragem e falem a verdade.

Jerry diz a certa altura: “Somos radicalmente democráticos, com as consequências práticas que daí derivam e dão conteúdo. Inclusive, no respeito às divergências, no debate sempre respeitoso.” Como assim!? Respeito a divergências!? O que se tem visto é que só está bom pra vocês quando há concordância com vocês! Se há alguma divergência, vocês não aceitam.

Lobão Filho e o governo que o apoia foram criticados com força e veemência nas entrevistas dos outros candidatos, na Mirante AM, mas Flávio não aceita críticas.

Aaahhhh!!!! Jerry… Assim não é nada democrático, meu irmão.

Quanto as tais retaliações, tinha certeza da sua postura, mas de qualquer modo foi bom você ter esclarecido, assim essas pessoas que não acreditam que vocês sejam capazes de agirem de forma republicana e democrática, que pensam que vocês só sabem agir de forma raivosa e revanchista, pelo menos assim, elas vão ver que, de público, você não age desta maneira e repudia quem o faz.

Leia mais artigos AQUI

Doador de campanha de Flávio Dino é o mesmo que paga por pesquisas onde candidato aparece bem colocado

NA EMPRESA DA FAMÍLIA
NÃO É ANTIDEMOCRÁTICO
O candidato Flávio Dino,
em sabatina na empresa de
seu parente e mecenas,
Roberto Albuquerque.
(Foto: TV Guará)
Proprietária da Dalcar Veículos e da TV Guará é ainda parente do candidato do PCdoB, por meio de uma prima

Do Atual7 - Um fato curioso – e suspeito – tem passado despercebido desde que o candidato do PCdoB ao governo estadual, Flávio Dino, entregou à Justiça Eleitoral sua 1º parcial de prestação de contas de campanha: um de seus fornecedores, que contribuiu com R$ 9.600,00 (nove mil e seiscentos reais) no dia 10 de julho, é o mesmo que fez os pagamentos de três pesquisas eleitorais onde o comunista aparece sempre bem colocado, com 30% de diferença do segundo colocado, o candidato do consórcio Lobão/Sarney, Lobão Filho (PMDB).

Trata-se de Roberto Albuquerque, proprietário da Dalcar Veículos Ltda e do Sistema Tropical de Difusão Guará, a TV Guará, contratante de todas as pesquisas realizadas [até aqui] pelo Instituto Exata, que além de mecenas da campanha e de pesquisas eleitorais, é da mesma família do candidato do PCdoB há alguns anos, quando uma prima sua se tornou cunhada de Dino.o-albuquerque

Feita por meio de recursos de bem estimável em dinheiro, o ATUAL7 apurou que a doação diz respeito a um prédio localizado na Avenida Beira-Mar, cedido para servir de comitê central para a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), e foi feita diretamente para o Comitê Financeiro Distrital/Estadual para Governador do PCdoB do Maranhão.

Inaugurado no final de julho, o ‘Comitê Flávio Dino Governador, Dilma Presidente’, mais conhecido como ‘Comitê da Crise’, foi passado à imprensa e à sociedade como sendo apenas de iniciativa de um grupo de militantes do PT que não aderiram à aliança PT-PMDB no Maranhão, a Resistência Petista.

O ATUAL7 tentou contato, por diversas vezes, com o presidente Estadual do PCdoB e coordenador-geral de campanha de Flávio Dino, jornalista Márcio Jerry, que – como também tem feito o candidato comunista – preferiu não responder a nenhuma das perguntas feitas pela reportagem.

ARREGO 
Outro fato curioso na relação entre o mecenas de campanha e de pesquisas onde Flávio Dino aparece sempre bem colocado está no arrego do comunista à uma sabatina que deveria ter ocorrido na manhã desse sábado (16), na Mirante AM. Como alegação para o não comparecimento, o candidato do PCdoB emitiu nota, por meio de sua coligação, informando que a rádio é de propriedade da família Sarney, e que por isso estaria sendo utilizada de forma partidarizada e antidemocrática.

A alegação para o arrego não se sustenta, porém, no fato de que Flávio Dino participou tranquilamente de uma sabatina realizada pela empresa de propriedade de seu parente e patrocinador.

Ocorrida no início de agosto, além de um pronunciamento de abertura panfletário a favor do comunista, a sabatina da TV Guará foi especialmente direcionada para o benefício de Dino, quando perguntas feitas ao parente de Roberto Albuquerque levavam sempre a respostas contra o candidato consórcio Lobão/Sarney.

Dilma tem 36%, Marina, 21%, e Aécio, 20%, diz pesquisa Datafolha

Reprodução/Datafolha
Pesquisa feita pelo Datafolha para o jornal “Folha de S.Paulo” divulgada na edição desta segunda-feira (18) mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Marina Silva (PSB), com 21%, e Aécio Neves (PSDB), com 20%.

É a primeira pesquisa que inclui um cenário em que a ex-senadora Marina Silva é o possível nome do PSB no lugar do ex-governador Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira (13), em um acidente de avião. O PSB ainda não definiu se Marina será a candidata substituta, mas lideranças dão a escolha como certa.

No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos dias 15 e 16 de julho e divulgado no dia 17, Dilma tinha 36%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 8%.

O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam foi de 14% em julho e agora atingiu 9%. Brancos e nulos eram 13%; agora são 8%. O quarto colocado na pesquisa, pastor Everaldo (PSC), aparece com 3% das intenções de voto; no levantamento anterior, tinha os mesmos 3%.

A pesquisa mostra que, se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno: Dilma teria 36% contra 46% da soma dos demais candidatos. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 36% contra 36% dos demais, o que indicava uma incerteza sobre a necessidade de segundo turno.

O resultado da atual pesquisa mostra que, se for confirmada candidata do PSB no lugar de Campos, Marina começa a campanha em situação de empate técnico com Aécio Neves, numericamente à frente do tucano: 21% a 20%, dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

Marina larga também em situação de empate técnico com Dilma na simulação de segundo turno: Marina com 47% e Dilma com 43%. O Datafolha não pesquisou um cenário entre Marina e Aécio. No cenário entre Dilma e Aécio, a petista tem 47%, e o tucano, 39%.

O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00386/2014.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

- Dilma Rousseff (PT): 36%
- Marina Silva (PSB): 21%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- José Maria (PSTU): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 0%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 8%
- Não sabe: 9%

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:

- Marina Silva: 47%
- Dilma Rousseff: 43%
- Dilma Rousseff: 47%
- Aécio Neves: 39%

O Datafolha não realizou a simulação de uma disputa entre Aécio Neves e Marina Silva.

Rejeição

A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Confira abaixo:

- Dilma Roussef: 34%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 17%
- Zé Maria: 16%
- Eymael e Levy Fidelix e Rui Costa: 13%
- Marina Silva, Luciana Genro e Mauro Iasi: 11%
- Eduardo Jorge: 10%

Avaliação da presidente

A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 38% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado em 17 de julho, o índice era de 32%. O percentual de aprovação considera os entrevistados que avaliaram o governo como “bom” ou “ótimo”. A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideraram o governo “ruim” ou “péssimo”, foi de 23% (era 29%). Dos ouvidos, 38% consideram o governo como “regular” (mesmo percentual anterior).

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:

- Ótimo/bom: 38%
- Regular: 38%
- Ruim/péssimo: 23%

domingo, 17 de agosto de 2014

Caravana do 15 passando por Coroatá e Região promove união e ganha força no Estado

Comício em Coroatá (Fotos: Biaman Prado)
Nesta quinta etapa de incursões ao interior do estado, entre os dias 15 e 17, o candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), recebeu o carinho da população e o apoio das lideranças políticas de 11 municípios. Caminhadas, carreatas, reuniões e comícios reuniram eleitores e lideranças oposicionistas em um só propósito: avançar com Lobão Filho.

Em Coroatá, durante comício, na noite de ontem, dia 16, o peemedebista foi recebido com fogos de artifícios, bandeiraço e uma multidão de milhares de pessoas que lotaram a praça José Sarney.

Na ocasião, o candidato contou com o apoio da prefeita Teresa Murad (PMDB), que agradeceu a participação popular na campanha de Lobão Filho e demonstrou confiança na eleição do candidato.

No mesmo dia, uma imensa carreata percorreu as ruas de São Luís, liderada pelos aliados, filhos e amigos de Lobão Filho. O percurso incluiu a Lagoa da Jansen, Avenida dos Holandenses, Avenida Litorânea, Avenida Daniel de La Touche e Avenida Jerônimo de Albuquerque, e contagiou a população por onde passou.

“Ouvi um som na rua e  isso me chamou atenção. Quando vi que era do meu candidato, Lobão Filho, não pensei duas vezes e coloquei meu carro na rua também”, comentou com empolgação, o sr. Oswaldo Menezes, morador da Cohama.

NA REGIÃO

Ainda no sábado, o candidato visitou os municípios de São Mateus, Alto Alegre, Peritoró e Timbiras. Em Alto Alegre, ele falou sobre desenvolvimento e assegurou que vai trabalhar para distribuir adequadamente as riquezas do Estado.

Defensor da campanha de Lobão Filho, o prefeito de Alto Alegre, Maninho do Alto Alegre (PTB), afirmou com segurança que o candidato peemedebista é o melhor para o Maranhão.

Na sexta-feira (15), o peemedebista iniciou a agenda em Vitória do Mearim.

Neste domingo (17), ele esteve ainda em Lima Campos, onde garantiu: “ainda no primeiro semestre do meu governo todos os cidadãos maranhenses terão acesso a internet banda larga gratuitamente”. Ele recebeu o apoio do prefeito Jaílson Fausto Alves (PR) e diversas lideranças oposicionistas no município.

¡Exclamações &¿Interrogações…

Por Joaquim Nagib Haickel - Algo de muito estranho está acontecendo na campanha de Flávio Dino ao governo do Maranhão, pois não existe nenhuma razão verdadeiramente consistente para ele se recusar a participar de entrevistas ou debates nas emissoras de rádio e televisão de nossa capital exatamente no momento em que o eleitor precisa resolver em quem votar, logo no momento em que o cidadão precisa decidir quem será a pessoa que irá escolher para representá-lo no governo do Maranhão pelos próximos anos!

Segundo todas as pesquisas realizadas até agora, feitas por um lado ou por outro, o índice de indecisão dos eleitores está acima dos 60%.

¡Significa dizer que seis em cada dez maranhenses, cinquenta dias antes do pleito, ainda não sabe em quem votar!

Recusar mostrar a cara ao eleitor, recusar-se a mostrar suas propostas, suas metas, significa na melhor das hipóteses não querer correr o risco de ser rejeitado por ele. Eleitor indeciso é melhor que eleitor contrário. É assim que pensa e age quase a totalidade dos candidatos que estão à frente nas pesquisas.

¡Imaginem uma luta de boxe onde um dos contendores teve sorte, encaixou um golpe e levou ao chão o adversário, conseguindo uma vantagem por pontos no primeiro round da luta e passa os outros onze se esquivando, tentando fazer o tempo passar, para ao final ganhar por pontos? ¡Ou um time de futebol que jogando por um empate, fica na retranca, rezando para que o juiz acabe logo com o jogo?!

É isso que parece estar acontecendo.

¡O risco que corre o boxer fujão é o adversário colocar um golpe certeiro, na ponta do queixo e levá-lo a nocaute! No caso do timeco retranqueiro, o risco é semelhante. ¡Imaginem um lançamento preciso em uma jogada de contra-ataque e um gol nos últimos minutos da partida?!

¡As desculpas, para fugir ao debate são as mais diversas.

Eles falam de parcialidade, de armação em um conjunto de entrevistas levadas ao ar na rádio Mirante AM, onde todos os representantes dos candidatos concordaram previamente com as regras e até sugeriram mudanças que foram acatadas pela direção da emissora; onde cinco dos seis candidatos compareceram e onde nenhum reclamou da forma com que foi tratado e que puderam falar o que bem quiseram, inclusive tecendo duras críticas ao governo e aos proprietários da emissora!

Tem algo errado nisso.

Flávio reclama que foi alvo de todos os candidatos que o antecederam nas entrevistas. ¡Que coisa! Quatro desses cinco candidatos atacaram igualmente ao candidato do governo e nem por isso ele deixou de comparecer ao programa ou pediu qualquer direito de resposta ou coisa que o valha.

¡Ou a direção da campanha de Flávio acredita que o candidato não irá conseguir manter o controle de suas ações em relação a uma ou outra questão, fazendo com que o ouvinte observe alguma inconsistência ou fragilidade em seu discurso, como por exemplo, a sua incapacidade de lidar com opiniões antagônicas, sua pouca paciência, seu ar professoral ou simplesmente pelo desejo de não perder a cômoda vantagem numérica adquirida em mais de oito anos de campanha política e eleitoral!

http://www.deolhonacapital.com.br/wp-content/uploads/2012/10/donc23-cristal.jpg¡Não querer participar de um debate na TV Difusora porque ela pertence a um dos candidatos é uma desculpa absurda, para quem deseja governar os destinos de todos os maranhenses.

Se a emissora fizesse qualquer coisa que prejudicasse algum candidato, acredito que isso ficaria patente frente às câmeras e aquele que por acaso fosse lesado sairia ganhando ao invés de perder. A mídia televisão tem a capacidade de fazer com que as pessoas comuns que a assistem com muita frequência, possam sentir a verdade ou a mentira dita pelas pessoas. Ela pode nos fazer ver se um ou outro candidato tem segurança do que diz ou se o que deseja é nos fazer crer em… “Aparências nada mais!…”

¿Como é que alguém que deseja mudar o Maranhão vai fazer para ser transparente e democrático se não é capaz de conceder uma simples entrevista em uma emissora de rádio, mesmo sendo ela adversária?

Imediatamente lembro-me de Fidel Castro, de Hugo Chaves e de Cristina Kirchner.

¿Quer dizer que se Flávio ganhasse a eleição, somente quem concordasse com ele poderia lhe fazer perguntas?

Se agora, sem o poder nas mãos, ele destrói a liberdade de imprensa pela fuga e pela ausência, o que faria se tivesse nas mãos o poder maior do Estado?

¿É essa a mudança que as pessoas conscientes, que os bons maranhenses que apoiam esse grupo liderado pelo PC do B, querem ver implantada no Maranhão?

¿O que nós queremos é somente uma panaceia? Um mito? Uma desculpa?

Explico: Panaceia significa remédio milagroso que cura todos os males. Ora bolas! Não precisa ser comunista para não acreditar em milagres. Não existe esse negócio de salvador da pátria. O que há é um Sassá Mutema propagando aos quatro cantos que tem nas mãos o tal remédio que cura os males da inapetência, da omissão, da incompetência e da corrupção… ¿Mas será que esse mesmo remédio cura os males da hipocrisia, da arrogância, da prepotência e da intolerância? ¿Será que essa deusa da cura será capaz conseguir ajuda de sua irmã, a deusa da higiene, para que ela faça uma completa assepsia nos asseclas do candidato Asclépio? Acredito que nem duas deusas seriam capazes destes milagres.

PS: Algumas pessoas têm me aconselhado a não me expor tanto. Para eu não defender com tanta ênfase e com tanta veemência os meus pontos de vista, pois se caso Flávio e seus partidários vencessem a eleição eu iria sofrer muitas e grandes retaliações, que sofreria perseguições, que pessoas ligadas a mim iriam padecer nas mãos dos adversários.

Aqueles que me dizem isso parecem não me conhecer. Primeiro porque não acredito que Flávio vença a eleição. Segundo, caso isso acontecesse e houvesse qualquer retaliação a pessoas como eu, de posição clara e definida, pessoas respeitadas exatamente por sua postura antagônica, mas correta, exercida da forma republicana e democrática, isso seria a prova de que, tudo que foi dito sobre ele e os seus, é verdade. Se assim agissem iriam me dar uma oportunidade única de provar que eu estaria certo em não acreditar em suas propostas de mudança.

¡¿Mudança!?

¿¡Que mudança?!

sábado, 16 de agosto de 2014

Prefeita Teresa Murad inaugura Central de Monitoramento de Coroatá

Foto: Ronny Sales/AI-PMC
Na manhã de hoje (ontem) Coroatá entrou no rool das cidades que são referência em matéria de segurança pública no Estado. Com o sistema de monitoramento de câmeras, Coroatá agora se torna a terceira cidade do Maranhão a adotar esse tipo de dispositivo de segurança, o que vem garantir mais tranquilidade para a população. Até agora somente São Luís e Imperatriz contavam com o serviço.

O projeto começou a ser instalado no final do ano de 2013. Uma grande área do Município será monitorada 24 horas. 10.000 metros de fibra óptica foram instalados na cidade, para transmissão de dados e imagens em tempo real.

Ao todo são quatorze postes de monitoramento espalhados pela cidade, cada um é dotado de uma câmera de alta definição conhecida como “Speed Dome” que tem alcance de zoom de 1.000 metros. Estas câmeras se encontram em pontos estratégicos de Coroatá.

Por volta das 10hs da manhã à prefeita Teresa Murad chegou a Central de Monitoramento para fazer a inauguração oficial. Ela chegou acompanhada da vice-prefeita Neusa Muniz e dos vereadores César Trovão (presidente da Câmara), Wllisses Muniz e Jocimar Pereira. Antes dos discursos a prefeita fez a retirada da fita inaugural e todos tiveram acesso ao interior da central.

Autoridades policiais também estavam presentes como: O delegado regional Rômulo Vasconcelos, o delegado de Codó Zilmar, o delegado de Coroatá Samuel Morita, o capitão da Policia Militar de Codó Ricardo Alexandre e o tenente Marlon Mayco. Também acompanhava a inauguração o chefe do Departamento de Trânsito em Coroatá Raimundo João Pires e o comandante da Guarda Municipal Sgt. Alberto Frazão.

A frente dos trabalhos da nova central de monitoramento está Edivaldo Delmondes, que responde pelo setor de T.I. da Prefeitura. Com informações da AI-PMC

Post completo AQUI

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Av. Teresa Murad recebe camada asfáltica


A prefeita Teresa Murad PMDB) mantem o programa de Pavimentação Asfáltica de Coroatá. Desta vez, os serviços avançam sobre a Avenida Teresa Murad, na periferia da Cidade.

O asfalto é de boa qualidade e os encarregados da obra não deixam falhas na aplicação, garantindo a durabilidade do asfalto por muitos anos.

Dona Maria José, moradora do bairro há mais de 15 anos, contou que tinha muitos problemas com a poeira. Disse que esse beneficio só chegaria através de Teresa Murad.

O asfalto vai continuar e a próxima etapa será entrar nos bairros Vila Teresa Murad e bairro Novo Areal. Meio fio também está sendo colocado. Outros bairros e ruas também estão na lista do asfalto como: Vila Vavá e Rua do Buriti. Com informações da AI-PMC

Post completo AQUI

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Prefeita recebe representantes do Banco do Nordeste para liberação de créditos da Agricultura Familiar

Foto: Ronny Sales/AI-PMC
Por: FABIANO BEN-HUR/AI-PMC - A Prefeita Teresa Murad (PMDB) recebeu hoje em seu gabinete dois representantes do Banco do Nordeste. A vista foi para tratar da liberação de novas linhas de créditos para facilitar programas relacionados à agricultura familiar.

Na reunião estavam presentes entidades e autoridades relacionadas à agricultura coroataense, como: o gestor regional da AGERP Márcio Antonio Alves, a secretária municipal de Agricultura Maria do Rosário, a presidente do SINTRAF Marisvalda Pereira e demais representantes de classes ligadas ao meio rural de Coroatá.

“De um modo geral, em acordo com a prefeita, buscamos aproximar o banco da cidade e esse acordo com a prefeitura é um passo muito importante”, disse o gerente da agência do Banco do Nordeste de Codó, José Delfim.

Cobertura completa AQUI

PRONATEC certifica 439 alunos em Coroatá

Foto: Ronny Sales/AI-PMC
A prefeita Teresa Murad (PMDB) presidiu a solenidade de certificação de 439 formandos. Estava acompanhada da secretária de Assistência Social e vice-prefeita Neusa Muniz, além de representantes do PRONATEC [que envolve o sistema “S”, dos órgãos SENAI, SENAT, SENAC e SENAR].

Os certificados foram entregues hoje pela manhã, no Centro de Formação Profissional [Centro São Raimundo].

Colocado em prática desde o início do governo da prefeita Teresa Murad, o benefício é resultado de parceria com o sistema “S”, programa que têm transformado a vida de muitos coroataenses, ampliando possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

O ato foi referendado pelos coordenadores dos cursos Joseane Fontinelle, diretor do SENAC de Bacabal, e Carlos Antonio, gerente técnico do SENAI e gestor técnico dos cursos no Maranhão.

O primeiro aluno a ser prestigiado com o recebimento do certificado das mãos da prefeita foi Vilmário Mendes, morador da Vila 7 de Setembro, e aluno do Curso de Piscicultura.

Os alunos que receberam os diplomas cursaram os seguintes cursos: Eletricista, Encanador, Soldador, Aux. Administrativo, Cabeleireiro Assistente, Manicure e Pedicure, Cuidador de Idoso, Recepcionista, Fruticultura, Horticultura e Piscicultura.

Já nesta quarta feira duas novas turmas estarão iniciando com os cursos de Pedicure e Manicure e Recepcionista. Os dois cursos levarão capacitação a mais 40 novos alunos.

No final da festa a Prefeita Teresa Murad foi agraciada pelos gestores do curso com um Certificado Simbólico do PRONATEC. Com informações da AI/PMC

Cobertura completa AQUI

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Aécio, Madeira e Flávio Dino são vaiados em Imperatriz

Do Blog Luís Cardoso - O candidato a presidente da República, Aécio Neves (PSDB), passou pela maior decepção em toda sua carreira política. Ele foi duramente vaiado na segunda maior cidade do estado, Imperatriz.

Hoje, quase que o presidenciável não consegue deixar o aeroporto daquele município. Ele foi obrigado a sair pelas portas dos fundos.

Tudo por conta de uma manifestação dos professores da rede municipal de ensino que estão em greve há vários meses. O prefeito Sebastião Madeira ainda tentou uma manobra propondo aos mestres um reajuste dividido em três parcelas, sendo a última a ser paga em janeiro de 2015. Os professores não aceitaram.

Desesperado, Madeira espalhou que a greve havia acabado, na tentativa de evitar que seu candidato a presidente da república e ao governo do Estado, fossem vaiados.

Sabendo do clima que estava reinando na cidade, o candidato comunista Flávio Dino, propositalmente atrasou sua ida à Imperatriz e quase chega no final da recepção negativa. Ainda assim, não escapou das estrondosas vaias.

Veja abaixo o vídeo que registrou o momento na chegada ao aeroporto.


Leia mais sobre Eleições 2014 AQUI

Roseana entregou 60 ônibus escolares beneficiando 18,2 mil alunos

Foto/Handson Chagas
Em solenidade realizada no Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney entregou, nesta terça-feira (12), 60 ônibus escolares a 60 municípios, beneficiando 18,2 mil estudantes. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado; da secretária chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa, prefeitos, gestores de escola e estudantes.

No ato, o agradecimento, em nome de todos os gestores, foi feito pela prefeita Maura Jorge, de Lago da Pedra. Em maio, foram entregues 61 ônibus pequenos (capacidade para 25 estudantes) e 14 ônibus grandes (capacidade para 46 alunos).

- Somente com união teremos condições de avançar na educação, declarou a governadora Roseana. Ela informou que este é o segundo lote de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual), do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação.

- O Maranhão tem uma população representativa na zona rural sendo necessário apoio para o deslocamento das crianças que precisam estudar.

Durante a solenidade, Roseana Sarney anunciou que o Governo do Estado dispõe de R$ 14 milhões em emendas parlamentares para aquisição de mais ônibus escolares.

Vamos continuar investindo em logística, mas também devemos lançar, após as eleições, o edital de concurso público para nomeação de novos professores atendendo a uma demanda da rede estadual.

De acordo com a governadora Roseana Sarney, a educação maranhense avançou nos últimos anos e os investimentos realizados pelo governo estadual devem se refletir positivamente na área.

- Somos o primeiro estado a concluir o Plano de Educação, implantamos um Plano de Carreiras, melhoramos os salários dos professores, reformamos escolas e vamos continuar investindo para diminuir os déficits de professores.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) solicitou ao Governo Federal, ano passado, 200 ônibus, sendo que desse total, 136 já tiveram a entrega autorizada. Da AI/Estado