quinta-feira, 31 de julho de 2014

PT e PMDB organizam agenda “casada” de Dilma e Lobão Filho no Maranhão

Foto/Divulgação
O Estado - Dirigentes do PT e do PMDB, em reunião realizada ontem com lideranças de todos os partidos da coligação “Pra Frente, Maranhão”, definiram detalhes para a intensificação de uma campanha “casada” entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o candidato peemedebista ao Governo do Estado, senador Edison Lobão Filho (PMDB).

Segundo o presidente do PMDB, ex-senador Remi Ribeiro, o objetivo do encontro foi afinar o discurso dos dois principais partidos da chapa para o início efetivo da campanha e reforçar a imagem da presidente ao lado de Lobão Filho e do deputado federal Gastão Veira (PMDB), candidato a senador da coligação governista.

De acordo com a coordenadora-geral da campanha de Dilma Rousseff no Maranhão, Berenice Gomes (PT), todos os partidos da coligação deram sugestões para a atuação do comitê de Lula/Dilma/Lobão Filho.

OBSERVAÇÃO - Assim como o presidente do PMDB, a representante do PT entende que o estabelecimento de ações conjuntas entre o PT e o PMDB se encarregará de dirimir as dúvidas sobre com quem os petistas estão efetivamente coligados.

COMITÊ CLANDESTINO - Berenice Gomes anunciou, ainda, que medidas administrativas podem ser tomadas contra os militantes que se voltaram contra a aliança com os peemedebistas e formalizaram a criação de um comitê pró-Flávio Dino.

“TRATAMENTO DIFERENCIADO" - A coordenadora-geral da campanha de Dilma no Maranhão, Berenice Gomes, defendeu, ontem, em entrevista a O Estado, que o PMDB tenha “tratamento diferenciado” por parte da petista.

Segundo ela, o PMDB tem sido leal ao projeto de reeleição de Dilma e isso deve ser levado em consideração na hora da definição das agendas.

Post completo AQUI

Primeira dama de Imperatriz solta os cachorros em cima de blogueira

Vazou na internet um vídeo onde a esposa do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, a secretária de Saúde, Conceição Madeira, aparece discutindo com a blogueira Ana Kelly, mais conhecida como Kelly do Blog.

Durante um bate-papo num grupo de filiados do PSDB imperatrizense, no Whatssapp, surgiu comentários de que a gestão Madeira está cheia de “malfeitores”.

Um dos integrantes do grupo chegou a dizer: “gente que nunca levantou a bandeira estão de bem e nós que sempre estivemos com ele [prefeito Madeira] há mais de 10 anos não termos nada”.

Foi quando Kelly teria postado a foto [ao lado] do diretor administrativo do Socorrão de Imperatriz, Ricardo Matos, montado num cavalo com uma cerveja na mão e o comentário: “rico bem novinho”. Matos é filho do motorista particular de Madeira.

O simples compartilhamento da foto fez a senhora Madeira patrocinar um verdadeiro festival de humilhação, arrogância e prepotência,  para cima de Kelly do Blog.

A secretária de Saúde aos berros exigiu que a blogueira retirasse a informação, que nunca chegou se quer a ser publicada. São posturas com essas que estão cavando a sepultura política do prefeito Sebastião Madeira. E quem estiver aliado com o prefeito vai junto…

Abaixo você confere o áudio de Conceição Madeira fazendo exigências à blogueira. Matéria repostada pelo Blog Luís cardoso



Fonte: Rei dos Bastidores

Agência do Banco do Brasil de Coroatá tem porta quebrada devido superlotação

Foto: Prof. Bruno/Blog Coroatá Acontece
Tumultos na sala dos caixas eletrônicos marcados por desorganização, filas, superlotação, atendimento de péssima qualidade, terminais sem o devido funcionamento, falta de dinheiro, são apenas alguns problemas da agência do Banco do Brasil de Coroatá.

Nesta quinta-feira, 31/07, clientes da agência ficaram revoltados com a desorganização na unidade bancária, em pleno dia de pagamento dos funcionários públicos municipais.

Reclamações na agência do BB de Coroatá já são frequentes, principalmente em dias de pagamentos, dias em que a agência recebe um grande número de pessoas.

Alguns clientes já acionaram até o Ministério Público. Com informações do blog Coroatá Acontece

SES recebe equipamentos para realização de videoconferências

Foto/Divulgação
Da AI/SES - As Comissões Intergestores Bipartite (CIB) de todo o país receberam equipamentos de videoconferência para inclusão digital e apoio à organização de suas estruturas. Em sua primeira videoconferência, na quinta-feira (31), na Secretaria de Estado de Saúde (SES), os membros da CIB do Maranhão conversaram com o ministro da Saúde, Ademar Arthur Chioro, que assinou o termo de cessão do equipamento de áudio e vídeo.

O chefe da Regulação da SES, Egídio Ribeiro, disse que o equipamento é importante para o funcionamento adequado das CIBs.

Post completo AQUI

Maranhão registra redução de 50% nos casos de dengue em 2014


De acordo com último levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica Estadual, o Maranhão teve este ano uma redução de 50% no número de casos confirmados da dengue. Os dados analisados correspondem a um levantamento feito nos últimos sete meses, e comparados ao mesmo período de 2013.

Este ano foram registrados, entre janeiro e julho, 1.921 casos da doença, enquanto que no mesmo período em 2013 eram 3.842 casos confirmados de dengue.

O decréscimo nos números ocorre pelo terceiro ano consecutivo e o fato de que o Maranhão conseguiu isolar dois vírus (D1 e D4) de maior intensidade. O número de óbitos confirmados se manteve praticamente o mesmo: em 2013 foram 11 óbitos e agora em 2014, foram confirmados 10. Com informações da AI/SES

Leia mais sobre saúde AQUI

Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários do PV são deferidos

Diretório, desde a Convenção, confiança total
Da AI/TRE-MA - O Partido Verde foi liberado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para fazer parte das coligações “Pra frente Maranhão” (governador e senador - PMDB, PSL, PEN, PSDC, PRP, PTN, PMN, PSC, PHS, PRTB, PR, PRB, DEM, PSD, PV, PT, PTB, PT do B), “Pra frente Maranhão1”(deputado federal - PMDB, DEM, PTB, PV, PRP e PR) e “Pra frente Maranhão2”(deputado estadual - PMDB, DEM, PTB, PT do B, PSC, PRTB, PSD, PR e PV).

Os Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários do PV referente às eleições 2014 foram julgados na sessão desta quinta-feira, 31 de julho, após serem apresentados pelo relator, desembargador eleitoral Daniel Blume. Eles haviam sido impugnados pelo candidato a deputado federal Márcio Batalha Jardim pela coligação “Pra seguir em Frente com Muito Mais Mudança” (PT/PSD).

Márcio Jardim alegava que o Partido Verde não tinha formalizado coligação majoritária com nenhum partido, tampouco com os partidos da coligação que estava impugnando, argumentando que, uma vez que o PV não pode integrar a coligação majoritária, também não poderia integrar as proporcionais.

A defesa do PV aduzia a ilegitimidade ativa de Jardim para discussão de questões internas do partido, ressaltando que somente os membros do próprio partido teriam legitimidade para questionar irregularidades e deliberações ocorridas na agremiação.

Post completo AQUI

Mesário Voluntário: quem tem interesse em participar deve inscrever-se até 6 de agosto

Ilustração/TRE-MA
Da AI/TRE-MA - Acessando banner disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (www.tre-ma.jus.br), ligando para o número 0800 098 5000 (Disque Eleitor) ou indo a um cartório eleitoral, os eleitores a partir dos 18 anos, que têm interesse em participar das eleições 2014 como mesário voluntário, podem inscrever-se até 6 de agosto.

Aqueles que se tornam mesários voluntários têm como benefícios, por exemplo, o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias servidos à Justiça Eleitoral (que deve ser acertado com o empregador) e o de em concurso público que utilize a participação no dia das eleições como critério de desempate.

O serviço prestado pelo mesário voluntário não é remunerado. Ele recebe um auxílio-alimentação e não pode fazer propaganda de candidato através de camiseta ou qualquer outro meio durante a votação.

Daniel Arraes, coordenador do projeto no Maranhão, ressalta que as inscrições para atuar na função de mesário voluntário, efetuadas em anos anteriores, também continuam válidas.

Até esta quinta-feira (31 de julho), o Regional já tinha registrado mais de 12 mil inscrições. Post completo acesse AQUI

Maranhão representa 3,14% do eleitorado brasileiro

Imagem ilustrativa
Da AI/TRE - O Maranhão possui o 11º maior colégio eleitoral brasileiro, com 4 milhões 497 mil e 336 eleitores aptos a votar nas eleições 2014, representando 3,14% do eleitorado do país. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Pernambuco, Pará e Santa Catarina antecedem em número de eleitores o estado maranhense.

Dos 4.497.336 eleitores do Maranhão, 909.729 irão votar usando o sistema biométrico, em quinze cidades (Barra do Corda, Benedito Leite, Cajapió, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Nova Iorque, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Raposa, São Domingos do Azeitão, São João Batista, São José de Ribamar, São Luís, São Vicente de Férrer e Timbiras).

Em 9 dessas cidades, a biometria será usada pela primeira vez e o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão irá realizar votações biométricas simuladas durante o mês de agosto para testar o sistema e treinar eleitores. A Unidade de Educação Básica Roseno de Jesus Mendes (Avenida São José de Ribamar Oliveira, s/n – Vila Janaína) foi escolhida para sediar os trabalhos em São Luís, no dia 2 de agosto, das 8h às 12h.

Post completo AQUI

Prefeita Teresa Murad entrega motocicletas novas às secretarias

Foto: Ronny Sales/Secom-PMC
Por: FABIANO BEN-HUR/Secom-PMC - Na manhã de hoje no pátio da Prefeitura Municipal a Prefeita Teresa Murad fez a entrega de nove motos HONDA BROZ 150cc para as secretarias de Assistência Social, Saúde e Infraestrutura, as motos vão auxiliar no trabalho das secretarias que precisam de locomoção rápida a acessos difíceis.

As motos foram adquiridas com recursos próprios e os novos veículos vão facilitar o trabalho dos funcionários dessas secretarias como no exemplo da Secretaria de Saúde em que os agentes de endemias vão poder acessar lugares remotos da Zona Rural, lugares em que ir de carro seria uma missão mais difícil.

“Os nossos funcionários estão em atividade o tempo inteiro, eles fazem um trabalho intenso, então foi por isso que eu notei a necessidade de adquirirmos essas motos, pra que esse trabalho não parasse, e graças a Deus elas já chegaram, estão aqui e vão ser muito úteis no dia a dia das secretarias”, disse a prefeita.

Post completo AQUI

José Luís Teixeira Lago Neto pode concorrer ao cargo de governador

Da AI/TRE - Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão decidiram unanimemente na manhã desta quinta-feira, 31 de julho, deferir o registro de candidatura de José Luís Teixeira do Lago Neto e de Cristiana Jansen de Mello Fonseca, filiados ao Partido Pátria Livre, para concorrer aos cargos de governador e vice do Maranhão nas Eleições 2014, com o número 54.

Este foi o primeiro pedido de registro de candidatura com impugnação julgado pelo TRE-MA. “Não vejo prova de que José Luís não esteja filiado ao PPL. Pelo contrário, o que se percebe é que, de fato, há somente alguma pendência menor, pois a própria Justiça Eleitoral declara que o candidato encontra-se filiado, mesmo porque ninguém alheio aos quadros de um partido pode ser presidente estadual da agremiação”, destacou em seu voto o desembargador eleitoral Daniel Blume, relator do processo.

A candidatura de José Luís havia sido impugnada por Antônio Ferreira Martins, candidato ao cargo de deputado federal pela coligação “Por um Maranhão Mais Forte” (PEN/PMN/PHS/PSC/PT do B), sob alegação de que ele não possuía filiação partidária há mais de ano da data da eleição, não preenchendo a condição de elegibilidade.

O impugnado defendia-se argumentando que estava devidamente filiado ao PPL e que a situação constante nos sistemas da Justiça Eleitoral não o exclui do quadro de filiados, apresentando documentos que comprovavam a sua filiação ao partido deste novembro de 2011.

Em seu parecer, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela procedência da impugnação.

Leia mais sobre eleições 2014 AQUI

RESGATE DE OURO: o testemunho que sustenta o peso do programa Saúde É Vida

Reprodução/TV Cidade
Foi durante a realização do I Curso de Ventilação Mecânica de A a Z, em Coroatá, promovido pela Regional de Saúde, com patrocínio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para profissionais da área da saúde.

O secretário de Saúde deputado Ricardo Murad (PMDB), visionário, em junho de 2013, possibilitou que o Município, no Leste maranhense, estando inserido como carro-chefe no audacioso programa de medicina do MA, capacitasse profissionais que atuam na terapia intensiva adulto, neonatal e pediátrica.

No evento, o Dr. Esperidião Elias Aquim (Curitiba PR), presidente da Faculdade INSPIRAR de Curitiba, reconheceu a atitude do Governo. Lembrou que o País enfrenta dificuldades na expansão da oferta de leitos, com estruturas adequadas e profissionais capacitados. Aquim, um dos expoentes brasileiros na área da Fisioterapia, valorizou a medicina coroataense.

Trabalho coordenado pelos fisioterapeutas coroataenses Rejane Reis, Alexsandra Belarmino e Francisco Brandão. Veja na reportagem de Carlos Filho.

PARTE I


PARTE II


Leia mais sobre saúde AQUI

Exposição impressa: Arte de pintor coroataense vira página de livro

     Post liberado para republicação
Quadro de Francysco Gomes, pintor coroataense
Por CARLOS FILHO/Coroatá-MA - O humilde pintor coroataense Francysco das Chagas Gomes depois que ganhou projeção com o seu trabalho mudou de ambiente cultural. Sob a efervescência da produção brasiliense vende agora para o mundo a sua arte.

Dizendo-se feliz da vida, Francysco está em cartaz na página 18 do Anuário Arte Atual [edição especial 2013/2014], publicação idealizada pelo artista plástico Marcos Buarque de Gusmão, de Salvador – Bahia.

Aos amantes da arte, Marcos Buarque apresenta seleção de belas imagens de artistas brasileiros e outros do exterior. O Anuário (exposição impressa) propõe-se a apresentar a arte nas mais variadas técnicas e formas de expressão.

Marcos Buarque diz que o trabalho “...é uma viagem utópica e ao mesmo tempo realista da arte atual que se faz em nosso País e também no mundo, com muita motivação e elaboração, desde um simples e apurado traço de um desenho a um complexo e maduro abstrato. Formas essas que nos enaltece e nos faz acreditar cada vez mais em nossos... e porque não dizer, grandiosos artistas visuais, sempre nos contemplando com uma visão ampliada, conceitual e contemporânea”.

Anuário Arte Atual [edição especial 2013/2014]
______________________________________________
Biografia de Francysco Gomes

Francisco das Chagas Borges Gomes nasceu em Coroatá, Maranhão, em 1986. Desde muito pequeno já gostava de desenhar personagens infantis como o Pica-pau, Tartarugas Ninjas e outros. Com nove anos de idade entrou na escola onde ganhou rapidamente incentivo dos professores. Um deles, vendo seu alto dom para a arte, mostrou-lhe fotografias com obras de Michelangelo e Leonardo Da Vinci. “Aí foi que virou paixão de vez”, diz Francisco.
Os professores lhe davam materiais como lápis de cor e tinta guache para que fosse aprimorando suas técnicas.
Sua família bastante humilde e analfabeta, sem escolaridade, não acreditava que havia um artista entre eles, via-o incapaz de ter a pintura como uma profissão, por isso não lhe comprava nada. Mas vendo que o garoto persistia nas pinturas, a irmã do Francisco, em 2003, quando o mesmo possuía 17 anos, presenteou-lhe com as primeiras tintas a óleo e um livro de arte.
Autodidata, Francisco, que assina Francysco Gomes, busca pintar de forma perfeccionista o que vê. Gosta muito da natureza, de criar e brincar com as cores. “Acho que herdei de Deus este desejo”, brinca Francisco. O rapaz hoje com 27 anos já participou de várias exposições em colégios, Casa da Cultura em Coroatá, nos municípios de Codó e Bacabal, em praças ao ar livre, e na Câmara de Vereadores de São Luís do Maranhão.
Possui telas em vários estados brasileiros, inclusive no exterior: na Alemanha e Itália. Dez das suas telas foram compradas por um colecionador alemão que o bispo D. Reinaldo Pünder o intermediou. Atualmente o pintor mora em Brasília e vende seus quadros também pelo Facebook.
Leia mais sobre Coroatá AQUI

Sampaio Corrêa lidera a média de público da Série B com 13.286 torcedores

Foto/Imirante.com
Os dados sobre a torcida do Sampaio Corrêa são destacados na página do clube no Facebook. A "Pluri Consultoria" realizou um estudo que reafirma, de forma mais "profissional", o sucesso da torcida tricolor nas arquibancadas.

Tendo como base a média de público de 2013 (19.664 torcedores), o Sampaio Corrêa, como é de conhecimento de todos, fechou a temporada na 7ª colocação em média de público. A Bolívia Querida perdeu apenas para o Cruzeiro, com a melhor média nacional, Santa Cruz, Corinthians, Flamengo, São Paulo e Grêmio.

A novidade fica por conta do ranking mundial, onde o Sampaio ocupa o 149º lugar. O líder mundial é o Borussia Dortmund, com média de 80.297 torcedores, seguido pelo Manchester United, com média de 75.207 torcedores e o Barcelona completa os três primeiros do ranking, com média de 72.116 torcedores.

No ano de 2014, o Sampaio Corrêa lidera a média de público da Série B com 13.286 torcedores por partida (sem contar o jogo contra o Vila Nova). O segundo colocado é o Santa Cruz, com 11.698 torcedores por partida. Em terceiro, vem o Ceará com 9.142 torcedores por partida. No ranking nacional, o Sampaio Corrêa é atualmente o 9º colocado. Com informações do Sampaio/Facebook

Imagem do dia: Roseana pelo povo...

O blogueiro Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias cobriu, nesta quarta-feira (30), a visita administrativa da governadora Roseana Sarney ao município de Matões do Norte, terra liderada pela comunista Suely Pereira, prefeita (PSB), mãe do deputado Rubens Jr.. Abdenaldo postou o fato surpreendido - Inacreditável: Roseana assina ordem de serviço em Matões. A prefeita recebe a governadora em clima amigável, esquecendo as diferenças político-partidárias em prol do povo. Todos visitaram um trecho de 10km da Ma-034, que liga o município de Matões ao povoado Baú, que está recebendo asfalto. Segundo Roseana, até o final do ano a estrada de 71km estará concluída. (Fotografia blog do Ludwig Almeida)

quarta-feira, 30 de julho de 2014

EMBRATUR faz defesa canhestra de investigações feitas pelo TCU

Do blog LUÍS CARDOSO - O candidato do PCdoB autorizou e o seu ex-chefe de gabinete na EMBRATUR, agora presidente da empresa, emitiu nota de esclarecimento sobre as investigações feitas pelo TCU sobre alguns contratos.

Segundo a nota da EMBRATUR, está tudo bem, e nada consta sobre as contas dela. Até mesmo o contrato n°12/2009, com a CPM Braxis, renovado em 2012, estaria correto.

O erro da nota, certamente erro de conveniência política, está em que as contas da EMBRATUR, relativas ao período em que o senhor Flavio Dino ocupou a sua presidência, estão sendo minuciosamente investigadas pelo TCU depois de a CGU ter levantado diligências sobre várias irregularidades, conforme relatório.

Ao afirmar o contrário e apresentar tanta certeza, o presidente da EMBRATUR assume a responsabilidade de ter de provar o que os auditores da CGU apontam como irregular e o TCU investiga.

É salutar a EMBRATUR anunciar que a Procuradoria Federal do Instituto “está apurando as ocorrências para tomar as providências cabíveis”, pois foi justamente essa Procuradoria quem primeiro alertou a empresa de turismo para indícios de irregularidades em pelo menos um contrato.

O PMDB vai também à Justiça para exigir esclarecimentos sobre o porque de a empresa ter vindo, em nota oficial, defender um processo flagrantemente lesivo ao interesse público e à própria EMBRATUR e sob investigação do TCU.

O PMDB também vai incluir, em ação judicial, a atual diretoria da EMBRATUR como conivente com as irregularidades já apontadas por auditores da CGU e que venham a ser apuradas nas investigações que estão sendo feitas pelo TCU a pedido do senado federal.

Afinal, o que se faz com os recursos públicos, assim como as posições tomadas por empresas publicas, é de competência da fiscalização dos partidos tanto quanto dos órgãos de controle como a CGU e o TCU.

IMAGEM DO DIA: Sarney firme e forte

Foi ontem na inauguração do comitê central de campanha do deputado estadual Edilázio Júnior (PV), em São Luís. O evento contou com a presença do senador e ex-presidente da República, José Sarney (PMDB); do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB); do senador e candidato ao Governo, Lobão Filho (PMDB), além de lideranças de todas as regiões do Estado.

Atenção primária é o tema central de Congresso Maranhense de Medicina

"A primeira atenção é a Atenção Primária". Esse é o tema central do III Congresso Maranhense de Medicina, atendendo a solicitações feitas por gestores municipais. O Congresso reunirá profissionais e estudantes da área da saúde, dias 7 e 8 de agosto, em São Luís. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.congressomaranhensedemedicina.com.

Os dois primeiros congressos, como explicou o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, que preside o evento, tiveram enfoque nas especialidades médicas, já que a Secretaria de Estado da Saúde, pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde, cuida da média complexidade em sua rede hospitalar.

Como o evento deste ano é direcionado aos profissionais da atenção primária, a primeira fase as inscrições foram feitas diretamente com os gestores das regionais de saúde, até sexta-feira passada (25).

Na segunda fase, a partir desta terça-feira, as inscrições estão abertas para profissionais e estudantes da área de saúde, de acordo com o número de vagas restantes.

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE AQUI

Pagamento dos servidores públicos sairá amanhã

Por: FABIANO BEN-HUR/Secom-PMC - A Prefeitura de Coroatá informa a todos os servidores públicos municipais e a todos os aposentados e pensionistas do Município que estará realizando o pagamento dos vencimentos referentes ao mês de julho. O dinheiro estará disponível para saque nas respectivas contas amanhã dia 31/07/2014.

É importante lembrar que os pagamentos estarão sendo feitos em dois bancos: Banco do Brasil e Bradesco. Sendo no Bradesco o pagamento dos servidores da secretaria de educação e no Banco do Brasil o pagamento das demais secretarias.

A Prefeitura de Coroatá paga em dia, facilitando e dando melhor comodidade aos seus servidores.

Um balaio de confusão... E mais uma vez se utilizam da grife Sarney


Por CARLOS FILHO/COROATÁ - Sem a contaminação impositiva do “vírus” da paixonite política a qualquer que seja a “facção”; mas, atenha-se à observação lúcida sobre o cenário eleitoral do Maranhão. Veja que as coisas estão tomando rumos inimagináveis e mal começou o período de campanha. Observe a mobilização dos comunistas que decidiram criar a campanha “Ajude o Maranhão a derrotar o Sarney”.

PRIMEIRO – Que confusão! A campanha de Flávio Dino (FD) é presidencial ou estadual? Nesse ponto controvertido, nos parece que o candidato esboça tamanha empáfia em almejar todo o território nacional, como se, e não só, os presidenciáveis fossem seus delegados. A nossa tese ganha robustez visto que FD resolveu assumir despudoradamente fazer de sua campanha a materialização do adágio popular A casa da mãe Joana.

Explico. Equivocadamente, FD aceita que metam a mão na cumbuca do PCdoB e cia. É o que fazem Eduardo Campos, Aécio Neves e Dilma [em sonho comunista profundo]. E diga-se de passagem: metem a mão para, em troca, arrancar-lhe votos e, óbvio, estando aí inaugurado um jogo de alto risco e a matemática pura, o financiamento político.

Uma coisa é certa: FD sonha alto. Mas, Rui Falcão, presidente nacional do PT, prega o contrário; em suma, diz que a Dilma está desde sempre com o candidato Lobão Filho (PMDB). Sentenciou:  - No Maranhão, nós somos PMDB desde criancinha. Deu na coluna do Lauro Jardim, de Veja.

SEGUNDO – E existem erros na suposta campanha? É comercial ou política? Mais uma vez se utilizaram da grife Sarney. Estrategicamente, Sarney sai vencendo de novo. A família Sarney não está em campanha. A oposição expõe-se. Mostra que não tem parâmetro ideológico ou não sabe mostrar isso. Não tem plataforma autêntica. Os comunistas e cia só sabem combater o Sarney. Esqueceram o Lobão Filho e cia.

A “família” do IDH também, mais uma vez, serviu de álibi. Deveria correr junto com uma campanha eleitoral, não com a campanha comercial. Assim o ato do IDH limitou-se a um simples debate de um dia só. Na verdade, aposta-se, a “campanha” tem simplesmente objetivo arrecadatório.

No mínimo, houve erro de marketing no enunciado da referida campanha.

À luz da isenção, pergunta-se: Sob a égide da História o que os comunistas maranhenses e parceiros fizeram até hoje contra o baixo IDH? Concretamente, os governos de Jackson Lago, José Reinaldo (preso pela Polícia Federal) e outros, como o Holanda Jr. (de São Luís), não foram exemplo. Ao que parece foi exemplo do caos, do fracasso político, do fracasso administrativo que levaram o Maranhão para o fundo do poço.

TERCEIRO – Paira no ar a desconfiança sobre a “campanha”, a de arrecadação de dinheiro. Motivos óbvios, claro! Muito cuidado com o valor. Há um limite nos gastos de campanha. Mas, pelas sondagens técnicas, sabe-se que o político anda mal das pernas. A maioria do povo não confia no político... A arrecadação deverá ser pífia. A menos que o dinheiro apareça de outras fontes....

QUARTO – Lobão Filho sai ganhando na estória dos comunistas e cia. FD declaradamente esnoba o adversário, demonstrando tamanha arrogância, subestima. É o clima do “já ganhou” à toda prova! Em tática de guerra, o FD atesta que não entende de nada de humildade. Imaginem se FD estivesse com a máquina toda na mão?

QUINTO – Confuso, não? Pacto? É pacto com os simpatizantes ou com o Maranhão? IDH é só pretexto!

Concluindo, a “nova página” na política brasileira, com a superação de um dito arcaico e ultrapassado ciclo, ainda se dará através do modelo deformado do Holandinha e cia.?

Taí. Aposto que o objetivo é mesmo confundir a cabeça dos maranhenses. É ato, é IDH, é Sarney, é FD, é dinheiro, é campanha, é artimanha....  É ARTIMANHA PURA!!! FD está certo – Deve-se mudar a política!

Edição atualizada por revisão às 16h50min. e nova revisão [grifada logo acima em vermelho] às 20h06min.

LEIA MAIS SOBRE ELEIÇÕES 2014 AQUI

Como assim doações???

Da Coluna Estado Maior/OEstado - O jornal Folha de S. Paulo publicou ontem nota informando que o candidato comunista Flávio Dino vai lançar um site para pedir dinheiro para “ajudar a derrotar Sarney no Maranhão”. O projeto deixa no ar a forte suspeita de que Dino e sua turma armam um golpe para forrar seus bolsos com doações de não maranhenses - a nota fala de “recolher doações de outros estados”.

A iniciativa ganha jeitão de artimanha de pivete, porque não faz sentido pedir “ajuda” para “derrotar” Sarney se Sarney não é candidato a nada.

Tudo leva a crer que Flávio Dino tenta usar o nome do senador José Sarney para justificar algumas doações de origem suspeita.

A mais notória, no valor de R$ 500 mil em espécie, Dino recebeu em 2010, a uma semana da eleição, da destilaria mineira Alcana, empresa quase falida pertencente ao grupo Infinity-BioEnergy, acusado de explorar trabalho escravo, inclusive de maranhenses. Dino até hoje não explicou porque recebeu meio milhão de reais em dinheiro vivo de uma empresa quase falida e com um perfil tão sujo.

Audiência pública põe em discussão ações de assistência técnica rural no Maranhão

Foto/Divulgação – Audiência pública contou
com a presença de conselheiros, técnicos
e representantes de empresas de Ater
Da AI - O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus) participou, nesta terça-feira (29), de uma audiência pública com o objetivo de discutir sobre a contratação de entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), para a prestação de serviços a 3 mil famílias de agricultores beneficiárias do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), em 45 municípios maranhenses. Serão investidos recursos da ordem de R$ 10,8 milhões em projetos de assistência técnica rural no Estado.

Segundo o secretário executivo do Cedrus, Paulo Roberto Moreira Lopes, a audiência abordou a integração das políticas públicas necessárias para o desenvolvimento da agricultura familiar em áreas de assentamento do PNCF.

A Ater consiste em visitas de profissionais multidisciplinares, como agrônomos, pedagogos, assistentes sociais e veterinários, a polos agrícolas, com a finalidade de elaborar um diagnóstico social detalhado de cada grupo familiar, identificando suas principais necessidades.

Após o diagnóstico, o técnico definirá como serão aplicados os créditos do Subprograma de Investimentos Comunitários (SIC), sobre hortifruticultura, criação de animais, construção de açudes, entre outros.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Seduc inicia mobilização para alfabetizar 100 mil maranhenses

Foto: Lauro Vasconcelos - Secretário Danilo Furtado 
Da AI - Com a meta de alfabetizar 109.205 de jovens (a partir de 15 anos) adultos e idosos, em 171 municípios maranhenses, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em ação conjunta com o Governo Federal, realizou, nesta terça-feira (29), o lançamento do ciclo 2013 (execução 2014 a 2015) do Programa Brasil Alfabetizado.

O PBA é um programa do Governo Federal em parceria com Estados, Municípios e Distrito Federal, que visa contribuir para uma política pública de educação de jovens, adultos e idosos, centrada na concepção de alfabetização como porta de entrada para a escolarização.      

No último ciclo do programa, com execução no período de outubro 2013 a agosto 2014, foram alfabetizadas 75.357, em 6.039 turmas  localizadas em 148 municípios maranhenses.

Para este novo ciclo (execução 2014 a 2015), a Seduc está convocando entidades parceiras, prefeituras, unidades regionais e secretarias municipais de educação para atingir a meta de alfabetizar 109.205 pessoas não-alfabetizadas, em 171 municípios, sob a coordenação de 1.693 alfabetizadores/ coordenadores e 8.467 alfabetizadores.

O período de inscrição acontecerá nos meses de agosto e setembro e as inscrições poderão ser feitas na Seduc, unidades regionais de educação e secretarias municipais.

Lobão Filho desde sempre

Rui Falcão, presidente nacional do PT (Foto: Veja)
Há dias, a presença da presidente Dilma Rousseff no palanque do PMDB no Maranhão para a eleição deste ano vem sendo especulada. O candidato peemedebista, Lobão Filho que tem o PT na aliança partidária conta com a amizade da presidenciável para trazê-la ao Estado.

Em recente reunião com seus assessores, a presidente foi aconselhada a cumprir seus compromissos partidários apenas nos finais de semana, de modo que seu tempo disponível para subir aos palanques aliados será reduzido; por isso, ela não poderá visitar todos os estados e dividirá a responsabilidade com o ex-presidente Lula.

Na ocasião, uma militante do Maranhão expôs aos caciques da campanha a dificuldade de sustentar o discurso do “novo” com o PT engrossando o palanque do PMDB no Estado, que tem Lobão Filho na cabeça da chapa, com apoio do grupo Sarney.

Rui Falcão, presidente nacional do PT, ouviu e imediatamente sentenciou: - No Maranhão, nós somos PMDB desde criancinha. Deu na coluna do Lauro Jardim, de Veja

LEIA MAIS SOBRE ELEIÇÕES 2014 AQUI

Governadora leva pavimentação asfáltica para o município de Matões

Foto: Wagner Medeiros/osegundo.com
Da AI - A governadora Roseana Sarney irá amanhã, 30, a Matões, onde vistoria obras de asfaltamento da MA-034, que ligando o município ao entroncamento da BR-226, no povoado Baú, pertencente a Caxias.

Ao todo, o investimento é da ordem de R$ 30 milhões, contemplando 71,5 km. A obra faz parte do programa do Governo do Estado cuja meta é ligar todas as sedes municipais por rodovias asfaltadas. Vale destacar que a obra possui duas frentes de trabalho.

Também assina ordem de serviço que contempla a pavimentação da avenida principal de Matões, totalizando 1 km de extensão. O governo também executa serviços de asfaltamento de 4 km de vias urbanas nos bairros Alto da Siriema e Lagoa. A obra beneficia 29.969 moradores.

Roseana inaugura, autoriza e vistoria obras na Região dos Cocais

Parque ambiental, que vai compor o cenário do Parque Empresarial de Timon
Da AI - A governadora Roseana Sarney viaja aos municípios de Timon e Matões, na Região dos Cocais, nesta quarta-feira (30). Acompanhada de comitiva, ela inaugura, autoriza e vistoria obras, em áreas prioritárias como saúde, infraestrutura e desenvolvimento industrial. O Governo realizando mais de 1.300 obras em todo o MA.

Em Timon, pela manhã, Roseana e o secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, assinam ordem de serviço para a construção do Parque Empresarial de Timon, no canteiro de obras, na BR-316, próximo ao posto Estrela - sentido Timon-Caxias.

ESTRUTURA - A obra vai gerar 300 empregos diretos, com previsão de alcançar 3.400 quando as empresas estiverem em operação, sendo que estas poderão induzir cerca de 17.000 empregos na Região.

O Parque Empresarial de Timon tem um milhão de metros quadrados, distribuídos em espaço urbanizado com pavimentação, energia, água, drenagem, além de centro administrativo, estacionamento, pátio de carreta, entre outras estruturas. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Timon.

MAIS PARQUES - Para 2014, está prevista a construção dos parques empresariais de Caxias e de Timon, Imperatriz e Pinheiro.

Já numa segunda etapa, será a vez das cidades de Rosário, São José de Ribamar, Codó, Chapadinha, Capinzal do Norte, Presidente Dutra, Santa Inês, COROATÁ, Estreito e Alcântara. Estes se encontram em fase de estudos. O investimento é de mais de R$ 40 milhões, dentro do Programa Viva Maranhão.

OUTRAS OBRAS - Roseana e o secretário de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, autorizam a pavimentação de mais 21 ruas de Timon. A ação contempla os 217 municípios do Estado, já tendo asfaltado 1.100 km de ruas e avenidas.

A governadora vistoria obras de reforma do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, iniciadas mês passado. Após a conclusão da obra, a unidade terá oferta de serviços de urgência e emergência em cirurgia trauma ortopédica e neurocirurgia, UTI Geral, laboratório de análises clínicas, raio X, ultrassonografia e tomografia.

Começam os trabalhos de adaptação do depósito de lixo em Coroatá

Foto:Ronny Sales/Secom-PMC
Por: FABIANO BEN-HUR/Secom-PMC - Com a finalidade de gerar condições adequadas de funcionamento e com foco nas questões sanitárias e ambientais da área que atualmente é utilizada para lançamento de resíduos sólidos urbanos em Coroatá, a prefeitura municipal através da secretaria de infraestrutura deu início aos trabalhos no deposito de lixo da cidade.

O projeto visa a proteção da área de lançamento de resíduos, a recuperação da estrada vicinal de acesso e implantação de guarita. A área será  toda cercada com cerca de arame farpado (6 fios) e mourões a cada 2,50m impedindo assim a entrada de animais domésticos e pessoas não habilitadas evitando algum tipo de contaminação.

A guarita será construída garantindo assim a vigilância do local, evitando o trânsito de pessoas não autorizadas principalmente em horários impróprios.

A obra já começou com a recuperação do acesso até o local, maquinas já trabalham em um trecho de 980 metros da estrada vicinal que leva ao deposito de lixo, no momento está sendo feita a aplicação e compactação da piçarra.

Agora pela manhã [hoje] o secretário de infraestrutura Feliciano Marques (foto ao lado) esteve no local vistoriando o andamento da obra, a ordem da Prefeita Teresa Murad é de que o trabalho termine o mais rápido possível, para que a prefeitura atenda as exigências dos órgãos reguladores.

LEIA MAIS SOBRE COROATÁ AQUI

Conselheiros estaduais de saúde recebem capacitação


Da AI - Conselheiros estaduais de saúde participaram nesta terça-feira (29), em São Luis, da I Oficina de Capacitação promovida pela secretaria executiva do conselho. Os 40 conselheiros (titulares e suplentes) foram empossados no início deste mês para o biênio 2014-2016 e são representantes de entidades de profissionais da saúde, prestadores de serviço, governo e usuários do Sistema Único de Saúde.

"O papel dos conselheiros, entre outras coisas, é acompanhar as verbas que chegam pelo SUS e os repasses de programas federais, participar da elaboração das metas para a saúde e controlar a execução das ações na saúde", explicou o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, que ministrou a aula sobre a prática dos conselheiros de saúde.

Todos os membros do conselho receberam cartilhas que explicam sobre a responsabilidade do controle social democrático do SUS.

Post completo AQUI

Preocupado, comunista recorre à CGU para ver se não é ficha suja

Sem querer esboçar ar de insegurança, o candidato a governador Flávio Dino (FD) divulgou que recebeu da Controladoria-Geral da União (CGU) certidão comprovando que é ficha limpa. Sem a devida comprovação de autenticidade oficial, fez questão de dizer que "...não há qualquer investigação ou parecer contrário à gestão de [FD] quando presidente da Embratur".

Na verdade, a CGU destacou que, até no momento, “NÃO CONSTA processo aberto...". Também mencionou que ainda "... não existe parecer técnico pela irregularidade das contas do senhor Flávio Dino”.

Contudo, o documento da CGU tem validade de apenas 180 dias.

Mesmo assim o documento vem desmentir, segundo FD, rumores espalhados por adversários que sua gestão à frente da Embratur teria sido repreendida pela CGU. O candidato a governador comandou a Embratur entre junho de 2011 e março de 2014.

Leia mais sobre eleições 2014 AQUI

Prefeitos mobilizam-se para levar campanha de Lobão Filho às ruas

Foto: Gilson Teixeira
Da AI - Prefeitos de 16 municípios estiveram em São Luís, na tarde de ontem (29), para encontro com o senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado.  A reunião aconteceu no comitê da coligação “Pra Frente, Maranhão”, onde eles ratificaram apoio e alinharam ritmo de campanha.

O prefeito de Senador Alexandre Costa, José Carneirinho (PMDB) destacou o engajamento do município no pleito. O prefeito João Aldo Ribeiro (PRB), de São João do Paraíso, também esteve no comitê e enumerou os trabalhos realizados no município para alavancar a campanha.

Foto: Gilson Teixeira
Além de prefeitos, também compareceram ao comitê, dirigentes de partidos, deputados, vereadores, ex-prefeitos e lideranças em geral. O presidente do diretório estadual do PHS, deputado Carlinhos Florêncio, esteve lá para definição de cronograma de trabalho e justificou o apoio ao candidato.

Já o deputado Eduardo Braide (PMN), sublinhou: “Ele não faz política por fazer. Tem propostas concretas, com finalidades efetivas. Sem dúvidas, é a melhor opção para o nosso estado”.

O candidato peemedebista vem recebendo apoio maciço dos prefeitos maranhenses desde o período de pré-campanha. Até agora, são 196 líderes municipais engajados, além dos 18 partidos coligados em torno da candidatura de Lobão Filho.

Matéria completa AQUI

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Revista Época desmascara Flávio Dino e diz que ele é “novo somente no nome”

Reprodução/Revista Época
by CamarãoSecoA revista Época desta semana chegou às bancas com uma reportagem mostrando aquilo que o eleitorado maranhense já sabe: a novidade em torno da candidatura de Flávio Dino não existe. Com o título “Os postulantes ao trono de Sarney”, a matéria destaca: ”Com a aposentadoria do ex-presidente aos 84 anos, candidatos a suceder seu clã no Maranhão e no Amapá se apresentam como a nova política – mas agem à moda antiga”.

No Maranhão, o destaque é dado ao comunista, apoiado “por ex-governadores que estiveram com Sarney”. O ex-governador José Reinaldo Tavares, preso em uma operação da Polícia Federal, em 2007, é apontado como um dos principais articuladores da campanha de Dino. São citados ainda o ex-governador e ex-prefeito João Castelo e o vice-prefeito e filho do ex-governador Luiz Rocha, Roberto Rocha.

Flávio Dino já foi chamado de “a personificação do paradoxo” pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, por avocar para si o apoio, simultâneo e incoerente, de Aécio Neves, do PSDB, de Eduardo Campos, do PSB e da presidente Dilma Rousseff, do PT. A Época chamou a postura contraditória do candidato de arroz de cuxá: “O arroz de cuxá mostra que Dino, como tantos outros, é o novo somente no nome”

Reprodução/Revista Época
O jornalista Marcelo Rocha veio ao Maranhão e acompanhou a convenção que homologou o nome de Flávio Dino, no dia 29 de junho. Bastaram alguns momentos para que o repórter constatasse que o comunista não tem nada de “novo” como política. Não sem algumas doses de ironia, descrevendo: “de um jeitão meio desengonçado, em virtude do cansaço e do corpanzil…”.

Pelo andar da carruagem, o fôlego do ex-presidente da Embratur começa a faltar também na corrida eleitoral.

LEIA MAIS SOBRE ELEIÇÕES 2014

Secretaria de Agricultura paga subvenção a Quebradeiras de Coco Babaçu

Foto: Ronny Sales/Secom-PMC
Por: FABIANO BEN-HUR/Secom-PMC - Quebradeiras de coco de várias regiões da Zona Rural de Coroatá estiveram na última semana na Secretaria de Agricultura do Município para receberem benefícios relacionados a atividade extrativista.

Em parceria com o Ministério da Agricultura e a AGERP, a Secretaria de Agricultura de Coroatá implantou o programa de politicas públicas para trazer benefícios a essas mulheres que vivem exclusivamente da quebra do coco babaçu.

O programa consiste em uma subvenção de R$ 0,80 para cada quilo de coco vendido no comércio comum, além do que é pago pelo comprador. Funciona assim: a quebradeira vai até o comercio e no ato da venda recebe uma nota expedida pelo comerciante informando quantos quilos foram vendidos, com a nota em mãos a quebradeira de coco pode se dirigir a secretaria de agricultura do município onde as informações serão repassadas a CONAB que por sua vez fará o repasse do dinheiro para a conta dessas quebradeiras.

Ao todo já estão inscritas no programa sessenta quebradeiras de coco e os recursos começaram a ser liberados agora.

Estavam na entrega oficial dos recursos quebradeiras dos povoados: Nogueira, Santa Cruz, Flor do Dia, Conceição, Santo Antônio dos Timóteo e Guaribas.

Dona Maria da Luz do povoado Flor do Dia disse que a ajuda vai servir muito na sua renda familiar e que a subvenção vai estimular muito no trabalho que já é um serviço difícil. Dona Maria recebeu R$ 801,00 de subvenção.

LEIA: COROATÁ MAIOR

domingo, 27 de julho de 2014

O imbróglio da APAE. Deixe-me ver se entendi...

Por CARLOS FILHO - Primeiro, a nova gestão da APAE obscuramente agora escamoteia a significante estrutura oferecida pelo Município; Segundo, descobriu-se que havia uma escola fantasma na APAE montada desde 2004 [Que história cabeluda]; depois se soube que, por motivos escusos, era informada ao Governo Federal uma quantidade de alunos estratosférica para arrecadação de repasse superestimado; e mais, sem se dar por satisfeita, a diretoria da APAE criou o factoide da verba de R$ 11 mil não repassada à instituição; de repente, apareceu um tal de Jerônimo Ferreira Cavalcante Filho [vereador do PP em Caxias, aliado da oposição e tido como presidente das Federações das APAE no Maranhão]; e, por fim [ufa], maliciosamente, inventaram outro factoide de que a Prefeitura havia rejeitado deliberadamente um programa federal de acolhimento de pessoas incapazes e sem lar.

Pronto! Eis o plano de uma herança maldita capaz de destruir qualquer Prefeito. Eis aí todo o arcabouço arquitetado por membros da atual direção da APAE [reeleita], gente que integrava a antiga Gestão, gente que realça a política partidária em detrimento da causa social, gente inclusive com laços umbilicais à oposição municipal.

Esta assertiva, consubstanciada com os esclarecimentos e a fé do Poder Público, divulgados em reportagem do blogueiro Idalgo Lacerda [veja AQUI], procede, corresponde à verdade dos fatos.

Em síntese, a Prefeitura prestou contas com a população. Informando o que segue no quadro abaixo:


Para garantir a isenção defendida, a Prefeitura de Coroatá, acena com o repasse da administração dos recursos reivindicados pela administração da APAE.

A postura do Município, assim, deixou o blog do Idalgo bem à vontade para disparar: “...De certa forma esse factoide que foi criado não passa de uma manobra alvissareira que visa barganhar interesses escusos e financeiros contrariados em relação à contratação forçada de pessoas a todo custo”.

A denúncia do blogueiro vai mais além. Afirma que ainda existem pessoas, que faziam parte da gestão passada, e de má índole, que usavam indevidamente as estruturas prediais da APAE para galgar objetivos pessoais. “... Hoje, vivem contrariadas após serem defenestradas, não fazendo mais parte do quadro da Prefeitura, passaram a manipular, caluniar e a cooptar professores, pais, alunos e responsáveis que precisam dos relevantes serviços prestados pela APAE”.

Idalgo apurou que a Prefeitura já chegou a disponibilizar até 17 servidores municipais para a APAE. Disse que três foram transferidos, por força da diretoria da APAE, devido a problemas de má gestão; ou seja, de desentendimentos entre a atual diretora da APAE e os funcionários. Foi observado que aqueles funcionários sempre viviam assustados com desmandos da direção.

Pesa sobre a direção da APAE a acusação de uso da instituição como palanque eleitoral.

SAIBA MAIS SOBRE COROATÁ AQUI

Prefeitura apoia show I Iluminar da Irmã Teresa em Coroatá

Da AI/Secom-PMC - Vem aí, no próximo dia 02, com patrocínio decisivo da Prefeitura de Coroatá, o I Iluminar, show da Irmã Teresa, referência da música católica no País.

A ação do Município, segundo a prefeita Teresa Murad (PMDB), contribui para a valorização das iniciativas religiosas e culturais do povo coroataense.

O evento festivo promovido pela Igreja Católica reserva grande expectativa, considerando o padrão do musical que exige investimento considerável para a sua realização.

Para o show, o palco será a quadra do Dom Bosco, Centro. Terá participação especial do Pe. Lucas e Banda. O show está marcado para às 19 horas.

SAIBA MAIS SOBRE COROATÁ AQUI

Dino levanta o braço do "maragatuno" e proclama: "esse político que todos temos grande respeito".


Quando se fala em moralidade pública, o candidato Flavio Dino já escolheu o lado para se unir. Esse lado tem nome e folha corrida junto ao Ministério Público. Chama-se Weverton Rocha, acusado em seis ações do Ministério Público estadual e em uma do Ministério Público federal.

Essa folha corrida que assusta o Maranhão, pois envolve desvio de recursos públicos, porém, parece absolutamente normal para Flavio Dino. Tanto que, neste sábado, ele abandonou sua comitiva, e até o seu candidato a vice-governador, tomou um helicóptero e voou para o ato de lançamento da candidatura de Weverton Rocha, em São Luis. [Que helicóptero foi esse? Engraçado, os comunistas vivem reclamando do uso de aeronave por parte dos governistas]

Para não deixar dúvida de que Weverton Rocha, apontado como homem forte de sua campanha, tem o seu apoio incondicional, Flavio Dino levantou o braço do acusado pelos promotores, e declarou em alto e bom som: “Essa vitória não seria possível sem o apoio de Weverton Rocha, esse político que todos temos grande respeito pela sua combatividade e pelo trabalho em prol do Maranhão”.

Leia na matéria completa as acusações contra WR. Saiba quem trata o WR de “black bloc” e quem o chama de “maragatuno”.

MATÉRIA COMPLETA AQUI

Prefeita decreta ponto facultativo para esta segunda-feira

A prefeita de Coroatá Maria Teresa Trovão Murad decretou ponto facultativo no dia 28, amanhã, segunda-feira, em função da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil. Ficaram excluídos os serviços essenciais que funcionarão normalmente.

Sampaio Corrêa vence por 2 x 0 o Vila Nova, de Goiás

Com gols de Marcio Diogo e William Paulista, a Bolívia Querida vence hoje o Vila Nova no estádio Castelão pelo placar de 2 x 0 e salta para a 5ª posição na tabela! Falta pouco para o G-4!

O Tubarão deixa muita gente grande pra traz como o Vasco da Gama, Ponte Preta, Bragantino, Santa Cruz e Paraná.

O próximo desafio do Sampaio Corrêa é contra a Ponte Preta, também no estádio Castelão, no próximo sábado, às 16h20.

Porto do Itaqui registra aumento no volume de cargas e chega aos 8 milhões de toneladas


Da AI/Estado - Nos seis primeiros meses do ano, o Porto Itaqui registrou aumento no volume de cargas de 11,5% quando comparado ao mesmo período de 2013. Foram movimentadas cerca de 8 milhões de toneladas com destaque para as cargas gerais que impactaram aumento no volume em 124,5%.  A meta traçada para 2014 é de 17 milhões de toneladas.

O mês de junho registrou movimentação de cargas em torno de 1,664 milhões de toneladas. Desde 2003, o Itaqui não registrava volume tão alto de cargas mensal. Desse total de cargas movimentadas naquele ano (1,6 milhões de tons), 379.395 estavam relacionadas ao minério de ferro. Atualmente tal volume não consta nas estatísticas do porto maranhense.

Dentre as cargas movimentadas pelo Itaqui constam as Gerais, Graneis Sólidos e Granéis Líquidos. No semestre, entre as cargas gerais que elevaram a movimentação, estão o contêiner, com movimentação de 73% a mais que o registrado no mesmo período de 2013. Destaque também para a celulose, carga que o Itaqui começou a operar esse ano. Comparando a movimentação dessa carga nos últimos dois meses, registra-se um aumento de 70%.

Entre os graneis sólidos movimentados pelo porto do Itaqui, destaque para o carvão e o milho. Ambos os produtos tiveram variação positiva de 162% e 100% respectivamente. Em análise aos graneis líquidos o etanol e o GLP apresentaram aumento no percentual de movimentação em torno de 35% e 13%.

Expansão

O Porto do Itaqui é um porto que se prepara para atender as grandes demandas de maneira eficiente e eficaz. Dos sete berços, quatro são automatizados.

No plano de expansão do Porto do Itaqui foram encaminhados à Secretaria Especial dos Portos os seguintes projetos para licitação:

Terminal de fertilizantes - O Porto do Itaqui movimentou 1,3 milhões de toneladas em 2013 e 590 mil tons no primeiro semestre deste ano. Os volumes de fertilizantes importados através do Itaqui cresceram de 515 mil tons (2009) para 1,4 milhões (2013) ou seja 269%. O aumento é resultado da crescente demanda do agronegócio da região.

O projeto prevê um berço dedicado para movimentação de fertilizantes onde o sistema de recebimento envolverá correias transportadoras interligadas a um terminal especializado com alta produtividade. O berço estudado é o B-98 e a capacidade prevista para o terminal é de 5 milhões de tons/ano. A estimativa é que todo o projeto, incluindo o berço, esteiras e terminal resultem em investimento na ordem de R$ 700 milhões.

Terminal de celulose - O projeto de um terminal de celulose dará estrutura de recebimento, armazenagem e expedição à celulose que esta sendo produzida no Maranhão e futuramente na região, prevendo um berço dedicado (Berço -99) com capacidade para movimentar até 1,5 milhão de tons/ano.

A estimativa é que todo o projeto, incluindo o berço, esteiras e terminal resultem em investimento na ordem de R$ 640 milhões.

sábado, 26 de julho de 2014

TRE fará votação biométrica simulada em Timbiras

Por Daniel Matos/OEstado - Com o objetivo de divulgar a sistemática de votação biométrica, reforçando a segurança do processo de identificação do eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizará nos finais de semana do mês de agosto votações simuladas em São Luís, Timbiras, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, São Domingos do Azeitão e Nova Iorque e eleição simulada em Fernando Falcão.

Nestas cidades, a biometria foi implantada em 2013/2014. A primeira em que a votação simulada ocorrerá é São Luís, no dia 2 de agosto, das 8h às 12h. O local escolhido para sediar os trabalhos foi a Unidade de Educação Básica Roseno de Jesus Mendes (Avenida São José de Ribamar Oliveira, s/n – Vila Janaína).

Antes de iniciar a votação simulada, os eleitores participarão de audiência pública, que debaterá temas relativos às eleições. “Não temos dúvida de que esta é uma oportunidade aos eleitores, mesários, partidos e candidatos de conhecerem o processo de votação biométrica”, explica o desembargador Froz Sobrinho, presidente do TRE-MA.

À Corregedoria caberá apresentar palestra focada na segurança da eleição biométrica. “Não deve restar dúvida de que o sistema biométrico é seguro. Por isso, iremos testar o sistema com a colaboração do próprio eleitor”, destacou o desembargador Guerreiro Júnior, corregedor.

A diferença entre votação e eleição simulada está no fato de que na primeira apenas eleitores de um local de votação, no caso uma escola, são convidados a votar. Na segunda, os eleitores de todo o município são esperados para contribuir com o teste do sistema.

Cronograma:

- 2 de agosto (sábado) – São Luís (Vila Janaína);
- 8 de agosto (sexta-feira) – Timbiras;
- 16 de agosto (sábado) – Jenipapo dos Vieiras;
- 17 de agosto (domingo) – Barra do Corda;
- 23 de agosto. (sábado) – São Domingos do Azeitão;
- 24 de agosto (domingo) – Pastos Bons e Nova Iorque;
- 31 de agosto (domingo) – Fernando Falcão (eleição simulada).

Em 2010, o total de eleitores maranhenses que votaram usando a tecnologia biométrica somou 51.662 (1,19% do eleitorado – 2 municípios). Em 2012, este número subiu para 103.110 (2,26% – 6 municípios); e em 2014 serão 909.279 (20,23% – 15 municípios). Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE) 

IMAGEM DA SEMANA: "L" de Lobão

Caminhada em Codó (Foto: Tuntum News)
Olha aí gente, o "L" de Lobão Filho. Passou despercebido pela mídia. FD empolgou-se. Estava até sorrindo. Foi na caminhada do último dia 19, em Codó. É o segundo flagrante do grupo do PCdoB em torcida para o candidato do PMDB Lobão Filho.

Em claro desespero e medo de perder eleição, Flávio Dino insiste em falso apoio do PT

O candidato comunista ao governo do Estado, Flávio Dino (PCdoB), ainda não engoliu a aliança entre o PT e o PMDB (a nível nacional e estadual) para o pleito de 2014 no Maranhão. Prova disso, é o artifício de Direito de Resposta utilizado por ele, neste sábado, no jornal O Estado do Maranhão, onde insiste que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apoia sua candidatura e, ainda, os apelos desesperados de associar a imagem da presidente Dilma Rousseff à sua em peças publicitárias.

Em junho deste ano, antes do início oficial do período de campanhas eleitorais, o senador paulista havia dado um curto depoimento favorável a Flávio Dino. Porém, ao saber da aliança do PCdoB com o PSDB e PSB, Suplicy resolveu rever sua posição inicial.

Mesmo após Suplicy declarar em vídeo apoio formal e definitivo ao candidato peemedebista no Maranhão, Flávio Dino faz de tudo para manter no centro do debate eleitoral uma suposta disputa pelo apoio do Partido dos Trabalhadores, tentando diminuir os efeitos do posicionamento oficial do petista, que apoia Lobão Filho (PMDB) para governador do Maranhão.

Sem o apoio do Diretório Estadual do PT e da direção nacional do partido, Flávio Dino apela para a popularidade da presidente Dilma no estado e tenta associar sua imagem à da presidenciável de todas as formas. Sua última investida foi a criação do comitê “Flávio Dino governador, Dilma presidente” (sem qualquer ligação com o PT), inaugurado na quarta-feira (23), na Avenida Beira Mar, onde ostenta banners e faixas com a imagem da presidente posicionada ao lado da sua.

MATÉRIA COMPLETA AQUI

Marcílio Sousa, a marca da conquista...

Marcílio Sousa, da Geração Jovem FM, em seu programa matinal Manhã 87. Sempre na faixa das 8h30 às 10h00, o apresentador, há menos de 90 dias na grade da emissora, já conquistou a aceitação máxima do exigente ouvinte coroataense.

O programa, que chegou a ser exibido das 9h00 às 10h00, carrega o estilo comercial de FM, com repertório musical que reproduz o top da produção fonográfica de mercado.

Esmerado, Marcílio encara o seu trabalho com profissionalismo; sabe muito bem fazer o seu Marketing e atingir o seu público. O apresentador contribui com a nova linha da Geração. Ampliar o seu raio de alcance, estabelecendo maior proximidade com o público jovem, é o que a emissora almeja.

A Geração Jovem FM 87,9 - fruto da a Associação Comunitária Nossa Senhora da Piedade - está no ar desde os idos de 2001.


LEIA MAIS SOBRE A GERAÇÃO JOVEM FM AQUI

EXEMPLO DOS COMUNISTAS: Gabinete do prefeito de Caxias Léo Coutinho lidera gastos na folha de pagamento

(Quem são? Quantos são? O que fazem? Como fazem?) Servidores do gabinete do prefeito Léo Coutinho também recebem décimo terceiro salário e lideram gastos na folha de pagamento de junho

Por CLÁUDIO SABÁ - Todos sabem que Léo Coutinho faz o governo mais fechado entre os recentes ocupantes do Palácio da Cidade. Mas de toda falta de transparência do seu governo, os questionamentos sobre a presença dos servidores lotados no seu gabinete é com certeza o maior deles.

Para quem não conhece a sala onde funciona o gabinete da Prefeitura de Caxias, trata-se da ante-sala do prefeito, onde trabalham 4 simpáticas moças que dividem as tarefas de levar documentos, atender telefones, organizar as visitas ao chefe do Executivo e, quando ninguém da família Coutinho está por perto, acessar o blog do Sabá.

O espaço não é lá essas coisas, mas essas simpáticas funcionárias, que dão um duro danado, conseguem dar conta das tarefas do dia a dia a contento.

Mas quando nos deparamos com o tamanho da folha de pagamento do Gabinete do prefeito Léo Coutinho é que temos a certeza de que tem algo de muito errado naquela sala mediana do Palácio da Cidade. Oscilando entre 250 e 300 mil reais todos os meses, ninguém em sã consciência acredita que esse montante dispensado para salários de servidores do Gabinete sejam divididos entre as pessoas que realmente “pegam no batente” todos os dias.

E como esses marajás do serviço público efetivamente não trabalham, já que não pisam no local, pois nem poderiam, haja vista que a sala não comporta tanta gente no mesmo espaço, bem que eles poderiam abrir mão de alguns benefícios.

Com a reclamação da falta de recursos sendo uma constante no discurso do atual mandatário do município, fica meio difícil acreditar nesse aperto quando nos deparamos com o pagamento de 13o salário para os funcionários do Gabinete, aquela turma que ninguém sabe quem é, quantos são e o que fazem.

INCRÍVEL - Pagamento de 13o salário para ‘servidores’ do Gabinete é maior que as secretarias de Infraestrutura, Fazenda, Governo e até mesmo da Guarda Municipal

No último dia 06 de junho, a título de “Folha de pagamento dos servidores (efetivos e comissionados) da Secretaria Municipal de Gabinete relativo ao adiantamento do 13o salário”, foram destinados incríveis R$ 119.061,37 (cento e dezoneve mil, sessenta e um reais e trinta e sete centavos) para que esses bravos desconhecidos pudessem usufruir desse direito de todos os trabalhadores brasileiros.

Como será que aquelas 4 secretárias do Gabinete ficam ao saber que seus desconhecidos colegas ganham tanto e nunca são vistos no local de trabalho?!

Forte reconhecimento ao servidor público

NOTA DE PESAR - Maria dos Remédios Coimbra

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Educação, Danilo de Jesus Vieira Furtado, unem-se aos servidores da Seduc, familiares e amigos, lamentando profundamente a morte da supervisora de Gestão de Pessoal Docente da Seduc, Maria dos Remédios Coimbra, ocorrida na noite desta sexta-feira (25), em acidente automobilístico, próximo ao município de Caxias.

“Choramos a perda de uma grande amiga que dedicou grande parte de sua vida à educação do Maranhão. Coimbra, como era carinhosamente chamada, foi um exemplo de educadora, pela capacidade técnica e dedicação absoluta ao longo de sua carreira, sempre comprometida com a gestão do pessoal docente das nossas escolas”, afirmou o secretário.

Danilo Furtado ressaltou que Coimbra dedicou mais de três décadas de trabalho ao processo de recrutamento, seleção e concursos para profissionais da Educação. “Sua contribuição à organização funcional e valorização do professor foram inestimáveis”, assinalou.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Inscrições para o Paes 2015 da Uema começam na próxima segunda

Na próxima segunda-feira (28) estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Uema, o Paes. Os candidatos terão até o dia 22 de agosto para realizar a inscrição no endereço eletrônico: www.vestibular.uema.br.

Para se inscrever, o candidato deve ter concluído integralmente ou estar cursando o 3º ano do ensino médio em 2014. Nesta edição, a Uema oferece 3.489 vagas.

A primeira etapa do Paes acontece no dia 16 de novembro. A segunda etapa será dia 14 dezembro.

Além de São Luís, as provas serão aplicadas em mais 21 municípios: Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Carolina, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó e Coroatá.