sábado, 31 de maio de 2014

IMAGINEM ISSO AI QUE JÁ EXISTE, SOMADO AO RESTO. DINO? DEUS NOS LIVRE!!!

Produção: Nivaldo Frazão
O povo, com os alertas de alguns internautas, começa a enxergar o conceito e modelos fracassados dos aliados e dos comandantes do comunismo no Maranhão. Ninguém ou grande parte da população engole mais aquele velho discurso: "a culpa é do outro..."

Olha só como Nivaldo Frazão, internauta na Capital, elaborou o quadro do fracasso político:

Edivaldo H Jr/Prefeito de São Luís - Buraqueira, alagamentos, greve de rodoviários, greve de professores. O povo sofre com a péssima gestão.

Luciano Leitoa/Prefeito de Timon - Não consegue mostrar a mudança que prometera à população nas eleições de 2012 e também enfrenta forte rejeição popular.

Ribamar Alves/Prefeito de S. Inês - Amarga índices de rejeição popular, com greves e manifestações quase diárias contra a sua administração.

Léo Coutinho/Prefeito de Caxias - Enfrenta impopularidade. Tem mais de 70% de desaprovação, segundo pesquisa data Mérita

Nivaldo Frazão pergunta: Você ainda quer votar nesse modelo FRACASSADO  de "mudança"?

Agora é pra valer! Infrator de trânsito terá de se ver com a Lei

DMT avisa: Chegou a hora da Lei (foto/Divulgação-SECOM)
E vem aí, finalmente, a força da Lei contra a força da morte, do trânsito maluco que mata. Agora o infrator inconsequente terá a sua “recompensa” – a notificação e multa. Em tempo, muitas vidas já foram ceifadas por pura ignorância ao CTB – Código de Trânsito Brasileiro.

A notícia veio, ontem, do Governo, em um café da manhã na FC Motos, quando a medida fora anunciada pelo diretor do DMT Raimundo João.

A partir de segunda-feira, agentes de trânsito vão estar nas ruas com nova postura, não mais meramente educativa.

Madeira é “burro” sim senhor!!!

Sem apoio da “prefeita” Roseana, Madeira começa a ter problemas em ITZ
(Foto/Gilberto Leda)
Por gilbertoleda Madeira admite “burrice”? - Em 2012, quando ainda lutava a duras penas por uma reeleição para a Prefeitura de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB) recebeu uma comitiva do Governo do Estado, ao lado da qual inaugurou e anunciou diversas obras na cidade.

Em dado momento da passagem da equipe governamental, capitaneada pela governadora Roseana Sarnet (PMDB), o prefeito fez uma espécie de desabafo.

Agradeceu o apoio recebido do governo, destacou o empenho do ex-secretário Luis Fernando Silva (PMDB) pela efetivação da parceria, mesmo sendo ele de um partido de oposição, e lembrou um diálogo que manteve com o senador João Alberto (PMDB), quando ainda havia dúvidas sobre a confiabilidade do tucano.

“Madeira, o que garante?”, perguntou o senador, de acordo com Madeira, numa referência à possibilidade de rompimento após sua reeleição.

“Eu disse: ‘senador, se o senhor não acreditar na minha palavra, acredite na minha inteligência’. Se a governadora vai continuar governadora, eu ganhar a eleição com o apoio que ela deu, se eu depois seguir outros rumos, eu estou dando uma demonstração de burrice”, completou o prefeito.

Bem, hoje se sabe de que lado Madeira está…

Prefeita Teresa Murad distribui kits de irrigação na Zona Rural


A distribuição foi quinta-feira, 29, no Povoado São Benedito, às margens da MA-235 que dá acesso ao município de Timbiras. Os kit irrigação foram para a associação de moradores da localidade, favorecendo a agricultura familiar.

Entre os equipamentos, estão: moto bombas, carros de mão, pulverizadores, balanças, materiais elétricos e hidráulicos. Os agricultores beneficiados terão total apoio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP) e da Secretaria Municipal de Agricultura de Coroatá.

A prefeita estava acompanhada do vereador e presidente da Câmara César Trovão, do secretário de infraestrutura Feliciano Marques e do gestor regional da AGERP Márcio Antônio


OUTRAS MEDIDAS - Foi determinado à Secretaria de Agricultura a inclusão da comunidade no PAA e PENAE, que garantem a compra dos produtos para escolas municipais e estaduais. Os produtores também irão ser inseridos na Feirinha da Agricultura familiar.

A prefeitura em breve doará as terras à comunidade para atividades agrícolas, com pequenas partes reservadas à Prefeitura que tem a intenção de construir uma praça e aumentar a escola e o posto de saúde do povoado.

Ao final de tudo a prefeita também visitou a escola e o posto de saúde e ficou satisfeita com o padrão -Merenda de qualidade, professores em sala de aula e médico presente no consultório. Da Redação com informações da SECOM-PMC

leia mais:
Prefeita Teresa Murad quebra discurso oposicionista que alegava ausência de autoridade

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Quem não tem medo do patrulhamento comunista se posiciona e curte...

Por Carlos Filho - Olha só! O Alan Kardek, um cidadão maranhense atento ao cotidiano do campo político, disse na net [Facebook] que não acredita que Flávio Dino vai mudar o Maranhão. Frisou: - Ele e o ex-inimigo político, João Castelo, agora juntos dividindo o mesmo mictório. Então, tá!

E você meu caro leitor, acredita? - Comente neste post.

Eu não acredito!!!

O Antonio Nicolau foi o primeiro. Leia o posicionamento dele:
-É o efeito nocivo da tal "mudança ". O povo acreditou no discurso da mudança e do novo do Flávio Dino e elegeu o Edivaldo Holanda para prefeito de São Luís. Passados já 17 meses que Edivaldo Holanda assumiu a Prefeitura de São Luís, nada mudou ou melhorou.Ao contrário, tudo piorou.
"A cidade está destruída e o prefeito Edivaldo Holanda disse em entrevista coletiva que a culpa é de João Castelo, seu antecessor, pré candidato ao senado, hoje neo aliado do prefeito e de Flavio Dino, 
Viva a incoerência e o estelionato politico eleitoral implantado no Maranhão por uma oposição derrotada, demagoga e farsante. 
O povo não é idiota e não se deixará mais enganar.

Sarney, Ricardo e as revoluções…

Divulgação
Por Marco D'Eça - O secretário de Saúde Ricardo Murad  fez hoje uma homenagem ao ex-presidente José Sarney, responsável pela primeira revolução do Maranhão, em 1965, quando abriu o estado para o futuro e iniciou a atração de grandes investimentos industriais – como se pode comprovar, inclusive, no vídeo [abaixo], “O Milagre do Maranhão”. Ricardo  faz hoje outra revolução no estado, esta na área da Saúde. É inquestionável a melhoria do sistema de saúde em todo o Maranhão nos últimos quatro anos. A outra foto mostra exatamente isso: um paciente sendo transportado de helicóptero, de Timon para Coroatá.Os dois, Sarney e Murad, mostram do que o estado é capaz quando se resolve fazer mais do que falar.

Divulgação

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Prefeita Teresa Murad quebra discurso oposicionista que alegava ausência de autoridade

Foto: SECOM/PMC
Bem ao oposto do que a oposição imaginou e como o fez exauridamente no passado, cobrando a presença da autoridade maior do Município, a prefeita Teresa Murad (PMDB) vem quebrando a castanha na língua do grupo preterido nas últimas eleições de 2012. Nesta semana cumpre agenda de inspeção in loco em obras e ações, na Zona Rural.

Na quarta-feira, 28, acompanhada do chefe do Poder Legislativo, vereador César Trovão (PV), e assessores, checou instalações de cisternas captadoras de água, serviço resultado de parceria com os governos estadual e federal, envolvendo a CODEVASF.

A prefeita viu no povoado Meninas a satisfação da comunidade. O suprimento com o abastecimento d’água potável tem perspectiva de durar cerca de seis meses.

Teresa Murad verificou a perfuração de um poço solicitado por ela através da CODEVASF. O poço artesiano tem 150 metros de profundidade e uma rede que vai se estender num raio de 900 metros atendendo 70 famílias.

Foto: SECOM/PMC

Foto: SECOM/PMC
A convite do gestor regional da AGERP Márcio Antônio, Teresa visitou a comunidade de São Joaquim, onde há a perfuração de outro poço artesiano com grande vazão que chegarão a 20.000 litros/dia, com rede de 2.200 metros, beneficiando inicialmente 35 famílias.

Na Macaúba, a prefeita constatou a necessidade de demolição posto de saúde pelo comprometimento da estrutura física. Um novo prédio será edificado. Na escola do povoado, fiscalizou o cardápio da merenda. Conversou com professores, funcionários e diretora. Observou a estrutura de ensino. Conversou com o povo. Da redação com informações da AI

Pesquisas do JP revelam queda de 8,5% do comunista Flávio Dino

Em um mês, duas pesquisas publicadas pelo Jornal Pequeno aponta uma queda de 8,5% nas intenções de voto do candidato comunista Flávio Dino.

Pesquisa do instituto Amostragem divulgada ontem pelo jornal aponta o candidato comunista com 54% de intenções de voto. Em abril, um outro levantamento publicado também pelo Jornal Pequeno, o comunista tinha 62,5% de intenções de voto.

A queda do comunista já havia sido confirmada na pesquisa Instituto Exata/ TV Guará divulgada no início deste mês, quando Flávio Dino apareceu com 56% das intenções de voto.

O candidato comunista Flávio Dino está em campanha há seis anos, após perder a eleição para a prefeitura.

LOBÃO FILHO - Há um mês com pré-candidatura apresentada, aumentou sua intenção de voto segundo as pesquisas publicadas pelo Jornal Pequeno.

O peemedebista apareceu com 12,2% em abril e agora tem 18,2% de intenções de votos. Os números de Lobão Filho surpreendem para uma pré-candidatura que tem dialogado apenas com a base dos partidos que o apoiam.

Especialistas em pesquisas eleitorais avaliam que com a queda do candidato comunista Flavio Dino, nas pesquisas eleitorais, ele deve chegar no início da campanha com percentual bem abaixo do que apresenta hoje.

Grupo Tático Aéreo do Maranhão terá base em Imperatriz

Comandante Delcimar
Oliveira do GTA
 (Foto/J. Roberto)
O Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA/MA), que completa 18 anos de criação no estado, vai expandir sua atuação com a instalação de uma base em Imperatriz. A partir da criação da unidade, as ações de combate ao crime, que envolvam operações aéreas de segurança, terão mais rapidez e agilidade nos municípios da região Tocantina.

De acordo com o coordenador do GTA, comandante Delcimar Oliveira, a base começa a ser implantada em junho. “Toda a parte operacional e técnica já está ajustada, o projeto está em análise na Secretaria de Segurança e se tudo ocorrer bem, começamos os trabalhos já no próximo mês”, afirmou.

O GTA realiza um trabalho de excelência no serviço de aviação de segurança pública do Brasil. Fundado em 1997, o grupo foi criado com a função de combater o crime organizado, bem como dar suporte especializado a órgãos da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

Além disso, o grupo multimissão atua também em atividades de resgate, salvamento e policiamento aéreo. Realiza ações na área da saúde, como translado de enfermos, busca e salvamento de pessoas em locais de acidente ou acesso difícil. Além de operar também no combate às drogas e assaltos a bancos.

ESTRUTURA - Atualmente, o GTA/MA, que é uma coordenação subordinada diretamente ao gabinete do secretário de Segurança Pública, conta com um efetivo de 50 agentes, entre policiais militares, civis e bombeiros, além da parte administrativa.

Agora, a próxima missão do GTA vai ser na Copa do Mundo, na cidade sede de Natal, onde prestaremos um serviço de apoio com uma equipe aeromédica”, afirmou.

Na estrutura material, o grupamento é composto por três helicópteros, sendo um modelo EC145, considerado uma das aeronaves mais modernas do mundo na atividade de segurança pública, com capacidade para dois pilotos e oito combatentes; e dois modelos Esquilo, que comporta dois pilotos e quatro combatentes; possui também dois aviões de pequeno porte, e 13 veículos próprios, sendo um deles blindado. Fonte: SECOM/Estado

Estudo comprova que MA é um dos estados com menore índice de homicídios no País

O “Mapa da Violência 2014. Os jovens do Brasil", divulgado nesta terça-feira (27) pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano (FLACSO), mostra que Maranhão ocupa a 22a posição na média de homicídios registrados no Brasil, com uma taxa de 26 assassinatos por 100 mil habitantes. Uma realidade bem diferente de Alagoas, que é a unidade da federação com a maior média de homicídios no país: 64,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

O estudo, realizado com informações das bases de dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS), corresponde ao ano de 2012.

Fazendo um comparativo, a taxa de homicídios no Maranhão é bem menor que de outros estados como Espírito Santo (2o maior índice, com 47,3%), Ceará (44,6%), Goiás (44,3%) e até mesmo do Rio de Janeiro (28,3%), onde a violência é bastante acentuada por conta do tráfico de drogas, comandado de dentro dos presídios. Um dado relevante apontado pelo estudo é que a taxa de assassinatos no Maranhão é abaixo da média do Brasil, que de acordo com o levantamento atingiu 29%.

Em termos de número de homicídios, o estudo mostra que de 2011 para 2012, o estado de Roraima foi o que teve incremento nesse tipo de crime, com crescimento de 71,3%, seguido do Ceará com 36,5%. O Maranhão só aparece na 11a posição, com aumento de 10,1%, bem menor que São Paulo, que teve crescimento de 11,3%.

INVESTIMENTOS - Os dados desse estudo mostram claramente que os investimentos realizados pelo Governo do Maranhão no aparelhamento, qualificação e aumento do efetivo policial têm surtido resultados.
No início deste mês, foram entregues 395 veículos, sendo 241 viaturas, 152 motocicletas e 2 ambulâncias.

Na soma dos últimos quatro anos, o Governo do Estado adquiriu 1.700 novas viaturas (carros e motocicletas) e moderno helicóptero para atuarem no combate ao crime, além de armamentos.

Também foi realizado concurso público, o maior da história, que resultou no incremento de 1.800 policiais militares, 380 policiais civis, 120 bombeiros militares, 68 delegados, além de 103 novos agentes penitenciários. Fonte: SECOM/Estado

Pequenos partidos são prestigiados por Lobão Filho. Lideranças se manifestam

Reunidos com o senador Edison Lobão Filho para um café da manhã em São Luís, representantes de 10 partidos da base aliada destacaram a valorização que o candidato vem proporcionando aos líderes políticos.

“O senador Lobão Filho está mostrando que dá valor a todas as lideranças que o cercam, que está disposto a ouvir”, destacou o deputado Jota Pinto, presidente do PEN.

Para o secretário-geral do PSDC, Allan Kardec, a postura do senador “mostra um perfil diferente”. “Nunca fomos valorizados por nenhuma liderança política como estamos sendo agora. Isso mostra um perfil diferente”, destacou.

Lobão classificou a reunião de “importantíssima e inédita”. “Não é usual um pré-candidato fazer reunião com presidentes dos pequenos partidos. Ficou muito claro que a relação do próximo governo com a classe política será aberta. Será uma relação de ouvir os problemas que vêm do interior para que, aqui em São Luís, possam ter soluções, não só para a capital, mas para todo o estado”, ponderou. Fonte: Jornal O Estado do Maranhão

Lobão Filho oferece vice ao PDT e diz que partido “foi humilhado” por Dino

Candidato do PMDB a governador pretende ter em sua aliança todos os partidos que compõem a base do governo para fortalecer campanha de Dilma.

O senador Edison Lobão Filho, pré-candidato a governador pelo PMDB, declarou ontem, durante encontro com pequenos partidos, em São Luís, que tem mantido negociações com o PDT para ter o partido como companheiro de chapa na eleição deste ano.

Segundo ele, o objetivo é oferecer aos pedetistas a vaga de candidato a vice-governador – “o que foi negado” pelo PCdoB, ao romper acordo para ceder o posto ao PSDB – uma vez que o PT Nacional decidiu vetar a indicação de José Antônio Heluy em prol da disputa pelo cargo de senador.

Para Lobão Filho, “o PDT foi humilhado” quando o pré-candidato comunista, Flávio Dino, ignorou a escolha do empresário pedetista Márcio Honaiser para entregar a vaga na chapa majoritária aos tucanos, que apresentaram o deputado federal Carlos Brandão como opção.

O senador acredita que oferecer a vaga aos pedetistas seria uma forma de “compensar” a legenda pela traição – desde 2012, quando participou do projeto que culminou com a eleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), o PDT tinha garantida a presença na majoritária, com o candidato a vice.

LIDERANÇA – Na avaliação de Lobão Filho, a composição pode ser facilitada devido ao fato de o PDT fazer parte da base aliada ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) – o secretário-geral da legenda, deputado federal Weverton Rocha, deve assumir a vice-liderança do governo – e de o PCdoB estar aliado no Maranhão ao PSDB e ao PSB, que têm Aécio Neves e Eduardo Campos, respectivamente, como adversários da petista na disputa presidencial.

“A vinda do PDT, além de corrigir a injustiça que o partido sofreu, irá se coadunar com o plano nacional, afinal estamos todos do mesmo lado, apoiando a reeleição da presidente Dilma Rousseff [PT]. Além disso, o deputado federal Weverton Rocha será o novo vice-líder do governo na Câmara Federal e a chapa do comunista é contra a continuidade do governo Dilma”, afirmou. Fonte: Jornal O Estado do Maranhão

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Rádio abre campanha do mês dos namorados: "Faça seu amor mais feliz"

Por Carlos Filho - A rádio Geração Jovem FM (87,9 Mhz) sai na frente, se antecipa e se aproxima do seu público no Dia dos Namorados com mais uma promoção. A Emissora sugere as manifestações de carinho e amor, esperando influenciar as pessoas, presas às suas rotinas cotidianas, a cuidar cada vez mais de si, do seu corpo, da sua beleza que todos carregam em si.

Em spot institucional a ideia sugestionada aos namorados flui imperativa na frase “Faça seu amor mais feliz...”.

A campanha estimula o ato da oferta de presentes para o namorado ou namorada. A Geração Jovem FM e os blogueiros Carlos Filho e Idalgo Lacerda já disponibilizaram uma sessão de tratamento facial de pele para uma namorada sorteada e outra sessão para o namorado. O apoio cultural é do Centro de Estética Avançada Rejane Reis.

Os participantes devem responder a uma pergunta. Os organizadores da promoção querem saber os nomes dos locutores do programas novos da Geração:
Manhã 87, 87 SEM PARAR, HOLIDAY 87 NA BALADA e DE CORAÇÃO PRA CORAÇÃO.

Responda também quem são os editores dos blogs do CarlosFilho10 e IdalgoLacerda.

Como participar: Ligue e responda as perguntas ou mande e-mails para geracaojovemfmcta@gmail.com

Parte da Equipe da Geração Jovem FM: Willson Pedra (à esquerda),
Márcio Sousa (coordenador), Ernesto Lobão (Túnel do Tempo) e Carlos Filho (Repórter Local)
Idalgo Lacerda/Coroatá em Debate (Foto: Por CarlosFilho)

LEIA MAIS:
Helton Cavalcante faz homenagem aos namorados neste sábado
Rádio Geração Jovem FM experimenta avanços que garantem aproximação com a comunidade
O que vem por aí...
Geração Jovem FM tem audiência testada no Dia das Mães
Curta a Fanpage: geraçãojovemfm87,9

TCE aprova com ressalvas contas de 2012 da Governadora Roseana Sarney

SECOM/ESTADO
Em Sessão Plenária Extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 28/05, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) aprovou com ressalvas as contas apresentadas pela governadora Roseana Sarney Murad, relativas ao exercício financeiro de 2012.

De forma unânime, os conselheiros acompanharam o voto do relator, conselheiro Raimundo Oliveira Filho. O parecer do Ministério Público de Contas (MPC) foi elaborado pelo procurador Paulo Henrique Araújo dos Reis.

A análise técnica realizada pelos auditores estaduais de controle externo do TCE na prestação de contas do Governo do Estado contemplou os seguintes pontos: sistema orçamentário, administração tributária, gestão orçamentária e financeira, serviços de terceiros, gestão patrimonial, gestão da dívida pública, gestão de pessoal, gestão da educação, gestão de saúde, gestão de assistência social, procedimentos licitatórios realizados no exercício financeiro, sistema contábil, sistema de controle interno, ações de governo e transparência fiscal.

RECOMENDAÇÕES - Entre as principais recomendações estão: o estabelecimento de indicadores e metas que possam aferir com precisão se as ações governamentais estão ligadas aos objetivos planejados e que sejam capazes de apresentar resultados sobre o cumprimento destes; atentar para o cumprimento das metas fixadas no Anexo de Metas Fiscais da LDO nos exercícios financeiros seguintes; adequar os limites mínimos constitucionais exigidos na Educação e que não foram cumpridos no exercício financeiro analisado; elaborar e instituir indicadores e metas para aferir o cumprimento dos objetivos na área de Educação propostos no PPA e efetuar a medição e avaliação destes; sanear e regularizar as obrigações relacionadas aos precatórios pendentes de pagamento, mediante repasse ao Poder Judiciário da quantia necessária ao integral adimplemento e registrar a dívida com precatórios no Balanço Geral do Estado e fazer as devidas comunicações à Secretaria do Tesouro nacional (STN).

O procurador-chefe do Ministério Público de Contas (MPC), presente à Sessão, destacou a importância de que as recomendações do TCE sejam rigorosamente cumpridas pelo Governo do Estado, uma vez que as mesmas envolvem aspectos cruciais da atuação governamental e que têm impacto direto na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos maranhenses. “As recomendações que fizemos devem ser seguidas como forma de obediência ao que determinam os preceitos constitucionais e as boas práticas no âmbito da gestão pública.”, ressalta Douglas Paulo.

SESSÃO ORDINÁRIA - Na Sessão Ordinária que antecedeu o julgamento da prestação de contas do Governo do Estado foram desaprovadas as prestações de contas dos seguintes gestores: Francisco Ademar dos Santos (São Francisco do Maranhão/2012) e Luiz Gonzaga Coqueiro Sobrinho (Presidente Vargas/2009), com débitos de R$ 60.789,33 e multas de R$ 157.678,00.

Foram aprovadas com ressalvas as contas de Carlos Jansen da Mota Sousa (Sítio novo/2009); Emanoel Rodrigues Travassos - Matinha/20090; Osmar de Jesus da Costa Leal (Santa Quitéria do Maranhão/ 2009), com débitos de R$ R$ 18.000,50 e multas de R$ 94.205,00 e Solimar Alves de Oliveira (Matões do Norte/2009).

Entre as Câmaras Municipais, foram julgadas irregulares as contas de Antonio José Rocha Diniz (Tutóia/2009), com débitos de R$ 67.265,36 e multas de R$ 39.122,00; Edson Luiz Sousa Costa (Palmeirândia/2009), com débitos de R$ 66.587,20 e multas de R$ 46.637,00; Odimar Santana Lopes (Nova Iorque/2009), com multas de R$ 8.000,00 e Roncinel de Albuquerque Pires (Satubinha/2009), com débitos de R$ 35.652,00 e multas de R$ 24.763,00.

Diálogo Público vai reunir amanhã na FIEMA prefeitos de todo o Estado

Prefeitos de todo o estado estarão reunidos amanhã, 29, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) para o “Diálogo Público”, que se realiza pela primeira vez no Maranhão, tendo como tema a melhoria da governança pública. O evento é promovido pelo Tribunal de Contas da União com o objetivo de contribuir com a melhoria do desempenho das políticas públicas.

Em sua edição maranhense, o evento conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e com o apoio da Fiema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a véspera do evento. Basta entrar na página do TCE na internet (www.tce.ma.gov.br) e clicart no banner do evento.

Além dos prefeitos, compõem o público-alvo do evento todas as Unidades Jurisdicionadas pela Secretaria do TCU no Estado.

A programação, que será aberta pelo presidente do TCU, João Augusto Ribeiro Nardes, com a conferência “O Controle Externo, a Governança”, visa apresentar os conceitos da governança para o aprimoramento da gestão e tratar de temas como licitações e contratos, convênios, obras e controle interno. Fonte: TCE-MA

Lei que dava estabilidade a grupo de servidores de Coroatá é suspensa por medida cautelar

O desembargador Raimundo Barros (relator)
votou pela concessão da medida cautelar
Por Luis Cardoso - O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) concedeu medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade (Adin), proposta pelo Ministério Público Estadual (MP), para suspender a eficácia da lei que assegurou a estabilidade de todos os servidores que estavam no serviço público municipal de Coroatá até 5 de outubro de 1989, data da publicação da Constituição Estadual.

O entendimento unânime dos desembargadores é de que o artigo 1º da Lei Municipal nº 389/2012 está em desacordo com o artigo 19 do ato das disposições constitucionais transitórias (ADCT) da Constituição Federal. Este último assegurou a estabilidade excepcional aos servidores civis da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, em exercício há pelo menos cinco anos ininterruptos na data da promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988.

Segundo o relatório, o próprio município, representado por seu procurador-geral, apresentou manifestação pela total procedência da Adin, destacando que a lei municipal “não passou de mero instrumento político, com finalidade precípua de angariar votos, já que seu procedimento legislativo ocorreu em pleno ano eleitoral”.

O 1º vice-presidente da Câmara Municipal também apresentou ofício comunicando que a mesa diretora estava de acordo com a Adin. A Secretaria Geral do Plenário informou que, apesar de devidamente notificado, o presidente da Câmara de Vereadores não apresentou manifestação.

O desembargador Raimundo Barros (relator) votou pela concessão da medida cautelar para suspender a eficácia da lei municipal, em razão da manifesta contrariedade de seu artigo 1º ao artigo 19 da ADCT da Constituição Federal e aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência, elencados na Carta Magna. O entendimento foi acompanhado pelos demais membros do Órgão Especial. (Processo nº 341152012)

Presidente Dilma reafirma apoio incondicional ao senador maranhense Lobão Filho

Divulgação
Da AI - O apoio foi firmado em jantar com a cúpula do PMDB na noite de ontem, 27. O encontro, organizado pelo vice-presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu, contou com a presença das principais lideranças do PMDB e os pré-candidatos do partido às eleições deste ano.

Lobão Filho relatou à presidente da República os avanços de sua pré-candidatura no Maranhão e as adesões de lideranças políticas importantes que tem recebido em viagens pelo interior do Estado. Ele explicou ainda que o cenário eleitoral hoje no Maranhão é muito claro no que diz respeito às duas principais pré-candidaturas.

“A minha posição nas eleições todos já conhecem: estou e estarei ao lado da presidente Dilma. Agora, o meu adversário está dividido entre Aécio Neves e Eduardo Campos, os maiores opositores ao governo federal”, informou Lobão.

O peemedebista explicou a Dilma que o grupo político do qual faz parte está entusiasmado e coeso em torno do seu nome, e que a aliança do PMDB com o Partido dos Trabalhadores (PT) se fortalece a cada dia, independentemente do cargo que será ocupado pelo partido na chapa majoritária.

Durante o jantar, o senador Lobão Filho recebeu manifestações de apoio dos seus colegas de partido. Alguns, como o vice-presidente da República, Michel Temer, afirmaram que querem participar diretamente da campanha de Lobão Filho ao Governo do Maranhão.

O vice-presidente Michel Temer confirmou que estará presente em São Luís na convenção que homologará o nome do peemedebista como candidato a governador do Maranhão.

Com entrada gratuita e shows folclóricos, estreia nesta sexta 10ª Festança Junina no Ceprama

Divulgação
AI - A 10ª Festança Junina será aberta nesta sexta, 30, e continuará no sábado, 31, sempre às 19h, no Ceprama (Madre Deus), em São Luís. Com entrada gratuita, tem matracas aos primeiros mil brincantes que chegarem à Festança. Patrocínio da Cemar (Lei de Incentivo à Cultura), do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

A Festança tem apoio do Restaurante Feijão de Corda, Centro Elétrico, Ponto 300 Malharia, Prefeitura de São Luís, São Luís Convention e Visitors Bureau (SLC&B). A realização é da 2M Produções e Serviços e Mario Jorge Produções.

PROGRAMAÇÃO - Nesta sexta-feira, 30, haverá apresentação do Boi da Maioba, Boi de Morros, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Santa Fé e shows com Roberto Brandão, Josias Sobrinho e Roberto Ricci.

No sábado, dia 31, tem apresentação do Boi de Axixá, Boi Barrica, Boi da Pindoba, Boi Meu Tamarineiro, Boi Novilho dos Lençóis e shows com os cantores César Nascimento, Djalma Chaves e Gabriel Melônio.

LANÇAMENTOS - O cantor César Nascimento vai lançar nesta sexta-feira, 25, o seu primeiro EP, que é um álbum musical inédito com quatro músicas. Uma das canções faz uma homenagem ao cantor e compositor maranhense João do Vale. Também será lançado um CD com 14 faixas, reunindo 13 toadas que marcaram a história da Festança e mais a música Ilha Magnética, de César Nascimento. São toadas em todos os ritmos.

O cantador Chagas irá interpretar uma toada feita para esses 10 anos, composta pelo músico e compositor Wellington Reis, chamada Festança no Ceprama.

PROGRAMAÇÃO do dia 31:
Boi Barrica
BMB de Axixá
BMB da Pindoba
BMB Novilho dos Lençóis
BMB Meu tamarineiro de Ribamar
Roberto Brandão
César Nascimento
Gabriel Melônio

Carta Aberta do Deputado Ricardo Murad

Aos coroataenses e a todo o povo do Maranhão

Por Ricardo Murad - É com muita emoção que anuncio a candidatura a deputada estadual da minha filha Andrea Murad... Todos os que me acompanham na política desde o ano de 1982, sabem que tomei uma decisão corajosa, como é do meu feitio, ao decidir não me candidatar para um novo mandato de deputado estadual.

Para concluir minha gestão à frente da Secretaria de Estado da Saúde, decidi permanecer no cargo, apesar das expectativas de milhares de maranhenses que sempre me acompanharam com seus votos de confiança por toda a minha vida política. Refleti bem e decidi ficar para concluir o maior projeto de saúde da história do Maranhão que comecei em abril de 2009 com o apoio e incentivo da governadora Roseana.

Por outro lado, desde que ingressei na política, através do meu sogro, Vítor Trovão, há mais de 30 anos, venho, com minha esposa Teresa, me dedicando a trabalhar por Coroatá, São Luís e pelo Maranhão. Ao longo desses anos, por onde passei deixei a marca do meu caráter e o resultado do meu trabalho. Trago comigo a certeza que nós podemos fazer muito quando a oportunidade surge. Foi com essa certeza, confiando na força do maranhense, que, quando fui presidente da Assembleia, prefeito eleito de Coroatá, gerente Metropolitano, deputado Federal e nos últimos anos secretário de Saúde, trabalhei intensamente, mostrando que é possível fazer, mudar, construir, realizar.

Como dizem muitos, a política está no sangue. E é justamente desse sangue, dessa vontade inerente de trabalhar pelo bem público, que surge um novo nome na política maranhense: o da minha filha Andrea Murad. Uma mulher jovem, dinâmica, querida pela sua família e por seus amigos, formada em Relações Públicas, bem-sucedida. Andrea, com o perdão do trocadilho, é um sangue novo na política, mas que traz em seu DNA a mesma vontade de dedicar-se à lida política, ao bem comum, à construção de uma vida melhor para todos.

Tenho orgulho de saber que uma tradição familiar está se mantendo com nossa filha Andrea Murad. Eu, Teresa, suas irmãs, nossos familiares e seus muitos amigos estamos felizes por ela ter aceitado esse grande desafio, que é o de representar nossa gente, nosso povo, com a coragem e sensatez que lhe são peculiares.

Coroatá, São Luís, e o Maranhão vão ganhar muito com isso.

Envolvente, Sampaio Corrêa humilha a Portuguesa no Canindé, em São Paulo, e cola no g-4

Após marcar o primeiro gol, Uilliam Corrêa corre para o abraço
(Foto: Imirante.com)
Foi a segunda vitória seguida do Bolivão, que está entre os oito melhores da Série B

SÃO PAULO - Gustavo Arruda, do Imirante.com - Após marcar o primeiro gol, Uilliam Corrêa corre para o abraço: com uma atuação impecável, o Sampaio Corrêa surpreendeu a Portuguesa no Canindé. (Foto: Dorival Rosa / Gazeta Press)

Apesar de ter conquistado a sua primeira vitória em casa diante do Luverdense e colocado um ponto final na crise que estava atravessando, o time do Sampaio Corrêa ainda sentia um incômodo: nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro Série B, o time maranhense teve atuações de destaque, mas não conseguiu transformar a sua superioridade em uma vitória convincente.

Nesta terça-feira (27), entretanto, a história foi outra: em jogo válido pela oitava rodada da Segundona, a Bolívia Querida ignorou a pressão do Canindé e o frio de São Paulo para vencer a Portuguesa por 4 a 1.



Mesmo como visitante, o Sampaio Corrêa se impôs desde os primeiros minutos de partida. Logo aos três minutos, o volante Uilliam Corrêa fez uma grande jogada individual, passou pela marcação da Portuguesa e arriscou de fora da área, abrindo o placar em São Paulo. Depois disso, foi a vez de Márcio Diogo aparecer pelo Bolivão, dando uma assistência na medida para Pimentinha marcar o segundo gol e deixando a sua marca logo no primeiro minuto da etapa final. A Lusa ainda assustou com Serginho, que marcou de pênalti, mas Edgar aproveitou a jogada individual de Waldir para fechar a goleada.

O resultado consolidou o Sampaio Corrêa como uma das melhores campanhas da Segundona. Além de ter conquistado duas vitórias seguidas pela primeira vez na competição, o time maranhense chegou a 11 pontos em sete partidas disputadas e já acumula uma invencibilidade de três partidas.

Rebaixada na última temporada por causa de uma escalação irregular, a Portuguesa segue seu calvário na Série B: com apenas cinco pontos, a Lusa ocupa a penúltima posição na tabela, com uma campanha melhor apenas que a do Vila Nova (GO).

O confronto no Canindé foi o último do Sampaio Corrêa como visitante antes da pausa para a Copa do Mundo. A partir de agora, o Tubarão terá três jogos seguidos no estádio Castelão, sendo o primeiro deles neste sábado (31), contra o Ceará, às 16h20. No mesmo dia, a Portuguesa tentará sua recuperação fora de casa, contra o Vasco, em Volta Redonda.
____________________________________

O jogo

Pouco depois que a bola começou a rolar no Canindé, o Sampaio Corrêa aproveitou um descuido da Portuguesa para surpreender e abrir o placar: Uilliam Corrêa recebeu a bola no campo de defesa tricolor, avançou, deu um drible no volante Rudnei e chutou forte, de perna esquerda, no canto direito do goleiro Tom. Um golaço. Com a vantagem obtida logo aos três minutos, o time maranhense aproveitou o nervosismo da Lusa e chegou com perigo logo depois, com Pimentinha cortando a defesa adversária e sofrendo falta na meia-lua da grande área. Na cobrança, William Simões cobrou forte, por cima do gol.

Após o susto, a Portuguesa passou a ter mais posse de bola e começou a incomodar a defesa do Sampaio Corrêa, principalmente com cruzamentos para a área e lances individuais do atacante Serginho. O camisa 9, inclusive, foi o responsável pela melhor chance da equipe paulista no primeiro tempo, ao fazer jogada individual pela esquerda e cruzar para a área, mas nenhum atleta da Lusa desviou para as redes.

SEGUNDO GOL - Bem na defesa, o Sampaio aproveitou para ampliar o placar: aos 30 minutos, Márcio Diogo fez bela jogada individual, passou por Wagner e deixou Pimentinha livre para fazer o seu primeiro gol desde que voltou à Bolívia Querida.

TERCEIRO GOL - Mesmo com o domínio do jogo e a vantagem do placar, os atletas do Sampaio não reduziram o ritmo. Com apenas 57 segundos, Márcio Diogo arrancou, viu o goleiro Tom adiantado e bateu forte, por cima.

A Portuguesa ganhou um alívio após Hiltinho cometer pênalti sobre Laércio e ser expulso. Na cobrança, aos 37 minutos, Serginho descontou.

QUARTO GOL - Pouco depois: em uma jogada rápida, Waldir invadiu a área e deixou Edgar na cara do gol. Sem goleiro e com o zagueiro no chão, o camisa 20 definiu o placar no Canindé.
_____________________________________________
FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA: Tom; Arnaldo, Luciano Castan, Wagner e Eduardo (Renan); Coutinho, Rudnei (Rondinelly), Gabriel Xavier e Allan Dias (Laércio); Caio e Serginho. T: Marcelo Veiga

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Hiltinho, Edimar, Paulo Sérgio e William Simões; Uilliam Corrêa, Eloir, Márcio Diogo (Arlindo Maracanã) e Válber (Waldir); Pimentinha (Edgar) e David Batista. T: Flávio Araújo

Finalmente, preso suspeito do assassinato, em São Luís, do cantor e jornalista André Lobo

Da AI - Durante uma operação, coordenada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital, com o apoio dos investigadores do 7ºDP, policiais prenderam, nesta segunda-feira (27), por volta das 16h, três homens armados nas proximidades do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, no bairro do Tirirical.

Um dos suspeitos identificado como Kelson Lopes Rosa é acusado de envolvimento na morte do cantor e jornalista André Lins Martins Gonçalves (foto), 31 anos, conhecido como “André Lobo”. A vítima foi morta no dia 8 de maio, próximo ao retorno da Forquilha, na Estrada de Ribamar.

Os dois presos com Kelson foram identificados como David Wendell Paulino Lima, o “Ladeira” e Wilberson Wayllysson Lima Silva, o “Bill”. Com os detidos foram apreendidos duas pistolas 380 mm da marca Taurus com 26 munições intactas do mesmo calibre e três celulares, um relógio e um cordão.

INVESTIGAÇÃO - O delegado Armando Pacheco, da equipe da SPCC, que participou da operação, informou que estava sendo realizado um monitoramento contra os suspeitos já há alguns dias, pois o grupo integra uma facção criminosa chefiada pelos irmãos Lailson Almeida dos Santos, conhecido como “Capucho” e Renato Almeida Pestana. Eles estão sendo investigados por homicídios, assaltos, por execuções de desafetos do bando e por distribuição de drogas na capital.

Segundo o delegado, o grupo estava no bairro com o objetivo de executar alguns inimigos de outra facção que teriam matado um primo de Lailsom. O grupo também estaria envolvido em roubos de veículos e residências e toda a renda dos assaltos era utilizada para a compra de entorpecentes para tráfico de drogas na capital.

A PRISÃO - Os suspeitos foram encaminhados para o Plantão Central da Delegacia da Cidade Operária onde foram ouvidos e autuados em flagrante por Associação Criminosa e Porte Ilegal de arma de fogo. O trio foi transferido para o Centro de Triagem, onde permanecerão à disposição da Justiça.

De acordo com o delegado Guilherme Sousa Filho, da Delegacia de Homicídios, além do Kelson Rosa, outro homem identificado apenas como “Nem”, que ainda não foi preso, também está sendo investigado por possível envolvimento na morte do cantor André Lobo.

Lobão Filho: “Terei diálogo permanente com prefeitos e dirigentes partidários”

Fotos: Biaman Prado
Da AI - O senador Lobão Filho (PMDB) em reunião com presidentes e dirigentes de partidos políticos que apoiam a sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão garantiu que as portas do próximo governo estarão sempre abertas para o diálogo com a classe política estadual.

Segundo Lobão Filho essa é uma iniciativa inédita e marca uma nova era no trato, respeito, valorização e interação com os partidos políticos.

O prefeito Osmar Fonseca enfatizou que o senador deu mais ânimo à classe política. “Vejo com otimismo a vitória do pré-candidato. Ele é sério, arrojado e de fácil diálogo”. Segundo Fonseca “com Lobão Filho o cenário político do Maranhão vai mudar pra melhor”.

Participaram os presidentes de partidos e deputados estaduais Carlinhos Florêncio (PHS), Jota Pinto (PEN) e Eduardo Braide (PMN); o deputado federal Costa Ferreira (PSC); os vereadores Chico Carvalho (PSL) e Luciana Mendes (PTdoB), de São Luís; o suplente de vereador Severino Salles (PRP), Remi Ribeiro (PMDB), Clodomir Paz (PSL), João Câncio (PRTB), Raimundo Basileu (PSDC) e Marcelo (PRN).

Lobão Filho visitará nesta quinta-feira, 29, a cidade de São Bento (MA), na baixada maranhense, e na sexta-feira, 30, participará da pré-convenção do Partido Ecológico Nacional (PEN), às 16h, na Assembleia Legislativa do Estado.

A “mudança” que fracassou também no interior maranhense…

Populares vão às ruas em Santa Inês,
com faixas do tipo "Fora Ribamar"...
by Marco D'Eça - Não foi apenas em São Luís que o projeto de "mudança" inventado em 2012 pelo chefão comunista Flávio Dino fracassou com menos de dois anos de governo.

A situação é caótica também em todos os demais municípios em que os prefeitos foram eleitos envergando esta bandeira.

Em Santa Inês, o prefeito Ribamar Alves (PSB) amarga índices altíssimos de rejeição popular, com greves, ameaças de greve e manifestações quase diárias contra a sua administração.

O mesmo ocorre em Timon, onde o prefeito Luciano Leitoa (PSB) não consegue mostrar a mudança que prometera à população nas eleições de 2012 - e também enfrenta forte rejeição popular.

Em Caxias, o prefeito Léo Coutinho (PSB) tem mais de 70% de desaprovação, segundo pesquisa Data Mérita divulgada no início do mês. E também enfrenta impopularidade.

Também em Balsas, onde outro prefeito da mudança, Luiz Rocha Filho, o Rochinha (PSB), se elegeu com o mesmo discurso usado em São Luís, a rejeição popular à administração é crescente e movimentos se espalham pelo município.

É evidente o fracasso do projeto de mudança encabeçado por Flávio Dino em 2012  que, agora, começa a mostrar que não passava de discurso.

E é esta a mudança que eles querem implantar no Maranhão...

terça-feira, 27 de maio de 2014

Aliados de Flávio Dino querem o fechamento de hospitais inaugurados por Roseana

Foto: SECOM-PMC
Por LuisCardoso - Boa parte dos amigos e aliados de Flávio Dino considera desnecessários a maioria dos hospitais construídos na gestão de Roseana Sarney. Para muitos, são “elefantes brancos”.De um total de 72 prometidos, o secretário de Saúde, Ricardo Murad já entregou uns 32 e até o final deste ano mais uns 15 serão inaugurados em cidades do interior.

Para muitoS, os hospitais são de fundamental importância pois evita o deslocamento dos pacientes para São Luís ou outras cidades tidas como pólo. A turma de Flávio Dino, que tem o mesmo pensamento da gestão de Jackson Lago, prefere a construção de hospitais regionais em cidades consideradas pólos.

Durante passagem de Flávio Dino pela cidade de Coroatá uma senhora pediu a palavra e indagou se era verdade que o comunista pretendia fechar o único hospital em funcionamento naquele município.Dino rebateu e garantiu que fará a modernização do estabelecimento. A senhora não ficou covencida.

Saiu de lá desconfiada....

Ricardo Murad promove o Saúde É Vida divulgando vídeo com o testemunho de vários cidadãos

Clique e assista ao vídeo..............................


Governo do Estado e prefeita Teresa Murad entregam sementes a municípios da Região

Foto: SECOM-PMC
Hoje pela manhã, no galpão da antiga CIBRAZÉM, foi feito o lançamento da campanha que marca o início da distribuição de sementes de feijão pelo Governo do Estado, através da AGERP, no município de Coroatá e região.

É a primeira vez que Coroatá sedia essa distribuição de sementes. Secretários de Agricultura e representantes de vários municípios estiveram presentes no evento. Quem também esteve no local e fez parte da mesa de honra como convidada especial foi a Prefeita Teresa Murad, que também colaborou cedendo o galpão de armazenamento da Prefeitura para as 24 toneladas de sementes.

Estavam presentes os secretários de Agricultura José Patrício, de Alto Alegre, Almir de Timbiras e representando o município de São Mateus, Romildo Silva. Depois das apresentações aconteceu a assinatura do termo de recebimento, cada secretário e respectivos representantes dos municípios assinaram o termo para que pudessem levar as sementes para suas cidades.

O secretário José Patrício reconheceu a importância dessas sementes para os agricultores.

“...Os agricultores de Coroatá principalmente os da agricultura familiar são peças importantes para o desenvolvimento do nosso município, e essa parceria entre AGERP, Prefeitura, Governo Federal e Governo Estadual vai trazer dias cada vez melhores para a zona rural do nosso município”, comentou a prefeita Teresa Murad.

Foto: SECOM-PMC
Foto: SECOM-PMC
A prefeita também elogiou o trabalho da secretária de Agricultura de Coroatá, Maria do Rosário.

Serão 24 toneladas de sementes de feijão que serão distribuídas em seis municípios da nossa região:

Coroatá………5 toneladas
Codó………….5 toneladas
Alto Alegre…3 toneladas
São Mateus…4 toneladas
Timbiras……2 toneladas
Peritoró……..3 toneladas

Outras duas toneladas ficarão a disposição da AGERP para serem dividas entre agricultores que necessitam das sementes para trabalharem no campo. Normalmente as sementes são distribuídas entre as associações que repassam as sementes aos seus associados.

Agricultores que não tem vínculo nenhum com as associações poderão fazer proveito dessas duas toneladas que ficarão a disposição da AGERP. Fonte: SECOM-PMC

RETRATO DO DESÂNIMO!

Produção: Marlon Moura
Fala sério! Com essas caras e bocas dá para alguém acreditar que vai mudar alguma coisa? Depois, ficam dizendo que nós estamos mentindo, inventado notícia ou querendo aparecer!!!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Nova diretoria do Sintraf de Coroatá é escolhida em assembleia geral

Foto: SECOM-PMC
Da AI - Na última sexta feira dia 23/05 a direção e sindicalizados do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - SINTRAF de Coroatá - se reuniram no Centro de Treinamento da Saúde para apresentação da chapa com a nova direção da entidade, depois da eleição regional que envolveu as cidades de Timbiras, Coroatá e Codó.

A nova chapa foi votada e aceita pelos presentes na assembleia, e tomarão posse dia 29 de Maio. A chapa ficou composta da seguinte forma:

Presidente: Marisvalda Ferreira Sales
Secretário Geral: José Sousa de Aguiar (Camburão)
Secretária de Financias: Maria Eliete Costa dos Reis
Secretario de Formação e Capacitação: Marcos Pires dos Santos
Politicas e Desenvolvimento Sustentável: Ocimar Alves Magalhães
Politicas Sociais: Eliane Viana Lopes
Luta pela Terra: Jociel Ferreira dos Santos
De juventude: José Francisco da Conceição Costa
De Mulher: Marileide Gomes dos Santos
Conselho Fiscal: Jesiel da Silva Gonçalve
Enviado do meu smartphone Sony Xperia™

Café com a Presidenta: Não faltará crédito para os produtores rurais

Da AI - No programa de rádio “Café com a Presidenta” desta segunda-feira (26), a presidenta Dilma Rousseff reiterou o compromisso do governo federal com os produtores do setor agropecuário, firmado no lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015. Ela destacou o crescimento de quase 15% no volume de recursos em relação à safra anterior (total de R$ 156,1 bilhões), e afirmou que o investimento em crédito pode aumentar, caso seja necessário.

“Quero reafirmar uma coisa que eu tenho dito em todas as safras: não faltará crédito para os nossos produtores. Se todo o crédito previsto for utilizado, nós vamos oferecer mais recursos. Nossa agricultura e nossa pecuária são exemplos de sucesso. Somos líderes mundiais na produção e exportação de café, açúcar e suco de laranja. Somos também os maiores exportadores de soja, carne bovina e carne de frango. Sem dúvida, há motivos de sobra para termos orgulho do nosso agronegócio”, comentou.

Dilma falou das iniciativas para estimular o uso de novas tecnologias. Ela lembrou da reativação do Moderfrota, programa do BNDES que oferece crédito barato para a compra de máquinas novas, com recursos de R$ 8 bilhões para aquisição de colheitadeiras e tratores, e do fortalecimento do Inovagro, que investe mais R$ 1,7 bilhão para evitar perdas e melhorar ainda mais a produtividade da nossa agropecuária.

“O Brasil é show de bola em produtividade agrícola. Em 12 anos, enquanto a produção agrícola aumentou 97,5%, ou seja, quase 100%, a área plantada cresceu apenas 43%. Isso só é possível porque conseguimos produzir mais em uma mesma área, o que aumenta a nossa competitividade e ajuda a preservar nossos recursos naturais”, exaltou.

A presidenta ainda descreveu o apoio do governo à melhoria das condições de armazenamento e escoamento das safras: R$ 5 bilhões para financiar a construção e ampliação de armazéns privados, além de investimento na duplicação e modernização de rodovias, na construção de ferrovias e na melhoria de nossas hidrovias.

“Precisamos de uma infraestrutura de transporte adequada ao tamanho do Brasil. (…) Assim, com o apoio do governo e o esforço dos nossos produtores, a agricultura brasileira vai ganhar em produtividade, vai garantir o abastecimento do nosso mercado e vai ajudar o mundo a ter acessos a alimentos”, analisou.

Município registra avanço de obras do Centro de Reabilitação de Coroatá

Foto: SECOM-PMC
No interior do antigo Centro Comunitário o que se tem é um cenário bem diferente daquele de alguns meses atrás. Iniciada há alguns dias atrás, a obra do futuro Centro de Reabilitação Motora de Coroatá  está avançada. Paredes já foram erguidas e as salas e repartições começam a ganhar o formato do órgão.

Resultado de parceria com o Governo do Estado do Maranhão, a Prefeitura de Coroatá, divulga que esta ação faz parte do plano estratégico de Saúde. O Município cedeu recentemente o espaço para a construção do Centro que irá atender acidentados e pessoas com dificuldades motoras da região.

Um dos pontos mais importante do Centro será a piscina, lugar onde serão desenvolvidos tratamentos fisioterapêuticos. A antiga piscina ganhará novo revestimento além de ser completamente equipada e adaptada para pessoas com dificuldades de locomoção. Será toda coberta.

TERESA MURAD - O novo Centro de Reabilitação funcionará a exemplo do Hospital Sarah Kubitschek, que há mais de 50 anos cuida de casos parecidos. “Coroatá merecia um Centro de Reabilitação como esse, aqui dentro de nossa cidade teremos um centro que vai ser referência para nossa região, poderemos atender tanto os coroataenses como nossos vizinhos das outras cidades” disse a prefeita Teresa Murad (PMDB).

A ideia desse Centro de Reabilitação partiu do Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, que teve de imediato o apoio da Governadora Roseana Sarney. Há algum tempo o secretário vinha detectando a falta de um atendimento especial.

A obra está sendo executada pela empresa Selme Engenharia e terá um custo de R$ 3.259.953,56. A fonte de recursos é o Banco Nacional do Desenvolvimento Social - BNDES. Fonte: SECOM-PMC com redação.

Palavra de um cidadão de Coroatá

Antonio Nicolau:

Somente agora, após 17 meses de uma desastrosa administração do prefeito Edivaldo Holanda, onde nenhum serviço público municipal funciona a contento, como por exemplo a coleta de lixo, os serviços de saúde e a recuperação e manutenção de ruas e avenidas, é que o prefeito enfim vem a público reconhecer a deficiência da sua administração e vem pedir penico para o governo do Maranhão. 

No início da sua administração, o prefeito Edivaldo Holanda, cheio de arrogância e prepotência, recusou todas as ajudas e parcerias que o governo do Maranhão ofereceu, obedecendo ao comando do seu mentor e tutor, o senhor Flávio Dino.

Isso que está acontecendo é castigo de Deus, pois Edivaldo Holanda se utilizou do nome de Deus na campanha política para iludir, ludibriar e enganar a consciência dos eleitores.

Quebrando mitos: Bolsa-Família estreia especial sobre boatos na rede

Do Blog do Planalto - Para se construir um argumento, o ideal é ter acesso a fontes sólidas, consultar dados confiáveis, conhecer as estatísticas e dar espaço à opinião de especialistas no assunto. E quando se trata de políticas públicas e desenvolvimento, o cuidado deve ser redobrado para evitar a reprodução de preconceitos e o reforço de estigmas sociais enraizadas pelo senso comum.

Mas agora você pode recorrer ao Blog do Planalto para tirar as suas dúvidas e ajudar o governo federal a combater os mitos que surgem acerca das medidas que estão transformando a vida de muitos brasileiros.

 A acomodação – ou “efeito preguiça” – dos beneficiários do Bolsa Família foi o mito escolhido para abrir o especial, pois ele é um dos mais recorrentes sobre o programa que contribuiu para retirar de 36 milhões de pessoas da extrema pobreza.

Você já deve ter ouvido alguém falar: “Quem recebe o Bolsa Família deixa de trabalhar”. Porém, o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra o contrário: 75,4% dos beneficiários trabalham.

Desde o lançamento do programa, em 2003, mais de 1,7 milhão de brasileiros deixaram de receber o benefício por não precisar mais da ajuda do governo. Segundo pesquisa realizada pelo analista técnico Rafael Moreira, do Sebrae Nacional, o número de microempreendedores individuais (MEIs) oriundos do Bolsa Família já chegou a 350 mil.

“Diversos autores mostram que o mito da acomodação no Bolsa Família não se comprova. Pelo contrário, em muitos casos a gente vê que o empreendedorismo surge como forma de completar a renda, dando mais segurança à família para conquistar autonomia e sair do programa”, comenta Moreira. Ele ressalta ainda que, entre os MEIs do Bolsa Família, as mulheres somam 50,2%, enquanto na média nacional elas representam 45,3%.

O Terrorismo cibernético da oposição e a realidade dos fatos no Maranhão

Divulgação
Da AI - Durante entrevista coletiva na manha deste sábado (24), o senador Edson Lobão Filho (PMDB), reafirmou que é pré candidato ao governo do estado, é que ao contrario do que dizem os "terroristas cibernéticos," sua pré candidatura está consolidada e conta com o apoio das lideranças do seu partido, do PMDB e do grupo politico que faz parte.

O senador fez questão de agradecer o forte apoio dos companheiros, o presidente estadual da legenda, Remi Ribeiro, senador João Alberto, dos deputados estaduais Ricardo Murad (PMDB), Hélio Soares (PMDB) e Stênio Resende (PRTB), do deputado federal Sétimo Waquim (PMDB), do vereador Severino Salles, presidente estadual do PRP, e do ex-deputado Joaquim Haickel (PMDB), todos presentes à coletiva.

BALANÇO - Lobão Filho fez um balanço do primeiro mês de pré-campanha ao governo do Maranhão e anunciou que nesse período reuniu-se com 160 prefeitos e mais de mil vereadores.

Lobão Filho também voltou a afirmar que o PSDB, do pré-candidato ao cargo de presidente Aécio Neves, vai mesmo acabar com os programas sociais dos governos petistas, que vem sendo sucesso como políticas públicas de inclusão social no país.

O senador afirmou que Jackson Lago foi vítima do mesmo terrorismo propagado através de boatos quando em 2010 espalhou-se em todo o Maranhão, a falsa informação de que o pedetista não poderia mais concorrer ao governo estadual porque estava inelegível.

“Estou sendo duramente atacado de uma forma nada republicana, mas isto não me tira o ânimo. Eu tenho achado muita graça dessas coisas. Eu tenho achado muita graça porque já me mataram duas vezes na internet. Eu olho essas coisas e acho graça desse terrorismo cibernético. Eu tenho visto estes ataques, essa coisa subterrânea de forma muito forte. O grupo do nosso adversário não é bom para trazer as coisas para o Maranhão, mas tenho que admitir que é muito bom para fazer terrorismo cibernético. Isto não me tira a vontade e a alegria de enfrentar essa missão que é do meu grupo político e que está unido e animado e crente que é possível fazer um novo momento no Maranhão”, Enfatizou o senador.

Edinho Lobão voltou a afirmar que o tema central da sua pré-candidatura e da campanha será o desenvolvimento da produção do Maranhão. “Sei como fazer para mudar a realidade econômica do meu Estado e a logística eficaz faz parte desse desenvolvimento econômico”, respondeu.

ENGODO POLÍTICO - Lobão Filho frisou que as tais mudanças propagadas pelo grupo opositor não condizem com a realidade das prefeituras de cidades administradas hoje por prefeitos apoiados pelo adversário. Segundo o peemedebista, administrações municipais como Caxias e São Luís pregaram a mudança, mas hoje o que se observa é a grande insatisfação dos moradores.

Por outro lado, Lobão Filho reafirmou apoio ao PT: “Reafirmo o meu apoio a Lula e ao governo da presidente Dilma”, disse ele. O senador garantiu ainda que votará em Dilma porque o PMDB faz parte do governo federal e é legítima a participação da legenda no sucesso do governo do Brasil.

domingo, 25 de maio de 2014

Roseana ajuda Holandinha até com o Turismo e Patrimônio

Foto/Divulgação
Da AI - O incremento ao turismo continua sendo trabalhado pelo Governo do Estado. Merecem destaques ações como a urbanização do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia e as obras do PAC Cidades Históricas, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A urbanização do entorno é a segunda fase da obra do Espigão, construído pelo Governo para conter o avanço da erosão na área e desassorear o canal, melhorando a navegabilidade das embarcações. Com mais de 70% concluídas, as obras estão transformando o quebra-mar em novo cartão-postal da cidade.

A urbanização inclui a construção de deques e de bancos, proteção das laterais, quiosques de conveniência, incluindo espaço para venda de artesanato, lanchonetes, pontos de observação, além de calçadão, passeio e ciclovia, entre outros espaços paisagísticos.

O PAC Cidades Históricas, com investimento total de R$ 130 milhões, vai garantir novo visual a bens da arquitetura colonial maranhense. Na lista das 44 obras englobadas pela ação no Centro Histórico de São Luís, 17 são prédios pertencentes ao Governo do Estado, que vem investindo como contrapartida financeira R$ 15 milhões no projeto.

Entre os prédios incluídos na lista, o Teatro Arthur Azevedo, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Escola de Música Lilah Lisboa, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Teatro João do Vale e outros.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Roseana ajuda São Luís: Governo executa mais de 10 grandes obras
Roseana investe em mobilidade urbana na grande Ilha de São Luís
Tem mais presentes de Roseana para São Luís
São Luís: Segurança e saúde, tem sim Senhor!!!

São Luís: Segurança e saúde, tem sim Senhor!!!

Foto/Divulgação
Da AI - O Governo do Estado implantou a Unidade de Segurança Comunitária (USC) da Vila Luizão/Divineia/Sol e Mar, beneficiando 120 mil moradores, e está construindo uma no bairro Coroadinho. A iniciativa consiste em aproximar as forças policiais da comunidade, combatendo principalmente o tráfico de drogas e oportunizando aos moradores a qualificação profissional.

Como resultado, em um ano houve redução de mais de 60% nos índices dos crimes dolosos e mortes no comparativo de 2012 para 2013.

São Luís também ganhou o serviço de videomonitoramento, com investimento de R$ 19 milhões. Estão em funcionamento 115 câmeras na Avenida Guajajaras, abrangendo a região do Aeroporto Marechal Cunha Machado até a região da Cohab; Avenida dos Franceses, Terminal Rodoviário até as proximidades do Caratatiua; Terminal da Ponta da Espera, Estreito dos Mosquitos, Avenida Guaxenduba, passando pela Casemiro Júnior até a Santos Dumont; na Avenida dos Holandeses, e ainda na Avenida Litorânea e na Lagoa da Jansen.

SAÚDE - Na área da saúde, foram construídas as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Itaqui-Bacanga, Araçagi, Parque Vitória, Cidade Operária e Vinhais, que já atenderam cerca de 3 milhões de pessoas. Os hospitais Tarquínio Lopes Filho e Carlos Macieira foram reformados e transformados em hospitais de alta complexidade, com novos centros cirúrgicos, leitos de UTI e UCI, modernos equipamentos e profissionais capacitados, dando aos pacientes do SUS atendimento cirúrgico e clínico de alto padrão.

Com as novas unidades, o número de médicos na rede estadual de saúde foi elevado de 730 para 948 em São Luís, além de centenas de outros profissionais contratados para atendimento à população.

Também foram construídos o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), no Bairro de Fátima, com atendimento prioritário para hipertensos e diabéticos; os Centros de Especialidades Médicas (CEM) do Vinhais e da Cidade Operária; o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Nina Rodrigues (SPA); o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs-AD) e a Farmácia de Medicamentos Especializados (Feme), que atende milhares de pessoas.

As ações do governo estadual nessa área continuam em São Luís. Atualmente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está finalizando a reforma do PAM Diamante e as obras de implantação das unidades avançadas do Hospital Tarquínio Lopes Filho nos bairros Vila Luizão, Vila Palmeira e Maiobão, que atenderão casos de urgência e emergência em São Luís; do Centro Estadual de Reabilitação (CER), no Olho d’Água; e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Monte Castelo.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Roseana ajuda São Luís: Governo executa mais de 10 grandes obras
Roseana investe em mobilidade urbana na grande Ilha de São Luís
Tem mais presentes de Roseana para São Luís
Roseana ajuda Holandinha até com o Turismo e Patrimônio

Tem mais presentes de Roseana para São Luís

Foto/Divulgação
Da AI - A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realiza a obra de instalação da nova adutora do Sistema Italuís. Atualmente, 80% dos serviços, ao longo dos 19 km do Campo de Perizes, estão concluídos e a entrega está marcada para o mês de junho. O investimento é da ordem de R$ 106.889.593,60.

A nova adutora do Italuís solucionará o problema do desabastecimento na cidade. A adutora é composta por 1.500 tubos de aço patinável, cada um com 12 metros de comprimento e 1,40 metros de diâmetro, que ficarão suspensos visando facilitar a manutenção dos mesmos.

Também há obras sendo executadas no Sistema Paciência, com cerca de 80% já concluídas, incluindo perfuração de 5 poços; e no Sistema Sacavém, onde já foram recuperados todos os poços da bateria existente, além de efetuada a troca de equipamentos elétricos; limpeza, desenvolvimento e desinfecção e perfuração de 7 novos poços.

A obra de ampliação do Sistema Esgotamento Sanitário de São Luís está com 80% concluídos, incluindo a construção das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) do Vinhais, do Anil e São Francisco.

Trata-se de um amplo programa de investimento que visa, segundo o Governo Estadual, ampliar o índice de cobertura de esgotamento sanitário (coleta e tratamento) no Maranhão, com várias obras em andamento.

Só em São Luís, o investimento soma R$ 674 milhões. Também estão sendo construídas redes coletoras de esgoto para despoluição dos rios Pimenta e Claro, que vão melhorar a balneabilidade nas praias do Calhau e Olho d’Água.

LEIA MAIS:
Roseana ajuda São Luís: Governo executa mais de 10 grandes obras
Roseana investe em mobilidade urbana na grande Ilha de São Luís
São Luís: Segurança e saúde, tem sim Senhor!!!
Roseana ajuda Holandinha até com o Turismo e Patrimônio

Roseana investe em mobilidade urbana na grande Ilha de São Luís

Foto/divulgação
Da AI - A governadora Roseana Sarney, a respeito do caos por que passa a Capital, destacou que obras de sua gestão em andamento foram projetadas para transformar a vida da população de São Luís em diversos setores.

Roseana informou que a Via Expressa, por exemplo, está com 85% dos serviços concluídos em sua segunda etapa - a primeira, do Jaracati ao Cohafuma, foi entregue em setembro de 2012.

Executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), esta fase contempla mais 6,7 km do total de 9 km da avenida. Depois de pronta, a Via Expressa desafogará o trânsito e interligará os bairros Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, beneficiando centenas de milhares de cidadãos.

Com 90% concluídos, a avenida IV Centenário vai melhorar a mobilidade em outra área da cidade, interligando bairros como Camboa e Alemanha. Margeando toda a área de intervenção do Projeto PAC Rio Anil.

A obra tem 3,8 km de extensão, dispondo de duas pistas com duas faixas de rolamento cada, passeio de pedestres nos dois lados e ciclovia, tendo seu início na interseção com a Avenida Camboa/Ponte Bandeira Tribuzi e o final na interseção com a Avenida dos Franceses.

Na área de mobilidade, há ainda o Corredor Metropolitano, uma das iniciativas de maior importância para dar fluidez ao sistema viário nos principais pontos de estrangulamento da Região Metropolitana de São Luís.

A primeira fase da obra é a duplicação da MA-203, trecho do Araçagi a MA-204. O Corredor, em toda sua extensão, interligará os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, beneficiando 300 mil moradores de 56 bairros.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Roseana ajuda São Luís: Governo executa mais de 10 grandes obras
Tem mais presentes de Roseana para São Luís
São Luís: Segurança e saúde, tem sim Senhor!!!
Roseana ajuda Holandinha até com o Turismo e Patrimônio