segunda-feira, 31 de março de 2014

Secretário Pedro Fernandes faz balanço da gestão e se despede da Seduc

Fotos/Lauro Vasconcelos
Os avanços registrados na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) durante 510 dias da gestão do secretário Pedro Fernandes Ribeiro foram apresentados, nesta segunda- feira (31), pelos secretários adjuntos durante um encontro no auditório da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), com sede no Convento das Mercês. O secretário foi homenageado por servidores, professores e alunos da rede estadual de ensino em reconhecimento as ações por ele desenvolvidas.

Pedro Fernandes, que deverá deixar o comando da Seduc, nesta quarta-feira (2), para reassumir sua cadeira na Câmara Federal, disse que deixa a secretaria com a sensação do dever cumprido. Segundo ele, o maior legado a ser deixado foi transformar a educação numa política de Estado.

Disse que um dos principais objetivos da política de educação do Estado é a valorização dos profissionais de educação com a aprovação do novo Estatuto do Educador. Frisou que, em respeito aos direitos dos servidores, a superintendência de recursos humanos, somente sua gestão, analisou 261.183 processos.

Foi destacada a parceria com o Conselho Estadual de Educação (CEE) e com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na realização de 28 conferências intermunicipais que serviram com alicerce para a construção do Plano Estadual de Educação.

"O plano está pronto para ser analisado pela Assembleia Legislativa e os municípios estão recebendo apoio do Governo do Estado, por meio da Seduc, para a construção de seus planos," lembrou Fernandes.

OUTRAS AÇÕES - Pedro Fernandes citou, também, a implantação das diretrizes curriculares, que está em fase de análise pelos conselheiros do CEE, e que aproxima a administração central da Seduc das escolas para promover educação de qualidade em todos os colégios do Maranhão.

Além do plano, que colocou o Maranhão na vanguarda, outros focos de sua gestão foi melhorar o nível de aprendizagem, universalizar o acesso ao ensino médio, combater o analfabetismo e trabalhar em regime de colaboração entre União, Estado e municípios, que resulte na melhoria dos indicadores educacionais do Estado.

Pedro Barbosa, da Unidade Gestora de Atividade Meio (Ugam), destacou o projeto encaminhado à governadora Roseana Sarney para a realização de concurso público até o final do ano para a contratação de professores e a formação de mais de 13 mil servidores.Também apresentaram suas ações Tadeu Fernando Lima (Regionais de Educação), Consuelo Barbosa (Suporte ao Ensino), Lívio Mendonça (Planejamento) e Leuzinete Pereira (Ensino). Fonte: SECOM/Estado.

IX Semana de Teatro no Maranhão começa nesta terça-feira, dia 1º de abril

foto/divulgação
A IX Semana de Teatro no Maranhão, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio do Teatro Arthur Azevedo (TAA), será aberta, nesta terça-feira (1o), às 20h30, no TAA.

Na solenidade, homenagens às atrizes Lúcia Nascimento, Leda Nascimento e Leila Nascimento e ao cenotécnico do Teatro João do Vale, Wilton Gonçalves, com a entrega a eles do Troféu Apolônia Pinto. Também haverá a apresentação do espetáculo solo "Também queria te dizer-Cartas Masculinas", com o ator Emílio Orciollo Netto.

foto/divulgação: as atrizes homenageadas Lúcia, Leda e Leila Nascimento
Com ampla programação, a semana acontece até domingo (6), em São Luís, e de 25 de abril a 4 de maio em 12 municípios maranhenses. O evento contará com apresentação de espetáculos maranhenses e de outros estados, além de workshops, oficinas e lançamento de livros.

Na programação, teatro adulto, infanto-juvenil e teatro-musical. Em São Luís, as apresentações serão nos teatros João do Vale, Alcione Nazaré e Arthur Azevedo, com troca de ingressos por um quilo de alimento não perecível (não sendo aceito pacote de sal) nas bilheterias dos teatros, a partir das 14h, nos dias das apresentações.

Os grupos que subirão aos palcos são de São Luís e Caxias, e de companhias do Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Brasília. Haverá espetáculos de rua, circo-teatro, performances e intervenções no Largo do Carmo e Praça Nauro Machado. As oficinas serão em espaços alternativos e salas do TAA.

Após a temporada de São Luís, a IX Semana do Teatro segue para as cidades de Arari, Axixá, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Colinas, Cantanhede, Icatu, Olinda Nova, Sítio Novo e Açailândia. Fonte: SECOM/Estado

Kenard desmonta estratégia dos comunistas

O político em ação: hábil articulador
Se engolem a conversa de que Luís Fernando tem poucas chances, provam que não entendem de política e eleições…

Do blog de Roberto Kenard - Qualquer pipoqueiro de esquina sabe que a esquerda é craque em espalhar boatos para encurralar adversários.

O PT se mantém vivo no poder com mentiras sobre o PSDB. E o PSDB não retornará ao poder enquanto ficar tentando explicar o que nunca fez.

Digo mais: o PT está longe, mas muito longe mesmo, de ser invencível. O problema é que o maior partido de oposição decidiu disputar eleitores do PT, enquanto há milhões de eleitores se sentido órfãos.

Bom, fiz esse preâmbulo para discutir a disputa pelo governo no Maranhão. Então, vamos lá.

Em 2010, após perder a eleição no primeiro turno para Roseana Sarney (PMDB), o grupo de Flávio Dino (PCdoB) tratou de publicar pesquisas em que Dino aparecia com mais de 60% das intenções de voto, ou seja, não só venceria a eleição no primeiro turno como era imbatível.

Até onde a vista alcança, só este blog tratou de dizer que Flávio Dino era favorito contra a própria sombra. Afinal, quais candidatos estavam postos em 2010 para disputar a eleição de 2014? Simplesmente, nenhum.

Quem publica pesquisa de intenções de voto a quatros anos da eleição? Não existe um mísero caso registrado.

Só, meus caros, que isso fazia parte de uma estratégia, a de tentar pôr na cabeça dos eleitores incautos que a eleição de 2014 já estava no papo a quatro anos da disputa real!

Logo depois Flávio Dino e seu grupo trataram de publicar pesquisas em que Lobão era o grande perigo para o comunista. Luís Fernando? Bem, esse sequer deveria ser levado em conta.

Acontece que ninguém fez a pergunta fundamental: desde quando um candidato divulga uma pesquisa na qual mostra ao adversário quem deveria ser o seu (do adversário) candidato?

Não sei se o leitor já viu isso. Eu, com bons quilômetros de política rodados, jamais ouvi falar.

Tratava-se – é tão óbvio – de outra estratégia: desconstruir o melhor candidato do campo adversário (no caso, Luís Fernando) e levantar a bola daquele com menores possibilidades (no caso, Lobão. Não, como já escrevi aqui, que Lobão viesse a ser um candidato fraco como eles imaginavam e imaginam).

O certo, meus caros, é que o grupo que se encontra no poder estadual engoliu a pílula oferecida pelos adversários.

Criou-se um frenesi totalmente estúpido. A tal ponto que hoje os governistas acreditam a sério que Luís Fernando só terá uma eleição razoavelmente tranquila se for eleito primeiro pela via indireta.

Que Einstein da política maranhense chegou a essa conclusão? A partir de quê?

Em primeiro lugar (vocês vão me perdoar por proclamar o óbvio), quem se encontra no poder tem a faca e o queijo na mão. E como sempre digo, isso não acontece só no Maranhão. É no Brasil inteiro.

Querem saber de uma verdade? Ei-la: desde 1965, quando o oposicionista Sarney venceu a eleição de governador, a oposição não vence uma eleição para o Governo do Maranhão. Antes que algum tolo puxe o nome de Jackson Lago, esclareço: Jackson Lago venceu a eleição de 2006 como candidato do governo, Roseana Sarney é que estava na oposição.

Assim, a oposição perdeu.

Já escrevi aqui, que pela primeira vez o grupo ligado a Sarney tem um candidato competitivo. E é competitivo por inúmeros motivos. Não me custa citar alguns:

1) já comprovou ser um excelente administrador como prefeito da cidade de São José de Ribamar (não há um oposicionista decente que negue isso);

2) é um candidato que tem currículo e não folha corrida (ninguém o aponta como corrupto);

e 3) vai ter o que mostrar como candidato no horário eleitoral.

De onde tiraram, então, essa fragilidade? Só se foi do cofo da desconstrução de adversários da oposição.

O que o governismo já deveria saber é que uma coisa é a classe média de São Luís que se considera politizada e de esquerda. Outra bem diferente é a população que rala todos os dias e não vive de frente para o mar e de costas para o Maranhão real.

Não sou de origem popular, mas convivo tranquilamente com pessoas de origem abaixo da classe média, classe média que se quer defensora dos pobres, desde que seja com bastante distância.

O que essas pessoas dizem? Que Flávio Dino já ganhou? Que Luís Fernando não existe como candidato?

Hoje mesmo, quarta-feira, 26, estive conversando com vários trabalhadores da zona rural de São Luís. Provoquei a questão política sem citar nomes. Nenhum disse gostar ou votar em Flávio Dino. Mas todos citaram Luís Fernando.

Citaram se referindo à administração de Ribamar e ao trabalho que ele está desenvolvendo na Secretaria de Infraestrutura.

Aí está. O governo deveria primeiro saber o que se passa nas classes populares antes de repetir o discurso furado da oposição.

Ah, os blogueiros também.

Para terminar, lembro da eleição de José Reinaldo Tavares (hoje no PSB).

Roseana Sarney queria Jackson Lago (PDT) como candidato do grupo. Acordo que fora fechado em 2000. Como vocês sabem, Jackson se reelegeu naquele ano prefeito de São Luís com o apoio do grupo Sarney. Veio a Lunus (operação até hoje sem explicação pelo menos razoável) e Roseana teve de abandonar a candidatura à Presidência da República.

Mesmo assim, estava mantido o acordo: Jackson Lago seria o candidato a governador.

Lago, com a falta de visão política que o caracterizava, achou que o caso Lunus havia destruído o grupo Sarney no Maranhão. Ele, que até havia proibido outdoors de aliados contra Roseana e dizia que essa conversa de oligarquia era um engano, tratou de voltar a atacar a… oligarquia.

Pois é, perdeu a eleição para José Reinaldo Tavares, que em junho de 2002, ao me encontrar no Arraial do Ipem do Calhau, me mostrou uma pesquisa na qual tinha míseros 2% das intenções de voto.

Como, então, desacreditar do potencial de Luís Fernando???

Secretário Luís Fernando leva obras para Chapadinha no aniversário do município

foto: divulgação/SECOM
O secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, assinou Ordem de Serviço autorizando a reforma completa do Ginásio Poliesportivo de Chapadinha, no último sábado (29). Foi durante as comemorações dos 76 anos de emancipação do município. A obra está orçada em R$ 294.226,03.

Acompanhado da prefeita Dulcilene Bezerra (Belezinha), Luís Fernando falou sobre a importância do espaço para a cidade e apresentou à população o engenheiro responsável pela obra.

Luís Fernando lembrou, também, que o Governo do Estado possui outras obras no município. “Além dos convênios para estradas vicinais e asfalto na sede do município, o Governo fará, diretamente, mais 6 km de ruas e avenidas que não foram asfaltadas anteriormente”, afirmou.

A prefeita Dulcilene Bezerra contou que a obra é um sonho antigo de toda a cidade e já é uma realidade.

Ainda em comemoração aos 76 anos do município, Luís Fernando confirmou que a governadora Roseana já autorizou o início dos estudos para realização da estrada de Chapadinha a Afonso Cunha. Com informações da SECOM/Estado

domingo, 30 de março de 2014

Prefeita Teresa Murad entrega kits de material escolar em escolas municipais

foto: Divulgação
Na manhã de sexta-feira, 28, a Prefeita Teresa Murad (PMDB) entregou 250 kits de material escolar nas escolas Tresidela II e Tresidela II Anexo I. A prefeita anunciou que mais escolas da rede municipal de ensino serão beneficiadas.

Um livro didático, um caderno, uma caixa de lápis de cor, um caderno de desenho e uma mochila fazem parte do Kit escolar.

Além do kit, os estudantes coroataenses já receberão fardamento gratuito.

Segundo a Prefeita é extremamente necessário fazer com que se cumpram todos os compromissos feitos em campanha. “Trabalhar em prol da educação é trabalhar olhando para o futuro da nossa Cidade”, afirmou. Com informações da SECOM/PMC.

foto: SECOM/PMC

sábado, 29 de março de 2014

Eliziane Gama recua e não vai a encontro de Roberto Rocha em Timon…

 by Marco D'Eça - O PSB anunciou que a deputada Eliziane Gama (PPS) participaria, hoje, de encontro em Timon, para declarar apoio à candidatura de Roberto Rocha ao Senado.

Mas ela não vai.

- Vamos decidir se apoiamos ou não Roberto só em reunião na semana que vem - afirmou a parlamentar ao blog, agora há pouco.

Eliziane proferiu palestra no início desta tarde, no Grand São Luís Hotel,  na mesma hora em que deveria estar viajando para Timon.

O anúncio de que ela iria aderir ao candidato socialista foi feito por membros do PSB, desde sexta-feira, embora ela nunca tenha confirmado a dia a Timon.

Rocha, por sua vez, está desde cedo na cidade...

Caxias e São João do Sóter ligados por uma nova rodovia, a MA-127

Fotos/Antônio Martins  - Bem diferente da plateia forjada dos comunistas
Fotos/Antônio Martins - Governadora Roseana Sarney, secretário
Luis Fernando e demais autoridades descerram placa de
inauguração da MA-127
A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, entregaram, ontem, 28, a rodovia MA-127, trecho de 55,3 quilômetros, entre os municípios de Caxias e São João do Sóter. A obra é de R$ 23,3 milhões.

Roseana lembrou que, só neste mandato, além da rodovia, ela já entregou no município de São João do Sotér, hospital, escola, delegacia de polícia e pavimentou vias urbanas.

Luis Fernando informou que em breve levará a pavimentação do acesso ao santuário do São Francisco, que vai tornar o município um dos maiores polos de atração do turismo religioso do Maranhão.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Secretário Luís Fernando autoriza obras de pavimentação no município de Colinas

Povo demonstra crescimento da credibilidade de Luís Fernando
Para quem está doido para "mamar" nas tetas do patrimônio público e para o desespero dos "balaios" jacksistas, reinaldistas e comunistas comedores de criancinhas, o governo de Roseana Sarney (PMDB) vem consolidando a marca de uma das maiores gestão da história - a força da máquina de fazer o bem ao povo maranhense não para. É que o secretário de Estado de Infraestrutura Luís Fernando Silva autorizou, na tarde desta quarta-feira (26), em Colinas, no Médio Sertão Maranhense, obras de pavimentação.

São investimentos de R$ 1.385.096,96 para a aplicação de 4 km de asfalto. Naquele município, o secretário esteve acompanhado do prefeito Antônio Carlos Pereira e do presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo.

Luís Fernando disse que a parceria em Colinas é a favor do trabalhador rural, da geração de renda e emprego, e que toda ação do governo deve ter um único objetivo - o de melhorar a vida da população, trazendo benefícios materializados em obras.

O prefeito Antônio Carlos Pereira afirmou que o trabalho em conjunto é fundamental para promover o desenvolvimento. Luís Fernando e o prefeito visitaram os estandes da I Feira do Produtor Rural. Com informações do serviço SECOM.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Estado divulga locais de prova para a escola de tempo integral

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, nesta quinta-feira (27), os locais de prova do processo seletivo para ingresso de alunos na 1ª série do ensino médio no Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, primeira escola de educação integral da rede pública estadual do Maranhão. Os candidatos devem consultar os locais no endereço eletrônico (www.educacao.ma.gov.br).

Os testes serão aplicados neste domingo (30), em três localidades diferentes: Centro de Ensino Governador Edison Lobão (Cegel), na Rua Osvaldo Cruz – Centro; Unidade Integrada Sotero dos Reis, situada à Rua São Pantaleão – Centro; e Unidade Integrada Raimundo Corrrêa, localizada na Rua Rio Branco, nº 145, também na região central de São Luís.

As provas serão realizadas com início às 13h30 e terão 4 horas de duração. O exame constará de 40 questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Ao todo, estão sendo ofertadas 280 vagas para o ano letivo de 2014. O seletivo é aberto para alunos com idade entre 15 e 17 anos (completos em 2014), que concluíram o ensino fundamental.

O Colégio Marcelino Champagnat funcionará com jornada ampliada, e o aluno permanecerá por oito horas diárias (das 7h30 às 17h30), desenvolvendo diversas atividades. O objetivo é proporcionar uma formação integral, envolvendo os aspectos cognitivo, cultural, ético, estético, psicomotor, sócio-afetivo e o espiritual.

O resultado do seletivo será divulgado no dia 7 de abril, no endereço eletrônico da Seduc, e o período de matrículas será de 8 a 11 de abril.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelos telefones 0800 280 4343 ou 3218 2346. Fonte: Secom-Estado/MA

Roseana entrega MA-127 em São João do Sóter e hospital em Afonso Cunha

A governadora Roseana Sarney viaja à Região dos Cocais nesta sexta-feira (28), quando inaugura a obra da MA-127, ligando São João do Sóter a Caxias; participa de entrega de máquinas motoniveladoras; e inaugura o Hospital de Afonso Cunha, com 20 leitos de internação. A comitiva será integrada pelos secretários de Estado Luís Fernando Silva (Infraestrutura) e Ricardo Murad (Saúde), além de deputados, prefeitos e demais lideranças regionais.

A rodovia MA-127 foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), com recursos da ordem de R$ 23.341573,72, financiados pelo BNDES-Tesouro Estadual.

Construída dentro do Programa Viva Maranhão, a pavimentação da rodovia realiza o sonho dos moradores de ter o acesso pavimentado. Nas condições físicas da estrada, antes de receber a pavimentação, a velocidade média desenvolvida era de 30km/h.

De acordo com o secretário Luis Fernando, a inauguração da estrada beneficiará diretamente mais de 20 mil pessoas.

HOSPITAL - Logo após a entrega da estrada, a governadora Roseana inaugura o Hospital de Afonso Cunha. Com esse, sobe para 31 o número de unidades de 20 leitos já inaugurados, que se somam aos sete hospitais gerais de 50 leitos e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) construídos pelo Programa Saúde é Vida e que estão atendendo aos usuários do Sistema Único de Saúde em todo o Maranhão.

O hospital dispõe de Serviço de Pronto Atendimento (SPA), centro de parto ou cirúrgico, 20 leitos de internação clínica, exames de raio-x e laboratoriais, farmácia e demais setores administrativos. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai repassar mensalmente ao município R$ 100 mil para que a Prefeitura possa garantir atendimento 24 horas.

Para o prefeito de Afonso Cunha, José Leane de Pinho Borges, o hospital era um antigo sonho da população. Fonte: Secom-Estado/MA

Roseana maior que Roseana…

by Marco D'Eça - Apenas a governadora Roseana Sarney foi capaz de superar Roseana Sarney em elenco de obras estruturantes no Maranhão. A construção de estradas, hospitais, escolas, avenidas e vias de acesso, em todo o estado, completa o plano iniciado no segundo mandato, que modernizou o estado e, principalmente, São Luís.

Roseana vistoria obra em São Luís...
O programa de obras que estará no balanço final do governo Roseana Sarney (PMDB) não tem precedentes na história do Maranhão.

Nem a própria Roseana, em seu segundo mandato – considerado o mais volumoso registro de obras no estado – consegue superar a Roseana de agora.

São estradas, hospitais, escolas, além de uma lista de serviços e incentivos a investimentos privados que marcam os últimos quatro anos de governo.

Tudo coordenado pelo secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB).

...Entrega obra no interior do estado...

E pertence à própria Roseana  o recorde de obras estruturais também em São Luís.

...E também assina novas ordens de serviço

Foram feitas pelo seu governo vários  viadutos, ruas, avenidas e estradas que modernizaram São Luís a partir da segunda metade dos anos 90. Detalhe: ela nunca foi prefeita.

É este projeto iniciado lá atrás que a governadora está concluindo agora, com a Via Expressa, Avenida do Quarto Centenário, Espigão da Ponta D’Areia, Corredor Metropolitano, urbanização do São Francisco e duplicação da Estrada do Araçagy.

Obras que, assim como o interior maranhense, também ampliarão a qualidade de vida na capital. Daí a decisão de ela querer ficar para entregar tudo isso... Com informações de O EstadoMaranhão

Governo concede incentivo financeiro a municípios para hospitais do Saúde é Vida


A governadora Roseana Sarney, o secretário estadual de Saúde Ricardo Murad e prefeitos de 60 municípios maranhenses assinaram nesta quinta-feira (27), no Palácio dos Leões, os termos de adesão ao Incentivo Estadual de Qualificação da Gestão Hospitalar para custeio das despesas decorrentes da manutenção e funcionamento dos hospitais de 20 leitos do Programa Saúde é Vida.

O incentivo de R$ 100 mil será repassado mensalmente para que os gestores possam ampliar o acesso às ações e serviços de saúde na atenção hospitalar.

Roseana Sarney disse que logo no início do seu governo realizou uma pesquisa que mostrou que a maior demanda da população era um atendimento de saúde de qualidade. Por isso, o Governo implantou um projeto ousado de construção de 72 hospitais.

“Já entregamos 37 hospitais de 20 leitos, totalmente construídos e equipados, e percebemos que houve uma grande melhoria no atendimento. Temos ainda 23 em fase final de construção e todos receberão o mesmo incentivo financeiro para que os maranhenses tenham, próximo às suas residências, atendimento de saúde digno e eficaz", completou Roseana.

Nesta sexta-feira (28) a governadora inaugura o Hospital de Afonso Cunha. “...Estamos muito satisfeitos com os resultados do Programa Saúde é Vida e até o final deste primeiro semestre estaremos entregando todos 60 hospitais, formando uma rede de saúde integrada e resolutiva", justificou a governadora.

Com o termo de adesão, o gestor municipal assumiu o compromisso de cumprir o perfil mínimo assistencial obrigatório definido pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Deve ser oferecido serviços de SPA 24 Horas, sala de estabilização, nebulização, leitos de observação clínica, centro de parto normal, internações hospitalares nas clínicas básicas, sala de procedimentos ambulatoriais, consultório médico, sala de classificação de risco, exames laboratoriais, raio-X e eletrocardiograma. Fonte: Secom/Estado

Ricardo Murad diz que MA saiu na frente ampliando incentivo aos municípios


O secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad ressaltou, durante o ato do Governo de incentivo aos municípios, que o estado fixou inicialmente um repasse de R$ 60 mil mensais para que os municípios custeassem as despesas com os médicos nas unidades do Saúde É Vida.

O Governo esperava que o Ministério da Saúde definisse, também, um incentivo de custeio para esses hospitais tão importantes para o atendimento de urgência e emergência às pessoas residentes nos pequenos municípios maranhenses.

"Com a omissão do Ministério da Saúde, que até o presente momento ainda estuda o incentivo reivindicado por todos os pequenos municípios brasileiros, especialmente os das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, a governadora decidiu aumentar esse recurso para R$ 100 mil por mês para garantir um atendimento universal e de qualidade", esclareceu Ricardo Murad.

O prefeito de Magalhães de Almeida Neto Carvalho disse que o hospital construído em seu município por meio do Programa Saúde é Vida melhorou a qualidade de saúde da população. Eudina Costa, prefeita de Bernardo do Mearim, ratificou que os repasses poderão ser intensificados os serviços. Fonte: Secom/Estado

Prefeitura de Coroatá mantém antecipação de pagamento de funcionalismo

Boa notícia para melhorar o fluxo às agências bancárias! A Prefeitura de Coroatá divulgou nota oficial informando a todos os servidores públicos municipais e a todos os aposentados e pensionistas do município que estará realizando o pagamento dos vencimentos do mês de março. O dinheiro será creditado nas respectivas contas nesta sexta-feira, 28.

É importante lembrar que os pagamentos agora estão divididos em dois bancos. O Bradesco atenderá aos servidores da Secretaria de Educação e o Banco do Brasil às demais secretarias.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Luís Fernando autoriza obras em Mirador e Corredor Metropolitano da Ilha

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, esteve nesta quarta-feira (26), em Mirador, onde autorizou a pavimentação de 4 km de novas ruas e avenidas na sede do município, totalizando investimentos da ordem de R$ 1.411.492,16.

A ação faz parte do Programa de Pavimentação de Vias Urbanas, que tem levado infraestrutura para todos os municípios maranhenses. Ao todo, serão 1.100 km de novas ruas e avenidas.

Além dos 4 km de asfalto para os bairros Alto Alegre e Vila Cabral, entre outros, Luís Fernando anunciou o calçamento da avenida onde fica o hospital entregue pelo Governo do Estado por meio do Programa Saúde é Vida.

O prefeito Joacir de Andrade ressaltou a importância da obra, iniciada na semana do aniversário do município, que completa 76 anos, no próximo no sábado (29).

CORREDOR METROPOLITANO

Durante a assinatura da ordem de serviço da primeira etapa da construção da Avenida Metropolitana, na última segunda-feira (24), Luís Fernando garantiu que a obra irá melhorar sensivelmente a mobilidade urbana na Ilha.

A Avenida Metropolitana, junto com as obras de Duplicação da Avenida dos Holandeses, na região do Araçagi, que estão sendo executadas dentro do cronograma previsto, representam as duas primeiras fases da implantação do Anel Metropolitano, que vão se juntar a outros projetos, já em implantação (Via Expressa e Quarto Centenário).

Para o secretário, a governadora Roseana ousou mais uma vez ao determinar a implantação de um novo plano de mobilidade urbana para ilha de São Luís e assim melhorar consideravelmente a mobilidade urbana da Região Metropolitana. Veja no vídeo. Com informações da Secom-Estado./MA

terça-feira, 25 de março de 2014

Prefeitura de Coroatá entrega prestação de contas ao Tribunal de Contas - TCE

A Prefeitura de Coroatá entregou a prestação de contas do exercício financeiro de 2013 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). O governo da prefeita Teresa Murad (PMDB) é uma das 20 prefeituras que apresentou as contas a Corte de Contas até ontem.

Atendendo a uma solicitação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o TCE autorizou o recebimento das prestações de contas gestores municipais, referentes ao exercício financeiro de 2013, até o próximo dia 04 de abril – o prazo era até o dia 02 do mesmo mês.

“Em 2013 atravessamos muitas barreiras deixadas pela gestão anterior. Mesmo assim conseguimos superar as dificuldades. Conseguimos atender muitas das necessidades mais urgentes da população e iniciar um planejamento de recuperação e investimentos no município que se prolongarão até o fim deste mandado que o povo de Coroatá nos confiou”, afirmou a prefeita Teresa Murad.

Segundo a prefeita, uma das tarefas da equipe de governo foi retirar judicialmente as inúmeras inadimplências municipais junto aos órgãos estaduais e federais para o retorno dos programas dos governos Federal e Estadual.

“A antiga gestão, em ato criminoso, apropriou-se de toda a documentação da Prefeitura e a estrutura administrativa ficou completamente depredada. Buscamos medidas judiciais para tentar reaver a documentação. Embora tenhamos conseguido provimento judicial favorável, ainda não logramos êxito e continuamos sem a memória documental da Prefeitura”, declarou Teresa Murad.

Teresa Murad recorda que uma das ações iniciais de sua gestão foi a reforma imediata de todas as escolas e unidades de saúde do município, bem como os prédios que compõem a estrutura administrativa.

“Acabamos imediatamente com as escolas de barracões e turmas de multiseriado, colocando o alunado todo em turmas adequadas para suas idades/série, sendo um dos trabalhos de grande relevância municipal e estadual, e até nacional, considerando que um ensino de qualidade e nos parâmetros das legislações federais influi de forma direta no futuro do Município, do Estado e do País”, disse a prefeita.

Na área da Saúde foram revitalizadas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo a prefeita de Coroatá, a meta é fazer com que toda a população tenha acesso a serviços de qualidade, com postos de saúde integralizados e interligados, fazendo funcionar o sistema de saúde conforme proposto pelo SUS, com porta de entrada e de saída, em sintonia com outros entes.

“O andamento do plano de metas pode ser acompanhado por todos os segmentos da sociedade ao longo do período e por toda a caminhada deste mandato. A transparência e o respeito com a coisa pública também é uma marca desta gestão, que entende que Prefeitura é capaz e responsável por mudar para melhor a vida de nossa gente”, concluiu a prefeita. Fonte: Secom-PMC

terça-feira, 18 de março de 2014

Roseana reafirma: “vou cumprir meu mandato até o final”…

by Marco D'Eça - Lideranças do grupo Sarney passaram o final de semana inteiro tentando demover a governadora Roseana Sarney(PMDB) da decisão de permanecer no governo até o final do mandato.

Mas saíram do Palácio dos Leões com a convicção ainda mais forte de que sua decisão é definitiva.

- Vou cumprir meu mandato até o final - reforçou Roseana.

Resolvida quanto ao seu futuro político, Roseana trabalha agora em duas frentes: reorganizar o governo para concluir o mandato e entregar obras e serviços importantes em todo o estado; e preparar o grupo para as eleições de outubro.

Na primeira frente, Roseana sabe que precisa agilizar a equipe - sobretudo por causa da saída de alguns secretários rumo às eleições de outubro - para dar tempo de entregar estradas no interior e na capital, importantes avenidas em São Luís; hospitais e postos de segurança, além de serviços nas mais diversas áreas.

Na seara política, o objetivo da governadora é garantir que as ações do seu governo possam ser reconhecidas pela população, a ponto de influenciar na escolha dos candidatos a governador e a senador.

Ela acredita na vitória nas urnas, tanto na disputa pelo governo - com Luis Fernando Silva (PMDB), quanto na senatória, em o grupo escolherá entre os candidatos Gastão Vieira e Edinho Lobão (PMDB).

E depois de cumprida a missão, Roseana Sarney segue para a vida familiar que tanto espera.

Mas esta é uma outra história...

segunda-feira, 17 de março de 2014

Rede Estadual de Saúde coloca em operação unidade de retaguarda clínica


Cinqüenta leitos de retaguarda clínica foram ativados na manhã desta segunda-feira (17) no Hospital Estadual Nina Rodrigues. O anexo funcionará como uma extensão do Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira para receber pacientes que necessitem de tratamento de longa permanência em clínica médica, encaminhados de outras unidades de saúde da rede estadual em São Luís.

O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, que esteve vistoriando a unidade de retaguarda clínica no início do funcionamento, explicou que os 50 leitos servirão para pacientes que necessitem de atendimentos hospitalar. "Estes leitos funcionarão como um seguimento do tratamento no Hospital Carlos Macieira, com a mesma qualidade e acompanhamento médico", acrescentou.

São 42 leitos de clínica médica e oito de cuidados intermediários. "É uma unidade estratégica e que vai possibilitar acesso dos pacientes que não precisem ocupar leitos de alta complexidade dos Hospitais Carlos Macieira, Tarquínio Lopes Filho (Geral), Juvêncio Mattos e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e que conta com o mesmo padrão e qualidade dos serviços médicos do Hospital Carlos Macieira", explicou Ricardo Murad.

A unidade conta com laboratório 24 horas e médicos especializados para apoio e diagnóstico. Todo o corpo clínico é formado por profissionais que trabalham no Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira e a equipe administrativa será a mesma do Hospital Nina Rodrigues. "Esta unidade vai ajudar a desafogar o atendimento de urgência e emergência de São Luís", comentou a diretora clínica do HCM, Giselle Boumann.

O coordenador médico Luiz Eduardo Diaz explicou que a unidade de retaguarda clínica receberá pacientes com pneumonia, infecção renal e outros que não precisem ocupar os leitos de alta complexidade. "Esta unidade vai garantir maior rotatividade nas unidades de saúde, sem comprometer a qualidade do tratamento dos pacientes", completou. Fonte: Secom-Governo/MA

Dia de luta do Sinproem reúne mais de 300 professores; no ato do Sinproessema, fiasco

Foi um fiasco a tentativa do núcleo sindical do Sinproessema de organizar a paralisação nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) hoje em Coroatá.

Uma dúzia de pessoas vinculadas ao Sinproessema foi até a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para participar do ato. O ambiente era constrangedor entres os gatos pingados.

Os professores da rede municipal de Coroatá já entenderam que o núcleo sindical do Sinproessema não apita nada na relação deles com o governo municipal.

Isolados por não terem representatividade na categoria, o núcleo do Sinproessema acabou indo prestigiar o seminário organizado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Municipal de Coroatá (Sinproem) que coloca em debate “As diretrizes da Educação Municipal e a importância da implantação do PCCS dos profissionais do Magistério”.

SEMINÁRIO - As atividades do Sinproem - que aderiu a paralisação nacional fazendo o seminário – reuniu mais de 300 educadores no auditório do Complexo Educacional do Ensino Fundamental.

O sucesso do seminário é uma prova de que os professores veem no Sinproem a legitimidade e a competência para representá-los.

Além de debater o tema central – que está na pauta do movimento da CNTE – o Sinproem vai discutir com os docentes as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; a importância da Educação Municipal no contexto social e a Ética Profissional: direitos e deveres.

As propostas aprovadas no evento organizado pelo Sinproem  integrarão documento que será encaminhado a Secretaria Municipal de Educação de Coroatá.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Governo bom realiza: Mais obras de pavimentação em Fortuna, Jatobá e Buriti Bravo

Resistência a toda prova frente à maratona de obras pelo interior do Estado e facilidade no contato direto com o povo. É o que tem sido projetado pela mídia em torno do secretário de Estado de Infraestrutura Luís Fernando Silva. Este perfil acentua-se cada vez mais e incomoda os comunistas.

Nesta quinta-feira (13), contra quem não quer ver o Maranhão prosperar, viu-se mais uma vez o cenário de crescimento do Estado nos municípios de Fortuna, Jatobá e Buriti Bravo, que receberam 4km, 3km e 4km de pavimentação, respectivamente, por meio do Programa de Pavimentação de Vias Urbanas.

O secretário, que reiniciou agenda de trabalho na terça (11), também percorrendo Peritoró, Coroatá e Timbiras, sempre lembra que o Programa de Pavimentação está incluído no Viva Maranhão, que vem promovendo o desenvolvimento do Estado, com ações nas áreas de Infraestrutura, Saúde, Educação, entre outras.

"Em 2011 fizemos o Seminário Regional de Liderança com o objetivo de conhecer as reivindicações da população, e a pavimentação de ruas e avenidas foi uma delas. Por isso, todos os 217 municípios serão contemplados com pavimentação, totalizando 1.100km", justificou.

FORTUNA - Acompanhado do prefeito Arlindo Barbosa, o secretário Luis Fernando assinou Ordem de Serviço para pavimentação de 22 ruas, totalizando 4km. O prefeito falou da emoção em ver obras chegando ao município. "É grande a parceria com o Estado para beneficiar a população. Parabéns para os Fortunenses e pelo secretário Luis Fernando, que também é um grande parceiro, que avalia as necessidades do nosso povo".

JATOBÁ - Em Jatobá, a prefeita Consuelo Lima elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e ressaltou que o município será um dos primeiros do Estado a ter todas as ruas da sede asfaltadas. “É fácil buscar melhorias para os municípios quando se tem governantes que se preocupam com o bem estar do povo, como é o caso do Luis Fernando”.

BURITI BRAVO - Já o prefeito Cid Costa, de Buriti Bravo, afirmou que a parceria entre município e governo tem sido fundamental para o desenvolvimento das cidades. “Essa visita superou as nossas expectativas, com a vinda do secretário Luis Fernando, que veio agraciar o município com a pavimentação”.

ECONOMIA - Em todos os municípios visitados, o secretário Luis Fernando apresenta à população os investimentos nas obras e as ruas, travessas e avenidas contempladas. Além disso, ele recomenda aos empreiteiros responsáveis que contratem a mão de obra local, faça a compra de combustível em postos localizados no próprio município, como também a contratação de alimentação, entre outros.
 
Em Fortuna serão aplicados recursos da ordem de R$ 1.430.894,99. Em Jatobá os investimentos são de R$997.887.190,90, contemplando 13 ruas. Em Buriti Bravo serão 4 km de pavimentação em ruas e avenidas dos bairros Mutirão, Laranjeiras, Açude e Vila Zé Henrique, totalizando investimentos de R$ 1.417.357,76.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Flávio Dino vai ao velório do pai do genro de Roseana e não cumprimenta os Sarney

Foi um verdadeiro desrespeito que o comunista Flávio Dino fez ontem, dia 6, durante o velório do desembargador federal Leomar Amorim, na sede da Justiça Federal do Maranhão.

Dino chegou no local e não cumprimentou nenhum membro da família Sarney, que faz parte da família Amorim, da qual tem o filho do magistrado, Gustavo Amorim casado com Rafaela, filha da governadora Roseana.

O comunista passou pelo senador José Sarney e por Roseana – que estava ajeitando as flores perto do caixão, e nem cumprimentou nenhum dos dois.

Quem esteve no local, como o secretário Ricardo Murad e algumas autoridades, comentaram o péssimo comportamento de Flávio Dino, que chamou a atenção de todos com a sua deselegância.

Só para relembrar que quando o ex-governador Jackson Lago (PDT) faleceu, em 4 de abril de 2011, a governadora Roseana Sarney disponibilizou o Palácio dos Leões para que o corpo do pedetista fosse velado. Mas na ocasião a família optou que o velório acontecesse na sede do PDT. Do Blog de Luis Pablo.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Secretário Luís Fernando inicia obras de pavimentação em Coroatá e Timbiras


O secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, iniciou obras de pavimentação em mais dois municípios do Leste Maranhense, nesta quarta-feira (12). Com investimentos da ordem de R$ 2.328.955,00, Coroatá vai receber 10 km de asfalto e em Timbiras serão 3 km, com valor de R$ 998.169,49. Os serviços fazem parte do Programa de Pavimentação de Vias Urbanas, incluído no Programa Viva Maranhão.

Luís Fernando lembrou que a ação contempla todos os 217 municípios maranhenses. “O asfalto não é apenas uma obra de engenharia é uma obra social, que transforma a vida de quem mora nas cidades e passa por elas. Em todas as cidades, o Governo do Estado tem levado ações e obras importantes para a população. Hoje, trouxemos 10 km de pavimentação para Coroatá e para Timbiras serão 3 km.”, avaliou.


A prefeita de Coroatá, Teresa Murad, ressaltou que a parceria entre o Governo Estado e as prefeituras é fundamental para o desenvolvimento dos municípios. “O secretário Luís Fernando veio trazer o tão sonhado asfalto para o bairro Trizidela. Esses 10 km vão mudar a cara dessas ruas e avenidas importantes em Coroatá. E esse trabalho em parceria precisa continuar”, assinalou.

Em Timbiras, o prefeito Fabrízio Araújo agradeceu pela obra, e elogiou o trabalho da Secretaria de Infraestrutura por todo o Maranhão. “Se não fosse o Governo do Estado o município de Timbiras não teria condições de ter obras importantes como o hospital, que funciona perfeitamente, nem a pavimentação dos 3 km do bairro do Mutirão”.

foto: Idalgo Lacerda
foto: Idalgo Lacerda
Presidente da Câmara, vereador César Trovão,
na assinatura da Ordem de Serviço
foto: Idalgo Lacerda
INVESTIMENTOS - Em Coroatá a obra conta com investimentos da ordem de R$ 2.328.955,00. Serão  pavimentadas as Rua Ribamar Pereira, Travessa do Arame, Avenida Mangue Alto, Avenida Perimetral,  1ª Travessa Ricardo Murad/ Rua da Palmeira, Rua Madre Paulina, Rua Santo Antônio/ Travessa Iomar Trovão, Rua do Buriti, Rua César Trovão, Travessa do Outeiro, 3 Travessa do Cajueiro, Avenida Rio Jordão, Rua 7 de Setembro e Rua do Cajueiro, totalizando 10 quilômetros.

Já em Timbiras serão asfaltadas a Avenida João Leal e as ruas da Horta, Alegria, Esperança, do Sol Nascente, Vicente Palloti, Irmã Matilde e Senador Sebastião Archer, no bairro Mutirão, e conta com investimentos de 998.169,49. Fonte: Secom-Governo/MA

Secretário Luís Fernando Silva anuncia pavimentação de ruas e avenidas em Peritoró


Peritoró, localizado a 236 km de São Luís, é mais um dos municípios contemplados com investimentos do Programa de Pavimentação de Vias Urbanas, do Governo do Estado. O secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, deu início à agenda de trabalho desta semana com a assinatura da Ordem de Serviço que autoriza a pavimentação e drenagem superficial de 5 km no povoado Independência, localizado no município, na tarde desta terça-feira (11).

As ruas e avenidas receberão os serviços de pavimentação e drenagem superficial, totalizando 5 km. Os investimentos são da ordem de R$ 1.498.330,67.

"Este é um programa do governo que está contemplando os municípios com obras importantes com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. É a mudança que transforma, pois leva benefícios para a porta da casa das pessoas e eleva a autoestima dos moradores”, disse o secretário.

Luís Fernando explicou ainda que o Programa de Pavimentação de Vias Urbanas, incluído no Programa Viva Maranhão, tem modificado a malha rodoviária do estado. Só faltavam 19 ficarem prontas, sendo que sete já estão na fase de conclusão e 12 já começaram. Além disso, foram recuperados 2.500 quilômetros de estradas vicinais e serão pavimentados 1.100 quilômetros nos 217 municípios.

O prefeito Padre Josias afirmou que com a ajuda do Governo do Estado já foram asfaltados os bairros do São Raimundo, Filipinho e Livramento e, agora, é a vez do Independência.

Para o construtor civil Antônio Silva, o asfalto vai evitar prejuízos na manutenção dos veículos. "A cada três meses eu preciso trocar o rolamento da minha moto, por conta dos buracos. Com o asfalto isso vai mudar e com essa economia posso ajudar minha família”. Fonte: Secom/Estado

quarta-feira, 5 de março de 2014

Forró Safado, Fruta Nativa e trio Twister fecham Carnaval 2014 com grande público

Imagens: Wellington Costa/TV Cidade
COROATÁ/Cléa Araújo - No último dia de Carnaval o público triplicou, uma multidão seguiu atrás do mega trio Twister Hi-Fi, comando pela banda Fruta Nativa. A banda veio com um repertório elétrico, superando as expectativas dos foliões que mais uma vez se divertiram do início ao fim do circuito.

O largo da Juventude se transformou em um verdadeiro mar de gente, a alegria e animação continuou no palco com o Forró Safado, fechando com chave de ouro o Carnaval 2014 promovido pela Prefeitura Municipal. A festa foi até altas horas.

A alegria prevaleceu durante os quatro dias de festa, mas foi a segurança uma prioridade da gestão da prefeita Tereza Murad que fez toda a diferença nessa folia de momo.

Nos 4 dias de festa não foi registrado nenhuma ocorrência de natureza grave, algo jamais visto em administração passadas.

As atrações atraíram centenas de turistas para a cidade, graças ao compromisso do atual governo e do apoio do governo do Estado.

Imagens: Wellington Costa/TV Cidade

Imagens: Wellington Costa/TV Cidade

Curta mais imagens inéditas do Carnaval 2014 de Coroatá

COROATÁ - Carlos Filho/Idalgo Lacerda - Na primeira tomada, a prefeita Teresa Murad (PMDB) aposta no fortalecimento das manifestações do povo. Na segunda, o vereador Marcos da Conceição (DEM) e Ricardo Murad convencidos do sucesso do Carnaval 2014. No final, a banda TiaChika.

Cobertura da Segunda-feira de Carnaval. São imagens da TV Cidade, sob o comando do jornalista Carlos Filho. Flashes produzidos e veiculados em inserções no Canal 9 local - TV Mirante. Reportagem: Cléa Araújo/Imagem: Wellington Costa.




Segunda de Carnaval, povo comparece, mas elege o domingo

Imagem: Wellington Costa/TV Cidade
COROATÁ - Carlos Filho/Idalgo Lacerda - Mais uma vez a Administração da prefeita Teresa Murad (PMDB) ratificou o compromisso de valorizar cada vez mais as manifestações culturais coroataenses. Três bandas foram colocadas na Cidade.

O Carnaval de Coroatá mostrou nos três primeiros dias de Momo que, apesar de certos contratempos, só havia espaço para a alegria de todos.

E tudo começou bem cedo. A cantora Débora Lima e Banda (de Fortaleza) iniciou a folia, desde às 19:00hs, no palco do Largo da Juventude.

Mais tarde, a Banda Marabaiano, sobre o trio elétrico Twister Hi-Fi, fez um arrastão. Depois, no palco, também no Largo da Juventude, veio a Banda TiaChika. Foi a vez do axé universitário da Bahia, que buscava contagiar e empolgar a multidão que dispersou mais cedo.

Houve momento bem diferente da histeria, do pula-pula, das irreverentes manifestações de alegria, tal como, ocorrera intensamente apenas com a cantora maranhense Fabrícia e Banda - o santo de casa - que fez o carnaval acontecer como o povo queria.

Segundo a opinião dos foliões, foi o melhor dia de carnaval em Coroatá. Inclusive, em publicação anterior constatou-se cerca de 18 mil foliões nas avenidas, segundo o sistema de segurança. Vide matérias correlatas:

Ricardo e Teresa Murad falam com empolgação do Carnaval coroataense 2014
18 mil foliões saíram às avenidas de Coroatá neste domingo de Carnaval
Confira nos vídeos o brilho do Carnaval 2014 de Coroatá

Palavra de deputado

À prova de tudo isso, o deputado estadual Ricardo Murad vislumbrou para os próximos carnavais, a criação de um circuito específico de exibição de brincadeiras carnavalescas e maximização do efeito trio elétrico. Quer dizer, mais de quatro trios serão integrados.

Este cenário projetado pelo deputado, sepulta definitivamente esse carnaval de palco e de bandinhas desconhecidas do público local. Arremetendo esse estilo aos bailes de fantasia do Antigo Egito, quando múmias saiam dos seus sarcófagos, mausoléus, para fazerem assombrações e visagens!!!

Este formato, simplesmente lembra aqueles velhos carnavais de salão de clubes, ambiente fechado, sem ventilação, onde músicos sem renome artístico montavam conjuntos improvisados (grupo musical atualmente apelidado de bandas), conseguindo apenas a animação de um público limitado.

Vide imagens da TV Cidade, sob o comando do jornalista Carlos Filho. Flashes produzidos e veiculados em inserções no Canal 9 local - TV Mirante.

terça-feira, 4 de março de 2014

Ricardo e Teresa Murad falam com empolgação do Carnaval coroataense 2014

COROATÁ - Carlos Filho/Idalgo Lacerda - Confira como foi bonito o domingo de Carnaval em Coroatá. Fabrícia se constituiu como o carro-chefe da folia coroataense, uma multidão cercou o trio Twister Hi-Fi. A prefeita Teresa Murad (PMDB) e deputado Estadual Ricardo Murad (PMDB) falam sobre a organização da festa.

O vocalista Billy X prometeu retornar com o Bonde do Maluco em show inteiramente grátis para o povão.

Integrantes da Banda Forró Estourado também se manifestaram. A banda fez o povão continuar no Largo da Juventude quase ao nascer do sol da segunda-feira.

Vide imagens da TV Cidade, sob o comando do jornalista Carlos Filho. Flashes estão sendo produzidos e veiculados em inserções no Canal 9 local - TV Mirante. Externa: repórter Cléa Araújo/Imagem: Wellington Costa.




segunda-feira, 3 de março de 2014

18 mil foliões saíram às avenidas de Coroatá neste domingo de Carnaval

foto: Secom-PMC
COROATÁ - Idalgo Lacerda/Carlos Filho - O trio elétrico Twister Hi-Fi , comandado pela Prefeita Teresa Murad (PMDB) e deputado Estadual Ricardo Murad, arrastou uma multidão, cerca de 18 mil pessoas às avenidas Magalhães de Almeida e Bandeira, sob o som da contagiante, animadíssima Fabrícia e Banda.

A multidão acostumada ao ritmo esfuziante da Fabrícia não parou um só instante e se avolumava a cada canção interpretada por essa grande artista maranhense, que já é renome nacional na música popular brasileira.

Após o percurso realizado pelo trio elétrico, o povão voltou a concentrar-se no Largo da Juventude. Desta vez, a festa correu por conta da Banda Forró Estourado, que adentrou pela madrugada. Mesmo assim, o povão continuou com a festa.

Antes do início da festa principal, houve a apresentação da Banda Bonde do Maluco que, mesmo sob em estado de sentimento fúnebre, conseguiu arregimentar gradativamente o público, chegando a lotar por completo o Largo da Juventude.

O público manifestou-se por várias vezes solidário à perda do saxofonista da banda, o Japa, assassinato de forma cruel em São Paulo, no início da semana.

O vocalista Billy X, em reconhecimento ao calor do povo coroataense, que entendeu a ausência da banda no primeiro dia de carnaval, prometeu através da equipe do Sistema Cidade de Comunicação o retorno do Bonde do Maluco em show inteiramente grátis para o povão.

Bonde do Maluco - Imagem: Wellington Costa/TV Cidade

Trio e Banda Nanaxé - Imagem: Wellington Costa/TV Cidade

Banda Forró Estourado - Imagem: Wellington Costa/TV Cidade

Confira nos vídeos o brilho do Carnaval 2014 de Coroatá

 

COROATÁ/Carlos P Filho - A organização do Carnaval de Coroatá contabilizou resultados acima de todas as expectativas. Nos primeiros dias de folia, sábado e domingo, foi sucesso de público. A marca da alegria sem igual, do período de momo coroataense, está nos registros [veja abaixo] produzidos pelo Sistema Cidade de Comunicação.

Graças ao espírito de paz que povo carrega e ao forte esquema de segurança, a Cidade proporcionou um Carnaval tranquilo, sem ocorrências graves.

No sábado, o SAMU atuou apenas no socorro a um rapaz, que foi ferido com arma branca, sem risco de vida. A Polícia conseguiu prender em flagrante um estelionatário que agia no Bradesco.

Na sexta-feira, um homem, identificado por Rafael Martins, acusado de um homicídio em Coroatá, foi preso no bairro da Cohab.

De resto, houve um acidente na MA-235, na manhã deste domingo, nas imediações do povoado Santo Izídio. O condutor de um Corsa, que capotou, fora também atendido pelo SAMU.

Veja imagens do Carnaval de Coroatá:




domingo, 2 de março de 2014

Luís Fernando assina ordem de serviço para pavimentação da Estrada do Arroz


O secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, autorizou, na sexta-feira (28), o início das obras de pavimentação da Estrada do Arroz (MA 386), no trecho do entroncamento BR – 010 até Imperatriz/ Cidelândia, totalizando 57,10 km. O início da obra representa a realização de um sonho antigo dos produtores locais, dos moradores das cidades vizinhas e de mais de 25 comunidades instaladas ao longo da rodovia e das estradas vicinais.

Acompanhado dos prefeitos Sebastião Madeira (Imperatriz) e Ivan Antunes (Cidelândia), Luís Fernando assinou a Ordem de Serviço da obra que conta com investimentos da ordem de R$ 43.364.996,84, e interligará por asfalto os dois municípios, além dos povoados Esperantina, Açaizal, Matança, Olho d’Água, Coquelândia, São Félix e Petrolina.

Luís Fernando Silva ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento da Região Tocantina.

- A estrada beneficia milhares de agricultores familiares que moram na região e que durante o período de chuva ficavam impedidos de escoar a produção. A estrada vai garantir, também, o direito de ir e vir de todos os cidadãos, além de promover a valorização do imóvel de quem mora na margem da rodovia e autoestima resgatada - acentuou Luís Fernando.

Além da pavimentação incentivar as produções agrícola e industrial na região, o secretário destacou a importância social do investimento.

- Essa estrada tem um impacto grande na educação, na saúde, na segurança, na produção e geração de emprego e renda para todas as famílias que moram aqui. A estrada reduz o custo do frete da produção agrícola, e passa na porta do maior empreendimento industrial da região, a Fábrica da Suzano de Papel e Celulose, que emprega milhares de maranhenses na Região Tocantina.


O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, lembrou que a obra vai melhorar a vida das pessoas.

- Essa estrada é um sonho de muitas pessoas que hoje está sendo realizado. A Estrada do Arroz vai mudar radicalmente a vida das pessoas, com ela será possível chegar em apenas 20 minutos a Imperatriz - afirmou.

A Estrada do Arroz tem investimentos da ordem de R$ 43.364.996,84. A obra prevê a pavimentação de toda a extensão da via, com 57,10 km; a construção de pontes de concreto sobre riachos, substituindo as pontes antigas de madeira; além de drenagem superficial e profunda com a construção de galerias.

Ela é a primeira das estradas da produção, contempladas por meio dos investimentos do Programa Viva Maranhão, de desenvolvimento do Estado, a ser iniciada. O prazo de conclusão da obra é de 240 dias. Em sua área de influência se encontram diversas comunidades agrícolas.

A Estrada do Arroz  também é utilizada com frequência não só pelos moradores locais como via de tráfego para ir às escolas ou ao trabalho, mas também pelos comerciantes locais, que a utilizam para garantir as vendas e seus lucros, que beneficiam a região, fortalecendo o crescimento econômico de diversos povoados.

- Essa é a estrada da produção da zona rural, estrada que gera riqueza, agricultura, gera produção agrícola, e é um divisor de águas na qualidade de vida da Região Tocantina - confirmou o secretário Luís Fernando.

Em junho do ano passado, o secretário Luis Fernando esteve no povoado Coquelândia, onde apresentou o projeto da Estrada do Arroz aos moradores dos nove povoados situados ao longo da via. O objetivo da audiência foi apresentar aos cidadãos como a estrada seria feita e ouvir sugestões também, para que a estrada atenda as necessidades da comunidade. Fonte: Secom-Governo/MA

A alegria é de todos nós no Carnaval de Coroatá

A folia carnavalesca em Coroatá será oficialmente aberta hoje com a suingueira dos baianos da banda Nanaxé com show no palco montando no Largo da Juventude. Junto com a Nanaxé, o Bonde do Maluco fará a festa arrastando os foliões no trio elétrico Twister, o antigo Rex Sky.

Dezenas de blocos animarão o carnaval coroataense, organizado pela Prefeitura Municipal de Coroatá a festa este ano tem como tema “A alegria é de todos nós”. Além do Bonde do Maluco e da Nanaxé, outras seis bandas maranhenses e baianas farão a festa do Carnaval em Coroatá.

No domingo a cantora Fabrícia e o Forró Estourado são atrações da noite. Dona de uma voz inconfundível aliada ao carisma que arrebata por onde passa, Fabrícia usufrui bem da empatia que possui com os fãs na hora de fazer um repertório bastante eclético misturando ritmos como o pop, forró, sertanejo e muito mais que está em alta na batida percussiva do Axé Music.

No repertório de Fabrícia  hits como "Na balada" e  "Magia de viver" e  " Sou louca por você".

“Fazer o Carnaval em Coroatá em muito especial. O público aqui é maravilhoso e sempre fazemos grandes shows. Neste carnaval, não será diferente, faremos uma linda festa”.

No carnaval de segunda a folia ficará por conta das bandas Marabaiano e Tia Chica. Blocos como Jacaré Folia, Pegador e Mixaria estão entre os mais animados do carnaval de Coroatá. O Marabaiano  puxará a folia no trio Twister. A Tia Chica tocará os hits do novo Cd Carnavale.

 O encerramento do carnaval da alegria é de todos nós será comandado pelas bandas Fruta Nativa e Forró Safado. A Forró Safado facilmente, conquista o público por onde passa o seu show, que mistura o ritmo mais quente e acelerado do forró com uma “pegada caliente” que estimula, ainda mais, o dançar agarradinho.

Os refrões fáceis de suas músicas vem ficando na boca do povo como a nova música que conta a história dos caras raparigueiros que usam o Whatsapp para pegar a murelhada. Fonte:SECOM-PMC